Teletrabalho, pandemia e mudança para o litoral

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Kabeça Grande BJJ
Contato:

Re: Teletrabalho, pandemia e mudança para o litoral

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 11 Jul 2022 13:59

Dutch escreveu:
11 Jul 2022 01:12
Fala Kabeça, tudo bem? Se não for um incômodo, gostaria de saber a razão pela qual você deixou o Guarujá.

Abraço e parabéns pela decisão!
blz meu velho e vc?
assalto, tiro, transito, sequestros, caos... é uma rio de janeiro em menor escala.
é linda, estupidamente linda, mas é problematica na mesma proporção. não compensa.
depois que fui assaltado e fiquei na mira de um trabuco quando encostei a caranga pra surfar ali no pernambuco, entendi que não era o que buscava. não que isso não possa acontecer em qq lugar, mas ta terrivelmente insana a cidade.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 11 Jul 2022 14:09

Alekson lima escreveu:
11 Jul 2022 13:08
Moro em São Paulo capital, e trabalho em home office desde o início da pandemia, e o esquema vai continuar assim pelos próximos anos porque deu muito certo, a produtividade aumentou e melhorou a qualidade de vida, só vantagens. Além disso, o local de trabalho é na cracolândia, então nem preciso dizer mais nada. Fui lá na semana passada após 2 anos e meio, e a região está muito decadente, vários estabelecimentos comerciais deixaram a região, o restaurante que eu frequentava era super cheio antes de março de 2020, e descobri que fechou as portas. E para ajudar mais ainda, hoje teve um incêndio na 25 de março, que fica nas próximidades.

Andei vendo alguns apartamentos para comprar na praia grande. Tem muita oferta, acho que o motivo é que o proprietário prefere investir o dinheiro em outra coisa, é só apartamento de praia, a pessoa mora na capital e só desce para o litoral no fim de semana e feriado. Vários anúncios de apartamento com 80 metros, 2 quartos, sacada, 2 banheiros e 1 vaga custando R$ 300.000,00, R$ 350.000,00, bem perto da praia. Dá até para achar por menos. Nesse valor em São Paulo vc acha apartamento com a metade do tamanho e em regiões mais distantes da paulista. Vi um na vila mariana perto do metrô com 45 metros e 1 vaga, e o proprietário está pedindo R$ 500.000,00, esse está em bom estado. E vi outros no mesmo bairro e com a mesma metragem, só que mais acabado, e estão pedindo R$ 450.000,00. Ou seja, na praia grande está muito mais barato. Meus pais tiveram apartamento lá há 15 anos, e venderam porque a família era quem menos usava, os parentes ficavam pedindo para ficar no apartamento nos fins de semana, meus pais deixavam, e aí acabou sendo melhor vender e investir o dinheiro em outra coisa. Achei a cidade muito tranquila, a infraestrutura era básica, regular, tinha comércio perto, e só tinha trânsito no fim de semana, nos outros dias parecia interior. Só me assustava a questão de furtos e roubos, diziam que rolava muito, apesar de nunca ter presenciado nada. E então pensei em comprar um apartamento e ficar lá por um tempo, depois de casar deixaria o apartamento só para visitar nos fins de semana.
PG evoluiu muito. o trabalho que o Alberto Mourão fez desde 93 dá frutos hoje. estrutura formidável. Não dá pra vacilar de iphone na mão panguando em feirinha, mas número de roubo a carro diminuiu muito por conta das câmeras inteligentes de reconhecimento facial e das placas.
casas ainda rola invasão às de veraneio, que ficam fechadas, mas onde tem morador é muito difícil.
sem contar que a sabesp mexe na cidade inteira fazendo tratamento de esgoto. bandeira verde no mar em 70% dos dias. água limpa. canto do forte tu vai remar lá fora e vê tartaruga, em certas épocas golfinho, tá uma delícia.
problema ainda é a zona 3 com muita desigualdade social (a PG é dividida em 3 zonas: 1- área nobre, entre orla e avenida keneddy, 2- entre keneddy e a rodovia, 3 da rodovia pra lá). mas ninguém daqui vai se mudar pra zona 3, e mesmo em alguns lugares de zona 3, como sítio do campo, por exemplo, ainda é de boa total, com boas casas de condominio.
2 shoppings sendo construídos para gerar emprego, um excelente hospital particular, cidade plana, tu vai de bike pra qq lugar. e 50 minutos de sp.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 11 Jul 2022 14:18

