Dartagnan escreveu: ↑06 Mai 2022 11:54
A gente fazia todos esses, uns poucos mais e outros menos. Não tenho mais acompanhado tanto, mas vi que tava tendo uma migração de profissionais pro Cross. Até porque era inevitável, o negócio tá na moda.
O que eu falei sobre movimentos de força, explosão e aeróbico junto, não tem algo a ver com a segurança da prática, na sua opinião?
Treinei com o Felipe Venturino, da CWB. Na minha época ainda chamava o espaço de Cia da Trupe, porque tinha uma galera que treinava visando a ginástica para o circo. Ele tem viajado pelo Brasil dando aulas. Conhece ele?
Ele é um dos melhores professores de ginástica do Brasil, o cara consegue usar os conceitos da ginástica para treinar qualquer esporte, além de ser um teórico muito foda. Eu fiz 2 formações em ginástica com ele e aprendi muito.
Em relação a treinar força, potência e cardio juntos na realidade atenua o problema a longo prazo. O problema maior é treinar muita potência e muito cardio em dias seguidos, por isso que os corredores e a galera do vôlei estão sempre quebrados.
Só para exemplificar, a fadiga gerada por um exercício de força não é periférica e sim central, então eu posso colocar um exercício com exigência de força e depois um com exigência de potência e um corrida no fim.
Os cuidados que devo tomar é não colocar um range de reps no exercício de força que ocasiona a falha, se o cara faz 5/6 reps com aquela carga, ele irá executar 3 no treino, ele terá "estoque" de energia para executar os movimentos de potência e a corrida no fim vai ajudar a dissipar essa fadiga.
Se eu coloco um treino longo de corrida, a chance desse aluno se lesionar é maior do que fazendo o treino misto.
O legal desse tipo de treino é que eu potencializo os ganhos em vários tipos de força, quando o cara faz um treino de força, ele aumenta a força máxima obviamente, mas o movimento é lento (quanto maior a carga, menor a velocidade) por conta da ativação de um tipo de fibra, se ele repete muito esse treino acaba ficando forte e lento (ruim para a maioria dos esportes), quando eu incluo um exercício de potência logo após as fibras de contração rápida são ativadas e ele consegue usar a força estimulada anteriormente na potência (potência é força multiplicada pela velocidade). A corrida acaba utilizando um produto da fadiga gerada no corpo (lactato) como combustível para as pernas através do ciclo de cori, se vc repetir esse tipo de treino constantemente a sua recuperação acaba sendo cada vez mais rápida pq seu corpo passa a usar a própria fadiga como energia de forma mais rápida e eficiente.
O bagulho é doido rs