Noruega: mendigar e ajudar podem virar crime.
- Lee Jun-Fan
- Contato:
Noruega: mendigar e ajudar podem virar crime.
Noruega quer criminalizar a mendicância e o ato de ajudar
O governo da Noruega apresentou nesta terça-feira (3) um polêmico projeto de lei que não só torna crime a mendicância organizada, como também proíbe o ato de ajudar. De acordo com o texto, qualquer pessoa que oferecer dinheiro, abrigo ou comida a um mendigo pode ser presa. Nos dois casos, a pena seria de um ano de prisão.
O debate sobre a proibição da mendicância na Noruega não é novo. Em 2005, uma lei com o mesmo teor foi rejeitada no Parlamento. Em agosto no ano passado, a cidade de Arendal, no sul da Noruega, se tornou a primeira a aprovar uma lei proibindo os mendigos de pedirem esmolas nas ruas e casas. Em setembro, oito dos 15 distritos que integram a capital, Oslo, disseram não a uma proposta semelhante.
O projeto de lei apresentado pelo governo busca tornar a proibição nacional. O secretário de Estado do Ministério da Justiça da Noruega, Vidar Brien-Karlsen, membro do Partido Progressista, explicou que a ampliação da proposta, incluindo a criminalização da ajuda aos pedintes, foi necessária para que a polícia tenha autoridade de autuar pessoas que coordenam redes organizadas de mendicância.
Pesquisa financiada pelo governo estima que a Noruega, país com população superior a 5 milhões de pessoas, tem entre 500 a 1.000 pedintes estrangeiros, dependendo da época do ano. A maioria é originária da Romênia e de outros países do leste europeu, que migram para o país nórdico em busca de apoio.
O projeto de lei causou ampla reação de organizações sociais, da imprensa e de líderes noruegueses. A parlamentar de esquerda, Karin Andersen, usou as redes sociais para acusar o governo de criminalizar a pobreza. "O país mais rico da Europa criminaliza as pessoas mais pobres da Europa", disse ela no Twitter.
O projeto de lei, que fica sob consulta até o dia 15 de fevereiro, tem que ser votado pelo parlamento norueguês.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/internaciona ... ajudar.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
O governo da Noruega apresentou nesta terça-feira (3) um polêmico projeto de lei que não só torna crime a mendicância organizada, como também proíbe o ato de ajudar. De acordo com o texto, qualquer pessoa que oferecer dinheiro, abrigo ou comida a um mendigo pode ser presa. Nos dois casos, a pena seria de um ano de prisão.
O debate sobre a proibição da mendicância na Noruega não é novo. Em 2005, uma lei com o mesmo teor foi rejeitada no Parlamento. Em agosto no ano passado, a cidade de Arendal, no sul da Noruega, se tornou a primeira a aprovar uma lei proibindo os mendigos de pedirem esmolas nas ruas e casas. Em setembro, oito dos 15 distritos que integram a capital, Oslo, disseram não a uma proposta semelhante.
O projeto de lei apresentado pelo governo busca tornar a proibição nacional. O secretário de Estado do Ministério da Justiça da Noruega, Vidar Brien-Karlsen, membro do Partido Progressista, explicou que a ampliação da proposta, incluindo a criminalização da ajuda aos pedintes, foi necessária para que a polícia tenha autoridade de autuar pessoas que coordenam redes organizadas de mendicância.
Pesquisa financiada pelo governo estima que a Noruega, país com população superior a 5 milhões de pessoas, tem entre 500 a 1.000 pedintes estrangeiros, dependendo da época do ano. A maioria é originária da Romênia e de outros países do leste europeu, que migram para o país nórdico em busca de apoio.
O projeto de lei causou ampla reação de organizações sociais, da imprensa e de líderes noruegueses. A parlamentar de esquerda, Karin Andersen, usou as redes sociais para acusar o governo de criminalizar a pobreza. "O país mais rico da Europa criminaliza as pessoas mais pobres da Europa", disse ela no Twitter.
O projeto de lei, que fica sob consulta até o dia 15 de fevereiro, tem que ser votado pelo parlamento norueguês.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/internaciona ... ajudar.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! 

