Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 04 Fev 2015 17:16

renatomp escreveu:Voltando aos treinos de JJ essa semana, a academia tbm tem Judo e vou experimentar essa semana pra ver se treino as duas.

Alguém tem alguma dica pra passar para um iniciante em Judo?
A minha dica é focar nas técnicas de varredura de pernas pelo menos no começo (Ashi waza), porque não tem tanto perigo e são muito úteis. No começo não de enfase as técnicas de sacrifício (sutemi waza), tem um motivo ficarem por último no currículo gokio, senão por ser jiujieiro vai praticamente ficar puxando guarda quando não conseguir mandar uma técnica de sacrifício e geralmente os treinos em pé recomeçam logo em pé quando a técnica não funciona. Não entre pensando em fazer um jogo para "ganhar" ou empatar o treino, não adianta ganhar treino, o negócio é conseguir colocar em prática uma técnica que aprendeu. Se o adversário fizer uma entrada boa geralmente é melhor deixar ele te jogar para cair certo se machucar menos.

Treine combinações, a importância do ashi waza é que para mim é como o jab do Judo, você talvez não vá noucatear o adversário com um jab, mas vai fazer ele se mover e ficar numa posição vulnerável a outro golpe maior, é muito mais fácil derrubar alguém quando ele está em movimento direcionando a força dele para onde você quiser.
phpBB [video]

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Judô

Mensagem por renatomp » 04 Fev 2015 18:46

gus77 escreveu:
A minha dica é focar nas técnicas de varredura de pernas pelo menos no começo (Ashi waza), porque não tem tanto perigo e são muito úteis. No começo não de enfase as técnicas de sacrifício (sutemi waza), tem um motivo ficarem por último no currículo gokio, senão por ser jiujieiro vai praticamente ficar puxando guarda quando não conseguir mandar uma técnica de sacrifício e geralmente os treinos em pé recomeçam logo em pé quando a técnica não funciona. Não entre pensando em fazer um jogo para "ganhar" ou empatar o treino, não adianta ganhar treino, o negócio é conseguir colocar em prática uma técnica que aprendeu. Se o adversário fizer uma entrada boa geralmente é melhor deixar ele te jogar para cair certo se machucar menos.

Treine combinações, a importância do ashi waza é que para mim é como o jab do Judo, você talvez não vá noucatear o adversário com um jab, mas vai fazer ele se mover e ficar numa posição vulnerável a outro golpe maior, é muito mais fácil derrubar alguém quando ele está em movimento direcionando a força dele para onde você quiser.
phpBB [video]
vlw, vou assistir o vídeo antes da aula.

A gente vai trocando ideia! B-)
Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 08 Fev 2015 00:34

renatomp escreveu:Voltando aos treinos de JJ essa semana, a academia tbm tem Judo e vou experimentar essa semana pra ver se treino as duas.

Alguém tem alguma dica pra passar para um iniciante em Judo?

Tenho sim.

Não treine judô como um "complemento".

Como diz um velho preceito zen, "esvazie sua mente".

Sempre que voce vai experimentar uma variedade nova de cha, nao adianta levar uma xicara cheia do que voce sempre toma, nao cabera mais. Esvazie sua xicara e deixe que o novo liquido a preencha, so entao o saboreie...

Treine judo para aprender um novo modo de lutar comecando por aprender a lutar em pé com precisao e tecnica. O que voce aproveitara nos treinos e campeonatos de jiu jitsu virá de maneira inata.

O colega aí acima disse bem ao aconselhar vc a priorizar ashi waza, mas não menospreze os demais nage waza. Muitas lutas de jiu, no gi etc mostram que tecnicas como o seoi nage podem ser muito uteis e as de sacrificio sao excelentes contraataques.

Eu costumo usar o tani otoshi para contragolpear a maioria das entradas de quadril, e logo apos o kake (projecao) eu monto, seja no judo seja no jiu jitsu. Muito efetivo.

