¿Hablas Español?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Diego Dos Santos
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Abr 2020 14:25
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Diego Dos Santos » 11 Jan 2023 20:52

fala galeraaaaa
eu moro em Madrid atualmente e posso falar da minha experiencia profissional e pessoal
cheguei em Madrid sem falar nadaaaaaa de Espanhol
e o que o Metal disse é verdade, maioria aqui de brasileira acha que com o portunhol já basta mas tendo contato com muitos espanhois eles me disseram que desses brasileiros eles entendem 50% mas nao diz nada por educaçao
entao vamos aprender o Espanhol de verdade nao é dificil
acho que focado em um ano você chega num nivel bom , mais rápido que ingles eu acho

minha dica é busque material com nativos (apesar que eu comecei com uma Brasileira ensinando Espanhol, com uma nativa você se acostuma mais rapido), foque no imersao , ver series , programas de Youtube ou desenho com dublagem em Espanhol
se quiserem eu deixo uma lista aqui dos canais que usei e que me ajudou

Na grámatica foque muito na fonética e nos falsos cognatos porque é onde mais pecados pela semalhança, quase nenhuma fonética que eles tem nos temos, tem umas que tem diferenças muitoooo sutis mas que vai ajudar muito

por exemplo CAROL (de Carolina) é um nome que falando em portugues e espanhol é diferente, nos falamos (CAROU) eles falam (CAROL, como se você falasse Carola mas você corta o A, o L é bem pronunciado)

outro exemplo Isso está SALADO em español sería ESO ESTÁ SALADO parece igual mas é diferente , aqui na Espanha salado se pronuncia (SALAO) com o D mudo , claro se você falar a galera te entende e nao é errado mas nao é comum

Eu trabalho em uma multinacional e digo o Espanhol é muito importante e fico puto que no Brasil nao fala espanhol e sim portugues , apesar que gosto de portugues, espanhol eu acho muito bonito e gosto muito

E o Portunhol ja existe , se chama Gallego
e se fala na Galicia , comunidade espanhola na fronteira com Portugal

Tags:

Online
Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6007
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Pegetto » 11 Jan 2023 21:48

Fiquei 10 dias em Buenos Aires... no voo eu não entendi porra alguma do que a galera falava e, acho que nos 3 primeiros dias, o negócio tava mais complicado.
Mas é engraçado como o corpo/mente se adapta, lá pro oitavo dia eu só enrolava falando no portunhol, mas já conseguia entender muito bem o que todos falavam.

Anos depois passei 6 dias em Santiago. Achei que ia ser a mesma coisa e saí de lá entendendo quase porra nenhuma de nada... é como se os argentinos falassem um espanhol mais pausado e os chilenos acelerados e cheios de gíria. Chegou uma hora que me deu vontade de fingir que era americano e só apontar as coisas nos cardápios: "Give me a king crab con mutcha pepper"
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Online
Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6007
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Pegetto » 11 Jan 2023 21:53

Diego Dos Santos escreveu:
11 Jan 2023 20:52
Spoiler:
fala galeraaaaa
eu moro em Madrid atualmente e posso falar da minha experiencia profissional e pessoal
cheguei em Madrid sem falar nadaaaaaa de Espanhol
e o que o Metal disse é verdade, maioria aqui de brasileira acha que com o portunhol já basta mas tendo contato com muitos espanhois eles me disseram que desses brasileiros eles entendem 50% mas nao diz nada por educaçao
entao vamos aprender o Espanhol de verdade nao é dificil
acho que focado em um ano você chega num nivel bom , mais rápido que ingles eu acho

minha dica é busque material com nativos (apesar que eu comecei com uma Brasileira ensinando Espanhol, com uma nativa você se acostuma mais rapido), foque no imersao , ver series , programas de Youtube ou desenho com dublagem em Espanhol
se quiserem eu deixo uma lista aqui dos canais que usei e que me ajudou

Na grámatica foque muito na fonética e nos falsos cognatos porque é onde mais pecados pela semalhança, quase nenhuma fonética que eles tem nos temos, tem umas que tem diferenças muitoooo sutis mas que vai ajudar muito

por exemplo CAROL (de Carolina) é um nome que falando em portugues e espanhol é diferente, nos falamos (CAROU) eles falam (CAROL, como se você falasse Carola mas você corta o A, o L é bem pronunciado)

outro exemplo Isso está SALADO em español sería ESO ESTÁ SALADO parece igual mas é diferente , aqui na Espanha salado se pronuncia (SALAO) com o D mudo , claro se você falar a galera te entende e nao é errado mas nao é comum