Se você mantém o apego a cidade grande, no nordeste geralmente as capitais possuem cidades litorâneas vizinhas que são relativamente próximas.

É o caso de onde eu moro, que é capital. Tem 2 cidades vizinhas que são praianas. Uma tem 50 mil hab, a outra tem 10 mil. Coisa de 30 a 40 min de carro.

As desvantagens são bem óbvias. Não tem hospital (só UPA), não tem supermercado dessas redes maiores, vai ter que ficar indo na capital pra resolver certas coisas, pra ir pra restaurante, a internet geralmente é desses provedores menores...

Conheço algumas pessoas que moram nessas cidades, nenhuma se arrepende não...

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 11 Jul 2022 14:32

Kabeça Grande BJJ escreveu:
10 Jul 2022 21:48
sei que você é mais novo, mas recomendo fortemente que veja o canal +50. https://www.youtube.com/watch?v=Jtwr5QB1CTU
O Dimas tem uma visão de aposentado, mas serve perfeitamente pra quem tem esse objetivo. ele avalia várias cidades.

respondendo a sua primeira pergunta sim. Por quê? Porque eu odeio cidade grande, trânsito, concreto, falta de contato com a natureza, poluição. Ce tem filhos? Se tiver uma criança com asma, essa decisão torna-se vital para salvar a vida de quem vc ama, meu caso.

Eu tbm pego onda, então é um motivo a mais.

O que a gente procura? procura tudo que falei que odeio e não tem aqui. Primeiro eu fui pro Guarujá. Depois troquei de cidade, pra uma que tem mais de 50 mil, mas num bairro de praia mais afastado. Moro a alguns passos da praia, trabalho de casa, minha vida é mega tranquila, vivo quase todos os dias de bermuda, chinelo, faço quase tudo de bike (academia, compra, surf, restaurante japones, tudo vamos de bike, mesmo tendo carro).

Sexo melhorou, disposição, meu jeito pilhado e meio bruto, tudo... nunca fui tão feliz.

eu mudei antes da pandemia, abri comércio, quebrei na pandemia, me reergui criando uma agencia de mkt (toda baseada em home office, meus funcionários ficam espalhados pelo brasil) e não me vejo tendo outro tipo de vida.

coisas que vc tem que avaliar: hospital ou acesso próximo (por isso não fui pra Ilhabela, por exemplo), escolas para crianças, lotação no verão e locomação (descartei Ubatuba por isso, ali na alta é duas horas do sul da cidade pro norte), violência (escolha os melhores bairros da cidade e/ou casa/ apto em condominio - a minha casa aqui é em condominio fechado).

eu te garanto uma coisa: não pense muito. deixe pra pensar se vai dar errado depois que fizer. ninguém que não fez sabe o que é, pode falar ou tem esse sentimento. só quem passa sabe.

Só quem vê um filho que passou por cinco utis até os dois anos de idade, hoje mergulhar em mar gelado, fazer trilha, aprender a nadar diretamente no mar, só andar descalço, tudo sem nunca mais ter dado um espirro, pode dizer o que ganha.

não tenha medo.

