Roubaram minha conta no Mercado Livre

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Garfield
Admin
Admin
Contato:

Re: Roubaram minha conta no Mercado Livre

Mensagem por Garfield » 20 Abr 2022 13:31

Mestre, tenta colocar uma foto sua no perfil, quando os bandidos verem sua imagem exalando testosterona ele vão se tremer de medo e parar.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 21 Abr 2022 07:19

RAINMAKER escreveu:
20 Abr 2022 11:56
Putz, que estranho. Tá com cara de funcionário interno do ML metido na jogada.
Aproveitando pra atualizar aqui: um meio alívio - o ML já me mandou email ontem pra fazer a conta recomendando com outro email. Não entendi se eles vão excluir a antiga ou aproveitar algo (tipo meus favoritos pra compras futuras e uma parcela do mercado crédito que eu tenho pra mês que vem). Depois posto aqui o importante da mensagem deles. Eles pediram upload de foto segurando a identidade.

Espero que dessa vez resolvam de vez. Mas fiquei bolado e assustado, então devo excluir definitivo a conta lá mesmo. Só tenho que 'criar' essa nova pra pagar o débito lá. O chato é que dos meus produtos favoritos, lá seria muuuito mais fácil de comprar do que em outros lugares. Tava com um ar condicionado digital com timer lá engatilhado pros próximos meses. Até tem em outros poucos lugares, mas a previsibilidade do frete deles é impecável. Vou realmente ficar com pena de excluir, mas perdi muito a confiança. Mesmo que eu tivesse dado algum mole, só lá é que deu problema...

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 21 Abr 2022 11:57

Houve uma vazamento de dados dos usuários no mercado livre, o maior do brasil parece.

Você foi contemplado!

No meu caso, eu havia acabado de receber um cartão de crédito novo e só usei no mercadolivre para fazer uma compra.

Depois do vazamento direto está aparecendo tentativas de compras com esse cartão, ai o mercadolivre envia uma mensagem dizendo que nenhum dados sigiloso foi vazado, VTNC Ml :fuyou_2:

Uma amiga vendeu um mac mini esses dias, nunca tinha feito nada e a conta era nova no ML.

O malandro que comprou primeiro viu que a encomenda foi despachada veio com uma conversa de cancelar a compra e fazer um parcelamento direto via mercadopago, ela foi que não, estava fora das regras do ML de venda e compra.

Não deu outra, quando o malandro recebeu o computador abriu e alegou que não veio o que foi anunciado.

Mercadolivre paralisou a conta dela, deu ganho de causa para o meliante que ficou com o Mac mini no valor de 3k e ainda teve a grana na conta de volta, os 3k da compra.

Mercadolivre é muito perigoso, tem muito golpes e eles são coniventes com essas regras ridiculas.

Ela prestou queixa no procon e está aguardando o desfecho.
Tapirus terrestris

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 21 Abr 2022 12:10

Usem cartão de crédito virtual. Evita muita tentativa de clonagem nessas compras online.

Chaves
Contato:

Mensagem por Chaves » 21 Abr 2022 12:50

Abri meu e-mail hoje e vi que tinha um e-mail do ML dizendo que que meus dados tinham sido expostos, parece que foi um BO grande mesmo.

Gostaríamos de informar que em março houve um acesso não autorizado a parte do código-fonte do Mercado Livre, e achamos que alguns dados pessoais da sua conta foram expostos, como seu e-mail, por exemplo.

Analisamos as informações e não encontramos nenhuma evidência de acesso não autorizado à sua senha, cartões de crédito, saldos, rendimentos, investimentos, etc.

RAINMAKER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por RAINMAKER » 21 Abr 2022 15:06

Chaves escreveu:
21 Abr 2022 12:50
Abri meu e-mail hoje e vi que tinha um e-mail do ML dizendo que que meus dados tinham sido expostos, parece que foi um BO grande mesmo.

