Tá ai um dos motivos do pq o Brasil nunca será uma potencia tecnológica

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Specter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Re: Tá ai um dos motivos do pq o Brasil nunca será uma potencia tecnológica

Mensagem por Specter » 28 Ago 2021 21:52

Maestro escreveu:
28 Ago 2021 14:30
A questão não é juiz ser uma profissão desejada.

A questão é o QUÃO desejada ela é, e não só ela, mas todo o topo do funcionalismo público, em relação a todo resto.

Em 2000, 49% dos estudantes Brasileiros queriam:

Engenharia
Direito
Medicina

Em 2020, esse valor foi para 53%

O Brasil simplesmente cagou pra Mudança de cenário dos últimos 20 anos, a juventude toda seguiu na mesma direção.

38% destes, citaram empregos que podem não existir nos próximos 15 anos. Esse é o primeiro passo para que, lá na frente você vire um uber frustrado com um diploma servindo de peso de papel(nada contra, mas o meme do Engenheiro uber é real).

Ninguém nos seus 15, 16 anos, está buscando antecipar as tendências pra Suprir as demandas do mercado, e porra, são várias:

Área financeira, em 2018 0,5% dos Brasileiros Investiam na bolsa, hoje, estamos chegando a 4%.

Um cara esperto, sabendo que o teto populacional de investimento em um país desenvolvido é 55-65% já teria feito uma caralha de cursos. Porque a área é promissora, e sabemos muito bem o quão única é a oportunidade de vivenciar o crescimento exponencial que é o período de maturação da Bolsa de Valores de um país...

Isso é só um exemplo, nem entrei em TI pq aí as comparações viram covardia.

Mas não.

Tá TODO MUNDO, igual louco, desesperado por uma boquinha no concurso.

E isso não é pq eu "GOSTO DE TAL ÁREA " o povo nem sabe o que é um back-front end porra. Nem se deu a chance de gostar de qualquer coisa diferente do status quo.

Aposto o cu do Djair que esse moleque não gosta de Direito, ele gosta do Status/dinheiro/estabilidade que isso proporciona.

Essa é a merda triste, é olhar os outros caminhos e sentir que nem vale a pena.
Meus 2 cents sobre esse assunto de “engenheiro uber”.

Falando apenas da minha área. Infelizmente, a engenharia civil, não é pra todo mundo. Além da aptidão, exige muita dedicação para se alcançar um nível razoável. Cara se forma sem saber elaborar um projeto de forma, razoavelmente, eficiente e econômica. Se formam sem saber acompanhar a execução de uma maneira mínima. Elaborar um orçamento ? Piada. So Sabem dimensionar, por exemplo, um sobrado, com softwares de cálculo, aí o cliente pergunta da onde saíram as informações, e vcs podem imaginar o resultado 😕

As vezes não sabem nem usar um formulário eletrônico de maneira razoável ( MathCad ou SMath). ResMat? Estática? Sobrevivemos na graduação, e depois precisamos na vida real . Alguns nem plotar uma folha no AutoCad. Navisworks? Revit? Ninguém conhece. Como conseguir um estágio ? Em um país pobre?

Tive sorte de conseguir um bom estágio da (pai de um amigo), engenheiro das antigas ( é meu consultor até hoje), e ver quanto eu não sabia NADA do q precisava . E por vim de uma família estruturada (não rica) pude lutar para aprender algumas Hard Skills q necessitava. Como alguns nobres “floristas” sabem: Aprender coisas difíceis DÓI.

Fora a concorrência dos arquitetos, nos projetos de pequeno porte.

Detalhe: cada área da civil, exige uma quantidade significativa de dedicação para alcançar resultados relevantes.

Enfim, esse fenômeno, IMHO, só vai piorar 😭

Ps: apostar o cu do Djair, foi foda 😂
[img]https://i.imgur.com/828it48.png[/img]

NoNickName85
Contato:

Mensagem por NoNickName85 » 29 Ago 2021 00:04

Cara, eu respeito a opinião, mas acho que o fato do Brasil não ser um potência tecnológica não é culpa do concurso público.

