Dúvida: forma mais rápida e eficiente de aprender inglês.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Carrapeta
Contato:

Re: Dúvida: forma mais rápida e eficiente de aprender inglês.

Mensagem por Carrapeta » 25 Mai 2022 09:55

Schuldiner escreveu:
24 Mai 2022 21:17
Badoo
Fecha o tópico...

=))

Puime
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Puime » 25 Mai 2022 10:58

SUICIDAL escreveu:
24 Mai 2022 22:38
Pode mandar MP com mais especificações do seu curso e método?
MP enviada!
:punk:
Tuf escreveu:
25 Mai 2022 08:34
Segue as dicas do Puime que são as melhores até agora.

O segredo é imersão total na língua e horas de estudo por dia. Ah, e deixe de lado livros de gramática do inglês mesmo.

Mesmo aqueles bons tipo "English Grammar in use". Esses livros devem ser para consulta esporádica no máximo. A base do seu estudo deve ser muito inglês "real" consumido em podcast de seu nível ou um nível pouco acima para evoluir no listening, textos curtos da BBC Learning English para evoluir no reading e aumentar o vocabulário, Cambly ou outro site de conversação com nativos para evoluir no speaking.

A última parte do speaking eu só entraria depois de um ou dois meses fazendo a imersão de reading and listening. Isso porque para falar vc tem que ter base. E o que te dá o fundamento é tudo aquilo que vc absorve lendo e ouvindo. Caso contrário vc vai tentar falar, as palavras não virão e vc vai se frustrar achando que não sabe falar ou não evolui.

Como tudo na vida, se vc quer ficar bom tem que colocar horas de dedicação. Mas aprender inglês é diferente de outros estudos como estudar para concurso ou matérias da faculdade. É muito mais parecido com aprender JJ, Violão ou qualquer habilidade prática. Exige fazer e não ler sobre como fazer. O listening por exemplo não adianta tu ligar na CNN e ficar escutando pq tu vai desistir. Tu tem que escutar coisas do seu nível. Ler é a mesma coisa. Não adianta querer ler o NYT agora. No futuro vc vai fazer as 2 coisas de forma natural. Mas as coisas têm de ser "step by step".

Enfim, uma parada que indico se vc tem problemas em se motivar é se inscrever um uma prova de certificação dessas tipo Cambridge ou Toefl. Elas te obrigam a estudar as 4 áreas - inclusive o Writing, que é a mais negligenciada delas (talvez por ser a que menos usamos lá fora a não ser que vc tenha objetivos acadêmicos).
Até eu ir morar fora do Brasil, o English Grammar in use era praticamente meu livro de cabeceira... ainda tenho os 3 por aqui, uso para eventuais consultas / idéias de exercício , porem como vc disse, hoje está longe de ser a melhor opção disponível . BBC learning english é uma ótima referência ... indico tambem o British Council, tanto a versão Teens, quanto a de adultos e a de Business, todos tem assuntos bem legais para discutir de acordo com seu nível... E a questão da CNN foi muito bem pontuada. Sabe o que indico pros meus alunos iniciantes assistirem? Peppa Pig e demais desenhos/programas para crianças. Depois vai pros super-heróis e por ai vai subindo. Linguagem simples e pra pessoas em processo de desenvolvimento da fala.

A questão do Speaking é o que pega 90% dos meus alunos. O brasileiro especificamente tem uma trava muito grande com o medo do julgamento / erro, o que acaba prejudicando muito na hora de falar. Não tem problema nenhum errar, a gente erra várias vezes até começar a acertar, não pode ser motivo de frustração pra ninguém...

Eu já era formado em cursos de inglês e dava aula por quase 3 anos quando fui pra fora do Brasil (Irlanda especificamente, onde tem um puta sotaque carregado...). Tinha todo o domínio gramatical, sabia construir qualquer sentença , ler e escrever de boa, mas quando me deparava com um sotaque diferente do americano tradicional ficava travado igual o Chaves com piripaque. Depois de alguns meses já tava bem tranquilo, e ai o estudo da gramatica me ajudou muito pra desenvolver mais. Mas vc sempre vai ter o que evoluir, não adianta. É um processo de evolução constante, por isso o importante é transformar isso em parte da sua rotina.

