Hans de Sulivan escreveu: ↑12 Out 2022 07:59
Algumas pergunta aos entendedores da Apple.
Um iPhone hoje p durar uns 6 anos, usando p o basico qual seria? Por quanto tempo a Apple mantém as atualizações?
Qual é o Mac mais barato hoje que poderia durar uns 10 anos, só usando p texto, internet etc?
Acho que um iPhone 13 ainda deve durar mais ou menos isso, já que o SoC é o mesmo do 14.
A Apple costuma manter as atualizações o máximo de tempo possível. Enquanto o aparelho for capaz de receber o software mais novo, ela continua atualizando. E mesmo quando já não recebe mais, atualizações de segurança ainda continuam por mais uns dois ou três anos. Diferentemente das outras fabricantes, pra Apple, que fatura cerca de 20 bilhões de dólares por ano com serviços e assinaturas que dependem dos aparelhos, quanto mais aparelhos funcionando pra eles, melhor. Em razão disso ela não costuma bloquear novos recursos em aparelhos antigos. Se o aparelho tiver hardware pra receber o novo recurso, ele receberá.
Já o Mac dura mais tempo. Dura fácil uns 8-10 anos. Hoje acho que o melhor custo-benefício é o MacBook Air M1. Apesar de já ter dois anos, deve durar ainda um absurdo. Tenho um MacBook Pro de 2013, 9 anos atrás, que embora já não tenha mais recebido esse macOS mais recente, ainda recebe atualizações de segurança e ainda roda todos os aplicativos atualizados perfeitamente bem. Ele só já não consegue mais rodar apps pesados, como um Blender, um Premiere Pro e etc. Mas os apps do Office, os navegadores e tudo o que não é muito pesado continua rodando perfeitamente bem, melhor até que notebooks Windows bem mais novos. E o preço de revenda dele hoje é de 4k, mesmo com 9 anos de idade. Como comprei um mais novo recentemente, vou vender pra abater um pouco do prejuízo, mas esperando que esse dure outros 9-10 anos.