viniciusfs escreveu: ↑19 Set 2022 11:04
Essa divisão sempre existiu. Apesar de terem conhecido o BJJ através de brasileiros, os americanos querem muito tirar o B da sigla faz tempo. O Gordon é quem eles sempre desejaram, um americano como melhor do mundo na modalidade. Eles sempre colocavam muito hype em qualquer gringo que chegava bem na faixa preta mas nenhum entregou a dominancia que desejavam e torciam. Agora o Gordon faz isso no sem quimono com muita facilidade. O que vai acontecer é continuar a explosão de eventos de submission, o distanciamento do pano e em consequencia da IBJJF, para assim terem o 'controle' da modalidade.
Isso é bom acontecer, pq desperta nos brasileiros um sentimento de patriotismo e revolta, a ingratidão dos americanos fica evidente nessas situações.
Hélio Gracie já dizia, "porque eu vou ensinar Jiu-jitsu para quem é de fora se no final eles vão querer bater nos meus filhos??"
Infelizmente o mundo é dos "espertos".
Mas não vejo motivo pra pânico, os americanos já conhecem o Jiu-jitsu a muito tempo e mesmo assim o único fenômeno que eles produziram é o Gordon, é um caso isolado e tem o fator surpresa das chaves de pé, coisa que os brasileiros já sacaram e estão começando a focar nisso, e vamos combinar que é um golpe feio pra caralho, mas se ele está definindo muitas lutas em favor dos gringos bora focar nisso.
Vcs se lembram da arrogância da família Gracie quando iam pro Japão depenar japoneses nos Japan Opens da vida? Isso durou quase uma década, até que apareceu um só cara, japonês, de nome Sakuraba que devolveu com juros todos os anos de humilhação (em cima do ringue) que os Gracie impuseram aos japoneses. Penso que com o Gordon Ryan vai acontecer algo parecido, um brasileiro vai surgir e colocar o americano pra calçar as sandálias da humildade, e vai ser aquele cara que por mais que o Gordon tente vencer em revanches não vai conseguir, não tem escapatória, é a lei do retorno que sempre funciona e no mundo das lutas não é diferente.
O pessoal tá querendo tirar o Roger Gracie da aposentadoria pra enfrentar o Gordon, eu não sei qual a idade do Roger, se não tiver muito velho seria uma boa hein ..