se jogue, bicho!
Valeu pelo post completão. Deu uma animada aqui sim. Já fiz uma proposta para um apê que gostamos. Vamos ver se dá certo. Ainda tenho que ver essa questão da internet que comentaram. Isso é essencial para pode trabalhar tranquilo.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 11 Jul 2022 14:34

kyo_spirit escreveu:
11 Jul 2022 09:48
Esse é o ponto chave. 12 meses é perfeito pra testar um lugar o tempo suficiente para o local deixar de ser novidade e vc perceber se curte mesmo.
E se achar ruim, 12 meses dá para aguentar até de quarentena com a sogra, imagine com a mineira na praia então kkkk

Vc perguntou se topariam....pelo menos com a cabeça q tenho hj, não toparia. Continuo gostando de concreto, trânsito, barulho e bagunça; até hj não desapeguei dessas coisas.
Pois é, isso que pensei também. 12 meses passam rápido.

Agora, 12 meses de quarentena com a sogra? Haha tá louco. Nem com praia para desestressar. E olha que a minha é de boa.

Masteron
Contato:

Mensagem por Masteron » 11 Jul 2022 15:52

Ótimo tópico, acompanhando, infelizmente por alguns motivos não posso fazer isso ainda, mas é ctz que assim que possível for irei morar em santos ou na brava de Itajaí.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 11 Jul 2022 17:38

Quem gosta de calor, verão e detesta chuva, desista de SC
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 11 Jul 2022 19:33

Um conselho: nem pense 2x, só vai.

Eu, isso é particular, óbvio, não vejo vantagem nenhuma em morar em capitais (principalmente São Paulo).
Trânsito, poluição, violência, falta de natureza, falta de educação etc.

Sempre morei no interior, quando trabalhava presencial não demorava nem 5min pra chegar ao trabalho, aqui posso andar de madrugada (claro que há riscos), tem muita natureza, vc sai na rua e conhece todo mundo, todos te dão bom dia, boa tarde etc, custo de vida mais baixo...

Só saio daqui pra morar em alguma cidade do litoral norte (Ubatuba, São Sebastião ou Ilhabela, Caraguá não sou muito fã) ou outra do interior aqui da região.

Minha meta é Ubatuba. Lá tem tudo que gosto e conheço bastante a cidade. Muita praia maravilhosa, natureza etc.

Os pontos ruins: muito turista no verão (como disse o Kabeça) e estrutura precária em certas áreas (saúde principalmente, mas Caraguá que fica a uns 40min tem um ótimo hospital).
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 11 Jul 2022 21:02

Smilodon escreveu:
11 Jul 2022 13:23
Eu iria pra Vitória-ES.
Capital, mas não tem os males de uma cidade tão grande como São Paulo. Qualidade de vida muito top. Tem uma orla gigante, segura e geral faz exercícios diariamente.... É uma cidade muito bonita, tranquila e dá pra ter muito contato com a natureza, sem estar isolado do mundo moderno(que inevitavelmente nós precisamos)
Até uns anos atrás a capital do Acre do sudeste tinha índice de violência alto, o amigo quer paz, não sei se é a melhor opção para ele.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 11 Jul 2022 21:11

Tony Fla escreveu:
11 Jul 2022 21:02
Até uns anos atrás a capital do Acre do sudeste tinha índice de violência alto, o amigo quer paz, não sei se é a melhor opção para ele.
Por foto Vitória parece bem bonita mesmo, lembra até RJ sem o santinho!

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 12 Jul 2022 11:48

Eu tenho vontade de morar no interior de SP até 1h30 da capital, mas com boa infra-esrtrutura como Campinas, São José dos Campos ou Sorocaba. O ruim é que essas cidades já estão extremamente inflacionadas.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 12 Jul 2022 12:15

Alekson lima escreveu:
11 Jul 2022 13:08
Moro em São Paulo capital, e trabalho em home office desde o início da pandemia, e o esquema vai continuar assim pelos próximos anos porque deu muito certo, a produtividade aumentou e melhorou a qualidade de vida, só vantagens. Além disso, o local de trabalho é na cracolândia, então nem preciso dizer mais nada. Fui lá na semana passada após 2 anos e meio, e a região está muito decadente, vários estabelecimentos comerciais deixaram a região, o restaurante que eu frequentava era super cheio antes de março de 2020, e descobri que fechou as portas. E para ajudar mais ainda, hoje teve um incêndio na 25 de março, que fica nas próximidades.

