Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 11 Fev 2015 13:44

DeadPool escreveu:

Esse método McKenzie serve só pra lombar ou ajuda pra lesão na cervical também?
Serve para qualquer problema da coluna vertebral, acho q no site aqui do Brasil eles dizem onde estão os profissionais em cada estado.

http://www.mckenzie.org.br/certificados ... ofissional" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu tive excelentes resultados com esse método, são simples de fazer os exercícios.
Imagem

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 11 Fev 2015 13:57

MH92 escreveu:Após 2 anos e meio de JJ, eis que apareceu a primeira lesão que realmente tá me impedindo de treinar. Uma dor na coluna/lombar, ainda não sei o que é. Eu tenho uma flexibilidade muito grande, mas a lesão tá limitando muito a movimentação do meu tronco, qualquer pressãozinha que eu levo já tenho minha guarda passada. Fora ficar parecendo um velho no dia-a-dia, sem conseguir se abaixar direito.
Vou relatar dois casos q tratei bem parecidos com o q vc citou: um cara do judô e uma bailarina. Mesmos sintomas e mta flexibilidade no tronco. No caso deles era falta de força nos músculos paravertebrais, aqueles mais profundos da coluna, inclusive ela tinha hiperlascidão ligamentar na coluna e membros superiores e inferiores.

O q avaliei neles foram as amplitudes de movimento, flexibilidade e força muscular nas regiões abdominal e posterior, e os dois mostraram pouca força na musculatura das costas.

O tratamento foi basicamente reforço muscular isométrico dos músculos das costas, tem dois q costumam usar, os testes de Sorensen e do Ito. São testes e ao mesmo tempo podem ser utilizados como exercício. Tenho preferência pelo Ito test, mas o Sorensen mostra bons resultados.

Coloquei o mais simples possível, talvez te ajude a identificar. Mas são mtas coisas a ser levar em conta nestas questões. Mobilidade da coluna, tem q olhar todo quadril, posicionamento do sacro, descobrir se o problema é ascendente ou descendente.
Imagem

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 11 Fev 2015 14:06

malicia escreveu:eu só vou operar a hernia pq a minha ta lesionando o ciatico,
procura um medico, provavelmente vai te passar fisio e pilates pra fazer...

meu conselho é esse, se eu tivesse procurado um medico qndo eu só sentia dor nas costas talvez nao teria que operar hj....
Cara, me desculpe, mas vou me intrometer nessa.

Pilates pode arrebentar mto mais as suas costas, o q vejo de gente com problema na coluna e no períneo derivado dos exercícios ñ está no mapa. Eles estão tratando todos da mesma forma, com os mesmos exercícios, e isso é completamente sem noção e cinesiologia e biomecânica.

O médico avaliou sua coluna ? Teve radiografia ? Ele fez testes ortopédicos ? Se a resposta for negativa para pelo menos duas, procura outro médico ortopedista.

O meu caso de lombociatalgia era cirúrgico, pelo raio-x e ressonância, mas ñ fiz a mesma e hj ñ tenho nenhum sintoma. A cirurgia é 50% de chance de voltar.
Imagem

Avatar do usuário
DeadPool
Mensagens: 91
Registrado em: 03 Out 2014 15:48
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por DeadPool » 11 Fev 2015 15:19

Dillan Grau escreveu:
Serve para qualquer problema da coluna vertebral, acho q no site aqui do Brasil eles dizem onde estão os profissionais em cada estado.

http://www.mckenzie.org.br/certificados ... ofissional" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu tive excelentes resultados com esse método, são simples de fazer os exercícios.
Obrigado!
Infelizmente não encontrei nenhum profissional na região onde eu moro, mas vou continuar pesquisando.

Aproveitando...Você tem algum opinião(que poderia compartilhar) sobre esses tratamentos feitos com mesa de tração eletrônica, tipo http://www.itcvertebral.com.br/
Imagem

Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por malicia » 12 Fev 2015 00:15

Dillan Grau escreveu:
Cara, me desculpe, mas vou me intrometer nessa.

