Teletrabalho, pandemia e mudança para o litoral

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tuf
Contato:

Teletrabalho, pandemia e mudança para o litoral

Mensagem por Tuf » 10 Jul 2022 15:20

Então, eu e a patroa queremos aproveitar que ambos os trabalhos liberaram o home office para testarmos como seria morar no litoral de uma cidade pequena durante um ano pelo menos e dar um gás na relação. Buscamos mais contato com a natureza e tentar viver com mais qualidade de vida em vez de só acumular. Apesar de gostar de praia, curto a vibe de cidade grande e estou na dúvida se não vamos nos arrepender. O bom é que o contrato é curto (12 meses), então sempre podemos reverter a decisão.

No passado, já morei em capital com mar (Rio) e não ia tanto assim na praia quanto gostaria. Talvez pq estava estudando para concurso. Era uma outra fase da vida e penso que curti pouco o que a cidade tinha a oferecer (não só a praia).

Se vocês tivessem a oportunidade de se mudar por teletrabalho ou qualquer outro motivo, o fariam? Por quê?

O que tem de atrativo nessas pequenas cidades que as pessoas buscam quando se aposentam? Não é meu caso, mas por que esperar se posso fazer agora?

Alguém fez mudança parecida durante o período de pandemia (ou não) e pode dizer o que achou? Quais os prós e contras de se mudar de uma capital com 1,5 milhão de habitantes para uma cidade litorânea de 50 mil habitantes?

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Re: Teletrabalho, pandemia e mudança para o litoral

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Jul 2022 15:59

me quota pra eu te responder depois.
to indo ver o por do sol da areia com a familia e na volta eu te explico uhauhauha
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 10 Jul 2022 16:11

Kabeça Grande BJJ escreveu:
10 Jul 2022 15:59
me quota pra eu te responder depois.
to indo ver o por do sol da areia com a familia e na volta eu te explico uhauhauha
Hehe já é um belo motivo! Acho que não vou me arrepender. E não vou estar tão longe da capital e dos amigos. Dos meus pais e irmão já estou distante mesmo. Estamos mais perto da família da mineira.

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 10 Jul 2022 16:23

Dentro do que vc colocou, aconselho listar itens indispensáveis para vc em relação ao que vc considera qualidade de vida. Aconselho, obviamente, ir para uma cidade com custo de vida mais baixo pois aí vc vai estar multiplicando o dinheiro que estará ganhando.
Litoral do Rio, Espírito Santo e Nordeste têm várias cidades interessantes, mas nem todas com infra-estrutura boa.

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 10 Jul 2022 17:18

vai pra SC, navegantes por exemplo, e seja feliz, ou então vai pra guarda, a propria floripa tem bairros que se assemelham muito com interior, região da armação pertinho da praia do matadeiro, enfim vou falar nada não, que a inveja ja sobe sem limites kkkkkk
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Jul 2022 21:48

Tuf escreveu:
10 Jul 2022 15:20
Então, eu e a patroa queremos aproveitar que ambos os trabalhos liberaram o home office para testarmos como seria morar no litoral de uma cidade pequena durante um ano pelo menos e dar um gás na relação. Buscamos mais contato com a natureza e tentar viver com mais qualidade de vida em vez de só acumular. Apesar de gostar de praia, curto a vibe de cidade grande e estou na dúvida se não vamos nos arrepender. O bom é que o contrato é curto (12 meses), então sempre podemos reverter a decisão.

No passado, já morei em capital com mar (Rio) e não ia tanto assim na praia quanto gostaria. Talvez pq estava estudando para concurso. Era uma outra fase da vida e penso que curti pouco o que a cidade tinha a oferecer (não só a praia).

Se vocês tivessem a oportunidade de se mudar por teletrabalho ou qualquer outro motivo, o fariam? Por quê?

O que tem de atrativo nessas pequenas cidades que as pessoas buscam quando se aposentam? Não é meu caso, mas por que esperar se posso fazer agora?

