Mercado que frauda trabalhos acadêmicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
RedSkin
Contato:

Mercado que frauda trabalhos acadêmicos

Mensagem por RedSkin » 04 Jun 2022 13:46

Em entrevistas, estudantes dizem que não tinham tempo para a pesquisa – e relatam decepções, medo e culpa. Empresas e profissionais autônomos cobram até R$ 4 mil por uma monografia.

Quando se busca “TCC” na internet, os primeiros resultados não são dicas para um bom trabalho de conclusão de curso. Exibem, na verdade, anúncios de sites que, por alguns milhares de reais, vendem monografias prontas.

'Ajuda no fim do mês', diz professora da rede pública que faz TCCs
Não são só as empresas que vendem TCCs prontos – há também profissionais que, de forma independente, escrevem a pesquisa inteira para que ela seja apresentada por um estudante.

Joana* – que chama de "business" o que a filha define como crime – recebe, em média, uma encomenda por mês. Ela cobra de R$ 400 a R$ 500 para cada trabalho de conclusão de curso.

“Como sou professora da rede pública, sei que ninguém vai pagar mais do que isso. Ainda assim, ajuda no fim do mês. E prefiro trabalhar por minha conta, porque essas empresas são como cooperativas: vendem os trabalhos a preços altos, mas quem faz está sujeito a uma remuneração baixa e a muita cobrança.”

Formada em letras, Joana já redigiu TCCs de educação física, educação especial e direito, por exemplo.

"É uma prática ilícita", diz Gustavo Monaco, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP.

Os professores chegam a desconfiar, mas como irão provar que o estudante comprou o TCC? Se não houver plágio (que atualmente é detectado por softwares especializados), a instituição tem poucos instrumentos para denunciar a fraude.

"Já reprovei trabalhos porque o aluno demonstrou total desconhecimento do que apresentou à banca avaliadora. Mas não posso acusá-lo de ter comprado o TCC, porque estaria imputando um crime a ele sem ter provas", diz Monaco.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2 ... icos.ghtml

Reportagem longa.

Quando me formei, licenciatura em matemática, meu TCC
foi sobre um software de geometria (Cabri Géomètre), fiz bem simples, foi praticamente um tutorial de uso. Acho bizarro a pessoa terceirizar isso.

Rolou um papo que dois colegas pagaram por esse serviço terceirizado, ficou aquela desconfiança.

The Griot
Contato:

Re: Mercado que frauda trabalhos acadêmicos

Mensagem por The Griot » 04 Jun 2022 14:02

Conheço uma galera que leva a vida fazendo TCC e trabalho pros outros. Dá uma boa grana.

O diretor de uma empresa por onde eu já passei fez um mestrado com uma tese que era um negócio do qual ele não manja de nada. Certeza foi comprado, todo mundo na empresa zoava isso

sohnos
Contato:

Mensagem por sohnos » 04 Jun 2022 14:35

conheço um q fraudou em ed fisica numa faculdade mequetrefe, deu sorte q só perdeu 1 semestre ou ano (sei la, ja tinha me formado)

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 04 Jun 2022 18:01

Eu fiz o projeto de conclusão de dois colegas, pra se formarem. Comecei ajudando, pq não sabiam programa, mas acabei fazendo tudo.

Na banca, um passou e o outro reprovou. Ficou como se o que passou tivesse feito sozinho. Esse pelo menos estudou o código e chegou com um discurso bem ensaiado. O outro se fudeu do início ao fim. Foi uma das cenas mais constrangedoras que já vi na vida.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Jaisonn » 04 Jun 2022 18:23

brunodsr escreveu:
04 Jun 2022 18:01
Eu fiz o projeto de conclusão de dois colegas, pra se formarem. Comecei ajudando, pq não sabiam programa, mas acabei fazendo tudo.

Na banca, um passou e o outro reprovou. Ficou como se o que passou tivesse feito sozinho. Esse pelo menos estudou o código e chegou com um discurso bem ensaiado. O outro se fudeu do início ao fim. Foi uma das cenas mais constrangedoras que já vi na vida.
e ganhou o que em troca?
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 04 Jun 2022 18:28

Jaisonn escreveu:
04 Jun 2022 18:23
e ganhou o que em troca?
Imagem

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 04 Jun 2022 20:15

Monsoon escreveu:
04 Jun 2022 18:28
Imagem
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Team Cara de Sapato :gunthug:

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 04 Jun 2022 21:00

Monsoon escreveu:
Imagem
Kkkkkkkkkkkk

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 04 Jun 2022 23:50

Isso não é de agora, faz muito tempo que já rola

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 05 Jun 2022 00:00

brunodsr escreveu:
04 Jun 2022 18:01

O segundo cara foi pra o teste com a banca sem estudar nada do TCC mestre? Pqp...

Então vc tava presente no dia

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 05 Jun 2022 07:28

Carrapeta escreveu:
05 Jun 2022 00:00
O segundo cara foi pra o teste com a banca sem estudar nada do TCC mestre? Pqp...

Então vc tava presente no dia
Sim, eu assisti lá. Na faculdade onde me formei você podia fazer monografia, projeto ou artigo. Maioria optava por projeto pq podia fazer em dupla. Artigo era furada, porque a banca sempre mandava complementar e vazava o máximo de páginas permitido. Daí virava monografia mesmo.

E o projeto tinha todas as etapas de um lançamento, tipo 5W2H, justificativa, motivação, análise de concorrentes, features principais, swat, diferencial competitivo, etc. O código mesmo nem tinha tanta atenção, porque cobravam apenas o mvp e uma demo funcional. Você só abria o código para explicar a arquitetura (que apresentava os diagramas) e um ou outro detalhe técnico (que abria o projeto mesmo no eclipse). Nem precisava saber programar pra responder. Só ter estudado o projeto e saber como foi construído.