Gostaríamos de informar que em março houve um acesso não autorizado a parte do código-fonte do Mercado Livre, e achamos que alguns dados pessoais da sua conta foram expostos, como seu e-mail, por exemplo.

Analisamos as informações e não encontramos nenhuma evidência de acesso não autorizado à sua senha, cartões de crédito, saldos, rendimentos, investimentos, etc.
Também recebi esse e-mail. Tinha cagado pra essa informação até ver esse tópico.

RAINMAKER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por RAINMAKER » 21 Abr 2022 15:11

LeoMatosJJ escreveu:
21 Abr 2022 12:10
Usem cartão de crédito virtual. Evita muita tentativa de clonagem nessas compras online.
Agora faz todo o sentido. Fiz uma compra legítima no ML com o numero do cartão normal, não vi que minha operadora pediu confirmação no SMS de 1 para sim e 2 para não se era eu mesmo que tinha feito essa compra. Não vi na hora, bloquearam meu cartão. A Partir daí foi um inferno, liguei lá várias vezes pra desbloquear pq todas os sites que tinham pagamento recorrente com esse cartão bloqueavam o cartão.

Tive o trabalhão de colocar todas as assinaturas e sites de compras como Submarino, Americanas, Amazon tudo nesse cartão virtual, ae resolveu o problema. Essa é a recomendação das admistradoras do cartão de crédito, utilizar o cartão virtual recorrente para todos os pagamentos via internet.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 21 Abr 2022 19:09

JackmAtAll escreveu:
21 Abr 2022 11:57
Houve uma vazamento de dados dos usuários no mercado livre, o maior do brasil parece.

Você foi contemplado!

No meu caso, eu havia acabado de receber um cartão de crédito novo e só usei no mercadolivre para fazer uma compra.

Depois do vazamento direto está aparecendo tentativas de compras com esse cartão, ai o mercadolivre envia uma mensagem dizendo que nenhum dados sigiloso foi vazado, VTNC Ml :fuyou_2:

Uma amiga vendeu um mac mini esses dias, nunca tinha feito nada e a conta era nova no ML.

O malandro que comprou primeiro viu que a encomenda foi despachada veio com uma conversa de cancelar a compra e fazer um parcelamento direto via mercadopago, ela foi que não, estava fora das regras do ML de venda e compra.

Não deu outra, quando o malandro recebeu o computador abriu e alegou que não veio o que foi anunciado.

Mercadolivre paralisou a conta dela, deu ganho de causa para o meliante que ficou com o Mac mini no valor de 3k e ainda teve a grana na conta de volta, os 3k da compra.

Mercadolivre é muito perigoso, tem muito golpes e eles são coniventes com essas regras ridiculas.

Ela prestou queixa no procon e está aguardando o desfecho.
Haha....bem vindo ao clube. Ainda bem que ficaram só na tentativa mesmo. Eu já era bolado com botar número de cartão no site, depois dessa, nunca mais....

Esse caso da sua amiga aí, pelo que eu entendi, vai ser uma história longa pra resolver....o ML tem fama justamente de: pra facilitar pro comprador (honesto), dificultar a vida do vendedor. Pras lojas oficiais, que não querem ter site próprio ou querem complementar, usando o marketplace de lá, acho que o impacto não é tão sentido, já que tem gente trabalhando dos dois lados (loja + ML) pra quando esses casos acontecem. Agora, pra alguém que vende ocasionalmente, deve ser muito tenso.

Voltando ao meu caso, hoje (21 de abril), não me enviaram email sobre a nova conta. Feriado nesse caso, acho que nem conta pra eles....mas essa parte mais interna, de segurança e dados, deve ter sempre alguém de plantão. Andei pegando umas dicas, e já mudei senha de alguns emails, bem como fiz um do zero - só pra compras. Apesar deles terem me respondido que a conta está suspensa, ou seja, o meliante também não pode mexer nela, fiquei bem assustado. Até porque, hoje em dia, o ML é praticamente um banco que também faz vendas. Assim que retornar com a conta, vou tirar essa opção de mercado crédito, que é como se fosse um cartão virtual, só que sem segurança.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 21 Abr 2022 19:11

LeoMatosJJ escreveu:
21 Abr 2022 12:10
Nunca parei pra ver isso. Uso Master e Visa, do banco Itaú. Nunca vi oferecerem essa opção virtual. Como funciona cara?