Depois de 3 anos morando na gringa, trabalhando em 2 empregos, falando ingles o dia todo, achava que meu ingles era excelente (e realmente era muito bom). Até entrar na faculdade e ter que escrever e apresentar um monte de texto acadêmico (em inglês - obviamente) pra professores e colegas do mundo todo, e ai eu vi que tinha muito a evoluir. E hoje, mesmo tendo quase 15 anos falando inglês praticamente todos os dias, 6 anos
morando na gringa, formado na europa, amigos de tudo que é lugar do mundo, eu sei que ainda tenho muita coisa a aprender (e continuo aprendendo todos os dias).
Aldebarã escreveu:
25 Mai 2022 09:27
Finado patola me ajudou PRA CARALEO no inglês. Maluco me chamou na chincha e meteu umas dicas que fizeram meu inglês saltar. Uma parada que ele refinou em mim foi minha pronúncia. Lembro dele me corrigindo sobre o "to":

- Cuidado porque fica parecendo "chew", que é mastigar e tem a mesma pronúncia. Use o "tsu" ao invés de "tchu". Extendi isso para o "too" e outros verbetes com esse fonema. Mandou uns textos curtos de linguagem simples para que eu lesse e traduzisse e claro, uns audios do Martin Luther King e Malcolm X para eu transcrever. Isso somado a meu vício de falar sozinho (simulando diálogo) e a base que eu já tinha me fizeram ter uma puta segurança (sim, segurança ŕ indispensável para o cérebro lembrar dos termos e você atingir fluência na fala, mesmo que com pausas esporádicas)

Não tem para onde correr, bicho, é escolher um método e se dedicar. Já vi muitos professores falando que o segredo para o atalho é a leitura e não a fala propriamente.

Boa sorte, cara! E sobre o patola, sou eternamente grato ao sacana.
Pode parecer maluco mas funciona muito essa técnica de falar sozinho (eu normalmente recomendo falar em frente ao espelho tambem, pra corrigir a postura corporal na hora da fala). O patola era meio radical em algumas coisas, mas tinha dicas muito boas e valiosas. Uma coisa que EU me atentaria em relação a pronúncia, é que a pronúncia é diferente do sotaque (e na maioria das vezes as pessoas confundem os dois). Teu sotaque vai ser seu, independente do idioma que vc esteja falando, e isso não é nenhum demérito. As palavras tem uma forma de pronunciar de forma correta, e muitas vezes os nossos vicios de linguagem do portugues acabam afetando isso, porém não se preocupem muito em emular o sotaque norte-americano, nova iorquino ou hollywoodiano que vemos nos filmes, pois no mundo real cada um fala inglês com um sotaque diferente, e isso pode acabar viciando o seu listening de um jeito que nem sempre vai ser o que vc vai ouvir (digo por experiência própria... quando vc pega um indiano, chines, coreano e alguns outros povos falando inglês, pode jogar fora toda aquela expectativa de ouvir inglês correto).

Mas que massa ver que está evoluindo, lembro daquele tópico contigo pedindo dicas de inglês! Keep up the good work!

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 25 Mai 2022 11:00

Ah, só um adendo. É claro que vc tem que ler sobre como aprender inglês e pegar dicas aqui e em fórum especializado. O "como" que eu disse que é menos importante é a gramática que diz como vc deveria falar e te bloqueia se vc fica só nela.

Outra dica que acho legal é não confundir sotaque com pronúncia. O primeiro é irrelevante para a fluência, mas a última é importante se vc quer ser bem compreendido. Muitas pessoas têm sotaque até forte, mas são fluentes. O GSP é um exemplo.

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 25 Mai 2022 12:10

Puime escreveu:
25 Mai 2022 10:58
MP enviada!