Eu trabalho em uma multinacional e digo o Espanhol é muito importante e fico puto que no Brasil nao fala espanhol e sim portugues , apesar que gosto de portugues, espanhol eu acho muito bonito e gosto muito

E o Portunhol ja existe , se chama Gallego
e se fala na Galicia , comunidade espanhola na fronteira com Portugal
Tem uma mina que o Instagram vira e mexe me recomenda falando Gallego. É bem portunhol mesmo.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Tartaruga
Mensagens: 14280
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Tartaruga » 11 Jan 2023 22:16

Diego Dos Santos escreveu:
11 Jan 2023 20:52
minha dica é busque material com nativos (apesar que eu comecei com uma Brasileira ensinando Espanhol, com uma nativa você se acostuma mais rapido), foque no imersao , ver series , programas de Youtube ou desenho com dublagem em Espanhol
se quiserem eu deixo uma lista aqui dos canais que usei e que me ajudou
Posta ae!

A gente acha que é só enrolar a lingua e pede una Coca-Cuela! :lol:
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
matheusbarbosa
Mensagens: 1852
Registrado em: 23 Jul 2018 16:44
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por matheusbarbosa » 12 Jan 2023 00:07

Fui para a Argentina mtos anos atras, e deu um problema no meu chuveiro na hora do banho, liguei na recepção e o máximo que consegui soltar foi um:

"BÁÑO está MUUI FRIO".

Certeza que foi a maior vergonha da minha vida e o pior hospede que esse cara pegou kkkkk

E depois ainda no restaurante falei para a minha namorada "mi da mi celular" na hora de pagar a conta, não sei porque, vc começa pegar umas manias de falar pois ouve eles falarem umas coisas diferentes lá, detalhe, o garçom estava na mesa olhando p minha cara e o cartão nao tinha passado, ai pedi o celular pra ver em qual conta estava o dinheiro.

Coisas boas que ficam na memória, mesmo que vergonhosas, mas ficam. kk
:offtopic2:

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4026
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por FROST » 12 Jan 2023 04:46

Tenho um pouco de dificuldade pra falar, mas como sou da fronteira e ouço muito reggaeton, da pra entender uns 90%.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21817
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por kyo_spirit » 12 Jan 2023 11:03

Meu portunhol é ok pela exposição na época do fut e pq os gringos do fut apresentaram uma casa q se chama Azucar (qd ainda era no itaim).

Talvez pelo meu nível ser bem básico, tenho uma dificuldade grande com sotaques. Entendo os colombianos, equatorianos, bolivianos, pessoal das ilhas lá pra cima e talz.....mas acho dificílimo entender argentinos e chilenos.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5494
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Raul Nutti » 12 Jan 2023 12:11

kyo_spirit escreveu:
12 Jan 2023 11:03
Meu portunhol é ok pela exposição na época do fut e pq os gringos do fut apresentaram uma casa q se chama Azucar (qd ainda era no itaim).

Talvez pelo meu nível ser bem básico, tenho uma dificuldade grande com sotaques. Entendo os colombianos, equatorianos, bolivianos, pessoal das ilhas lá pra cima e talz.....mas acho dificílimo entender argentinos e chilenos.
Não dá pra entender um carajo do que os chilenos falam mesmo. Tive um sogro chileno e nunca entendi nem quando ele tava me chamando
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
ZecaUrubu
Mensagens: 1525
Registrado em: 11 Out 2014 12:40

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por ZecaUrubu » 12 Jan 2023 12:27

Metal escreveu:
11 Jan 2023 17:01
Cara, vou na contramão do pessoal aqui, com todo respeito: Não vá nessa de que portunhol dá pro gasto. De fato, vc não vai passar fome se tiver que falar com alguém utilizando esse migué e a linguagem corporal, mas se vc estudar, que seja um ano de espanhol (básico, naquelas escolas de idioma indo 2x na semana e se esforçando minimamente pra aprender), vc vai ver a vergonheira que é esse tal de portunhol. Se você tiver que se virar em alguma situação ou emergência, ok; do contrário, pra aprender a lingua e tirar aquele famoso 'espanhol básico' do currículo, elimine esse pensamento de que 'portunhol' da pro gasto.

