Tá ai um dos motivos do pq o Brasil nunca será uma potencia tecnológica

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Re: Tá ai um dos motivos do pq o Brasil nunca será uma potencia tecnológica

Mensagem por NOGI » 28 Ago 2021 14:56

Tem os esportes tambem.Futebol, lutas, em outros paises futebol americano,basquete...
Mas so alguns poucos milhares em cada pais conseguem ganhar bastante dinheiro, 15 mil pra cima, na iniciativa privada.
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 28 Ago 2021 15:01

LeoMatosJJ escreveu:
28 Ago 2021 14:38
Um jato da Embraer, mestre.
Ia falar isso. Brasil produz os melhores avioes subsonicos do mundo. Tecnologia subsonica e totalmente diferente da supersonica.
Problema e que no Brasil os centros de excelencia sao ilhas em um continente.
Imagem

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 28 Ago 2021 15:24

Não é a regra, mas muitos saem da iniciativa privada para não precisar dar duro como funcionário publico.
Filipe escreveu:
28 Ago 2021 14:23
Tem um garoto que eu peguei pra ajudar na vida na época que eu era do projeto social.

Falei o mesmo, faz TI e pula fora o quanto antes. Ele sempre se interessou por morar fora e engenharia e TI são dias profissões que possibilitam fazer isso.
Acho que parte das boas cabeças estão caindo fora, ou estão aqui trabalhando para empresas de fora.

Isso está gerando, pelo menos na area de TI outra mudança, como a demanda cresce e tem poucas pessoas que não sairam, o salário está disparando e digo algo como garoto de 20 e poucos anos ganhando quase 10k.
Tapirus terrestris

Peixola
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Peixola » 28 Ago 2021 15:50

A maioria dos gênios segue carreira universitária.

Ytsejam
Contato:

Mensagem por Ytsejam » 28 Ago 2021 17:50

RedSkin escreveu:
28 Ago 2021 13:22
Agora, sério, "O brasileiro médio acha que um alto cargo do funcionalismo é a glória final.", isso é verdade para muitos, sou servidor público federal, e no órgão que trabalho, vários se acham e vivem numa bolha.
Mas é foda, eu tenho um emprego bom, ganho bem acima da média, aí vejo meus amigos concursados da Petrobras... os caras ganham bem, tem um monte de benefícios, o trabalho é uma mamata (home office em praia, tudo que é feriadao tiram, parece que tem 60 dias de férias por ano) e se o cara realmente encher o saco, faz um PDV e sai com uma grana preta. Nao sinto inveja geralmente, mas as vezes vejo os caras tao aproveitando tanto a vida que dá um certo arrependimento de nao ter estudado pra algum concurso. E se pra mim as vezes é assim, como vou julgar o brasileiro médio que pensa isso

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 28 Ago 2021 18:59

Ytsejam escreveu:
28 Ago 2021 17:50
Mas é foda, eu tenho um emprego bom, ganho bem acima da média, aí vejo meus amigos concursados da Petrobras... os caras ganham bem, tem um monte de benefícios, o trabalho é uma mamata (home office em praia, tudo que é feriadao tiram, parece que tem 60 dias de férias por ano) e se o cara realmente encher o saco, faz um PDV e sai com uma grana preta. Nao sinto inveja geralmente, mas as vezes vejo os caras tao aproveitando tanto a vida que dá um certo arrependimento de nao ter estudado pra algum concurso. E se pra mim as vezes é assim, como vou julgar o brasileiro médio que pensa isso
Compreendo.

Quando eu era mais novo, tinha certa "raiva" de funcionário público, com passar do tempo fui ver que era mais uma oportunidade de ter renda, então comecei a estudar para concurso, como trabalhava durante o dia, estudava a noite.

Mas, ainda assim, você vê também muito servidor insatisfeito, só que não vai pedir exoneração porque provavelmente não vai arrumar um salário equivalente e trabalhando no ritmo do serviço público (dependendo da área).

Tenho amigos que são da polícia federal, segundo eles entraram nos últimos concursos muitos candidatos sem aquele "felling" para atividade policial, mas não largam o osso por conta do salário, apesar da insatisfação de alguns.