Até eu ir morar fora do Brasil, o English Grammar in use era praticamente meu livro de cabeceira... ainda tenho os 3 por aqui, uso para eventuais consultas / idéias de exercício , porem como vc disse, hoje está longe de ser a melhor opção disponível . BBC learning english é uma ótima referência ... indico tambem o British Council, tanto a versão Teens, quanto a de adultos e a de Business, todos tem assuntos bem legais para discutir de acordo com seu nível... E a questão da CNN foi muito bem pontuada. Sabe o que indico pros meus alunos iniciantes assistirem? Peppa Pig e demais desenhos/programas para crianças. Depois vai pros super-heróis e por ai vai subindo. Linguagem simples e pra pessoas em processo de desenvolvimento da fala.

A questão do Speaking é o que pega 90% dos meus alunos. O brasileiro especificamente tem uma trava muito grande com o medo do julgamento / erro, o que acaba prejudicando muito na hora de falar. Não tem problema nenhum errar, a gente erra várias vezes até começar a acertar, não pode ser motivo de frustração pra ninguém...

Eu já era formado em cursos de inglês e dava aula por quase 3 anos quando fui pra fora do Brasil (Irlanda especificamente, onde tem um puta sotaque carregado...). Tinha todo o domínio gramatical, sabia construir qualquer sentença , ler e escrever de boa, mas quando me deparava com um sotaque diferente do americano tradicional ficava travado igual o Chaves com piripaque. Depois de alguns meses já tava bem tranquilo, e ai o estudo da gramatica me ajudou muito pra desenvolver mais. Mas vc sempre vai ter o que evoluir, não adianta. É um processo de evolução constante, por isso o importante é transformar isso em parte da sua rotina.

Depois de 3 anos morando na gringa, trabalhando em 2 empregos, falando ingles o dia todo, achava que meu ingles era excelente (e realmente era muito bom). Até entrar na faculdade e ter que escrever e apresentar um monte de texto acadêmico (em inglês - obviamente) pra professores e colegas do mundo todo, e ai eu vi que tinha muito a evoluir. E hoje, mesmo tendo quase 15 anos falando inglês praticamente todos os dias, 6 anos
morando na gringa, formado na europa, amigos de tudo que é lugar do mundo, eu sei que ainda tenho muita coisa a aprender (e continuo aprendendo todos os dias).

Pode parecer maluco mas funciona muito essa técnica de falar sozinho (eu normalmente recomendo falar em frente ao espelho tambem, pra corrigir a postura corporal na hora da fala). O patola era meio radical em algumas coisas, mas tinha dicas muito boas e valiosas. Uma coisa que EU me atentaria em relação a pronúncia, é que a pronúncia é diferente do sotaque (e na maioria das vezes as pessoas confundem os dois). Teu sotaque vai ser seu, independente do idioma que vc esteja falando, e isso não é nenhum demérito. As palavras tem uma forma de pronunciar de forma correta, e muitas vezes os nossos vicios de linguagem do portugues acabam afetando isso, porém não se preocupem muito em emular o sotaque norte-americano, nova iorquino ou hollywoodiano que vemos nos filmes, pois no mundo real cada um fala inglês com um sotaque diferente, e isso pode acabar viciando o seu listening de um jeito que nem sempre vai ser o que vc vai ouvir (digo por experiência própria... quando vc pega um indiano, chines, coreano e alguns outros povos falando inglês, pode jogar fora toda aquela expectativa de ouvir inglês correto).

Mas que massa ver que está evoluindo, lembro daquele tópico contigo pedindo dicas de inglês! Keep up the good work!
Sim, sim, e foi ele quem se manifestou para me ajudar.

Cara, tento aproximar o máximo possível a minha pronúncia da pronúncia americana (não vernacular, digamos) Até pelo lance do imperialismo americano somado à sua posição de maior exportador cultural do mundo, é a pronúncia que mais escutamos. Agoooora, é impressionante essa galera indiana conseguir se comunicar com um inglês tão ininteligível... pqp! Sem falar os nativos africanos. Nessas horas vejo que minha pronúncia tá bacana. Outro lance é usar espelho só para a boca (ou a câmera do telefone).