Dentre diversos fatores temos o sucateamento da educação, a falta de incentivo nas disciplinas de exatas, falta de pesquisa universitária, falta de financiamento público e privado a ideias inovadoras (startup), etc. Poderia citar um milhão de fatores que faz o Brasil não ser uma potência tecnológica.

O fato é que esse discurso tem crescido bastante na mídia para justificar o sucateamento do setor público. Falam: "Ah, se o Bill Gates fosse Brasileiro ele seria Auditor da Receita Federal".

Galera, podem sucatear o setor público o quanto quiserem, mesmo assim não terá incentivo para iniciativa privada, provavelmente a sobra que esse sucateamento gerar vai para pagar juros da dívida e aumentar os privilégios de Parlamentares e Juízes. Fora que os salários continuarão baixos na iniciativa privada.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 29 Ago 2021 00:41

abnerjj escreveu:
28 Ago 2021 10:58
vai ver uma buceta aos 19 anos lendo um gibi do batmam e robin ... ou talvez nesse caso nem veja uma buceta e sim um ....
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ytsejam
Contato:

Mensagem por Ytsejam » 29 Ago 2021 01:39

RedSkin escreveu:
28 Ago 2021 18:59
Mas, ainda assim, você vê também muito servidor insatisfeito, só que não vai pedir exoneração porque provavelmente não vai arrumar um salário equivalente e trabalhando no ritmo do serviço público (dependendo da área).
Claro. Ou até vai conseguir um salário ainda maior mas tendo que trabalhar de verdade. Tem alguns desses meus amigos da Petrobras que eu diria que se encaixam nessa situação, mas nao sei se trocariam um trabalho que pagasse o dobro (bruto) pela estabilidade, facilidade e benefícios que tem hoje. Principalmente os mais jovens, é férias na europa, feriadao engatando com cruzeiro, home office no nordeste com 2h de trabalho por dia, engata ano novo, engata carnaval...

Specter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Specter » 29 Ago 2021 09:44

Ytsejam escreveu:
29 Ago 2021 01:39
Claro. Ou até vai conseguir um salário ainda maior mas tendo que trabalhar de verdade. Tem alguns desses meus amigos da Petrobras que eu diria que se encaixam nessa situação, mas nao sei se trocariam um trabalho que pagasse o dobro (bruto) pela estabilidade, facilidade e benefícios que tem hoje. Principalmente os mais jovens, é férias na europa, feriadao engatando com cruzeiro, home office no nordeste com 2h de trabalho por dia, engata ano novo, engata carnaval...
To tipo nosso colega “Anônimo” 😊

2 causos: primeiro um colega, coração de ouro, cara do bem, concursado pra peroba, está de boa lá dentro. Sabe se relacionar bem, já comprou ap, e está nesse ritmo bacana de férias na zooropa, engatando feriado etc....

Outro colega, tb concursado, veio me perguntar se valeria a pena o PDV de 300k. tive q falar pra ele q aqui fora é selva demais, e ele é um cara muito difícil. Já tinha brigado lá dentro e tudo. Saiu de lá, mas está tendo dificuldades em se adaptar com a cobrança de resultados 😕
[img]https://i.imgur.com/828it48.png[/img]

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 29 Ago 2021 11:30

Sei lá, mas hoje é possível vislumbrar a renda universal como padrão, coisa que pareceria absurdo 20 ou 30 anos atrás

Produtividade aumentando absurdamente a cada ano, coisas que pareciam delírio de ficção sendo aplicadas na produção, investimento cada vez mais massivos e interdisciplinar, multinacionais gigantescas, 5g e 6g, automação, etc

E o Brasil não consegue nem fornecer saneamento básico para metade da população, e hoje nem carne para mesa dos brasileiros. Algo urgente precisa ser feito para sair desse subdesenvolvimento.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 29 Ago 2021 11:37

Specter escreveu:
29 Ago 2021 09:44
To tipo nosso colega “Anônimo” 😊

2 causos: primeiro um colega, coração de ouro, cara do bem, concursado pra peroba, está de boa lá dentro. Sabe se relacionar bem, já comprou ap, e está nesse ritmo bacana de férias na zooropa, engatando feriado etc....