Vida que segue.

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 28 Ago 2021 19:09

Filipe escreveu:
28 Ago 2021 14:11
Haha não mano... Óbvio que eu tenho consciência de que tecnologia vai além. Minha ex (que ainda é muito amiga minha) é pesquisadora da Oz Minerals, está nesse momento na Austrália apresentando um projeto sobre extração de cobre.

Até zoei o nosso amigo do Pará no zap falando pra ele cuidar dela, pq onde ela fez a pesquisa é a cidade dele.

Só usei o exemplo esdrúxulo pra apresentar um ponto. Trabalhar com tecnologia não necessariamente quer dizer que vc fará algo que realmente valha pra sociedade. Que cause algum impacto. Zuckerberg tbm é um gênio e sua grande criação foi um site pra conhecer gente....

A grande realidade é que quanto mais fútil e inútil a pesquisa tecnológica for, maior a chance de vc ficar podre de rico.

Achar que juristas não são importantes, ou que são apenas "mamadores do serviço público" que é um reducionismo bobo.

Inclusive menCionaram os EUA. Bicho... N existe nenhum lugar do mundo do qual juiz n seja uma profissão desejada, de prestígio.
Facebook ser chamado de um site pra conhecer gente é foda.

Ele tá muito longe de ser apenas isso. É uma empresa de tecnologia que movimenta uma quantia de dinheiro absurda anualmente. Enfim...

O impacto que o Facebook teve no planeta é algumas inimagináveis vezes maior do que qualquer juiz brasileiro já causou. A gente tá falando de um volume absurdamente gigante de dados que a empresa desse cara tem nas mãos.

Tem cara que trampa com Facebook que tira mais de 100k mês e não são poucos ao redor do mundo. E não tô falando de influencer nem fodendo...

Agora voltando aqui pro assunto de filhos e futuros.
Aconselho hoje que coloquem o qto antes os catarrentos para terem aula de robótica, AI e programação. E incentivem a empreender É o mínimo que a gente pode fazer por eles e até mesmo pelo país.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 28 Ago 2021 19:13

Eu enxergo o funcionalismo como algo que vai lhe proporcionar uma boa remuneração e te dará muito tempo pra curtir a vida.

Mas você tem que aceitar que muito provavelmente não irá trabalhar com o que gosta, e que não será rico. Tô falando de rico mesmo. Nesse caso, obviamente excluo a alta casta do funcionalismo, e os que enriquecem ilicitamente.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 28 Ago 2021 19:51

Kabeça Grande BJJ escreveu:
28 Ago 2021 19:09
Agora voltando aqui pro assunto de filhos e futuros.
Aconselho hoje que coloquem o qto antes os catarrentos para terem aula de robótica, AI e programação. E incentivem a empreender É o mínimo que a gente pode fazer por eles e até mesmo pelo país.
Uma pequena nota, que temo que nao va ser propriamente contextualizada...(vindo de alguem que trablha com machine learning, programacao, etc)

"...Aconselho hoje que coloquem o qto antes os catarrentos para terem aula de robótica, AI e programação, e estudar filosofia...E incentivem a empreender É o mínimo que a gente pode fazer por eles e até mesmo pelo país.
[/quote]"

Nao me refiro a filosofia vazia de decorar e repetir textos de pensadores historicos em universidades :-@ . Me refiro a ensinar os seus garotos desde cedo a contextualizar o que veem e ouvem de forma logica, e raciocinar sobre a realidade e os eventos do dia a dia levando em consideracao aspectos de estetica, etica, epistemologia, ontologia etc... A ciencia ajudara muito nas suas carreiras e na compreensao e criacao de solucoes apropriadas para problemas. A filosofia visara transforma-los como pessoas e no foco destas solucoes.

A ciencia eh composta de armas poderosas, mas eh importante cultivarmos a qualidade dos seres humanos a quem damos essas "armas".

No meu caso particular, desde pequenos tentei educar meus garotos usando principios de stoicism... acho que consegui torna-los em pessoas das quais me orgulho. O lado "tecnico/scientifico" da educacao deles tambem deu frutos, mas me orgulho mais da primeira parte...