Pilates pode arrebentar mto mais as suas costas, o q vejo de gente com problema na coluna e no períneo derivado dos exercícios ñ está no mapa. Eles estão tratando todos da mesma forma, com os mesmos exercícios, e isso é completamente sem noção e cinesiologia e biomecânica.

O médico avaliou sua coluna ? Teve radiografia ? Ele fez testes ortopédicos ? Se a resposta for negativa para pelo menos duas, procura outro médico ortopedista.

O meu caso de lombociatalgia era cirúrgico, pelo raio-x e ressonância, mas ñ fiz a mesma e hj ñ tenho nenhum sintoma. A cirurgia é 50% de chance de voltar.
Opa Dillan, que isso , ta se intrometendo não... eu estou com muita duvida em relação a cirurgia, ouvir a opnião de alguem que conseguiu se tratar sem a cirurgia pra mim é muito importante..

Vou resumir o meu caso, eu comecei com a crise de dor no ciatico dia 30 de Dezembro, procurei um médico e 5 de janeiro fiz a ressonancia... e descobri que tinha uma hernia na L5-S1 :
Imagem

A dor do ciatico para quem não sabe pode irradiar para varios lugares, na maior parte das vezes é em uma das pernas, mas tem gente que tem até dor no rim por causa do ciatico...

No meu caso a dor é na perna esquerda... procurei 2 ortopedistas que eu já conhecia, um mais conservador e outro mais pró-cirurgia...
Os dois me disseram pra fazer fisioterapia e esperar um tempo que como eu era novo as chances de passar a dor eram altas...

Fiz mais de 10 sessões de fisio, a dor realmente melhorou, porém comecei a perder movimento e força da perna... e foi ai que no retorno no fim do mes de janeiro, ambos os ortopedistas disseram que era cirurgico meu caso pela perda de reflexo da perna....

Não contente pois não quero fazer a cirurgia procurei 2 neurologistas, ambos olharam pro resultado do meu exame e fizeram aqueles testes basico de reflexos com o martelo e disseram "é cirurgico..." , um deles foi até mais enfatico e disse que eu deveria já ter operado no começo no mês pois corro risco de meu pé nunca mais voltar ser o mesmo....

E foi ai que eu aceitei que a cirurgia talvez fosse o melhor caminho, um dos neuros ainda disse que é perda de tempo eu fazer fisioterapia nesse momento visto que meu nervo esta danificado....

Procurei o metodo mckenzie e até ia começar porém como os neuros falaram para eu ficar de reposo até operar achei melhor aceitar a ideia da cirurgia e ai então partir para algo assim... o que me assutou foi a questão do pé caido que um dos neuros já disse que eu to com grandes chances de ter...

A dor hj enqnto estou parado já não existe mais, durante as atividades basicas é toleravel mas atrapalha bastante e faço tudo mancando um poco pois estou cada vez mais sem força na perna/pé, mas daria pra viver de boa... agora correr, jiu jitsu ou qqer coisa do tipo é impossivel.... tentei fazer uns alongamentos, alguns drills e foi bem dificil, qse não consigo...

A situações que sinto muita dor são : se alguem encostar na minha panturilha, se alguem encostar na parte esquerda da lombar, quando eu espirro, quando eu abaixo, muito tempo sentado, muito tempo andando, muito tempo em pé....

Sei que 1 mes e meio é pouco tempo em uma recuperação de coluna, estava já conformado com isso, porém o que me assustou foram as opniões dos neuros...

Não sei se tento outras coisas, se espero mais tempo para ver se meus movimentos voltam, porém meu problema não é mais a dor e sim a perda de movimentos..... por isso to inclinando para a cirurgia mesmo....


Se voce puder detalhar mais as dores que vc tinha e quando tempo demoraram para passar eu agradeço... a ultima coisa que eu queria era operar porém os 4 médicos deram a mesma opnião, agora não sei se dei azar ou se é isso msm
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Molecula » 12 Fev 2015 00:29

malicia escreveu:
Spoiler:
Opa Dillan, que isso , ta se intrometendo não... eu estou com muita duvida em relação a cirurgia, ouvir a opnião de alguem que conseguiu se tratar sem a cirurgia pra mim é muito importante..

