Maluquice total como o cara nadou pra lá e pra cá de boa, só tirando foto, e eu me matando pra nao ser atropelado kkKabeça Grande BJJ escreveu: ↑09 Dez 2022 17:11O Rogerao aí é o exemplo perfeito do que citei dos caras que perdem a prancha e voltam de boa no braço, sem suar, mesmo gordolas.
Físico nessa hora não conta tanto como: conhecimento do local, técnica e psicológico.
Pra quem tava falando do João Paulo Diniz que se salvou por ser atleta, do acidente em Maresias que matou a Fernanda Vogel e o piloto, lembrem se sempre que o copiloto tbm saiu vivo. E nadou a mesma distância, na real nadou mais pq se desorientou, na base do cachorrinho.
Não é mesmo um papo de preparo e sim de mental e técnica bem executada (o básico bem feito pode te salvar sempre).
Tópico oficial da natação
- matheusbarbosa
- Contato:
Re: Bombeiro nada por 4h pra se salvar

Carai, como uma fucking baleia dessas fez algo que não afundar no primeiro mínimo contato com a água?matheusbarbosa escreveu: ↑09 Dez 2022 11:13Essa parada de nadar no mar é muito maluco, como o psicológico conta até mais mesmo do que seu próprio cansaço físico... Em 2019 era aniversário meu aniversário de namoro e fui para Paraty com a patroa, conversa vai conversa vem, fechamos um passeio de Veleiro, pelo Airbnb. Por sinal, o passeio foi muito bom, o cara manjava pra caramba de cada ilha que passávamos, vi aquele Veleiro do Amyr Klink de alumínio, estava ancorado no pier da casa dele, muito bacana conhecer as histórias e ver pessoalmente, tirei altas fotos... mas enfim.
Paramos em uma ilha que tinha uns macacos lá, e tinha um morro que dava para subir e tirar umas fotos em uns canhões lá só que tinha que ir nadando, pois o veleiro só podia parar bem longe, e eu queria ir lá para ver como era, e nesse passeio estavam eu e minha namorada e mais um casal, e esse casal o marido já era de mais idade e era baixinho e pesava por volta de 160kg. O cara era bemmm gordão, e ele falou, vamos lá nadando eu tiro umas fotos pra vc e beleza, falei... ah, bora... Mano, pra ir foi de boa, estava mais vazio, mas mesmo assim pra ir ele basicamente foi boiando sem nem se mexer só filmando com a gopro, e eu nadando pra caralho, chegamos e beleza. Na hora de voltar meus amigos.... ha, já estava cheio de barco ancorado, lanchas e aquela porra de escunas e catamarãs, ou seja, o mar estava mais movimentado, motor de lancha, de catamarã, de escuna, fora os jetski pra la e pra ca.... mermão, o cara falou vamos lá pro Veleiro, eu simplesmente lembro que quase fui esmagado por 2 escunas que estavam manobrando para sair do local ali, pois eu tinha cansado e parei pra respirar um pouco, olhei pros 2 lados, duas escunas, e ele já estava no veleiro, subindo com ajuda da esposa pois era gordão, mas ele simplesmente não cansava NADA, ele só ia dando umas braças bem devagar, e parece que o peso dele a correnteza levava, não sei que porra que era, eu nadei muito, e mais rápido que ele, só que cansei, e parei e quase fui esmagado, e ai nadei pra caralho sem ar nenhum cheguei no veleiro sem ar que quase nao consegui subir na escadinha daquela porra!!! Por sinal, o cara subiu e depois quis parar pra nadar mais um pouco, me chamou e eu falei... (o cara se chamava Rogério) "Pô rogerião, to cansadão velho" kkkkkkkkkkk vai se foder!!!! mas mas foi dahora demais esse role. E cheguei a conclusão q se eu precisar nadar no mar mesmo, to fodido... Estou sedentário pacarai. E nem sei se foi por isso pois o cara era grandão e não cansava nunca, só ficava mexendo os pés lá e ficava boiando. Q parada... kkkk