Cara, abre um tópico sobre seu curso e disponibiliza uns cupons de 10conto.

Abraço, man.
Team Cara de Sapato :gunthug:

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 25 Mai 2022 12:59

Puime escreveu:
MP enviada!

Não sei se era algo específico da unidade na qual eu estudei ou se é da Cultura Inglesa como um todo, mas eu tinha aulas de listening sobre sotaques. Sotaque irlandês, escocês, galês...e também davam uma passada nos sotaques regionais, como Birmingham, Liverpool...

Eu gosto bastante de ouvir esses sotaques diferentes. O melhor jeito é como falaram aqui, pegar um tema que lhe agrade e assistir vídeos.

Sotaque irlandês = Conor McGregor

Sotaque de Liverpool (scouser) = Paddy Pimbleton, assistam as entrevistas dele, esse cara é uma figuraça

Sotaque de Birmingham (brummie) = esse é master of obvious, a série Peaky Blinders, o Thomas Shelby é de Birmingham.

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 25 Mai 2022 13:01

LeoMatosJJ escreveu:
25 Mai 2022 12:59
Não sei se era algo específico da unidade na qual eu estudei ou se é da Cultura Inglesa como um todo, mas eu tinha aulas de listening sobre sotaques. Sotaque irlandês, escocês, galês...e também davam uma passada nos sotaques regionais, como Birmingham, Liverpool...

Eu gosto bastante de ouvir esses sotaques diferentes. O melhor jeito é como falaram aqui, pegar um tema que lhe agrade e assistir vídeos.

Sotaque de Liverpool (scouser) = Paddy Pimbleton, assistam as entrevistas dele, esse cara é uma figuraça

Sotaque de Birmingham (brummie) = esse é master of obvious, a série Peaky Blinders, o Thomas Shelby é de Birmingham.
phpBB [video]

NoNickName85
Contato:

Mensagem por NoNickName85 » 25 Mai 2022 13:55

Boas dicas, estou bem interessado na parte de leitura e tradução, falar não é muito o meu foco.

No caso ler e entender um texto para concursos e provas.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 25 Mai 2022 14:08

Puime escreveu:

Depois de 3 anos morando na gringa, trabalhando em 2 empregos, falando ingles o dia todo, achava que meu ingles era excelente (e realmente era muito bom). Até entrar na faculdade e ter que escrever e apresentar um monte de texto acadêmico (em inglês - obviamente) pra professores e colegas do mundo todo, e ai eu vi que tinha muito a evoluir.
Pois é, isso que eu falo de fluencia, é o sujeito que pega um texto formal ou consegue construir um.

Sendo que para atingir um nível desses leva anos e muita dedicação.
Tapirus terrestris

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 25 Mai 2022 14:15

algumas quick tips pra leitura e fala,escrita não me acho capaz de ajudar
1)tornar o ''lazer''ver filmes e series em inglês legendados
2) leia em voz alta e livros infantis são mais fáceis(eu particularmente comecei com os harry potters que foi um dos livros que mais gostava quando criança e a dificuldade vai aumentando progressivamente do 1 ao 7.
2.1) 1 primeira coisa que deve saber para ter uma boa leitura é a pronuncia de letras que não existem no português como th, o r americano etç; no google tradutor mesmo(e em outros sites) tem a pronuncia de TODAS AS PALAVRAS. conheça o schwa sound porque em muitas palavras as vogais são trocadas por ele
gosto muito desse canal por que ela mostra a posição da língua
R [ɹ] Consonant
Spoiler:
phpBB [video]
th sound t som o t entre vogais flap T é bem diferente do t normal
phpBB [video]

2;2) aprenda a juntar frases.Isso ´Inglês é uma lingia que a ênfase são nas consoantes diferente do português que é nas vogais.
phpBB [video]
Imagem

malicia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por malicia » 25 Mai 2022 14:35

eu aprendi ingles "sozinho" , qndo digo sozinho é que não paguei nada pra aprender hahahahahahaha, só procurei coisas de graça pra fazer em ingles...

