Em um possível desastre, quais países desaparecerão primeiro

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Mago
Contato:

Em um possível desastre, quais países desaparecerão primeiro

Mensagem por Mago » 12 Fev 2015 09:00

Imagem

O resultado de um novo estudo revela que os países mais vulneráveis a riscos em caso de desastre natural e os mais preparados para lidar com essas manifestações da natureza.

Grandes tempestades e enchentes são os ingredientes mais óbvios quando estamos falando de mudanças climático e o ditado “depois da tempestade vem a bonança” acaba se mostrando irreal quando levamos em consideração os efeitos secundários e terciários das mudanças no clima: adaptação ao novo cenário, busca por fundos e financiamento, planejamento de infraestrutura, estabilidade política, liderança, falta de comida e água são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração após um desastre.

E é a realidade desse tipo de planejamento de causa e efeito que o Global Adaptation Index (GAIN) publica anualmente desde 1995, posicionando cada país do mundo em uma escala de 1 a 100. As métricas do relatório avaliam cada país de duas maneiras: primeiro, quão vulnerável ele é a mudanças climáticas, definidas por clima, população, infraestrutura e recursos, e quão adaptável é o país a outras formas de obter recursos. Segundo: quão preparado está o país para lidar com estes recursos em termos sociais, de governança e de fatores econômicos.

A ideia do projeto é dar a líderes de governo a habilidade de calcular como determinado país responderia a, por exemplo, o aumento do nível do mar e todo o caos que isso traria. O grupo responsável se encontrou em novembro de 2014 para divulgar os últimos resultados e eles são tão fascinantes quanto preocupantes.

1) Estamos muito melhor preparados que há 20 anos

Como dito, a GAIN faz este ranking desde 1995, e um comparativo entre o relatório mais antigo com o mais recente mostra que o mundo — ou grande parte dele — está melhor preparado do que estava na década de 1990.

Imagem

2) Noruega é o país mais preparado de todos

Pois é, o país com a sétima maior costa litorânea do mundo é também o país mais preparado para mudanças climáticas. Inclusive, a Noruega mantém este posto há duas décadas graças à alta pontuação do país nos seguintes fatores: comida, saúde, acesso a água potável e energia.

3) Os países com maior risco são os devastados pela guerra

Os países que correm maior risco e estão menos preparados estão na África e todos eles foram desestabilizados pela guerra — da República Democrática do Congo ao Chade, que ocupa o último lugar da lista. Estes países lidam com escassez de recursos agrícolas e médicos, combinados com insegurança política e de infraestrutura.

Imagem

4) Rússia e China estão melhorando, mas a Jordânia piora

No relatório divulgado, o GAIN aponta os países que mais subiram e os que mais caíram na lista. Enquanto Rússia e China melhoraram, a Jordânia caiu 31 pontos — provavelmente devido à pontuação ruim nos fatores de acesso à água potável e capacidade de armazenamento de água, um grande problema para vários dos países do Oriente Médio.

5) Se você procura por um local seguro, vá para a Escandinávia

A Noruega pode ter ganhado, mas todos os países da Escandinávia entraram no Top 10, junto de alguns outros países do norte da Europa, além dos Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. “Muitos estão expostos a uma moderada mudança climática, mas têm capacidade para lidar com estes riscos, incluindo fácil acesso a coisas como eletricidade, saneamento e água potável”

Imagem

6) E o Brasil?

Imagem

O Brasil ficou em 78˚ lugar, bem abaixo do Chile, em 23˚, e também abaixo da Colômbia, em 73˚. O Brasil mantém praticamente o mesmo posicionamento desde 1995, quando ocupava o 81˚ lugar. Curiosamente, o país subiu muitos pontos no fator de capacidade de armazenamento de água —que soma o armazenamento de todas as barragens do país —, o que dá vontade de dar risada. Mas caímos muitos pontos no fator acesso à água potável, que avalia a forma como a água chega à população. Fato interessante, principalmente em tempos de falta d’água em quase todo o país.

Fonte: Gizmodo

Lemos
Contato:

Re: Em um possível desastre, quais países desaparecerão prim

Mensagem por Lemos » 12 Fev 2015 09:50

O Chile está muito bem, em 28º.

Krampus
Contato:

Mensagem por Krampus » 12 Fev 2015 10:09

Chile menos vulnerável que o Brasil :-?

Banhado pelo pacífico que de pacífico só tem o nome

O Chile está entre uma placa tectonica junto ao litoral e as cordilheiras com vulcões

Acho que não entendi o principal critério
Editado pela última vez por Krampus em 12 Fev 2015 12:45, em um total de 1 vez.
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 12 Fev 2015 10:43

Krampus escreveu:Chile menos vulnerável que o Brasil :-?

O Chile está entre uma placa tectonica junto ao litoral e as cordelheiras com vulcões

Se for seguir o seu raciocínio o japão deveria estar em ultimo então...

Gangster Silva Pelé
Contato:

Mensagem por Gangster Silva Pelé » 12 Fev 2015 10:50

Tbm não entendi Chile e Japão classificados como seguros.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 12 Fev 2015 10:52

Krampus escreveu:Chile menos vulnerável que o Brasil :-?

