Jaraqui escreveu:O que me deu curiosidade de saber nesse tópico é como anda a rede de contrainformação, repito.
Já entrei com uma reclamatória trabalhista em minha vida. Após isto, levei cinco anos para conseguir emprego formal novamente por causa da lista negra.
Preenchia cadastro em todas as agências, candidatava-me para trabalhar na cidade, fora dela e em outras regiões. Meia dúzia de absurdos retornos eram dados. Tempos depois (em uma faculdade que me contratou informalmente) um aluno que trabalha em RH, mostrou que eu tinha registro na lista negra por ter processado ex-patrão e que aquilo iria durar mais um ano (quatro anos tinham se passado).
No país, na época em passei por isso, as pessoas jurídicas tinham liberdade: A processava B e a vida seguia, com A contratando C e B sendo contratado por D. Agora se um dos lados fosse física, trabalhador assalariado, orelha seca, podia até ganhar a causa (caso não fosse operadora de telecomunicação), mas precisava ir pro semáforo colocar balinha nos retrovisores dos carros.
Preocupa-me o ritmo da prosa por esse assunto não estar sendo também trazido à tona, a não ser que hoje as coisas estejam diferentes.
Não quero com isso desencorajar o colega que busca justiça, muito pelo contrário, já que eu também busquei isso. No meu caso foram grandes desacertos salariais acumulados e e prévio conhecimento do ex-patrão. Porém, se me perguntasse se eu entraria com processo novamente, a minha resposta seria não.
Quando foi isso?! que ano?
Bixo, lista negra é terminantemente proibida pela legislação trabalhista!
Inclusive se você comprovar que a empresa te colocou em alguma lista assim, e principalmente DIVULGA para outras empresas, dá MUITA, MAS MUITA MERDA.
Coisa de indenização milionária mesmo!
Isso é uma afronta ao direito do trabalho.. é muita rígida esta questão.
Tanto é ninguém é obrigado a apresentar certidão negativa trabalhista ou mesmo "antecedentes" trabalhistas, sequer é possível fazer pesquisa por nome nos Tribunais do Trabalho... pra ter a noção do "protecionismo" ao trabalhador!
O que ao meu ver possui seus lados bons e ruins, pois você poderia se precaver do "caçador de indenização" e seguro desemprego.
Mas ao mesmo tempo foderia o trabalhador que realmente teve seus direitos violados e precisa recomeçar.