O colega cansou porque nadou no mar como se nadasse numa piscina. A técnica é completamente diferente. Eu faço natação há décadas e mesmo assim me enrolei no mar.
Na certa o "acelerar pra chegar logo" te fodeu, porque emendou braçadas curtas e intensas, além das pernadas igualmente fortes, quando deveria dar braçadas longas e leves e só bater perna entre as alternadas, fazendo mais chicote do que espuma. É como se fosse um peito com crawl. Há outras técnicas, mas pra flutuação, sem corrente contrária, nada me deixa mais confortável.
Na certa o "acelerar pra chegar logo" te fodeu, porque emendou braçadas curtas e intensas, além das pernadas igualmente fortes, quando deveria dar braçadas longas e leves e só bater perna entre as alternadas, fazendo mais chicote do que espuma. É como se fosse um peito com crawl. Há outras técnicas, mas pra flutuação, sem corrente contrária, nada me deixa mais confortável.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
Opa, guardado pra me lembrar do macete. Tipo na corrida: menos é mais? Salvo se for 100m rasos. Se deixar "flutuar" um pouco mais do que tentar se impulsionar, seria isso?brunodsr escreveu: ↑09 Dez 2022 22:23O colega cansou porque nadou no mar como se nadasse numa piscina. A técnica é completamente diferente. Eu faço natação há décadas e mesmo assim me enrolei no mar.
Sempre nadei em praia quando novo, e depois em piscina. Mas isso já tem mais de uns 15 anos...tenho que dar uma reciclada.
No nado peito, você não bate pernas. Você faz tipo um chicote, que te impulsiona pra frente. Nesse nado, você faz o mesmo chicote, só que com as pernas na posição do crawl.Dartagnan escreveu: ↑09 Dez 2022 23:38Opa, guardado pra me lembrar do macete. Tipo na corrida: menos é mais? Salvo se for 100m rasos. Se deixar "flutuar" um pouco mais do que tentar se impulsionar, seria isso?
Sempre nadei em praia quando novo, e depois em piscina. Mas isso já tem mais de uns 15 anos...tenho que dar uma reciclada.
Você dá uma braçada longa, deslizando o máximo, e quando começar a perceber que desacelerou, dá o chicote com as pernas e alterna a braçada, novamente deixando deslizar ao máximo.
É tipo, uma braçada + chicote + outra braçada... e assim vai. Praticamente não faz força pra nadar. E respirar em toda braçada. A cada duas, eu costumo respirar pra frente, pra não perder a direção.
Essa técnica não funciona pra corrente contrária. Pra essa outra, são braçadas curtas e sem força + pernadas com espuma, também sem força. Desgasta mais do que a outra, mas menos do que o crawl convencional, pelo menos no mar.
Saca as provas olímpicas no mar que vc vai entender a dinâmica.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
- matheusbarbosa
- Contato:
Muito legal o debate nesse tópico, eu fiz natação na época era muito criança, e sei nadar crawl, de costas, coisa básica... O problema foi realmente o psicológico de ter olhado as escunas chegando, o mar um pouco mais marolado de ondas dos barcos e jets, e ai o Rogério gordão, simplesmente foi só de boa mexendo as pernas e braçadas curtas...
Essa técnica braçada + chicote + outra braçada, o chicote que vc diz, é tipo a perna do nado borboleta?
Essa técnica braçada + chicote + outra braçada, o chicote que vc diz, é tipo a perna do nado borboleta?