O Chile está entre uma placa tectonica junto ao litoral e as cordelheiras com vulcões

Mas é justamente esses países mais vulneráveis que se desenvolvem é que se preparam melhor. Veja que o Chile tem terremotos quase todos os dias, assim como o Japão. De vez em quando ocorre um gigantesco. Em países bem preparados, o número de óbitos é baixo.
Editado pela última vez por Anônimo em 12 Fev 2015 11:11, em um total de 1 vez.

Dolan
Contato:

Mensagem por Dolan » 12 Fev 2015 10:56

Depende da catástrofe... sou leigo no assunto, mas tem uns lugares no mundo aí que se a natureza resolver trollar, até os escandinavos iriam miar.

Yellowstone (EUA), vulcão Eyjafjallajökull (Islândia), vulcão de Thera (Grécia), etc.

Lembrando que tem uma junção de placas tectônicas no meio do Atlântico, se aquilo ali resolver movimentar e algum vulcão ali nas ilhas resolver acordar e mais alguns terremotos, seria um tsunami na certa. E não só o Brasil tomaria a "pancada".

Que o Brasil é despreparado é fato, mas parece mais matéria pra ficar elogiando os países ricos... tipo "nossa, como somos fodões, estamos preparados pra tudo!".
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 12 Fev 2015 11:01

Malditos petralhas....

Dolan
Contato:

Mensagem por Dolan » 12 Fev 2015 11:02

"Já aconteceu
Ao que tudo indica, a costa de São Paulo já foi atingida por um grande maremoto que devastou a cidade de São Vicente. Isso aconteceu em 1541 e devastou a vila construída por Martim Afonso. Até hoje os pesquisadores não sabem ao certo o que causou o tsunami, mas como os europeus já estavam aqui, diversos documentos históricos registram o evento.

Cumbre Vieja
Recentemente, alguns cientistas passaram a se preocupar com uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa oeste da África.

Esse vulcão tem um de seus flancos instáveis e segundo os defensores dessa teoria, caso ocorra uma erupção muito forte poderá desmoronar, despejando no mar mais de 500 bilhões de toneladas de terra. Isso produziria um mega tsunami que se espalharia pelo Caribe, Flórida e costas norte e nordeste do Brasil, além do oeste da Europa.

De acordo com alguns modelos, as ondas teriam 40 metros de altura e chegariam ao Brasil em 8 ou 9 horas.

Apesar de catastrófica, a hipótese de um tsunami provocado pelo Cumbre não é compartilhada por todos os cientistas, que acreditam que o vulcão não tem energia suficiente para provocar um mega terremoto dessas proporções.

Em 1949, uma erupção fez o cume da montanha cair vários metros adentro do Oceano Atlântico, mas não provocou qualquer tsunami.

O vulcão apresenta fortes erupções a cada 200 ou 300 anos e a última grande erupção ocorreu em 1971, também sem consequências. Isso significa que se depender do Cumbre Vieja podemos ficar tranquilos pelos próximos três séculos."

Imagem

http://www.apolo11.com/perguntas_e_resp ... php?faq=11
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Leo Arosi
Contato:

Mensagem por Leo Arosi » 12 Fev 2015 11:23

Do jeito que é a coisa aqui, após um desastre de grande dimensão o governo o ia dar um jeito de fazer o maior esquema de desvio de verba pública com as obras de recuperação.

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 12 Fev 2015 11:28

Cara imagina se acontecesse em Angra o que rolou em Fukushima... Até hoje o negócio ia ta correndo o risco de explodir, isso se já não tivesse explodido...

Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Turbo » 12 Fev 2015 13:03

acho um milagre nao termos piorado isso sim!
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Krampus
Contato:

Mensagem por Krampus » 12 Fev 2015 13:18

Anônimo escreveu:

Mas é justamente esses países mais vulneráveis que se desenvolvem é que se preparam melhor. Veja que o Chile tem terremotos quase todos os dias, assim como o Japão. De vez em quando ocorre um gigantesco. Em países bem preparados, o número de óbitos é baixo.
Entendi, mas tenho dúvidas se a catastrofe for gigantesca eles não teriam chances pela posição geográfica e tamanho do país, assim como a Holanda em caso de invasão das águas. Mesmo que estejam se preparando para isso para algo grande, imagino que aguentariam até um certo limite

Esse dique é tão grande que foi construído uma rodovia nela (32km) separando parte do país das águas do Mar do norte

Imagem

Imagem

E aqui não estamos preparados para estiagem na principal região do país

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 12 Fev 2015 14:06

RequintesDePuberdade escreveu:chile e japão são menos vulneráveis que o brasil pq tem mais chileno e japonês do que brasileiro.

brasileiro, o maior desastre natural do mundo.
Vim pra postar isso

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 12 Fev 2015 15:15

RequintesDePuberdade escreveu:chile e japão são menos vulneráveis que o brasil pq tem mais chileno e japonês do que brasileiro.

brasileiro, o maior desastre natural do mundo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Responder