penso que demorei uns 15, 20 anos pra ficar fluente... qndo tinha uns 10 anos eu coloquei meu pc em ingles e desde aquela epoca nunca mais mudei, dps foi celular, videogame ou qqer device que da pra colocar em ingles eu colocava...

lembro que o que me ajudou foi assistir 10 temporadas de south park repetidamente procurando os scripts na internet, ai via sem legenda mas acompanhava com o script, fiz isso em pelo menos umas 3 vezes em um span de 5, 6 anos
outra coisa foi ler livros, com 14 eu lembro que li Duna e I am Legend em ingles, lembro que foi uma batalha, um sofrimento, devagar pra cacete, dóia o cerebro, sentia q nao tava entendendo nada... tanto que li os 3 primeiros livros de duna de novo nos ultimos anos ....

mta musica, mto filme, mta série... isso tudo me ajudou a entender bem o ingles e escrever tb...

só que ai eu ainda tinha um ponto fraco, falar... isso resolveu qndo eu comecei a namorar com uma canadense, dps disso meu ingles ficou bem fluente, ela me ajudou demais com o dia-dia, pronuncias, coisas que eu falava errado... e ela que me ensinou o frances que eu sei tb hahahahahaha...
mas mesmo sem ela eu ja era fluente, só não era mto natural, era meio travado pra falar, cometia uns erros repetidamente.... tem alguem te ajudando assim é mto bom pra refinar o conhecimento da lingua e dar confiança, mas meu sotaque ainda é forte, acho que isso é impossivel de mudar e eu consigo ouvir qndo é brasileiro falando ingles tb, é o mesmo sotaque que o meu...
pra não ter sotaque é só aprendendo a falar ingles antes dos 10, 12 ...

pra aprender foi mta disciplina e eu por gostar de tecnologia tive que me esforçar e desde pequeno já tinha isso como objetivo, hj parece fácil mas foi uma batalha hahahahahahahaha...

e no fim acho que vai da personalidade de cada um, tem gente que gosta de escola ou aprender em grupo, eu sou mais solitario no aprendizado, só fui atras de ajuda pra se expressar pro voz msm hahahahahahahahahaha...

uma das partes legais de entender ingles é prestar atenção nas letras das musicas, tipo eu escutava Nirvana, Pearl Jam e não sacava as letras plenamente, eu comecei entendendo palavras, dps foi frases, dps foi contexto, dps foi as piadinhas ou coisas subliminares,
eu percebi que foram niveis que fui subindo...

hj em dia penso em ingles, escrevo em ingles, e só falo em pt br aqui no fórum mas as vezes me vejo traduzindo do ingles pro ptbr qndo to escrevendo , uso ptbr tb no whatsapp com a familia e amigos, as vezes ficos semanas ou até mes sem falar ptbr e meus familiares dizem que eu to começando a parecer o supla qndo eu falo...

e no meio disso tudo meu frances tb melhorou mto e hj em dia as vezes confundo palavras em ptbr e frances ainda mais escrevendo...
e gosto de escrever ptbr em girias como faço aqui, não me esforço mto pra escrever correto pq não quero mesmo...
ta bom assim hahahahahahaha

Abssss!!!
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 25 Mai 2022 14:45

Puime escreveu:
24 Mai 2022 21:48
Bom, sou professor de inglês a mais de 15 anos… me formei em uma franquia famosa, fui professor e coordenador em outra e hoje tenho meu próprio curso on-line. Não cuspindo no prato que me alimentou, mas a maioria desses cursos tem uma metodologia mais tradicionalista, que não evoluiu junto das pessoas.

Não faz sentido você passar 5 anos estudando um idioma e não aprender a falar se uma criança aprende a falar tudo em um período de 3 anos (entre 2 - 5 anos). As escolas ensinam com muito foco em gramática, regras e teoria, além de muita repetição, o que acaba viciando o seu listening em uma forma específica de falar que a maioria das vezes é diferente do mundo real.