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 21 Abr 2022 19:18

Aqui, o último email que recebi do ML após conseguir suspender a conta invadida:

Bloqueamos sua conta de forma preventiva para analisar o problema de segurança que você reportou.

Para confirmar que é você e te ajudar a recuperar sua conta, pedimos que você nos envie as seguintes informações:

Um endereço de e-mail novo. Recomendamos que crie um e-mail exclusivo, para que não tenha relação com outras contas do site ou pagamentos feitos através do Mercado Pago;

CPF;

Foto de RG ou CNH (frente e verso);

Selfie segurando o documento cobrindo seu olho (selfie ou autorretrato tirado por você mesmo com um celular, uma webcam ou uma câmera digital. O arquivo deve estar em formato digital .jpg ou .png e deve ter um peso inferior a 10 MB).

Para anexar os arquivos, você deve clicar em "Responder" > clique em "Anexar" (no botão com a imagem de um clipe) > Selecionar o arquivo que deseja incluir. Em seguida, clique em "Enviar" e receberemos sua resposta com o arquivo em anexo.

Você deve enviar todos os dados solicitados para recuperar sua conta com segurança. Se não pudermos confirmar que é você, teremos que manter a conta suspensa.

Aguardamos sua resposta para poder ajudá-lo.

Igualmente importante, só pra reforçar: fiz outro BO no site da delegacia. Não mandei pro ML (acho que não precisa no momento), mas se tiver que levar o caso adiante (justiça)....tá tudo aqui certinho.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 21 Abr 2022 19:29

Dartagnan escreveu:
21 Abr 2022 19:11
Nunca parei pra ver isso. Uso Master e Visa, do banco Itaú. Nunca vi oferecerem essa opção virtual. Como funciona cara?
É serviço de internet banking. Você vai lá e solicita um cartão virtual, ele vai ser espelho de um cartão físico seu, mas com número e código de segurança diferentes, e só pode ser usado uma vez.

Aí você faz sua compra online no cartão e pronto, ele é desativado automaticamente.

Specter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Specter » 21 Abr 2022 20:09

Dartagnan escreveu:
21 Abr 2022 19:11
Tá no seu app. Serviços/Cartões/cartão virtual
[img]https://i.imgur.com/828it48.png[/img]

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 23 Abr 2022 08:27

Valeu! Vou dar uma olhada melhor nisso aí. Apesar de que, só as coisas do Mercado Livre é que deram problema mesmo, por enquanto. Cartão e essas coisas não deram xabu não. Mas como tô revisando tudo que é questão de segurança online agora, e devo formatar a máquina no meio do ano, vou aproveitar e fazer um 'marco zero' no PC pra começar tudo limpinho.

Um detalhe que me parece importante: existem emails que oferecem mais e melhores opções de 2fa. O meu mais antigo, o do BOL, parece ser o mais fraquinho (ao menos na versão gratuita). O Hotmail, eu acabei de solicitar mudança de senha, e eles avisam que só mudam mesmo depois de um mês. Achei engraçado, mas deve ser mais seguro por algum motivo que ainda não entendi....e o do Gmail, continuo com o meu mais usado, e abri um novo - só pra compras online. Esse, com uma senha sinistra e mais uma autenticação. No ML botei o Google authenticator, que muitos dizem não ser a melhor opção. Quero usar o Aegis, mas vi pouco material falando dele. Parece ser muito bom, e dizem que dá pra usar mesmo sem o site oferecer a opção (tem que gerar um tal código TOTP....alguém sabe o que é isso exatamente?). E achei recente esse Azure, da Microsoft. Quem se interessar, dá uma olhada. Eles associam o uso ao Office 365, mas estou vendo se dá pra usar com o email também. Esse autenticador pela localização me interessou bastante. Os pen drives de chave física são um roubo de caros....vou deixar pra lá por enquanto.

