Humpty Dumpty escreveu: ↑07 Fev 2023 12:16
Eu conheço o trabalho pessoal de perto. Inclusive, já testemunhei uma situação muito parecida. Uma noite acordei com o barulho de dois disparos de arma de fogo. Depois começou uma gritaria, uma pessoa começou a chorar e a implorar para não apanhar. Depois fui descobrir o que aconteceu. Um sujeito estava tentando arrombar uma casa vizinha à minha de madrugada. Outro vizinho que presenciou tudo chamou a polícia. Ao ser abordado, o sujeito entrou em luta corporal com um dos policiais e chegaram a cair no chão rolando. Então o assaltante conseguiu tomar a pistola do policial durante a briga e a efetuar os dois disparos com a arma, visando atingir o próprio policial! Não sei como conseguiram desarmar o meliante e não mata-lo, mas o policial correu seríssimo risco de vida. Acredito que a atitude correta seria atirar contra o meliante para neutraliza-lo no momento em que ele partiu para cima do policial, pois só isso poderia evitar o que ocorreu em seguida. Quando você tem uma arma na cinta deve estar preparado para utiliza-la, antes que alguém a utilize por você! Isso vale para qualquer um que tenha porte de arma, não somente policiais.
Posso relatar vários outros casos de policiais que foram feridos ou mesmo mortos por conta de situações semelhantes. Não se pode pagar para ver o que a outra parte vai fazer. Esses tempos aqui na cidade os policiais foram cumprir um mandado de prisão em uma casa, o sujeito saiu da casa munido com um pedaço de pau e imediatamente desferiu uma paulada contra a cabeça de um dos policiais. Como ele estava portando uma arma longa (espingarda calibre 12), não deu tempo dele apontar a arma e atirar antes de receber a paulada. O policial ficou internado um tempão em coma. Poderia facilmente ter morrido.
Tudo bem, mas há casos e casos! No caso em questão (do vídeo), dois policiais preparados tinham sim totais condições de conter o indivíduo, que era uma pessoa só, aparentemente bem magra e desarmada, ou seja, situação muito diferente dos casos que você citou. Eu tenho familiares e amigos policiais, sou inclinado a ações, medidas e políticas mais rígidas a favor da polícia e etc., mas, por mais burro que o cara tenha sido ao avançar sobre o agente, não posso concordar com a resposta e resultado que se teve. Se o cara se aproxima com uma faca, barra de ferro ou mesmo fosse um "ogro" em termos de compleição física, se tornaria mais viável a interpretação que muitos estão fazendo, mas não era o caso.
Para quem está muito cheio de certeza, vale fazer a seguinte consideração: e se fosse um familiar seu que por conta de alguma bobeira, como ter bebido demais ou simplesmente por ter perdido a cabeça num dia ruim, fosse vitimado tal qual o rapaz do vídeo?! Volto a frisar, sou veemente contra quem "peita a polícia" e já manifestei em outras ocasiões a minha opinião de que é muito mais sensato o cidadão até mesmo tolerar certos abusos e desrespeitos por parte da autoridade simplesmente para não agravar a situação, pois não vale a pena e é burrice, mas, poxa, aconteceu e isto não valida tirar a vida de outra pessoa que muito provavelmente nem era bandido!
E, só para finalizar, a gente sabe que é uma minoria da polícia que age tal qual bandido, que esculacha gratuitamente nas abordagens, contudo, é algo que existe e acontece até com frequência; reitero, quase sempre é melhor tolerar uma má abordagem do que se sujeitar tal qual o rapaz do vídeo, burrice total. Entretanto, tudo tem limite e por isso havia deixado a questão na postagem anterior que agora vou responder: se é a sua mãe, pai idoso, esposa, filha ou filho que, do nada, toma um tapa na cara ou sofre algum outro abuso - até mais grave - numa abordagem policial, na sua frente, dificilmente você vai conseguir se segurar, mesmo ciente de que será baleado! Isto faz da pessoa um vagabundo? Um bandido? Não, né...