Boa sorte :hi:
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 28 Ago 2021 20:08

RedSkin escreveu:
28 Ago 2021 18:59
Compreendo.

Quando eu era mais novo, tinha certa "raiva" de funcionário público, com passar do tempo fui ver que era mais uma oportunidade de ter renda, então comecei a estudar para concurso, como trabalhava durante o dia, estudava a noite.

Mas, ainda assim, você vê também muito servidor insatisfeito, só que não vai pedir exoneração porque provavelmente não vai arrumar um salário equivalente e trabalhando no ritmo do serviço público (dependendo da área).

Tenho amigos que são da polícia federal, segundo eles entraram nos últimos concursos muitos candidatos sem aquele "felling" para atividade policial, mas não largam o osso por conta do salário, apesar da insatisfação de alguns.

Vida que segue.
Eu também era assim. Fiz meu primeiro estágio as 15 anos, e era um órgão público do RJ (Proderj) que ficava dentro da UERJ. Era um trabalho bem burocrático e, pelo ano em que estagiei (1988), aposto que a maioria dos que entraram ali foi por indicação política, pois antes da CF88 não havia a obrigatoriedade do concurso. A minha experiência de estagiário ali fez com que eu não cogitasse fazer concurso público na minha vida.

Terminei o ensino médio, trabalhei no Mc Donald´s e confesso que foi o emprego mais importante que tive na vida. Hoje a legislação trabalhista é muito rígida para empregar menores de idade, mas adoraria colocar minha filha para trabalhar nas férias, por uns 2 meses, em um emprego em fast food.

Na faculdade, vi que deveria fazer algum estágio, e, na época, o único que pintou foi na prefeitura do Rio. Aquele foi pior ainda do que meu estágio de ensino médio. Um monte de professoras cedidas pelas escolas para fazer trabalhos burocráticos. Fiquei com uma raiva do serviço público e jurei a mim mesmo que nunca iria fazer concurso. Terminei a graduação e emendei com o mestrado, que comecei em 1996 na UFRGS. Durante 10 anos morei em 3 cidades diferentes do Sul e ganhei uma grana legal (nunca tive essa obsessão de ficar rico) fazendo o que eu gostava. Tbm nunca me importei com cargos de chefia/liderança. Sempre caguei pra isso. Quando lecionei na PUC-PR, notei que os professores mais antigos estavam sendo demitidos, pois ganhavam salários elevados. Pensei comigo: ou nunca vou ter um salário alto na PUC ou, quando alcançar esse patamar, serei demitido. Vários dos meus amigos viviam fazendo concurso público, e quando pintou uma área que me interessou, resolvi fazer. Dia 30 de agosto completarei 15 anos de serviço público. O que me segurou esse tempo todo foi o fato de ter duas filhas para bancar, pois apesar do salário, o emprego é monótono. Tem uma galera que pira. Quem trabalha no serviço público sabe como é alto o número de pessoas afastadas por problemas psicológicos.

Penso que financeiramente, se tivesse focado no serviço público, teria acumulado muito mais grana. Contudo, a vida que levei por 10 anos, do período em que terminei a graduação (1995) até a entrada no serviço público (2006), não trocaria por nada. Um arrependimento foi não ter entrado antes de 2002, pois aí poderia ter a aposentadoria integral, ainda que eu ache que a previdência está fadada a quebrar e não conto muito com ela. Hoje, a molecada entra na faculdade já pensando em fazer concurso público. Para o país como um todo, isso é péssimo. Nossas melhores mentes estão no serviço público fazendas tarefas repetitivas.
Editado pela última vez por Anônimo em 28 Ago 2021 20:50, em um total de 1 vez.

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 28 Ago 2021 20:15

armlock escreveu:
28 Ago 2021 19:51
Uma pequena nota, que temo que nao va ser propriamente contextualizada...(vindo de alguem que trablha com machine learning, programacao, etc)

"...Aconselho hoje que coloquem o qto antes os catarrentos para terem aula de robótica, AI e programação, e estudar filosofia...E incentivem a empreender É o mínimo que a gente pode fazer por eles e até mesmo pelo país.

