Mensagem
por Kozak » 23 Dez 2022 05:16
Porra, Di Maria não jogou 3 jogos inteiros em 2022. Comparar com o Rivaldo em 2002 não faz o menor sentido. Até entendi o raciocínio, mas a escolha dos personagens foi péssima.
Para responder o tópico. 62 só assisti melhores momentos, então vou excluir da minha avaliação. Dos candidatos restantes assisti todos, pelo menos pelo youtube - caso de 86 - então posso avaliar.
Já elimino 2002 porque sequer houve consenso do melhor da Copa. Não tem nada a ver com 2014. Papo de Rivaldo "melhor da Copa" é bastante antigo. E se ele não ganhou o prêmio da Fifa, o Ronaldo também não, então esse argumento não faz sentido. Ademais, ainda que fosse unânime "Ronaldo melhor da Copa" - e isso é bastante aceitável pelos 2 gols na final -, o fato é que o Rivaldo foi daqueles coadjuvantes que você fica na dúvida o tempo inteiro se não era o verdadeiro protagonista do filme.
Não fosse isso o bastante, aquela seleção era EXCEPCIONAL e tinha diversos jogadores históricos do futebol mundial. Roberto Carlos, Cafu, Ronaldinho Gaúcho, que era coadjuvante, mas decidiu o jogo contra a Inglaterra. O que você vai falar de uma geração que não levou para a Copa Alex e Djalminha - e olha que o Romário ainda cabia naquela seleção fácil fácil? Então, por todos esses fatores, não tem como colocar o Ronaldo 2002.
Zidane em 98 brilhou na final. A final tem mais peso, mas não o suficiente para entrar nessa discussão. É só olhar a Copa como um todo - e não digo que tenha jogado mal até lá.
Zidane 2006 teve um jogo plasticamente perfeito contra o Brasil, mas o que ele efetivamente decidiu? Eu lembro da semi contra Portugal. Ok, fez gol na final também, mas não tem como ignorar a expulsão. Ainda mais que a França não foi campeã. Não dá para colocar nessa lista.
Romário 94 foi foda. Mas o time era muito melhor - em valores individuais - do que usualmente se fala. Bebeto jogou muito e também foi bastante decisivo. Romário comeu a bola na fase de grupos, decidiu as oitavas - assistência foda para o Bebeto -, fez um dos gols contra a Holanda - e, por que não, participou do gol do Branco também rs. Fez um gol de cabeça na semi contra a Suécia, sendo um nanico. Final não brilhou, inclusive perdeu um gol. Mas fez a parte dele na decisão por pênaltis.
Messi 2022 e Maradona 86 vou analisar conjuntamente. Pega os jogos de 86 para assistir e não tem como não dizer que, na bola jogada, o Maradona foi o maior. A forma que ele arrastava o time adversário inteiro, com dribles e arrancadas...mas aí tem duas observações. 1a que fisicamente, não lembro a idade exata dele, mas tava no auge. Não tinha nem 30 anos. 2a que, se por um lado é verdade que ele apanhava MUITO mais do que o Messi, por outro, não tem como comparar os espaços que ele tinha na época com o que o Messi tem hoje em dia. Outro futebol. Então querer que o Messi, ainda mais com 35 anos, fizesse a mesma coisa que o Maradona fez, simplesmente não é possível. É só assistir os jogos para ver a diferença do jogo.
Nos números frios o Messi fica bem a frente do Maradona. Foi o MVP de todos os jogos eliminatórios. Fez gol em todos, além das assistências. Fez 2 gols na final e participou ativamente de outro. Maradona não fez nenhum - embora tenha achado aquela assistência linda para o 3a. Messi participou de duas decisões de pênaltis, e converteu nas duas - uma sendo a final. Tem mais um fator, subjetivo, é verdade, mas que eu acho relevante. A pressão que o Messi sofreu não tem comparação. O "falso GOAT" que amarela na seleção e não ganha nada pela Argentina. Ninguém cobrava uma conquista do Maradona em 86 para cravá-lo como o "maior da história". Aliás, antes da conquista em 86, a conversa era: quem é melhor, Zico ou Maradona? Não tem nada de clubismo. Antes da Copa isso era bem discutido e aberto.
Questão de gosto. Como eu gosto mais do Messi, vou votar nos números frios dele rs. Mas o argumento da "bola jogada" para escolher o Maradona é perfeitamente aceitável. O que eu acho engraçado é penaldete que passou a vida inteira "argumentando": "quantos gols o Messi fez naquela eliminação da Champions pelo Barça? Quantos gols na final que a Argentina perdeu contra o Chile?", e a gente falando o tempo todo: "assiste a porra do jogo, esquece se ele fez gol ou não, como que um ser pensante vai querer comparar o Messi com o Túlio com vidro elétrico?" e eles tapando os ouvidos para o óbvio, querendo agora usar o argumento da "bola jogada" para exaltar o Maradona e rebaixar o Messi rs. Ué, mas não conta só "gols e assistências no sofascore" rs? Agora assistir os jogos é importante? Kkkk.
Enfim, sendo o Garrincha 62, Maradona 86 ou Messi 2022, o que importa é que o Penaldo se tornou irrelevante em qualquer discussão, e isso dói para as bibas apaixonadas pelo abdômen do traveco português kkkk. Chupem.