Andei vendo alguns apartamentos para comprar na praia grande. Tem muita oferta, acho que o motivo é que o proprietário prefere investir o dinheiro em outra coisa, é só apartamento de praia, a pessoa mora na capital e só desce para o litoral no fim de semana e feriado. Vários anúncios de apartamento com 80 metros, 2 quartos, sacada, 2 banheiros e 1 vaga custando R$ 300.000,00, R$ 350.000,00, bem perto da praia. Dá até para achar por menos. Nesse valor em São Paulo vc acha apartamento com a metade do tamanho e em regiões mais distantes da paulista. Vi um na vila mariana perto do metrô com 45 metros e 1 vaga, e o proprietário está pedindo R$ 500.000,00, esse está em bom estado. E vi outros no mesmo bairro e com a mesma metragem, só que mais acabado, e estão pedindo R$ 450.000,00. Ou seja, na praia grande está muito mais barato. Meus pais tiveram apartamento lá há 15 anos, e venderam porque a família era quem menos usava, os parentes ficavam pedindo para ficar no apartamento nos fins de semana, meus pais deixavam, e aí acabou sendo melhor vender e investir o dinheiro em outra coisa. Achei a cidade muito tranquila, a infraestrutura era básica, regular, tinha comércio perto, e só tinha trânsito no fim de semana, nos outros dias parecia interior. Só me assustava a questão de furtos e roubos, diziam que rolava muito, apesar de nunca ter presenciado nada. E então pensei em comprar um apartamento e ficar lá por um tempo, depois de casar deixaria o apartamento só para visitar nos fins de semana.
Eu fico de cara com esses preços desses cativeiros em SP em bairros tipo Vila Mariana. Tanto é que tem várias páginas que compartilham anúncios de apartamentos em sp como memes.

500k no nordeste é pra morar em AP na beira da praia (sem ser cobertura, óbvio) ou em casa de condomínio fechado.

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 12 Jul 2022 12:18

Campinas acho que é o ideal entre proximidade com a Capital e qualidade de vida relativamente boa.

Pensando como um solteiro antes dos 25, óbvio. Com família eu acho que me meteria num chalé em um Paraná ou SC, ou iria pro nordeste de fato.

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 12 Jul 2022 17:03

stevenson escreveu:
12 Jul 2022 17:01
Uma cidade fantástica para morar é Petrópolis, região serrana do Rio, uma hora da capital, muito arborizada, não faz calor o ano inteiro, da pra treinar com bom crezio, a cidade é mais limpa que qq outra do Rio, tem tudo, vc mora em uma casa em um bairro a 20; min do centro, tem um terreno, umas fogueiras com as crianças, assar batata, a tarde tem neblina, população educada e gentil, ônibus pro rio cada 15 mins, pedalinho, lindos lagos, quitandinha, boas escolas, perfeito pra quem gosta de serra
Petrópolis a que tu se refere é aquela que desabou e matou dezenas de pessoas, incluindo a família do amigo do forista FCB?

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 12 Jul 2022 17:08

stevenson escreveu:
12 Jul 2022 17:01
Uma cidade fantástica para morar é Petrópolis, região serrana do Rio, uma hora da capital, muito arborizada, não faz calor o ano inteiro, da pra treinar com bom crezio, a cidade é mais limpa que qq outra do Rio, tem tudo, vc mora em uma casa em um bairro a 20; min do centro, tem um terreno, umas fogueiras com as crianças, assar batata, a tarde tem neblina, população educada e gentil, ônibus pro rio cada 15 mins, pedalinho, lindos lagos, quitandinha, boas escolas, perfeito pra quem gosta de serra
Tem como tirar petrópolis do hell de janeiro?

Responder