Outro colega, tb concursado, veio me perguntar se valeria a pena o PDV de 300k. tive q falar pra ele q aqui fora é selva demais, e ele é um cara muito difícil. Já tinha brigado lá dentro e tudo. Saiu de lá, mas está tendo dificuldades em se adaptar com a cobrança de resultados 😕
Pois é, o concurso público te dá uma tranquilidade grande e um salário inicial alto. É claro que para uma minoria, com talentos que vão além de uma boa graduação, os rendimentos no setor privado serão infinitamente maiores no final de carreira. Recordo de quando eu comecei a lecionar em faculdades privadas. Isso foi em 1998. Peguei o início do boom das faculdades privadas, ao mesmo tempo em que os salários no serviço público estavam estagnados. Eu ganhava mais do que meu orientador, que tinha voltado do doutorado nos EUA. Apesar do salário bom, eu tinha a percepção de que as coisas estavam mudando para pior. Viajava nas férias de fim de ano, mas sempre preocupado se haveria novas turmas. Guardava uma grana, pois sabia que se perdesse o emprego, poderia ficar 6 meses para arrumar um outro. Em algumas faculdades, os cursos eram anuais, então raramente um professor era demitido antes do final do ano. Depois que fui aprovado no serviço público, passei a gastar mais, pois tinha a tranquilidade de saber que não serei demitido. Posso me dar ao luxo de fazer duas boas viagens internacionais por ano e bancar outras mordomias sem me preocupar. No setor privado, sempre havia uma tensão quando saía de férias. Todos os meus colegas que lecionavam comigo, ou foram para universidades públicas ou fizeram algum outro concurso. Quem permaneceu, acabou sendo demitido, e quando foi contratado por outra instituição, o salário era bem mais baixo.

A maioria que adere ao PDV, acabe se arrependendo depois. Eu pediria, dependendo do órgão, uma licença sem remuneração. Em 2 anos dá para perceber se a troca valeu a pena.

Ytsejam
Contato:

Mensagem por Ytsejam » 29 Ago 2021 12:28

Causo: um amigo meu que fez PDV ficou 3 anos sem fazer nada (nem emprego procurou), se entediou, voltou a estudar e passou pro mesmo concurso

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 29 Ago 2021 12:35

Ytsejam escreveu:
29 Ago 2021 12:28
Causo: um amigo meu que fez PDV ficou 3 anos sem fazer nada (nem emprego procurou), se entediou, voltou a estudar e passou pro mesmo concurso
Acho que o PDV vale a pena se o cara tá próximo de aposentar e tem uma reserva de segurança.

Mas essa é uma decisão muito pessoal e envolve outras variáveis.

Ytsejam
Contato:

Mensagem por Ytsejam » 29 Ago 2021 12:54

RedSkin escreveu:
29 Ago 2021 12:35
Acho que o PDV vale a pena se o cara tá próximo de aposentar e tem uma reserva de segurança.
Um PDV da Petrobras paga (ou pagava) uns 300k, ele próprio é a reserva de segurança

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 29 Ago 2021 13:30

Ytsejam escreveu:
29 Ago 2021 12:54
Um PDV da Petrobras paga (ou pagava) uns 300k, ele próprio é a reserva de segurança
Eu sempre gosto de ouvir estórias sobre PDV da galera que trabalhou em estatais. Na maioria esmagadora dos casos, o camarada está de saco cheio do trabalho e adere ao PDV pensando em montar o sonhado negócio próprio e fazer "aquilo que gosta". O problema é que a realidade do mundo aqui fora é muito diferente, e pouquíssimos desses empreendimentos sobrevivem.