Vou resumir o meu caso, eu comecei com a crise de dor no ciatico dia 30 de Dezembro, procurei um médico e 5 de janeiro fiz a ressonancia... e descobri que tinha uma hernia na L5-S1 :
Imagem

A dor do ciatico para quem não sabe pode irradiar para varios lugares, na maior parte das vezes é em uma das pernas, mas tem gente que tem até dor no rim por causa do ciatico...

No meu caso a dor é na perna esquerda... procurei 2 ortopedistas que eu já conhecia, um mais conservador e outro mais pró-cirurgia...
Os dois me disseram pra fazer fisioterapia e esperar um tempo que como eu era novo as chances de passar a dor eram altas...

Fiz mais de 10 sessões de fisio, a dor realmente melhorou, porém comecei a perder movimento e força da perna... e foi ai que no retorno no fim do mes de janeiro, ambos os ortopedistas disseram que era cirurgico meu caso pela perda de reflexo da perna....

Não contente pois não quero fazer a cirurgia procurei 2 neurologistas, ambos olharam pro resultado do meu exame e fizeram aqueles testes basico de reflexos com o martelo e disseram "é cirurgico..." , um deles foi até mais enfatico e disse que eu deveria já ter operado no começo no mês pois corro risco de meu pé nunca mais voltar ser o mesmo....

E foi ai que eu aceitei que a cirurgia talvez fosse o melhor caminho, um dos neuros ainda disse que é perda de tempo eu fazer fisioterapia nesse momento visto que meu nervo esta danificado....

Procurei o metodo mckenzie e até ia começar porém como os neuros falaram para eu ficar de reposo até operar achei melhor aceitar a ideia da cirurgia e ai então partir para algo assim... o que me assutou foi a questão do pé caido que um dos neuros já disse que eu to com grandes chances de ter...

A dor hj enqnto estou parado já não existe mais, durante as atividades basicas é toleravel mas atrapalha bastante e faço tudo mancando um poco pois estou cada vez mais sem força na perna/pé, mas daria pra viver de boa... agora correr, jiu jitsu ou qqer coisa do tipo é impossivel.... tentei fazer uns alongamentos, alguns drills e foi bem dificil, qse não consigo...

A situações que sinto muita dor são : se alguem encostar na minha panturilha, se alguem encostar na parte esquerda da lombar, quando eu espirro, quando eu abaixo, muito tempo sentado, muito tempo andando, muito tempo em pé....

Sei que 1 mes e meio é pouco tempo em uma recuperação de coluna, estava já conformado com isso, porém o que me assustou foram as opniões dos neuros...

Não sei se tento outras coisas, se espero mais tempo para ver se meus movimentos voltam, porém meu problema não é mais a dor e sim a perda de movimentos..... por isso to inclinando para a cirurgia mesmo....


Se voce puder detalhar mais as dores que vc tinha e quando tempo demoraram para passar eu agradeço... a ultima coisa que eu queria era operar porém os 4 médicos deram a mesma opnião, agora não sei se dei azar ou se é isso msm
Fisioterapia não é minha área, mas bem..

Pode ser que essa hérnia seja fruto de encurtamento dos posteriores. Tente fazer alongamentos que foquem nisso, e assim, pode dar uma aliviada no incômodo.

Se há algo que é muito importante em qqer atividade é um trabalho de mobilidade. Tem um site(pena ser pago, o nome é http://www.mobilitywod.com/" onclick="window.open(this.href);return false;) e um canal do dono desse site no youtube(esse canal: https://www.youtube.com/user/sanfrancis ... fit/videos" onclick="window.open(this.href);return false;), que tem várias dicas importantes nesses assuntos.

Outra parada que ajuda muito é ter um Foam Roller(pode ser um cano PVC tb) e uma bola de tênis para fazer os alongamentos.

Foam Roller é isso aqui:

Imagem
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por malaca » 12 Fev 2015 09:49

Molecula escreveu:
Fisioterapia não é minha área, mas bem..

Pode ser que essa hérnia seja fruto de encurtamento dos posteriores. Tente fazer alongamentos que foquem nisso, e assim, pode dar uma aliviada no incômodo.

