alexvozao escreveu:
Montfort obrigado por ter respondido de forma pacífica, assim podemos ter um diálogo sem ofensas, interessante esse pensamento filosófico exaltando pontos fortes do cristianismo, mas ele não se refere ao meu questionamento, porque acreditar que esse criador é o Deus Cristão? o que leva a acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus? seria só questão de fé? não seria esse Deus criado pelos homens, mas que foi elaborado de uma froma que causou mais impactante ao longo dos anos na humanidade?
Fico feliz e gratificado por nos entendermos a nossa maneira.
1. Não deposite esperanças na minha pessoa, q é limitadíssima e mal consegue papaguear o que a Igreja e seus doutores ensinam. Se eu conseguisse fazer isso com o mínimo de competência já me sentiria lisonjeado comigo mesmo.
2. Recomendo fortemente que vc leia a obra recordada pelo amigo João, "O Homem Eterno" de G. K. Chesterton. Faça-o despido de todo preconceito; tenha a mente aberta, não visando uma conversão ou angariar simpatia para o lado deísta da "coisa", mas para um bom aproveitamento desse livro que, apesar de pequeno em tamanho, é gigante em sabedoria. Nada que eu possa argumentar chega as fímbrias dessa obra.
3. Para argumentar em favor do Deus judaico-cristão a perspectiva judaico-cristã torna-se um caminho natural. O que pode parecer um "partidarismo" declarado é uma consequência natural devido ao desenvolvimento da filosofia, a partir da perspectiva aristotélica-tomista. Hoje, infelizmente, muitas pessoas menosprezam o que a filosofia pode fazer para o bom entendimento da realidade. Acredito q em parte isso se deva ao advento das péssimas filosofias a partir do século XVI. No entanto, a boa Metafísica sempre nos auxiliará. O que os judeus aprenderam pela Revelação, Sócrates e, mais profundamente Aristóteles, assimilaram pela razão e inteligência. Comparadas a a Unidade lógica do Deus judaico-cristão, as deidades pagãs não encontram nenhum respaldo lógico, racional e moral. É mister que vc estude conceitos metafísicos básicos, como "Ato e potência". Com paciência e obstinação acredito q a linguagem metafísica fique acessível e até divertida: aprender é diversão!
4. O que a Metafísica tem a advogar e expor em favor da Divindade judaico-cristã está descrito com maestria singular na obra Suma Teológica, 1ª Parte, Tratado de Deo Uno, Questões 1 a 26; e Tratado de Deo Trino, Questões 27 a 43 (obs.: ler todos os artigos de cada Questão. Não há comparação direta com o paganismo
http://permanencia.org.br/drupal/node/1817 ).
5. Acho que vc ainda procura argumentos mais "concretos", observáveis, correto? Atento para a própria história bíblica: o que foi revelado a TODOS os Profetas do Antigo Testamento (+ João Batista no N.T.) concretizou-se na pessoa de Jesus. É mais fácil acreditar que uma pessoa ressuscitou do que na concatenação perfeita das "coincidências".
Ademais, podemos ainda citar vários e vários milagres. Onde estão comprovadamente presentes? Somente no catolicismo. Ninguém nesta Terra tem mais interesse no estudo e esclarecimentos de ocorridos sem explicação científica do que a Igreja Católica. As exigências do catolicismo para certificação de um milagre são extremas. O que vc acha de uma pessoa que é capaz de enxergar sem pupilas? Gemma de Giorgi está viva, enxergando e sem pupilas! Passou a ver depois q sua mãe a levou quando tinha sete anos de idade ao S. Padre Pio *. E as 70 mil pessoas que testemunharam a "dança do sol" em Fátima, em 1917? ** ***. Há ainda outros tantos milagres contemporâneos relatados em Lourdes. Eu acredito!
*
**
*** Matéria na íntegra do jornal português "O Século":
http://www.paginaoriente.com/maria/report.htm
Abraços.