Alguém fez mudança parecida durante o período de pandemia (ou não) e pode dizer o que achou? Quais os prós e contras de se mudar de uma capital com 1,5 milhão de habitantes para uma cidade litorânea de 50 mil habitantes?
sei que você é mais novo, mas recomendo fortemente que veja o canal +50. https://www.youtube.com/watch?v=Jtwr5QB1CTU
O Dimas tem uma visão de aposentado, mas serve perfeitamente pra quem tem esse objetivo. ele avalia várias cidades.

respondendo a sua primeira pergunta sim. Por quê? Porque eu odeio cidade grande, trânsito, concreto, falta de contato com a natureza, poluição. Ce tem filhos? Se tiver uma criança com asma, essa decisão torna-se vital para salvar a vida de quem vc ama, meu caso.

Eu tbm pego onda, então é um motivo a mais.

O que a gente procura? procura tudo que falei que odeio e não tem aqui. Primeiro eu fui pro Guarujá. Depois troquei de cidade, pra uma que tem mais de 50 mil, mas num bairro de praia mais afastado. Moro a alguns passos da praia, trabalho de casa, minha vida é mega tranquila, vivo quase todos os dias de bermuda, chinelo, faço quase tudo de bike (academia, compra, surf, restaurante japones, tudo vamos de bike, mesmo tendo carro).

Sexo melhorou, disposição, meu jeito pilhado e meio bruto, tudo... nunca fui tão feliz.

eu mudei antes da pandemia, abri comércio, quebrei na pandemia, me reergui criando uma agencia de mkt (toda baseada em home office, meus funcionários ficam espalhados pelo brasil) e não me vejo tendo outro tipo de vida.

coisas que vc tem que avaliar: hospital ou acesso próximo (por isso não fui pra Ilhabela, por exemplo), escolas para crianças, lotação no verão e locomação (descartei Ubatuba por isso, ali na alta é duas horas do sul da cidade pro norte), violência (escolha os melhores bairros da cidade e/ou casa/ apto em condominio - a minha casa aqui é em condominio fechado).

eu te garanto uma coisa: não pense muito. deixe pra pensar se vai dar errado depois que fizer. ninguém que não fez sabe o que é, pode falar ou tem esse sentimento. só quem passa sabe.

Só quem vê um filho que passou por cinco utis até os dois anos de idade, hoje mergulhar em mar gelado, fazer trilha, aprender a nadar diretamente no mar, só andar descalço, tudo sem nunca mais ter dado um espirro, pode dizer o que ganha.

não tenha medo.

se jogue, bicho!
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 11 Jul 2022 01:12

Fala Kabeça, tudo bem? Se não for um incômodo, gostaria de saber a razão pela qual você deixou o Guarujá.

Abraço e parabéns pela decisão!

abnerjj
Contato:

Mensagem por abnerjj » 11 Jul 2022 09:46

Eu tô indo embora
Escuta o que eu tô falando
Eu vou pro litoral
Amanhã tô litorando
Não esquenta a cabeça
Nem fica se estressando
Eu vou pro litoral
Amanhã tô litorando

Refrão
Desce me olhando
Eu vou pro litoral
Amanhã tô litorando vai

No calor do verão
Elas correm pra malhar
Aí que fica bom
A praia vai bombar
Só corpão sarado
Biquíni arrumado
Festival de bumbum
Agente fica alucinado

Temperatura vai subir
Dj tocando sem parar
Na beira da praia
Muita coisa vai rolar

Refrão
Desce me olhando
Eu vou pro litoral
Amanhã tô litorando

No eletrofunk a
Galera balançando
Eu vou pro litoral
Amanhã to litorando

Desce me olhando
Eu vou pro litoral
Amanhã tô litorando
Soul Rebel....

Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 11 Jul 2022 09:48

Tuf escreveu:
10 Jul 2022 15:20
O bom é que o contrato é curto (12 meses),
Esse é o ponto chave. 12 meses é perfeito pra testar um lugar o tempo suficiente para o local deixar de ser novidade e vc perceber se curte mesmo.
E se achar ruim, 12 meses dá para aguentar até de quarentena com a sogra, imagine com a mineira na praia então kkkk

Vc perguntou se topariam....pelo menos com a cabeça q tenho hj, não toparia. Continuo gostando de concreto, trânsito, barulho e bagunça; até hj não desapeguei dessas coisas.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 11 Jul 2022 10:18

Moro na praia e só troco pra ir pra bem longe no meio do mato
Tenho horror a cidade e tudo que ela proporciona
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 11 Jul 2022 11:21

Acordar dar uma corridinha ouvindo o barulho do mar, no frio então que a praia fica deserta, isso sim é uma vida de qualidade !
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 11 Jul 2022 13:08

Moro em São Paulo capital, e trabalho em home office desde o início da pandemia, e o esquema vai continuar assim pelos próximos anos porque deu muito certo, a produtividade aumentou e melhorou a qualidade de vida, só vantagens. Além disso, o local de trabalho é na cracolândia, então nem preciso dizer mais nada. Fui lá na semana passada após 2 anos e meio, e a região está muito decadente, vários estabelecimentos comerciais deixaram a região, o restaurante que eu frequentava era super cheio antes de março de 2020, e descobri que fechou as portas. E para ajudar mais ainda, hoje teve um incêndio na 25 de março, que fica nas próximidades.

Andei vendo alguns apartamentos para comprar na praia grande. Tem muita oferta, acho que o motivo é que o proprietário prefere investir o dinheiro em outra coisa, é só apartamento de praia, a pessoa mora na capital e só desce para o litoral no fim de semana e feriado. Vários anúncios de apartamento com 80 metros, 2 quartos, sacada, 2 banheiros e 1 vaga custando R$ 300.000,00, R$ 350.000,00, bem perto da praia. Dá até para achar por menos. Nesse valor em São Paulo vc acha apartamento com a metade do tamanho e em regiões mais distantes da paulista. Vi um na vila mariana perto do metrô com 45 metros e 1 vaga, e o proprietário está pedindo R$ 500.000,00, esse está em bom estado. E vi outros no mesmo bairro e com a mesma metragem, só que mais acabado, e estão pedindo R$ 450.000,00. Ou seja, na praia grande está muito mais barato. Meus pais tiveram apartamento lá há 15 anos, e venderam porque a família era quem menos usava, os parentes ficavam pedindo para ficar no apartamento nos fins de semana, meus pais deixavam, e aí acabou sendo melhor vender e investir o dinheiro em outra coisa. Achei a cidade muito tranquila, a infraestrutura era básica, regular, tinha comércio perto, e só tinha trânsito no fim de semana, nos outros dias parecia interior. Só me assustava a questão de furtos e roubos, diziam que rolava muito, apesar de nunca ter presenciado nada. E então pensei em comprar um apartamento e ficar lá por um tempo, depois de casar deixaria o apartamento só para visitar nos fins de semana.

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 11 Jul 2022 13:23

Eu iria pra Vitória-ES.
Capital, mas não tem os males de uma cidade tão grande como São Paulo. Qualidade de vida muito top. Tem uma orla gigante, segura e geral faz exercícios diariamente.... É uma cidade muito bonita, tranquila e dá pra ter muito contato com a natureza, sem estar isolado do mundo moderno(que inevitavelmente nós precisamos)

Baby Face
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Baby Face » 11 Jul 2022 13:43

PQP... Tudo o que eu mais queria no mundo era dar uma guinada dessas na minha vida... Me mandar daqui para um lugar desses eu, mineira e as crias... Mas por fatores que estão além do meu controle isso é impossível, pelo menos a curto e médio prazo...
"Uma mão ia no volante a outra no carinho"

Mendigo Mestre

Responder