Se há algo que é muito importante em qqer atividade é um trabalho de mobilidade. Tem um site(pena ser pago, o nome é http://www.mobilitywod.com/" onclick="window.open(this.href);return false;) e um canal do dono desse site no youtube(esse canal: https://www.youtube.com/user/sanfrancis ... fit/videos" onclick="window.open(this.href);return false;), que tem várias dicas importantes nesses assuntos.

Outra parada que ajuda muito é ter um Foam Roller(pode ser um cano PVC tb) e uma bola de tênis para fazer os alongamentos.

Foam Roller é isso aqui:

Imagem

Foam Roller eu comprei o meu no ali express! 70 crucru! Chegou de boa
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Grappler
Mensagens: 619
Registrado em: 12 Jul 2014 21:13
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Grappler » 12 Fev 2015 10:13

Também tenho hérnia no L5-S1, mas é assintomática, a única dor que me dá é por vezes uma dor muito localizada na lombar que irradia para um dos lados.

Esse assunto do método McKenzie me pareceu interessante, isso serve para prevenção do avanço da hérnia ou é só como tratamento para quem já tem sintomas?

Eu descobri a hérnia e continuo a treinar JJ na boa, estou até numa das melhores fases de sempre do meu treino (fisicamente falando), comecei a abandonar posições que não forcem muito a lombar (certos ataques da guarda) e faço muita prancha para reforçar a musculatura do tronco. Comigo tem funcionado, e espero que continue a funcionar. Tem dias que a dor é inexistente.
Grappling way of life!

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 13 Fev 2015 10:46

malicia escreveu:
Opa Dillan, que isso , ta se intrometendo não... eu estou com muita duvida em relação a cirurgia, ouvir a opnião de alguem que conseguiu se tratar sem a cirurgia pra mim é muito importante..

Vou resumir o meu caso, eu comecei com a crise de dor no ciatico dia 30 de Dezembro, procurei um médico e 5 de janeiro fiz a ressonancia... e descobri que tinha uma hernia na L5-S1 :
Imagem

A dor do ciatico para quem não sabe pode irradiar para varios lugares, na maior parte das vezes é em uma das pernas, mas tem gente que tem até dor no rim por causa do ciatico...

No meu caso a dor é na perna esquerda... procurei 2 ortopedistas que eu já conhecia, um mais conservador e outro mais pró-cirurgia...
Os dois me disseram pra fazer fisioterapia e esperar um tempo que como eu era novo as chances de passar a dor eram altas...

Fiz mais de 10 sessões de fisio, a dor realmente melhorou, porém comecei a perder movimento e força da perna... e foi ai que no retorno no fim do mes de janeiro, ambos os ortopedistas disseram que era cirurgico meu caso pela perda de reflexo da perna....

Não contente pois não quero fazer a cirurgia procurei 2 neurologistas, ambos olharam pro resultado do meu exame e fizeram aqueles testes basico de reflexos com o martelo e disseram "é cirurgico..." , um deles foi até mais enfatico e disse que eu deveria já ter operado no começo no mês pois corro risco de meu pé nunca mais voltar ser o mesmo....

E foi ai que eu aceitei que a cirurgia talvez fosse o melhor caminho, um dos neuros ainda disse que é perda de tempo eu fazer fisioterapia nesse momento visto que meu nervo esta danificado....

Procurei o metodo mckenzie e até ia começar porém como os neuros falaram para eu ficar de reposo até operar achei melhor aceitar a ideia da cirurgia e ai então partir para algo assim... o que me assutou foi a questão do pé caido que um dos neuros já disse que eu to com grandes chances de ter...

A dor hj enqnto estou parado já não existe mais, durante as atividades basicas é toleravel mas atrapalha bastante e faço tudo mancando um poco pois estou cada vez mais sem força na perna/pé, mas daria pra viver de boa... agora correr, jiu jitsu ou qqer coisa do tipo é impossivel.... tentei fazer uns alongamentos, alguns drills e foi bem dificil, qse não consigo...

A situações que sinto muita dor são : se alguem encostar na minha panturilha, se alguem encostar na parte esquerda da lombar, quando eu espirro, quando eu abaixo, muito tempo sentado, muito tempo andando, muito tempo em pé....