Nao me refiro a filosofia vazia de decorar e repetir textos de pensadores historicos em universidades :-@ . Me refiro a ensinar os seus garotos desde cedo a contextualizar o que veem e ouvem de forma logica, e raciocinar sobre a realidade e os eventos do dia a dia levando em consideracao aspectos de estetica, etica, epistemologia, ontologia etc... A ciencia ajudara muito nas suas carreiras e na compreensao e criacao de solucoes apropriadas para problemas. A filosofia visara transforma-los como pessoas e no foco destas solucoes.

A ciencia eh composta de armas poderosas, mas eh importante cultivarmos a qualidade dos seres humanos a quem damos essas "armas".

No meu caso particular, desde pequenos tentei educar meus garotos usando principios de stoicism... acho que consegui torna-los em pessoas das quais me orgulho. O lado "tecnico/scientifico" da educacao deles tambem deu frutos, mas me orgulho mais da primeira parte...

imagina, mestre.
nota muito bem-vinda.

Specter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Specter » 28 Ago 2021 20:18

armlock escreveu:
28 Ago 2021 19:51

"...Aconselho hoje que coloquem o qto antes os catarrentos para terem aula de robótica, AI e programação, e estudar filosofia..."

Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Tento, dentro do possível, aplicar vários conceitos do estoicismo na minha vida. Até tento passar pra minha esposa, mas é um estilo de vida difícil de compreender e, principalmente, abraçar. Seus filhos devem se orgulhar de vc. Contextualizar de forma lógica é uma “hard skill” q eu, dentro das minhas limitações intelectuais, acredito q será muito valorizada no futuro.
[img]https://i.imgur.com/828it48.png[/img]

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 28 Ago 2021 20:25

Filipe escreveu:
28 Ago 2021 20:05
Ah, mano... Quando eu falei de app de pegação, vc veio me falar de avanço tecnológico em áreas médicas, geológicas, sustentabilidade e afins. Eu concordei com vc. Mas defender o facebook n dá.

Esquece receita e empregabilidade. A conversa nunca foi sobre isso. A Coca Cola tbm é gigante, possui um monte de empregados, mas isso não muda o fato do produto deles ser um xarope inútil que só faz mal a saúde.

E claro que o Facebook impactou muito mais que qualquer juiz federal. Só a superfície que nós conhecemos, poderíamos falar de tentativa de controle social, manipulação política e uma tonelada de neuroses devido à exposição e interação desenfreada que nossa cabeça definitivamente não foi projetada pra suportar.

Enfim, voltando ao assunto, desenvolvimento tecnológico é importantíssimo. Como tinha dito antes, é imprescindível ainda mais num mundo que está cada vez mas populoso, mas nem todo avanço ou boom é relevante.
Não irmão, o erro foi meu e não me fiz entender: não to falando de receita e empregabilidade direta, apenas.

to falando é que não dá pra reduzir uma das 3 ou 4 empresas (junto com Google, Apple e Microsoft) que mais mudaram o hábito de consumo de atenção do planeta a um app de conhecer gente. só isso hahaa.

mas voltemos à vaca fria: pensei nessa tua última frase e me lembrei de uma discussão que tive com a mineira sobre crescimento populacional: será que veremos um êxodo reverso das grandes cidades pra pequenos centros no mesmo volume e intensidade que houve do rural pra cidade com a revolução industrial? será que com o avanço tecnológico (para transportes e comunicações) não fará mais tanto sentido concentrar tanta gente em megalópoles?
brisas de um sbd a noite uhauhauhauha.

Abraço.

Humpty Dumpty
Contato:

Mensagem por Humpty Dumpty » 28 Ago 2021 20:33

O cara pode ter como exemplo o Sergio Moro. Por outro lado, qual é o herói da tecnologia brasileira?

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 28 Ago 2021 20:53

Humpty Dumpty escreveu:
28 Ago 2021 20:33
O cara pode ter como exemplo o Sergio Moro. Por outro lado, qual é o herói da tecnologia brasileira?
Eu me lembro de um cara que alega que inventou o BINA e que morreu brigando na justiça para ser reconhecido.

Responder