Meus 2 cents sobre esse assunto de “engenheiro uber”.Maestro escreveu: ↑28 Ago 2021 14:30A questão não é juiz ser uma profissão desejada.
A questão é o QUÃO desejada ela é, e não só ela, mas todo o topo do funcionalismo público, em relação a todo resto.
Em 2000, 49% dos estudantes Brasileiros queriam:
Engenharia
Direito
Medicina
Em 2020, esse valor foi para 53%
O Brasil simplesmente cagou pra Mudança de cenário dos últimos 20 anos, a juventude toda seguiu na mesma direção.
38% destes, citaram empregos que podem não existir nos próximos 15 anos. Esse é o primeiro passo para que, lá na frente você vire um uber frustrado com um diploma servindo de peso de papel(nada contra, mas o meme do Engenheiro uber é real).
Ninguém nos seus 15, 16 anos, está buscando antecipar as tendências pra Suprir as demandas do mercado, e porra, são várias:
Área financeira, em 2018 0,5% dos Brasileiros Investiam na bolsa, hoje, estamos chegando a 4%.
Um cara esperto, sabendo que o teto populacional de investimento em um país desenvolvido é 55-65% já teria feito uma caralha de cursos. Porque a área é promissora, e sabemos muito bem o quão única é a oportunidade de vivenciar o crescimento exponencial que é o período de maturação da Bolsa de Valores de um país...
Isso é só um exemplo, nem entrei em TI pq aí as comparações viram covardia.
Mas não.
Tá TODO MUNDO, igual louco, desesperado por uma boquinha no concurso.
E isso não é pq eu "GOSTO DE TAL ÁREA " o povo nem sabe o que é um back-front end porra. Nem se deu a chance de gostar de qualquer coisa diferente do status quo.
Aposto o cu do Djair que esse moleque não gosta de Direito, ele gosta do Status/dinheiro/estabilidade que isso proporciona.
Essa é a merda triste, é olhar os outros caminhos e sentir que nem vale a pena.
Falando apenas da minha área. Infelizmente, a engenharia civil, não é pra todo mundo. Além da aptidão, exige muita dedicação para se alcançar um nível razoável. Cara se forma sem saber elaborar um projeto de forma, razoavelmente, eficiente e econômica. Se formam sem saber acompanhar a execução de uma maneira mínima. Elaborar um orçamento ? Piada. So Sabem dimensionar, por exemplo, um sobrado, com softwares de cálculo, aí o cliente pergunta da onde saíram as informações, e vcs podem imaginar o resultado
As vezes não sabem nem usar um formulário eletrônico de maneira razoável ( MathCad ou SMath). ResMat? Estática? Sobrevivemos na graduação, e depois precisamos na vida real . Alguns nem plotar uma folha no AutoCad. Navisworks? Revit? Ninguém conhece. Como conseguir um estágio ? Em um país pobre?
Tive sorte de conseguir um bom estágio da (pai de um amigo), engenheiro das antigas ( é meu consultor até hoje), e ver quanto eu não sabia NADA do q precisava . E por vim de uma família estruturada (não rica) pude lutar para aprender algumas Hard Skills q necessitava. Como alguns nobres “floristas” sabem: Aprender coisas difíceis DÓI.
Fora a concorrência dos arquitetos, nos projetos de pequeno porte.
Detalhe: cada área da civil, exige uma quantidade significativa de dedicação para alcançar resultados relevantes.
Enfim, esse fenômeno, IMHO, só vai piorar
Ps: apostar o cu do Djair, foi foda