Sei que 1 mes e meio é pouco tempo em uma recuperação de coluna, estava já conformado com isso, porém o que me assustou foram as opniões dos neuros...

Não sei se tento outras coisas, se espero mais tempo para ver se meus movimentos voltam, porém meu problema não é mais a dor e sim a perda de movimentos..... por isso to inclinando para a cirurgia mesmo....


Se voce puder detalhar mais as dores que vc tinha e quando tempo demoraram para passar eu agradeço... a ultima coisa que eu queria era operar porém os 4 médicos deram a mesma opnião, agora não sei se dei azar ou se é isso msm

A ressonância é mto parecida com a minha, qdo tive o mesmo problema, parece q estava olhando o mesmo exame.

As dores q vc sente eram as mesmas q sentia e situações, ficar mto tempo sentado, em pé, caminhar, inclinar o corpo para frente. São os sintomas clássicos da hérnia. As dores na perna e na lombar são normais nesse caso, são mecanismos de defesa do corpo para proteger a região, os músculos tensionam td e esse excesso gera dor.

Uma coisa: vc diz q inclinar o tronco para frente ou flexionar o mesmo causa dor, vc tentou fazer uma extensão de tronco e observar se a dor diminuiu ou aumenta ? Se puder faz essa extensão deitado, de barriga para baixo e com a ajuda dos braços realiza esse movimento de extensão e vê o q acontece.

Admito q depois de ouvir a opinião dos médicos fica difícil não querer optar pela cirurgia, mas tem algumas coisas q chamam a atenção. Os reflexos q ele testou provavelmente foram dois, o do tendão patelar e do aquileu. O último realmente recebe inervação do ciático, ou isquiático, mas o primeiro não. Então se o diagnóstico foi perda de reflexo pelo tendão patelar, aquele em q o joelho vai pra frente, como um chute, após o cara dar uma "martelada" é furada, é outro nervo q faz esse trabalho, o femoral, ele é responsável pela parte anterior da coxa e o ciático pela parte posterior. Estou chutando q foram esses dois testes, existem outros.

E os caras exageraram, dificilmente vc vai perder os movimentos se procurar algum profissional q entenda de terapia por exercícios. Essa é uma briga constante entre os médicos e fisioterapeutas. Os caras não tem nenhuma cadeira sobre exercício ou tem uma e já saem falando como entendidos. Já discuti mto com os caras, e os erros as vezes são básicos, como de anatomia q falei ali em cima da questão dos nervos de cada parte do corpo. Atendi um cara aqui em POA q estava praticamente se mexer a perna, pelo mesmo problema, e o pior ele precisa ir para os EUA em duas semanas, a única coisa q deu pra fazer foi passar os exercícios e torcer para q ele os fizesse. Tb queriam operar, óbvio q ele teve crise durante a viagem mas parava e fazia alguns movimentos e aos poucos a dor passou, e na volta ele praticamente estava assintomático, foi mto rápida a recuperação. O pessoal da medicina disse q foi sorte, bruxaria, etc... mas foi apenas a aplicação da teoria do McKenzie.

Cara entendo mto bem o q é essa dor, como falei, passei um ano treinando para triathlon com dor e só fui tratar qdo a coisa estava feia e queriam operar. A minha recuperação foi demorada, por volta de sete meses, mas hj ñ tenho nenhum sintoma a mais de dez anos.

Se puder procura alguém q entenda do método McKenzie, eles estão mto acostumados a ver esse tipo de hérnia, vão fazer alguns testes e te dar uma opinião se precisa ou não de cirurgia.

O tempo q demorei para ficar 100% foi grande, mas o desgaste q estava era imenso por causa dos treinos para o triathlon, iria competir em poucos meses, então ñ se assusta com o tempo q citei, a maioria se recupera bem mais rápido.
Imagem

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 13 Fev 2015 10:58

Molecula escreveu:
Fisioterapia não é minha área, mas bem..

Pode ser que essa hérnia seja fruto de encurtamento dos posteriores. Tente fazer alongamentos que foquem nisso, e assim, pode dar uma aliviada no incômodo.

