O Discurso de Quem Conquistou a Faixa Preta - By Tony Ferraz
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
O Discurso de Quem Conquistou a Faixa Preta - By Tony Ferraz
http://bjjforum.com.br/o-discurso-de-qu ... ixa-preta/
Tony Ferraz é um amigo pessoal dos criadores desse site. Além disso, é um dos colaboradores que escreve para o BJJF, competidor de Jiu Jtsu, escritor (esteve recentemente no Jo Soares) e mágico nas horas vagas. Nesse fim de semana, Tony recebeu das mãos de seu Mestre, Luiz Guigo, a tão sonhada faixa preta, após uma longa jornada coroada com medalhas em todas as faixas.
Quer saber como se sente um faixa preta recém graduado? Então confira o emocionado relato de Tony abaixo!
Hoje é um dia muito especial para mim, talvez o mais importante da minha vida até este momento. Durante os últimos 8 anos, eu tenho dedicado toda a minha energia, meus pensamentos e ações integralmente ao Jiu Jitsu, ele tem sido minha própria alma. Hoje recebi a faixa-preta e um filme passou na minha cabeça, mostrando cenas desde o dia em que iniciei esse caminho.
Eu gostaria, movido pela felicidade, de dizer o que isso significa, para quem ainda não compreende o significado de uma faixa preta: A verdade é que ela não significa nada em si.
Eu vi em todos esses anos centenas de pessoas, principalmente iniciantes, preocupadas com que faixa ostentam na cintura, e para mim, talvez por ter praticado outras artes marciais na infância, isso nunca foi importante. Uma faixa, algo que você veste, ou que você tem, não te faz diferente dos outros, mas sim aquilo que há dentro de seu espírito. Aquilo que sua alma forjou com sacrifício, sangue suor e lágrimas no dia-a-dia do tatame é o que importa. O que foi impresso através de força, desgaste, dor, amizades, desafios, lesões, medo, raiva e coragem em seu corpo e mente. Nunca, jamais, aquilo que você põe em sua cintura.
O tatame, como na vida, tem uma separação do que pode ser visto, e aquilo que não pode, mas que todos sabem. Se você é iniciante, nunca se apresse por uma faixa. Se você não merece aquele nível, cedo ou tarde o Jiu-Jitsu irá te expor. Não é possível se esconder do Jiu Jitsu, e ele falará quem você é e o respeito que você merece através da sua habilidade de luta, força interior e caráter. Se vc não é digno, falarão de vc pelas costas, e, por mais que vc se imponha pela força da autoridade, vc nunca terá respeito. Respeito é uma coisa que, se vc precisa pedir, vc não tem. Por outro lado, se vc possui um bom nível, ainda que isso não seja refletido na sua faixa, acredite em mim, no fundo todos saberão.
A faixa é um símbolo, deseje a habilidade, a verdade, não o status! Vc é um faixa branca, azul, roxa, marrom ou preta ANTES de TER um pedaço de pano na cintura. A faixa só pode representar alguma coisa se essa coisa existe, nunca passará a existir só porque você usa um adereço.
Mas então, vcs devem estar se perguntando: “Se a faixa é só um símbolo, por que hoje é um dia especial, talvez o mais importante da sua vida?”. A resposta é: Porque eu sou um guerreiro, um competidor, e essa faixa significa que agora eu estou credenciado a lutar contra os melhores lutadores de chão do mundo, o que eu tenho esperado desde os meus primeiros dias no Jiu-Jitsu. Eu continuarei aprimorando meu corpo, mente e espírito através da arte marcial que eu escolhi, a arte marcial que eu amo, meu caminho de vida, minha religião.
Um agradecimento especial ao meu mestre Guigo, por todos os ensinamentos, a TODA a minha equipe Guigo Jiu Jitsu, iniciantes e experientes, porque foi através de vocês, batendo e apanhando, que eu aprendi todo o Jiu-Jitsu que eu sei. Respeito especial por todos os que vieram antes de mim, porque foi por meio das batalhas de vocês que construímos essa família. À minha companheira de treino Larissa Putz, e a todos os lutadores de outras equipes que um dia treinaram comigo, principalmente meu amigo Bruno Cupari , e ao Eduardo Santoro e seus times, que foram fundamentais nos últimos anos.
Me aguardem, tanto os que acreditam, quanto os que duvidam de mim, porque eu estou acostumado a fazer o impossível, e agora EU COMECEI!
#jiujitsu #blackbelt
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Re: O Discurso de Quem Conquistou a Faixa Preta - By Tony Fe
Acho que seria mto legal se outros faixas pretas que temos aqui escrevessem um ou dois parágrafos falando sobre a emoção de receber a faixa preta.
Temos mtos faixas pretas aqui, Lawyer, Dano, jj4life, Hendo, Carioca, Fábio Sheen, Fu Manchu... Cada um com uma história diferente, um objetivo diferente, um tempo diferente dentro do Jiu Jitsu.
Então eu estava pensando em pegar as palavras de vários caras desses, e transformar em um artigo pro site, mais ou menos como esse do Tony. Um conjunto de relatos sobre o sentimento de receber a faixa preta!
Agradeço desde já a colaboração.
E isprimente a linguiça.
Abs
Temos mtos faixas pretas aqui, Lawyer, Dano, jj4life, Hendo, Carioca, Fábio Sheen, Fu Manchu... Cada um com uma história diferente, um objetivo diferente, um tempo diferente dentro do Jiu Jitsu.
Então eu estava pensando em pegar as palavras de vários caras desses, e transformar em um artigo pro site, mais ou menos como esse do Tony. Um conjunto de relatos sobre o sentimento de receber a faixa preta!
Agradeço desde já a colaboração.
E isprimente a linguiça.
Abs
Muito bom... parabéns
Gracie Barra Pantanal Campo Grande MS
As palavras refletem o tamanho do cara que recebe a faixa... Parabéns Tony! Mantenha a cabeça bem tranquila porque agora você vai começar a entender onde começa o aprendizado! Que venham muitas conquistas!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Aguardando seu relato pra abrir o artigo, Mestre!LAWYER escreveu:As palavras refletem o tamanho do cara que recebe a faixa... Parabéns Tony! Mantenha a cabeça bem tranquila porque agora você vai começar a entender onde começa o aprendizado! Que venham muitas conquistas!
Pô Nofun, já faz muito tempo...
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Lá vem ele se fazendo de tiozinho de novo ....LAWYER escreveu:Pô Nofun, já faz muito tempo...
A gente já te conhece rapá !!!
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
"I'm just a kid, rapá" GRACIE, RenzoLAWYER escreveu:Pô Nofun, já faz muito tempo...
O momento é do Tony! Deixa o garoto brincá
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Esse veado nem aparece por aqui...LAWYER escreveu:O momento é do Tony! Deixa o garoto brincá
Só não bato nele, sinceramente... pq eu não consigo.
Parabéns Tony!
-
- Colaborador
- Contato:
O proximo passo e falar q eu pequeno e fraco:PFefo escreveu:
Lá vem ele se fazendo de tiozinho de novo ....
A gente já te conhece rapá !!!
Parabéns Tony, sucesso na caminhada...
- Pitbulldog
- Contato:
Parabéns Tony, muito legal o texto!
O espírito Samurai nunca morre!!!
- Tony Ferraz
- Contato:
Obrigado pessoal!! Nofun, esse já é o meu SEGUNDO post! Hahahha
como eu faço pra colocar a faixa na assinatura pra meter uma banca ??? Não achei o tópico pra isso.
como eu faço pra colocar a faixa na assinatura pra meter uma banca ??? Não achei o tópico pra isso.
Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;