Em resumo, é um esporte amador.Dillan Grau escreveu: ↑06 Out 2022 13:41o q tenho visto é bem isso, ganhou medalha e já passa treino...
por aqui vejo malandro copiar treino no youtube, passar em aula, e ainda diz q é novidade.
acho que ainda estamos presos num sistema "arcaico", onde tem q ser "guerreiro", dar o sangue no treino, fazer o máximo de rolas para condicionar, intervalo mínimo entre as lutas, depois não sabem pq de tanta lesão e lutador exaurido.
se falar em periodização vira ofensa, tem q ser "all out" todo treino, depois os caras chegam mortos na competição e fazem cara feia.
e em vez de separar os treinos em alta ou baixa intensidade, eles jogam a intensidade no céu e todo tempo.
mas acho q ainda vai demorar algumas gerações para mudar isso.
nos EUA isso é feito, entre alguns americanos, aqui no BR lembro do Italo Villardo q fala e repete direto no Instagram, mas os caras fazem vista grossa, e ele aborda as coisas simples no treinamento físico.
Tópico de Notícias e Discussões Gerais sobre Jiu Jitsu
- viniciusfs
- Contato:
Re: Tópico de Notícias e Discussões Gerais sobre Jiu Jitsu

Existem alguns poucos professores renomados que não foram grandes atletas, como o Danaher, o Melqui, Zé Radiola (foi melhor professor que atleta). Mas a regra ainda é de ex atletas ensinando mesmo.
Sobre a metodologia de treino, a periodização é importante pra se ter uma temporada bem definida e meses mais relaxados, com treinos mais tranquilos e sem o stress da competição. Mas acho que acaba acontecendo meio que sem querer, o pessoal começa forte com europeu, Pan e Mundial e depois dá uma pisada no freio.
Os meses da temporada sem quimono são mais recreativos, o que tem contribuído por essa perda na hegemonia sem quimono. Os caras já tratam como uma versão beta do esporte e ainda deixaram de lado as chaves de pé, enquanto os americanos focaram nisso.
Agora ... soltinho não existe em treino de competição, perto de competição! Corredor de 100, 200, 400 metros não faz trotinho, nadador de velocidade não nada descontraidamente. Em treino de competição no jiu-jitsu, os caras vão te tacar na parede! Quem não tá acostumado pode até achar que é pessoal, mas não é, os caras treinam assim mesmo.
Sobre a metodologia de treino, a periodização é importante pra se ter uma temporada bem definida e meses mais relaxados, com treinos mais tranquilos e sem o stress da competição. Mas acho que acaba acontecendo meio que sem querer, o pessoal começa forte com europeu, Pan e Mundial e depois dá uma pisada no freio.
Os meses da temporada sem quimono são mais recreativos, o que tem contribuído por essa perda na hegemonia sem quimono. Os caras já tratam como uma versão beta do esporte e ainda deixaram de lado as chaves de pé, enquanto os americanos focaram nisso.
Agora ... soltinho não existe em treino de competição, perto de competição! Corredor de 100, 200, 400 metros não faz trotinho, nadador de velocidade não nada descontraidamente. Em treino de competição no jiu-jitsu, os caras vão te tacar na parede! Quem não tá acostumado pode até achar que é pessoal, mas não é, os caras treinam assim mesmo.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
De forma inconsciente os atletas de jiu-jitsu tem seus momentos "on" e "off". O Leandro usava aquele estilo bohêmio como válvula de escape da pressão, por isso ficou dez anos nas cabeças, sendo campeão mundial, campeão de GPs, Copas Podio, etc.
O Buchecha é famoso, por tomar passadas de carro de "Zé das Couves", em treinos. Eu mesmo já vi ele tomando calor de faixa marrom.
Mas quando ele vai com vontade de treinar, quando o pessoal percebe que ele veio acordado (geralmente perto de competição) fudeu!
Xande Ribeiro treina mais solto a maior parte do ano, te deixa pegar as costas, montar, etc e depois sai.
Eles sabem quem são, não precisam ficar se provando a cada treino, e se você tem um mínimo de conhecimento de jiu-jitsu você sabe que o cara tá rolando nos 20-30%
O Leandro me finalizava, mesmo aliviando pra mim, dava até desânimo kkkk
O Buchecha é famoso, por tomar passadas de carro de "Zé das Couves", em treinos. Eu mesmo já vi ele tomando calor de faixa marrom.
Mas quando ele vai com vontade de treinar, quando o pessoal percebe que ele veio acordado (geralmente perto de competição) fudeu!
Xande Ribeiro treina mais solto a maior parte do ano, te deixa pegar as costas, montar, etc e depois sai.
Eles sabem quem são, não precisam ficar se provando a cada treino, e se você tem um mínimo de conhecimento de jiu-jitsu você sabe que o cara tá rolando nos 20-30%
O Leandro me finalizava, mesmo aliviando pra mim, dava até desânimo kkkk
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
Essa entrevista inteira do Paulo Caruso é sensacional!
-
- Contato:
Top, vi uma entrevista do Flavio Canto onde falava muito dele como um cara a frente do tempo dele em parte de preparação fisica pra luta!
Josué 1:9 - Seja Forte e Corajoso!
- MãoDeMacaco
- Aprendiz
- Contato:
Lex Fridman é um cientista do MIT que treina jiu-jitsu, o cara tem um podcast sensacional também, mas é em inglês, ainda não tem ninguém legendando as entrevistas.
Abrange tudo, assim como o Joe Rogan.
- Templo Jiu Jitsu
- Contato:
Alguém acompanhou o BJJ Star? Vi que o Mica perdeu pro Isaque Bahiense.
-
- Contato:

Eu achei o Mica bem mais ativo e atacou muito mais finalizações.Templo Jiu Jitsu escreveu: ↑22 Out 2022 03:26Alguém acompanhou o BJJ Star? Vi que o Mica perdeu pro Isaque Bahiense.
Achei que foi um garfinho de leve.
- Templo Jiu Jitsu
- Contato:
Tem uma galera falando que o Isaque teria batido numa chave de pé, procede mestre?abimaelpirak escreveu: ↑22 Out 2022 14:04![]()
Eu achei o Mica bem mais ativo e atacou muito mais finalizações.
Achei que foi um garfinho de leve.
O Mica atacou mais, mas não teve garfo, ele tomou uma punição em uma puxada pra guarda pra defender uma tentativa de guilhotina.
Ele deu um bote no braço do IB, q fez cara de dor mas não restou dúvida q ele não bateu.
Resultado justo diante das regras.
Ele deu um bote no braço do IB, q fez cara de dor mas não restou dúvida q ele não bateu.
Resultado justo diante das regras.