Se há algo que é muito importante em qqer atividade é um trabalho de mobilidade. Tem um site(pena ser pago, o nome é http://www.mobilitywod.com/" onclick="window.open(this.href);return false;) e um canal do dono desse site no youtube(esse canal: https://www.youtube.com/user/sanfrancis ... fit/videos" onclick="window.open(this.href);return false;), que tem várias dicas importantes nesses assuntos.

Outra parada que ajuda muito é ter um Foam Roller(pode ser um cano PVC tb) e uma bola de tênis para fazer os alongamentos.

Foam Roller é isso aqui:

Imagem

O foam roller é mto bom, uso bastante, mas na fase de dor q ele se encontra não é indicado, mta dor em várias posições.

Primeiro tem q aliviar essa dor e só num segundo momento recuperar a mobilidade, a hérnia essa ali, depois q os sintomas da hérnia diminuírem bastante é indicado fazer outros movimentos e avaliar para tentar descobrir de onde surgiu o problema.

O foam roller q uso eu fiz em casa, procurei alguns videos de DIY foam roller no youtube, e gastei uns 15 reais com tudo.
Imagem

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 13 Fev 2015 11:11

Grappler escreveu:Também tenho hérnia no L5-S1, mas é assintomática, a única dor que me dá é por vezes uma dor muito localizada na lombar que irradia para um dos lados.

Esse assunto do método McKenzie me pareceu interessante, isso serve para prevenção do avanço da hérnia ou é só como tratamento para quem já tem sintomas?

Eu descobri a hérnia e continuo a treinar JJ na boa, estou até numa das melhores fases de sempre do meu treino (fisicamente falando), comecei a abandonar posições que não forcem muito a lombar (certos ataques da guarda) e faço muita prancha para reforçar a musculatura do tronco. Comigo tem funcionado, e espero que continue a funcionar. Tem dias que a dor é inexistente.
O método serve como prevenção tb, vc vai ver q 90% dos movimentos q fazemos com o tronco é em flexão e o McKenzie diz q esse excesso é o q causa lesão e o q pode curar é o movimento oposto, a extensão.

Ele é mais conhecido pela extensão da coluna, mas a flexão tb está presente, ele sempre falou q precisamos ter os dois movimentos, flexão e extensão do tronco, em dia para a melhor função da coluna vertebral.

Existe um livro dele em português onde é explicado isso de maneira bem simples, com fotos e desenhos mostrando os exercícios e as sequencias.

Eu gosto de usar os testes de Shirado e Ito para ver a relação de força isométrica das regiões abdominal e lombar. Dependendo do tempo de cada teste pode-se ter uma idéia de como está essa relação de forças e trabalhar na mais fraca e tentar equilibrar esses grupos musculares. O teste de Sorensen é mais conhecido para a região posterior do tronco e talvez fique mais fácil de achar fotos ou videos mostrando. A região abdominal pode procurar por força ou resistência desse grupo.

Estou falando de coisas simples q vc pode fazer sozinho, existem outras maneiras de avaliar e descobrir de onde vem as dores.
Imagem

Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por malicia » 13 Fev 2015 13:06

Dillan Grau escreveu: Uma coisa: vc diz q inclinar o tronco para frente ou flexionar o mesmo causa dor, vc tentou fazer uma extensão de tronco e observar se a dor diminuiu ou aumenta ? Se puder faz essa extensão deitado, de barriga para baixo e com a ajuda dos braços realiza esse movimento de extensão e vê o q acontece.

Esse aqui vc diz?

Imagem

o 1,2,3,4 eu não consigo fazer sem dor... alguns deles dói alucinadamente

o 5,6 eu faço de boa...
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por Dillan Grau » 13 Fev 2015 14:10

malicia escreveu:

Esse aqui vc diz?

Imagem

o 1,2,3,4 eu não consigo fazer sem dor... alguns deles dói alucinadamente

o 5,6 eu faço de boa...

São esses as sequencias do McKenzie.

Como a hérnia está posterior é normal os movimentos de flexão ajudarem a aliviar a dor. O q vc pode fazer é fazer o número 5 algumas vezes mas de maneira bem ativa, puxa os joelhos em direção ao peito lentamente e solta, com a ajuda das mãos para puxar os joelhos e soltar, não força o quadril para puxar contra o peito, de dez a quinze vezes.