Tecnicas de sutemi nao sao aberturas, sao defesas. Se o adversario encaixou uma queda ou chegou muito perto, nao simplesmente se deixe cair e perder pontos: derrube de sacrificio e monte :) isso o judo ensina.

Abracos, e troque ideia sempre.

Jita kyoei.
Editado pela última vez por Sanshiro em 08 Fev 2015 00:49, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 08 Fev 2015 00:39

Fu Manchu escreveu:Botei a branca na cintura e comecei a treinar judo de verdade...

Vamos ver o que vira...

Digo o mesmo que disse para o colega acima: parabéns, e treine sem pensar no jiu jitsu. Treine o judo pelo judo, treine para lutar bem em pé. Não se limite. A integracao com o jiu jitsu vira naturalmente.

Oss!
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Judô

Mensagem por renatomp » 08 Fev 2015 08:30

Vlw pela dica Sanshiro, vou ter o primeiro treino experimental na terça feira.
Vamos ver no que vai dar... ;)
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 08 Fev 2015 20:32

Acabei de ler uma frase muito interessante e que agora vou partilhar convosco:

"A black belt is not something you wear, is something you become."

É algo que vos deve fazer pensar na responsabilidade que tal ideia acarreta, quer enquanto indivíduos que estão a percorrer um determinado caminho marcial, quer enquanto indivíduos a viver em sociedade.
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 08 Fev 2015 21:40

Curioso, Pitbull, que como ocorre com quase tudo na filosofia oriental, há várias formas de se entender o conceito que é a faixa preta...

- Por um lado, ela é um símbolo de crescimento, de maturidade.
Muitos vêem ou sentem a faixa preta como algo a ser ostentado, exibido, quase um "cuidado comigo, sou bom de briga" ou "sou diferente, sou melhor", isso é primitivo e eu ousaria dizer que aqueles que pensam assim não merecem a graduação...

- Acho que há duas formas mais sensatas de ver a faixa preta; uma é a que você ilustrou aí, é algo que você mereceu ao longo dos treinos, durante toda a caminhada da vida até a graduação.

Outra, que é mais como eu penso, é a visão estritamente japonesa, mais particularmente no judo. No Japão não há faixas coloridas para os judokas adultos, as faixas são branca, marrom e preta. A faixa preta no Japão não é um "grau de mestre" ou uma distinção: ela é apenas uma graduação que demonstra que o aluno é experiente o suficiente para lutar como um judoka pleno.

Eu estou atualmente me preparando para o exame de faixa preta, sem nenhuma pressa e "saboreando" cada passo enquanto sou faixa marrom... Lutei muito na minha vida para alcançar a marrom, foi uma grande vitória depois de tantas coisas que me fizeram pensar em não treinar mais, períodos em que eu fiquei doente, outros em que o trabalho ou outros interesses me desviaram do caminho...

Mas como a maioria das pessoas que começoaram a treinar judô desde criança e persistiu até o final da adolescência, eu nunca tive maior dificuldade para voltar; o jiu jitsu também ajudou muito a ir me mantendo dentro do tatame de um jeito ou de outro...

Acho que obter a faixa preta vai ser algo que vai engrandecer minha experiência de vida, vai ser bonito, mas eu no íntimo acho que vou continuar sendo um judoka humilde, que entra no tatame todos os treinos querendo apenas aprender mais e me manter fisicamente são e capaz de me defender...


Edit: por sinal, acabei de escrever este post e visitando o site da Kodokan, vi esta frase na área de etiqueta no dojô que acho muito bonita e é um recado de motivação para os que se desestimulam ou relutam em voltar a praticar:

"The most important manner for a Judo player is not to give up or quit training Judo.".
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Judô

Mensagem por renatomp » 10 Fev 2015 20:39

fiz a primeira aula hoje, foi feito um bom aquecimento e partimos pro treino de quedas, foram duas técnicas ensinadas...não me perguntem o nome :) rs

Gostei da aula, acho que progredi razoavelmente bem durante as repetições da técnica, demorei um pouco pra compreender e sincronizar o movimento mas depois da 5, 6 repetição comecei a fazer certo, cada vez com mais agilidade e precisão...