Zico: GOAT Eterno!
Re: Noruega: mendigar e ajudar podem virar crime.
Então o problema não é ser mendigo, e sim ser estrangeiro.Lee Jun-Fan escreveu:Noruega quer criminalizar a mendicância e o ato de ajudar
Lei xenofóbica disfarçada.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
Meu sonho era que no Brasil fosse crime ser flanelinha me sinto extorquido toda vez que o noia/flanelinha fala : posso vigiar o carro ai .
Somos uma geração sem peso nenhum na história.
- frankshamrock
Isso sim é exemplo !
Mundiçagem é profissão aki.
Mundiçagem é profissão aki.
Excelente.
Se existe oferta de emprego e alguma forma de auxílio aos que comprovadamente não podem trabalhar (não sei se existe lá) a conclusão lógica é que quem pede quer enriquecer sem causa. Em outras palavras, o crime seria equivalente ao de vadiagem.
Se existe oferta de emprego e alguma forma de auxílio aos que comprovadamente não podem trabalhar (não sei se existe lá) a conclusão lógica é que quem pede quer enriquecer sem causa. Em outras palavras, o crime seria equivalente ao de vadiagem.
aqui no Brasil tem muito emprego pra quem quer trabalhar, pelo menos pra ganhar um salário mínimo, tenho parentes que tem lojas e comércio e vivem reclamando que muitos funcionários ficam pouco tempo e pedem pra sair, fora os problemas com causas trabalhistas, parece que tem pessoas que preferem mendigar mesmo ou vigiar carro e etc...
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Mais fácil regularizarem a "profissão" do que proibirem...MAU escreveu:Meu sonho era que no Brasil fosse crime ser flanelinha me sinto extorquido toda vez que o noia/flanelinha fala : posso vigiar o carro ai .

- Lee Jun-Fan
- Contato:
Sem dúvidas.NoFunAtAll escreveu:
Mais fácil regularizarem a "profissão" do que proibirem...
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! 

Porra, na boa, os caras estão certos. Lá na Noruega os pobres tem abrigos de primeiro mundo para serem tratados. Não tem razão de ser os caras ficarem pedindo dinheiro na rua.
Não dá pra comparar com o Brasil...São espécies de animais diferentes rsrsrs
Não dá pra comparar com o Brasil...São espécies de animais diferentes rsrsrs
Concordo, não vejo diferença entre flanelinha e bandido. Ô raça vagabunda.MAU escreveu:Meu sonho era que no Brasil fosse crime ser flanelinha me sinto extorquido toda vez que o noia/flanelinha fala : posso vigiar o carro ai .
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!
Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes
Go Falcons!!!
Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes
Está mais que certo..
Nego não entende o quanto é difícil cultivar e manter uma sociedade organizada e nos conformes.
Eu fiz intercâmbio no país vizinho, suécia, e por morar fora da capital, fiquei um bom tempo sem nem ouvir a palavra mendigo. A 1a vez que ouvi lá foi de uma colega que tinha passado férias na colombia!
Lá a população é pequena, 5 milhões é menos da metade da Bahia e menor que algumas metrópoles, as coisas tem que caminhar certinho mesmo, daqui a pouco desanda e vai ter mais gringo do que nativo no próprio país.
Nego não entende o quanto é difícil cultivar e manter uma sociedade organizada e nos conformes.
Eu fiz intercâmbio no país vizinho, suécia, e por morar fora da capital, fiquei um bom tempo sem nem ouvir a palavra mendigo. A 1a vez que ouvi lá foi de uma colega que tinha passado férias na colombia!
Lá a população é pequena, 5 milhões é menos da metade da Bahia e menor que algumas metrópoles, as coisas tem que caminhar certinho mesmo, daqui a pouco desanda e vai ter mais gringo do que nativo no próprio país.
Mas é regularizada, não?NoFunAtAll escreveu:
Mais fácil regularizarem a "profissão" do que proibirem...
podia rolar isso com flanelinhas no Brasil.
Esqueça esse lance de algo que o Brasil deveria fazer, Brasil só faz coisa que não precisa fazer, coisas que devem ser feitas, tão na conta do cú da população. Eu perdi minhas esperanças, só a secessão salva pq administrar um país que mais parece um continente e tudo de forma centralizada não dá mais... e pego em armas se for o caso.Filho_da_D.Florinda escreveu:Gostaria que dessem mais detalhes.
A Noruega pelo que sei possui um banco de dados público de empregos. Inclusive com capacitação para os imigrantes LEGALIZADOS. Quem tem condição de trabalhar não pode ficar mendigando. Acredito que haja todo um contexto por trás dessa lei.
O Brasil por exemplo deveria proibir a entrada de imigrantes sem emprego formal, ou sem economia para negócio próprio.
Aqui em Brasília a profissão de "flanelinha" e regularizada com colete e registro, cômico né.