Em geral os brasileiros acham que aprender espanhol é facil principalmente por muitas palavras entre as línguas serem as mesmas ou similares. Só que independente disso, pra você ter um nível bacana, é necessário estudar e praticar da mesma forma que um inglês da vida. Eu costumo dizer que aprender espanhol é ainda mais difícil que o inglês simplesmente porque não temos a exposição que temos com o inglês, exposição essa que deixa o aprendizado muito mais fácil. É muito mais habitual vermos algo com audio/legenda em inglês do que em espanhol.

Dito isso, entendo que não dê pra fugir muito da receita antiga entre ter aulas teóricas e praticar bastante (app, filmes, series, etc, etc). Em minha experiência de ter ficado alguns anos de minha vida em escola de idioma, eu hoje prezaria por locais onde a aula seja no idioma de estudo desde o primeiro dia, que inclua trabalhos extra classe e atividades dinâmicas, saindo daquele ambiente de sala de aula. Por exemplo, fazer alguma atividade do dia dia com a turma falando somente o espanhol (churrascaria, cozinhar, comprar alguma coisa em um mercado, etc). Assim você coloca seu conhecimento em prática, sai da sua zona de conforto e fica mais fácil de assimilar o conhecimento novo. Não sei se isso é regra hoje, mas no tempo que frequentava essas escolas (10 anos atrás), eram poucas que valorizavam e realmente se dedicavam a esse tipo de conteúdo com o aluno.

Se possível (e o que alavanca BASTANTE o aprendizado) é fazer um intercâmbio, mesmo que rápido (1 mês) para ficar imerso completamente na lingua. Por fim, se conseguir fazer um intercâmbio, sugiro não se enturmar com brasileiros (ou com pessoas que não queiram praticar o idioma que vc está aprendendo) e, no caso de espanhol, que não vá para a Argentina. De vários falantes de nacionalidades que já tive a oportunidade de conversar, todos achavam o espanhol deles feio demais kkkkk

Abraços e bons estudos.
E você tem toda a razão!

Eu comecei a estudar lá em meados de 2011 meio que por hobby mesmo, eu sempre curti muito futebol então assistia muito vídeo no youtube de campeonatos sul-americanos com narração em espanhol. Juntei algo que eu curtia aprender (idioma) com algo que eu já gosto (futebol), e com o passar do tempo foi meio que natural o aprendizado, eu sempre li bastante tbm, paginas de notícias tipo CNN Español e fazendo isso todo dia eu já entendia e falava muita coisa mas não tinha conversação com nativos. Depois de um tempo comecei a trocar ideia via facebook com algumas pessoas, quando eu falava que era do BR sempre diziam que eu me comunicava bem, isso foi me dando confiança.

Lá pra 2016 eu já falava e escrevia bem, eu estava desempregado e rolou uma oportunidade de trampo com suporte de T.I bilíngue pra uma empresa da Espanha, fiz entrevista com umas 3 pessoas diferentes uma do Peru pra falar sobre a vaga, outra da Colômbia que foi uma parte mais técnica e outro brasileiro metido a chileno que queria saber mesmo se eu falava ou só enrolava, curtiram, acharam interessante o fato de eu ter aprendido sozinho sem nem ter saído do Brasil e fui aprovado. Trampei 2 anos lá, não era um trampo lá muito bom (era quase que um call center de informática, atendimento via telefone e chat) mas eu aprendi muito, foi quase que um intercâmbio sem precisa viajar.

Essa parada de brasileiro achar que fala por enrolar nesse portunhol é vdd, muita gente quando descobria que eu tbm falava espanhol vinha tentar falar um portunhol e era vergonheira mesmo, eu sou coloquei espanhol fluente no currículo depois que eu saí desse trampo de suporte.