Não lutei...professor me deixou só olhando.

Não fiquei pra Aula de JJ em seguida, senti dor de cabeça, não me alimentei bem, mas quinta feira volto pra pegar o treino de Judo de novo e pretendo comer melhor pra chegar bem no treino.
Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 10 Fev 2015 22:33

Parabéns, guerreiro.

você vai observar que é um treino bem diferente do das academias de jiu jitsu de hoje...

antigamente o judô e o jiu eram muito mais parecidos, ambos começavam sempre em pé, focando na luta inicial, e depois vinha a parte de chão completa.

Hoje, por causa da esportivização (se é que existe essa palavra) de ambos, mais do judô mas também do jiu jitsu cada vez mais, vc vai ver que o judô quase que só prioriza a luta em pé, dominar e projetar um adversário de modo a "nocautea-lo" (o ippon simboliza isso e uma boa queda numa situação real nocauteia direitinho), enquanto que o jiu jitsu vai (no bom sentido, me entendam por favor) "menosprezar" a luta em pé e vai focar na luta de chão, mas aí vai refinar MUITO e vai priorizar a finalização, colocar o oponente fora de combate.

São abordagens inteiramente diferentes hoje, e isso é lamentável por um lado, e bom por outro: hoje são artes realmente diferentes.

Estude os dois e curta, que é o mais importante!

Oss!
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 11 Fev 2015 16:10

Meus amigos,

Assim vale a pena estar na vida e nas artes marciais:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-02 ... os-estudos" onclick="window.open(this.href);return false;

Hoje foi um dia de doidos, mas valeu imenso, pela solidariedade, pelo altruismo da causa e por finalmente poder retribuir tudo o que o Judo fez por mim.

Em breve vou tentar colocar os videos no youtube.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Grappler
Mensagens: 619
Registrado em: 12 Jul 2014 21:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Grappler » 11 Fev 2015 20:59

Judo Pitbull escreveu:Meus amigos,

Assim vale a pena estar na vida e nas artes marciais:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-02 ... os-estudos" onclick="window.open(this.href);return false;

Hoje foi um dia de doidos, mas valeu imenso, pela solidariedade, pelo altruismo da causa e por finalmente poder retribuir tudo o que o Judo fez por mim.

Em breve vou tentar colocar os videos no youtube.

Abraço
Grande iniciativa, muitos parabéns!

Abraço
Grappling way of life!

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Judô

Mensagem por -meph- » 12 Fev 2015 04:29

http://esportefino.cartacapital.com.br/ ... enda-judo/" onclick="window.open(this.href);return false;

Uma grande perda para o Judô...
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 14 Fev 2015 10:12

O nosso calendario já atravessou o Atlântico e chegou ao Brasil!

http://m.oglobo.globo.com/blogs/pagenot ... 560825.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fu Manchu » 21 Fev 2015 13:05

café c/ leite escreveu:Federação Francesa de Judô vai banir todos os judoca que forem flagrados ensinando MMA.

http://www.bjjee.com/bjj-news/french-ju ... ching-mma/" onclick="window.open(this.href);return false;
Cara que ridículo.

Eu to treinando com um cara com 10 anos de seleção, ele deve ter quase seus 50 anos e é impressionante a diferença de mentalidade dele pra "nova geração" daqui.

O cara me pediu pra atacar chave de perna, pé e que se foda. Enquanto os outros reclamam de eu levantar pra passar guarda...

O Judô precisa de melhores administradores... vão matar o negócio...

Avatar do usuário
Thiago Marques
Mensagens: 1376
Registrado em: 24 Jul 2014 10:04
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Thiago Marques » 22 Fev 2015 23:17

Kosoto gake?

Imagem
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes