Indicação de livros cristãos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
cardonelli
Contato:

Re: Indicação de livros cristãos

Mensagem por cardonelli » 28 Abr 2022 10:56

Eu curto a leitura do DEUS do antigo testamento, que dizimava seus inimigos.. :2handed:
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 28 Abr 2022 13:46

Algo que acho relevante ressaltar é o quanto os canais de celebração da fé cristã são um negócio escrachado. É uma piada, um escárnio monstruoso, e isso dentro de um contexto inteiramente histórico. Acho que já comentei isso aqui uma vez, mas Cristo nasceu na época do Imperador Augustus. Esse cara foi um puta gênio do mal, exerceu poder esmagador ininterrupto ao longo da vida. É bem foda a consideração de que – provavelmente – os dois maiores homens da história compartilharam um vínculo direto. Um vínculo macabro, com certeza, mas ainda sim, os cenários que ambos assentaram foram impactados um pelo outro, e hoje ressoam como um único. Isso que eu acho zuado. Os cristãos foram massacrados por um que, trezentos anos seguidos (e o modo romano era um bagulho excepcionalmente brutal, não morreram de forma dócil)? E isso que eles próprios assassinaram Cristo. E acabou que eles mesmos institucionalizaram a fé cristã - tem quem considere que o período inicial da Idade Média delimita o fim do Império Romano, mas só travestiram o poder e exerceram conquista e submissão na mesma medida. :))

Em contrapartida, é uma piada de mão dupla. Apesar de terem apagado da história a significância do culto real (aquele que é um dos registros ou ficções mais incríveis já vistos em qualquer período), eles transportaram a semente do imaginário cristão ao longo da história. E de forma finíssima, tem que dar o crédito! E eles mesmos já não existem mais, e a imagem de Cristo é ainda hoje um farol de luz no coração da humanidade. Não falo que da forma mais honesta, dado as gentalhas que se auto-intitulam cristãos hoje em dia (o próprio autor do tópico, segundo uma parcela considerável desse espaço, mas vai saber, a gente não enxerga o que se passa no interior de qualquer pessoa, logo, só Deus pra julgar), mas a potência de efeito é inegável: É o maior personagem de todos os tempos, aquele que transcendeu a barreira da ficção para a realidade e continua até hoje alterando a percepção que temos do mundo.

Por isso eu acho que qualquer um que busque o negócio real (o do culto rural das montanhas e do homem mágico), deve se afastar das convenções e buscar o diálogo sincero. Por onde, eu não sei. Eu falo isso da condição de ateu/agnóstico que nunca se interessou por nada além da boa dose de medida criativa que figura esse imaginário. Mas o êxtase espiritual – se é que algo assim sequer já existiu – é uma conexão há muito perdida, acho que seria um esforço válido assentar um caminho de volta.

Sobre os livros. Tava lembrando de um legal que eu li, faz uns anos. The Cloud Upon The Sanctuary, de Karl von Eckartshausen. Não tem nada de impactante, só me interesso pelo apelo estético - o êxtase espiritual dá uma descrição gráfica muito boa. Gosto bastante da fonte também (Bíblia), e do Alcorão. Tem gente que nem sabe da relação, mas o Alcorão legitima os registros bíblicos, embora desmitifique Cristo como figura suprema.

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 02 Mai 2022 20:58

O livro da Bíblia, da globo livros. Faz parte de uma coleção com vários títulos, como o livro da filosofia, da política, da literatura, do cinema etc. É um resumo da Bíblia, não é muito aprofundado, mas é interessante porque te dá uma visão geral e tem várias gravuras.

Horus
Contato:

Mensagem por Horus » 07 Mai 2022 00:34

A Nuvem do Não-saber
Deus prefere uma obra, por menor que seja, feita às escondidas e sem desejo de que saibam, do que mil feitas com desejo de que a conheçam.

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 07 Mai 2022 07:35

O banquete do Cordeiro - Scott Hahn.
O Homem Eterno - G.K. Chesterton

Responder