A melhor forma de desenvolver teu inglês , na minha visão, é de forma intuitiva, deixando seu cérebro trabalhar naturalmente; se cercar o máximo possível do idioma, desde pequenos detalhes como mudar seu celular pra inglês, seguir páginas em inglês nas redes sociais que vc usa, ler alguma notícia em inglês todos os dias (recomendo o site newsinlevels que tem a mesma notícia em três níveis diferentes), baixar algum app de jogo de inglês pra treinar a escrita, consumir conteúdo (filmes, séries, notícias, videogame, esporte, o que vc curtir) em inglês, de preferência sem legenda ou com legenda em inglês. Isso vai ajudar o seu reading, writing e listening, mas exige disciplina da sua parte.

A parte do Speaking, a melhor forma é praticando com alguém, de preferência um professor ou alguém pra te orientar, mas caso prefira fazer sozinho tem vários apps que conectam gente do mundo todo e aí vc consegue praticar e outros que corrigem a tua pronúncia. Falar em voz alta na frente do espelho ajuda também na entonação e confiança, por incrível que pareça.

Mas se vc já tem essa base anterior, com pouco tempo e uma boa orientação, você já consegue botar esse conhecimento pra fora.

Qualquer coisa, estamos por aí!
Muito obrigado, me manda mais informações do seu curso no MP.

Puime
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Puime » 25 Mai 2022 16:23

LeoMatosJJ escreveu:
25 Mai 2022 12:59

Desses cursos maiores, sem dúvida nenhuma, a cultura inglesa é a que tem a melhor qualidade e o material mais completo. O que acaba se refletindo no preço, que é o maior entre todas as franquias. Acaba pecando um pouco no foco excessivo no inglês britânico, mas em geral é um dos melhores.
Aldebarã escreveu:
25 Mai 2022 12:10
Sim, sim, e foi ele quem se manifestou para me ajudar.

Cara, tento aproximar o máximo possível a minha pronúncia da pronúncia americana (não vernacular, digamos) Até pelo lance do imperialismo americano somado à sua posição de maior exportador cultural do mundo, é a pronúncia que mais escutamos. Agoooora, é impressionante essa galera indiana conseguir se comunicar com um inglês tão ininteligível... pqp! Sem falar os nativos africanos. Nessas horas vejo que minha pronúncia tá bacana. Outro lance é usar espelho só para a boca (ou a câmera do telefone).

Cara, abre um tópico sobre seu curso e disponibiliza uns cupons de 10conto.

Abraço, man.
Que legal que ta evoluindo! Parabéns!! Continua com essa disciplina que vai longe!

Os africanos falando (geralmente) parecem que estão bravos contigo, varias vezes soa agressivo pra gente, mas é questão de costume. Agora os indianos, a maioria é foda mesmo de entender. :| :|

Vou abrir um topico depois se o malicia permitir.
palmeirense escreveu:
25 Mai 2022 14:45

Muito obrigado, me manda mais informações do seu curso no MP.
Valeu, vou mandar MP sim. Abraço !

NoNickName85
Contato:

Mensagem por NoNickName85 » 25 Mai 2022 19:29

Os nativos americanos dizem que o sotaque Brasileiro é fofo, parece que os brasileiros estão mimando uma criança ao falar inglês.

Isso procede?
Nick no antigo PVT: Aniquilator

malicia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por malicia » 25 Mai 2022 20:09

NoNickName85 escreveu:
25 Mai 2022 19:29
Os nativos americanos dizem que o sotaque Brasileiro é fofo, parece que os brasileiros estão mimando uma criança ao falar inglês.

Isso procede?
depende de onde vc é do brasil,

eu sempre saco q eh brasileiro com algumas palavras :
"watched" , o jeito que fala os R nas palavras tb, no "the" "this" ,
hj em dia eu identifico br facil... mas é o meu sotaque tb né,
e eu falo ingles "americano" com sotaque brasileiro ,
com o ingles britanico é outra coisa tb...

abss
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Responder