Minha base de aprendizado sempre foi o acento Colombiano e Mexicano, sempre achei mais "neutros" e de fácil comunicação, sotaque Argentino é horrível.
      ★ 2005
★ 1992 ★ 1993

[img]http://lh6.ggpht.com/_x1GPKh6GqV8/S1eHQGUSasI/AAAAAAAAAVQ/BWDmuBiZN34/s400/6411.png[/img]

Avatar do usuário
Diego Dos Santos
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Abr 2020 14:25
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Diego Dos Santos » 13 Fev 2023 06:09

Bueno, discúlpame el retraso chicos que estaba currando como una bestia enjaulada

bem eu primeiro foquei na fonética, a dificuldade do Español está em justamente ser irma do portugues e por isso que eu foquei nas diferenças direi algumas , e as diferenças estao nas fonéticas porque no quería falar portunhol

a mais fácil:
V tem som de B sempre, tanto que se falamos qualquer palavra que tem V ou B no telefone temos que especificar(isso é mais para quando ela vem no meio da palavra)

um exemplo de como seria falar corretamente é VIVIR (falariamos BIBIR)
cueva (caverna) seria CUEBA

segunda coisa que em español todos os sons sao abertos ou seja nao temos sons nasais, tem uma excessao a letra Ñ (que seria ENHÊ) que faz um leve som nasal mas para por ai

Espanhol é fácil de práticar em 6 meses eu ja tava me comunicando bem e normal com as pessoas
entao que eu fiz

primeira - aprender como um bebe

repetia frases usuais, nao ligava muito para gramática
so anotava e repetia para falar da forma correta
entender a estrutura do castellano

segundo - imersao

eu comecei a ver programas de fácil vocabulario em Espanhol da Espanha por exemplo: Family Guy, Simpsons, um filme que eu gosto e ja vi
assim presto atençao da entonaçao e na forma que falam

vi canais no Youtube de Espanhóis que falam a lingua informal , isso é muito importante porque se você só ve coisas formais aulas , livros e etc você se perderá na rua porque quem fala o Espanhol na rua come umas letras e falam rápido
entao comercei a ver youtubers entao conheci o AURONPLAY que é um youtuber muito famoso dai
se você entender ele , entender qualquer um

Por exemplo : a palavra CUIDADO se escreve e se ler como em portugues e o significado é igual mas se você vai para rua as pessoas vao falar CUIDAO e se você nao sabe disso e falam rapido você nao entenderá eu te garanto

entao AURONPLAY faz videos reagindo a programas e anuncios e eu vi muito

e outro sempre via tudo em Espanhol com legenda em Espanhol e sempre que via alguma palavra que nao conhecia anotava e no final do filme /serie eu fazia frases com essa palavra

Avatar do usuário
Diego Dos Santos
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Abr 2020 14:25
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Diego Dos Santos » 13 Fev 2023 06:11

qualquer dúvida ou pergunta me façam aqui que eu ajudo da forma que eu puder

Online
Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 26318
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por JackmAtAll » 13 Fev 2023 08:19

Aproveitando o post do Diego, um canal que eu acompanhava sobre espanhol é o linguriosa.
phpBB [video]

Fala de curiosidade e coisas sobre o espanhol, bem legal.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
Diego Dos Santos
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Abr 2020 14:25
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Diego Dos Santos » 13 Fev 2023 20:21

JackmAtAll escreveu:
13 Fev 2023 08:19
Aproveitando o post do Diego, um canal que eu acompanhava sobre espanhol é o linguriosa.
phpBB [video]

Fala de curiosidade e coisas sobre o espanhol, bem legal.
muito bom , isso enrola muito a cabeça mesmo jajahahaha

se fala el agua e nao la agua
e a imagen se diz la imagen mesmo
por que?? nao sei jhajajaja

Avatar do usuário
Diego Dos Santos
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Abr 2020 14:25
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Diego Dos Santos » 13 Fev 2023 20:23

Pegetto escreveu:
11 Jan 2023 21:53
Tem uma mina que o Instagram vira e mexe me recomenda falando Gallego. É bem portunhol mesmo.
mas porque você vai aprender Gallego se você pode aprender espanhol diretamente ?
sim que é mais parecido com o portugues mas na minha opniao seria mais valido para um espanhol que quer aprender PT-PT do que ao contrario

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 15184
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: ¿Hablas Español?

Mensagem por Monsoon » 13 Fev 2023 20:28

Diego Dos Santos escreveu:
13 Fev 2023 20:23
mas porque você vai aprender Gallego se você pode aprender espanhol diretamente ?
sim que é mais parecido com o portugues mas na minha opniao seria mais valido para um espanhol que quer aprender PT-PT do que ao contrario
Gallego é o que, espanhol do RS? Se fala tchê eu sei que dá o cu news

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: adauto_mma, Anom, Debulho, El Cid, Jubileu, Maestro, maverick91, relâmpagomcqueen, Sandman682, SKYWALKER, wtonato e 209 visitantes