É aquela coisa: que o iPhone é o melhor produto é indiscutível. Já se vale o preço é outra história.pauloctba escreveu: ↑10 Out 2022 06:30Minha opinião:
Eu tive os mesmos celulares que tu citou simultaneamente (iphone 11 da empresa e galaxy s20 pessoal), e o galaxy era melhor em tudo que não fosse se integrar com outros aparelhos da apple e postar fotos no instagram (que é otimizado para ios). Inclusive a câmera do Galaxy era muito melhor. Na época o Galaxy custava 3000 e o Iphone 4000, o custo benefício é incomparável.
O Iphone faz sentido no high-end, pois aí não tem tanta diferença de preço (comprei agora o 14 pro, o s22 ultra tá quase o mesmo preço), o aparelho no geral é melhor e no Brasil ele tem um valor residual muito bom (a galera compra até quebrado).
No mid-tier eu acho que é só pela marca mesmo.
Quanto ao computador, a Apple virou o jogo com o M1. Era uma piada com a intel (performance muito pior pelo preço), quando fui trocar meu note no final de 2020 o melhor custo benefício de longe era um macbook air M1, e eu achava o air uma piada de mal gosto até então.
Comprei uns meses atrás um Mac com o M1 Max e o bicho é um monstro. Não teve nada que o fizesse travar. Nem de longe. É um negócio realmente impressionante porque o processador é o mesmo do iPhone, só maior. Concorrer com a Apple hoje é impossível pras fabricantes de Android em termos de hardware. Até pra Intel e pra AMD tá difícil.
A questão é se o usuário comum precisa dessa qualidade toda. Pra praticamente todo mundo não faz nenhuma diferença do ponto de vista prático ter um iPhone 14 Pro Max ou um android de mil reais. Pra usar WhatsApp, TikTok, Instagram, navegar na internet, ler e-mail e etc não tem diferença nenhuma. Todo app famoso tem nas duas plataformas. Os do iPhone são geralmente mais bem polidos e otimizados porque a plataforma é mais fácil de otimizar, mas no fim das contas fazem a mesma coisa. Eu particularmente acho espetacular a integração entre os aparelhos da Apple, mas ainda que não funcione tão bem quanto, dá pra fazer, com algum esforço, algo mais ou menos parecido com um Android e um computador com Windows, por exemplo.
No fim das contas é só uma questão de gosto pessoal e/ou de necessidade profissional.