É um dos motivos que pra mim tornavam o NegãoNu favorito contra o Jones. Apesar de desengonçado e sem o mesmo refino motor, ele tem uma leitura de jogo muito mais apurada que o FuGane. A melhor performance dele até hoje, contra o Miocic, reflete bem isso, em como ele anulou todas as tendências prévias do Miocic e forçou à troca de mão: basicamente, trancando o avanço da perna e o jab com low kick (desajeitado, sim, mas pontual); negando qualquer tentativa de clinch; caindo em cima do Miocic no sprawl mais pavoroso que eu já vi na minha vida, quando ele tentou ir pras pernas. NegãoNu é melhor que o Reyes e o Marreta, e tem o dobro do punch que os dois tem juntos.
Miocic, também, apesar de menor em envergadura, tem um estilo muito mais favorável pra evadir de troca de mão e é bem melhor boxeando que o Jones, que só funciona em uma direção. Além de que ele tem uma frequência maior quedando pelas pernas. Eu não acho que o wrestling do Jones se situe muito bem na categoria. O estilo dele é/era rápido e dinâmico e dependia mais do mix e do volume que da qualidade em qualquer fundamento puro, por isso acredito que a subida não proporcione um casamento favorável para ele. Acredito que o FuGane seja, mais ou menos, o estilo menos problemático pra ele. FuGane tem um apelo extremamente especializado. Ele só faz uma coisa. Ele chuta e evade muito, mas não tem um backup forte em uma base de boxe pra compensar. Ele mina e comba à distância, mas não tem nenhuma habilidade pra refrear pressão. Tem gente que acha que o estilo dele ressembla o Karatê, mas o cara NUNCA lançou um counter. Tem coisa menos Karatê que isso?
Eu pessoalmente acredito que o clinch é desfavorável pro Jones nessa luta. FuGane, por mais estranho que pareça, é do Muay Thai, e esses caras são brutalmente fortes no clinch. Na real, ele desenvolveu uma base meio estranha, falso-canhota pro MMA, acho que não é normal dele, porque ele demonstra bem mais potência quando passa pra destro – quando ele tá plantado no chão e se deslocando como homem, não dançando balé com um consolo no reto. FuGane é um caso engraçado, porque ele é um lutador ofensivo especializado em fuga, e dado que não sabe nem dar counter, deve ser um dos lutadores mais fáceis de cortar no ringue. Eu apostaria em pressão em pé sem medo e tentaria cair nas pernas se fosse o Jones. Não pode deixar o FuGane ditar a iniciativa e colocando pressão, porque aí ele vai minando com chute nas pernas e eventualmente vai acabar nocauteando na mão mesmo. Jones não vai aguentar um round tomando na panturrilha, ele é notoriamente sensível nesse aspecto.