Vou procurar um vídeo e posto aqui. Mas a perna é de crawl mesmo, só que ao invés de bater, você faz um chicote, como no peito, entendes?matheusbarbosa escreveu: ↑10 Dez 2022 08:12Muito legal o debate nesse tópico, eu fiz natação na época era muito criança, e sei nadar crawl, de costas, coisa básica... O problema foi realmente o psicológico de ter olhado as escunas chegando, o mar um pouco mais marolado de ondas dos barcos e jets, e ai o Rogério gordão, simplesmente foi só de boa mexendo as pernas e braçadas curtas...
Esse vídeo é curtinho e mostra a técnica que falei. Mas vocês podem procurar por "open water technique".
Em resumo aí, pra quem não enxergar o "invisível":
1. Pernas submersas
2. Pernada só entre as braçadas
3. Pernadas apenas "empurrando" a água, como no nado peito (fazendo um movimento de chicote)
4. Braçadas longas, esticando a mão na frente até a frente da cabeça, como se estivesse querendo pegar algo lá na frente (mas com a mão espalmada)
5. Rotação do corpo na direção do braço da frente
6. Mão levando a água para o quadril e empurrando para as pernas (ao invés do "S" tradicional)
7. Braçadas sem força (mas pode alternar - a depender do mar) e pernadas apenas pra impulsionar a próxima braçada
Talvez tenham outros pontos "invisíveis" aí que não nadadores não enxerguem, mas o basicão é isso. O principal é respeitar o mar, pra não se tornar vítima dele. Repetindo: Eu nado há décadas e mesmo assim senti dificuldade quando fui nadar em mar aberto da primeira vez. Nadar em piscina é completamente diferente de nadar no mar. No rio então, passe longe. Mas isso é assunto pra um papo mais longo.
Esse daqui tá melhor... a gente treina igualzinho na piscina.
- Raul Nutti
- Contato:
Excelente post!brunodsr escreveu: ↑10 Dez 2022 13:45
Esse vídeo é curtinho e mostra a técnica que falei. Mas vocês podem procurar por "open water technique".
Em resumo aí, pra quem não enxergar o "invisível":
1. Pernas submersas
2. Pernada só entre as braçadas
3. Pernadas apenas "empurrando" a água, como no nado peito (fazendo um movimento de chicote)
4. Braçadas longas, esticando a mão na frente até a frente da cabeça, como se estivesse querendo pegar algo lá na frente (mas com a mão espalmada)
5. Rotação do corpo na direção do braço da frente
6. Mão levando a água para o quadril e empurrando para as pernas (ao invés do "S" tradicional)
7. Braçadas sem força (mas pode alternar - a depender do mar) e pernadas apenas pra impulsionar a próxima braçada
Talvez tenham outros pontos "invisíveis" aí que não nadadores não enxerguem, mas o basicão é isso. O principal é respeitar o mar, pra não se tornar vítima dele. Repetindo: Eu nado há décadas e mesmo assim senti dificuldade quando fui nadar em mar aberto da primeira vez. Nadar em piscina é completamente diferente de nadar no mar. No rio então, passe longe. Mas isso é assunto pra um papo mais longo.
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"

-
- Contato:
Cara sera que um bombeiro atendendo uma ocorrência com um jet sky nao tem pelo menos um flutuador e um par de nadadeiras? Continuaria sendo sinistro por ser a noite, mas ja é uma situação completamente diferente de nao ter nenhum equipamento básico.
Show de bola a postagem brunodsr.
Calhou que tô postergando voltar a nadar com regularidade. Negócio é que justamente por coisas ditas aqui, não quero acostumar com pisicina mesmo. Sempre fui meio bicho do mato, quanto mais natural e com onda, melhor.
Acabei de me inscrever num canal do YouTube "Nada mais".
Calhou que tô postergando voltar a nadar com regularidade. Negócio é que justamente por coisas ditas aqui, não quero acostumar com pisicina mesmo. Sempre fui meio bicho do mato, quanto mais natural e com onda, melhor.
Acabei de me inscrever num canal do YouTube "Nada mais".
- matheusbarbosa
- Contato:
Excelente !!
Aplicarei as técnicas na piscina na casa da dona encrenca, pois não tenho piscina aqui kkkkk
Aplicarei as técnicas na piscina na casa da dona encrenca, pois não tenho piscina aqui kkkkk

Depende da região, geografia, época do ano, nuvens, etc.
Naquela região o padrão é muuuuito confiável, em especial no segundo semestre no qual os ventos alisios ficam mais intensos e constantes sempre soprando pra mesma direção a partir do final da manhã e mantendo boa parte da noite.
Não é a toa que esta reigão é uma das melhores do mundo pela sua constância de ventos.