Em fevereiro viajei para Angra e na casa onde fiquei tinha um cara que trabalhou no Banerj. Ele contou que entrou em um dos últimos concursos sérios do banco, pois antes era um processo seletivo nas agências, sem muitas regras claras. Quando o banco foi privatizado, ele já era do sindicato, então trabalhou por mais de 20 anos, agora no Itaú, sem ser demitido. Paralelo a isso, ele começou a trabalhar com imobiliária e consegui conciliar as duas coisas. Só recentemente ele fez um acordo e saiu, pois viu a a imobiliária já se sustentava sozinha. Ele contou que tinha um cara antigo, que resolveu aderir ao PDV. Como ele sempre bebia cerveja em uma padaria que vivia lotada, teve a "brilhante" ideia de montar uma padaria. É claro que o negócio não foi adiante e ele perdeu boa parte da grana investida. Conheci uma oficial da justiça federal e ela vira e mexe ia citar essa galera que aderiu ao PDV, arrependeu-se e pediu para ser reintegrada. Na época, ela me disse que ninguém conseguiu a reintegração. Bom, já ouvi o papo de que tem gente que comprovou que foi forçado a aderir ao PDV e que conseguiu a reintegração pela via judicial.

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 29 Ago 2021 16:37

Ytsejam escreveu:
Sim, mas 300k vai durar dependendo do estilo de vida da pessoa, se tem filhos, prestações etc.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 29 Ago 2021 16:47

Ytsejam escreveu:
Acho que é muito pouco comparado ao salário.

Cara tira isso em o que, 1 ano de trabalho?

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 29 Ago 2021 17:10

Kabeça Grande BJJ escreveu:
28 Ago 2021 20:25
Não irmão, o erro foi meu e não me fiz entender: não to falando de receita e empregabilidade direta, apenas.

to falando é que não dá pra reduzir uma das 3 ou 4 empresas (junto com Google, Apple e Microsoft) que mais mudaram o hábito de consumo de atenção do planeta a um app de conhecer gente. só isso hahaa.

mas voltemos à vaca fria: pensei nessa tua última frase e me lembrei de uma discussão que tive com a mineira sobre crescimento populacional: será que veremos um êxodo reverso das grandes cidades pra pequenos centros no mesmo volume e intensidade que houve do rural pra cidade com a revolução industrial? será que com o avanço tecnológico (para transportes e comunicações) não fará mais tanto sentido concentrar tanta gente em megalópoles?
brisas de um sbd a noite uhauhauhauha.

Abraço.
Eu acho é que a automatização/robótica vão fazer as pessoas voltarem para as zonas rurais por falta de emprego, infelizmente não há espaço para tanta gente especializada mesmo com a criação de novas profissões, uma máquina substitui não sei quantos funcionários e a quantidade de pessoas para cuidar dela é bem inferior. Imagine hj se a indústria e construção civil por exemplo fossem majoritáriamente composta por máquinas? Tem espaço para todo mundo no mercado de trabalho se excluímos o trabalho braçal?
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

gordogabriel
Contato:

Mensagem por gordogabriel » 29 Ago 2021 17:18

winstrol escreveu:
29 Ago 2021 17:10
Eu acho é que a automatização/robótica vão fazer as pessoas voltarem para as zonas rurais por falta de emprego, infelizmente não há espaço para tanta gente especializada mesmo com a criação de novas profissões, uma máquina substitui não sei quantos funcionários e a quantidade de pessoas para cuidar dela é bem inferior. Imagine hj se a indústria e construção civil por exemplo fossem majoritáriamente composta por máquinas? Tem espaço para todo mundo no mercado de trabalho se excluímos o trabalho braçal?
Acredito que a queda nas taxas de natalidade na maioria dos países do mundo vai compensar essa situação que vc explicou

Responder