O cara foi mal do início ao fim. Não sabia responder nada direito e quando chegou na etapa do código, que perguntaram sobre a arquitetura, o cara mais preparado foi começar a responder, daí um dos caras da banca mandou: "você não, ele", apontado para o que não sabia nem que dia era aquele.

Foi feio o negócio. Até pediram pra gente sair da sala antes de passarem o feedback pra eles. A pior parte nem é a vergonha, mas chamar a família pra ver o vexame. Quando a gente saiu da sala, a mãe do cara já estava com o discurso ensaiado de que foi perseguição porque ele estava nervoso. Tipo, perceberam que ele estava nervoso e focaram nele. Eu saí logo de perto.

Nem fiquei pra falar com eles, mas soube que um passou de boas (não lembro a nota) e o outro reprovou com louvor, com direito a comida de rabo. Pelo menos foi cabra homem e não explanou o colega.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 05 Jun 2022 08:03

Grandes bostas, maioria dos professores que tive na federal, nem aula davam direito, ficavam só passando trabalho, ou fichamento nada mais, no máximo em aula davam um resumo mequetrefe sobre determinado tema, mas na hora da prova vinha fudendo.
Tem muita hipocrisia no mundo egocêntrico dos professores principalmente de federais, engraçado que raramente tive aula boa com professor doutor, só aula vagabunda onde parecia que eu tinha ganhado na mega sena por ter a honra de estar em uma mesma sala que ele.
E olha que eu passei um bom tempo na federal fiz 2 graduações nela, e independente do curso os professores na maioria são iguais.
Então antes de cagarem goma, com a galera que tá de saco cheio e só quer terminar essa merda de curso, deveriam repensar e ver que esse é o menor dos problemas da graduacao no Brasil.
Vou contar o que ocorreu comigo, na minha primeira monografia, fiz sobre um tema complicado que meu orientador "sugestionou" e ainda me exigia que fosse bem feito de verdade, em que perdi quase 1 período (6 meses) meses fazendo pesquisa de campo, quebrando cabeça com os dados, entrevista com empresários e os cambau, e ia e vinda de revisão, onde meu orientador mandava eu fazer algo, e depois que eu fazia ele mandava retirar, fiz bem feito a coisa pensando que ia adquirir conhecimento bla bla bla, apresentei show de bola e tudo mais, recebi elogios da banca e um tapa no ombro e um abraço, um tempo depois descubro que todo o trabalho que eu tive, e que toda "sugestão" do meu orientador foi para que na verdade ele apresentasse como sendo uma pesquisa dele no doutorado em que ele estava fazendo, na verdade eu estava era fazendo a tese de doutorado do filho da puta pois ele me "sugestionou" para o tema que ele queria, engraçado que toda a minha pesquisa estava lá, inclusive diversos itens que ele mandava retirar na revisão da monografia, ele salvava e incluía na tese dele...
então o golpe ta ai cai quem quer....
Editado pela última vez por codematrixbr em 05 Jun 2022 11:01, em um total de 2 vezes.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 05 Jun 2022 09:37

brunodsr escreveu:
05 Jun 2022 07:28
Sim, eu assisti lá. Na faculdade onde me formei você podia fazer monografia, projeto ou artigo. Maioria optava por projeto pq podia fazer em dupla. Artigo era furada, porque a banca sempre mandava complementar e vazava o máximo de páginas permitido. Daí virava monografia mesmo.

E o projeto tinha todas as etapas de um lançamento, tipo 5W2H, justificativa, motivação, análise de concorrentes, features principais, swat, diferencial competitivo, etc. O código mesmo nem tinha tanta atenção, porque cobravam apenas o mvp e uma demo funcional. Você só abria o código para explicar a arquitetura (que apresentava os diagramas) e um ou outro detalhe técnico (que abria o projeto mesmo no eclipse). Nem precisava saber programar pra responder. Só ter estudado o projeto e saber como foi construído.

O cara foi mal do início ao fim. Não sabia responder nada direito e quando chegou na etapa do código, que perguntaram sobre a arquitetura, o cara mais preparado foi começar a responder, daí um dos caras da banca mandou: "você não, ele", apontado para o que não sabia nem que dia era aquele.

Foi feio o negócio. Até pediram pra gente sair da sala antes de passarem o feedback pra eles. A pior parte nem é a vergonha, mas chamar a família pra ver o vexame. Quando a gente saiu da sala, a mãe do cara já estava com o discurso ensaiado de que foi perseguição porque ele estava nervoso. Tipo, perceberam que ele estava nervoso e focaram nele. Eu saí logo de perto.

Nem fiquei pra falar com eles, mas soube que um passou de boas (não lembro a nota) e o outro reprovou com louvor, com direito a comida de rabo. Pelo menos foi cabra homem e não explanou o colega.
Caralho, porra que vergonha meu irmão.
O cara também é foi muito preguiçoso, nem para estudar o documento antes da apresentação.

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 05 Jun 2022 09:42

codematrixbr escreveu:
05 Jun 2022 08:03
Grandes bostas, maioria dos professores que tive na federal, nem aula davam direito, ficavam só passando trabalho, ou fichamento nada mais, no máximo em aula davam um resumo mequetrefe sobre determinado tema, mas na hora da prova vinha fudendo.
Então, fiz UERJ e realmente tinha muitos professores nesse estilo, apesar ter feito licenciatura em matemática, tínhamos 1 ano de física (teoria e laboratório), os professores de física ensinavam bem, mas a avaliação vinha pica também kkkkk

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 05 Jun 2022 09:43

Monsoon escreveu:
Imagem
Hahahaha :))

Responder