Como funciona: Autenticação Multifator do Azure AD
Artigo
21/04/2022

Pelo processo de autenticação multifator é solicitado ao usuário outra forma de identificação durante a entrada, como inserir um código no celular ou digitalizar a impressão digital.

Se você usar apenas uma senha para autenticar um usuário, isso deixará um vetor inseguro para ataque. Se a senha for fraca ou tiver sido exposta em outro lugar, um invasor poderá usá-la para obter acesso indevido. Quando você exige uma segunda forma de autenticação, a segurança é aprimorada porque esse fator adicional não é algo fácil de ser obtido ou duplicado por um invasor.

A Autenticação Multifator do Azure AD funciona exigindo dois ou mais dos seguintes métodos de autenticação:

Algo que você sabe, normalmente, uma senha.
Algo que você tem, como um dispositivo confiável que não seja facilmente duplicado, como um telefone ou uma chave de hardware.
Algo que você é: uma biometria, como uma impressão digital ou uma verificação facial.

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 24 Abr 2022 21:14

Já tive muito problema de compras que fizeram em meu nome, americanas, submarino, extra, fast shop, companhia aérea. Em todos os casos a compra foi cancelada e não fiquei no prejuízo. E em muitos outros casos a própria operadora do cartão impedia a concretização da compra, perdi a conta de quantas vezes aconteceu. Depois que comecei a usar cartão virtual nas compras pela Internet nunca mais tive esse problema. Deixar número de cartão físico cadastrado em site é a maior roubada que existe, basta o golpista pegar os números e sair fazendo compra. No cartão virtual a operadora sempre muda ou os números do cartão ou o código com 3 números, então é muito mais seguro.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 24 Abr 2022 23:16

Eu só uso cartão virtual. Nunca jamais ponho o número do cartão original na internet.

A maioria dos cartões têm dois tipos de cartão virtual: os temporários ou de compra única, que geralmente valem por 48h e você só pode usar uma vez (ainda que a compra seja parcelada), e os recorrentes, que funcionam até você excluir. Pra compras únicas uso sempre os temporários e pra assinaturas, como Spotify, Netflix e etc uso um recorrente.

Você perde muito da praticidade de ter um cartão cadastrado e tem que digitar os dados do cartão toda vez que compra alguma coisa na internet, mas evita dores de cabeça desse tipo. Uns dois anos atrás eu desconfiei que o número do meu cartão virtual recorrente que usava pra assinaturas tinha vazado. Por precaução, deletei o cartão, criei outro e tive que atualizar os dados do cartão em toda porra de serviço por assinatura que eu uso. Foram dias até lembrar de todos mas paciência. É o jeito.

Um tempo atrás eu estava viajando e era aniversário da mineira. Como ela não estava comigo, mandei um buquê pra ela com uma cesta de café da manhã. Comprei a porra toda por um site que achei no Google. Dei uma pesquisada rápida e pareceu confiável. Tenho um cartão do Nubank que não uso nunca. Decidi dessa vez usar o cartão pela primeira vez. Fui lá no app, criei um cartão virtual e usei na compra. O pedido chegou direitinho, com o cartão que eu escrevi, os itens que escolhi e etc. Nada a reclamar do pedido em si. O porém foi que na data do fechamento da conta do cartão o valor que veio cobrado na fatura foi muito maior que o esperado. Quando fui ver no app o detalhamento das compras, tinha uma porrada de coisa comprada em um monte de sites com o número desse cartão virtual. Eu não tinha percebido que o cartão virtual do Nubank era recorrente e não temporário e eles não oferecem essa segunda opção. Apaguei o cartão e fiz uma reclamação. Por sorte o Nubank acatou a recomendação e estornou as compras, mas nunca mais usei o cartão por não ter a opção do cartão virtual temporário. Foi a única compra que fiz lá até hoje.

Responder