Os exercícios 1 e 2 geram muita dor ? O exercício 2 teria q ser feito com movimentos, ficar parado nessa posição incomoda muito. Uma das maneiras seria ficar apoiado nos antebraços, tronco no chão, e ir levantando aos poucos o corpo, começa pela cabeça e depois vai erguendo os ombros e por fim o tronco.
Imagem

Avatar do usuário
serpentarius
Mensagens: 400
Registrado em: 17 Jan 2015 23:23

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por serpentarius » 14 Fev 2015 21:22

Grappler escreveu:Mais uma dúvida que quero tirar e vou aproveitar o tópico:

Já tenho uma dor na zona da lombar há +/- 2 meses e ultimamente tem agravado. Eu pensei que o JJ e a musculação podia estar relacionado, e então parei de treinar de JJ durante este mês de outubro (também por causa duma lesão no joelho) e parei de fazer exercícios que exercitem a lombar. Já fui à acupunctura e ao osteopata/fisioterapeuta, e todos os tratamentos que fiz só resultaram num alívio temporário e a dor voltou uns dias depois, sendo que nunca desapareceu por completo.

A dor afecta-me +/- nesta zona aqui onde tem o círculo preto, sendo uma dor muito localizada. Não me dói em movimentos de rotação, mas movimentos de inclinação para frente ou para trás causam dor, especialmente quando me inclino para trás.

Imagem

Já alguém passou por um caso parecido? Alguém tem ideia do que possa ser? O fisioterapeuta diz que não é ligamento, porque não dói ao toque e é uma dor muito profunda. Não sei se será muscular ou tendão, ou se ainda uma coisa mais grave.

Qualquer ajuda agradeço!

Obrigado

Eu cheguei a ficar torto. Muitas sessões de Quiropraxia foi o que resolveu.
Máxima Grega: "quando você inicia na luta você é um striker, quando está no meio do caminho você é um grappler, quando você sabe lutar você é um boxer e nunca mais vai pro chão"

Não sei a diferença exata de boxer pra striker na tradução. Acredito que seja mais a qualidade técnica. Striker talvez seja o cara que vai pra cima com tudo, chutando, socando, mas que pode ser quedado facilmente. Já o Boxer é o lutador refinado, com qualidades pra chutar e socar na hora certa, sem desperdiçar energia, e é um cara muito difícil de ser levado pro chão, e se o for, sabe o que fazer no grappling também.

Vidas Paralelas, Plutarco!!!

Avatar do usuário
serpentarius
Mensagens: 400
Registrado em: 17 Jan 2015 23:23

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Mensagem por serpentarius » 14 Fev 2015 21:27

Grappler escreveu:
Fui fazer uma RM e vc estava certo. Era mesmo uma protusão discal, na L5-S1.

Dá para treinar normalmente com isso? Quais os principais cuidados a ter?

Então, meus discos L4 e L5 saíram do lugar e ainda pressionavam a "gelatina". Então deu hernia nestes discos. O pé adormecia, eu não conseguia ficar reto mais.

Na Região da Sacroilíaca foi em época muito passada, antiga, e eu curei a lesão com Yoga, respirações/Pranoterapia. O RPG da Fisioterapia tem algumas técnicas pra consertar esta parte.

Algumas vértebras saem do lugar ainda, mas eu mesmo fico colocando elas no lugar, sozinho, ou usando respirações ou usando torções quiropráticas.
Máxima Grega: "quando você inicia na luta você é um striker, quando está no meio do caminho você é um grappler, quando você sabe lutar você é um boxer e nunca mais vai pro chão"

Não sei a diferença exata de boxer pra striker na tradução. Acredito que seja mais a qualidade técnica. Striker talvez seja o cara que vai pra cima com tudo, chutando, socando, mas que pode ser quedado facilmente. Já o Boxer é o lutador refinado, com qualidades pra chutar e socar na hora certa, sem desperdiçar energia, e é um cara muito difícil de ser levado pro chão, e se o for, sabe o que fazer no grappling também.

Vidas Paralelas, Plutarco!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: POBRELOKO e 160 visitantes