Vejo isso demais na minha prática também!folhabranca escreveu: ↑21 Fev 2022 13:27Eu sou cirurgião e dou plantao em um hospital público; de uma cidade metropolitana aqui do meu estado, é impressionante a baixa qualidade dos recém formados que dão plantão de clinica (não precisa necessariamente de residência para assumir o plantão); comparado com a época que formei e dei plantão de clinica tb, é assustador, não digo diagnósticos elaborados ou condutas complexas; mas simplesmente manejar e estabilizar um paciente grave; então acaba que acontece o que ? Tudo sobra para nós da cirurgia, e o plantão fica extremamente sobrecarregado. Eles já pegam com essa mentalidade de “vai ter quem ajude/faça por mim”. Ouso dizer que 60/70% dos óbitos do COVID vieram da assistência inadequada prestará por profissionais inexperientes; o índice mundial de óbitos de pacientes com COVID intubados no auge da pandemia era de 50%, aqui no Brasil era cerca de 75-80%; aqui no meu estado era de 95%!!! Reflexo da abertura desenfreada de vagas de medicina e a consequente baixa qualidade dos cursos
Fazendo uma comparação grosseira, outro dia comprei um brinquedo pras minhas filhas pelo Instagram, uma espécie de projetor pra fazer desenhos numa mesinha. O preço era muito bom para o que o brinquedo oferecia. Mas quando recebi, o material era de baixíssima qualidade e durou, pasmem, 24 hs, deu pau depois, não funcionava. Mais uma bosta made in China!
Vejo da mesma forma esta questão das faculdades. O acesso ao médico, ainda que difícil para grande parcela da população, é muito mais fácil que anos atrás, tanto pelo aumento do número de formandos como pela redução dos valores para serviços médicos. Mas a qualidade, a meu ver, tende a cair no âmbito geral. Cada vez mais o mercado vai se tornar uma ilha de poucos bons profissionais envolto por uma imensa maioria de despreparados.