Análise Prévia - UFC 285 - Jon Jones x Ciryl Gane. O Francês vai...

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Monsoon
Contato:

Re: Análise Prévia - UFC 285 - Jon Jones x Ciryl Gane. O Francês vai...

Mensagem por Monsoon » 02 Mar 2023 12:02

Não concordo com algumas coisas, mas muita preguiça pra elaborar. Mas algumas partes que valem comentar. Vitor falou sobre essa tendência do Reyes de abrir ângulos grosseiros pra contornar a guarda e a envergadura do Jones. Uma das grandes deficiências do MMA, destituir algumas das nuances e sutilezas essenciais da troca em favor de forçar uma suposta contundência direta. Vulcão Nóia, a propósito, é estelar nesse aspecto, tá sempre angulando e fintando abertura de ângulo magistralmente - não poderia deixar de usar um tópico com nenhuma relação com o assunto para exaltar o gênio técnico supremo do Vulcão.

É um dos motivos que pra mim tornavam o NegãoNu favorito contra o Jones. Apesar de desengonçado e sem o mesmo refino motor, ele tem uma leitura de jogo muito mais apurada que o FuGane. A melhor performance dele até hoje, contra o Miocic, reflete bem isso, em como ele anulou todas as tendências prévias do Miocic e forçou à troca de mão: basicamente, trancando o avanço da perna e o jab com low kick (desajeitado, sim, mas pontual); negando qualquer tentativa de clinch; caindo em cima do Miocic no sprawl mais pavoroso que eu já vi na minha vida, quando ele tentou ir pras pernas. NegãoNu é melhor que o Reyes e o Marreta, e tem o dobro do punch que os dois tem juntos.

Miocic, também, apesar de menor em envergadura, tem um estilo muito mais favorável pra evadir de troca de mão e é bem melhor boxeando que o Jones, que só funciona em uma direção. Além de que ele tem uma frequência maior quedando pelas pernas. Eu não acho que o wrestling do Jones se situe muito bem na categoria. O estilo dele é/era rápido e dinâmico e dependia mais do mix e do volume que da qualidade em qualquer fundamento puro, por isso acredito que a subida não proporcione um casamento favorável para ele. Acredito que o FuGane seja, mais ou menos, o estilo menos problemático pra ele. FuGane tem um apelo extremamente especializado. Ele só faz uma coisa. Ele chuta e evade muito, mas não tem um backup forte em uma base de boxe pra compensar. Ele mina e comba à distância, mas não tem nenhuma habilidade pra refrear pressão. Tem gente que acha que o estilo dele ressembla o Karatê, mas o cara NUNCA lançou um counter. Tem coisa menos Karatê que isso?

Eu pessoalmente acredito que o clinch é desfavorável pro Jones nessa luta. FuGane, por mais estranho que pareça, é do Muay Thai, e esses caras são brutalmente fortes no clinch. Na real, ele desenvolveu uma base meio estranha, falso-canhota pro MMA, acho que não é normal dele, porque ele demonstra bem mais potência quando passa pra destro – quando ele tá plantado no chão e se deslocando como homem, não dançando balé com um consolo no reto. FuGane é um caso engraçado, porque ele é um lutador ofensivo especializado em fuga, e dado que não sabe nem dar counter, deve ser um dos lutadores mais fáceis de cortar no ringue. Eu apostaria em pressão em pé sem medo e tentaria cair nas pernas se fosse o Jones. Não pode deixar o FuGane ditar a iniciativa e colocando pressão, porque aí ele vai minando com chute nas pernas e eventualmente vai acabar nocauteando na mão mesmo. Jones não vai aguentar um round tomando na panturrilha, ele é notoriamente sensível nesse aspecto.

Tags:

Fila
Contato:

Mensagem por Fila » 02 Mar 2023 20:18

Se o Jones não conseguir quedar ele tá fodido. Na luta em pé o Gane tava vencendo até o Negãonu.

Jones consegue controlar a distância de forma incrível quando tem mais de 20cm de envergadura e é notóriamente maior que os oponentes, quando pegou caras com o físico/idade mais similar teve problemas, principalmente com o Reyes. Gane sendo um legítimo peso-pesado e mais jovem vai encontrar essas brechas e encher de jabs e cruzados, mas tem que cuidar o TDD.

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 02 Mar 2023 20:35

Fila escreveu:
02 Mar 2023 20:18
Se o Jones não conseguir quedar ele tá fodido. Na luta em pé o Gane tava vencendo até o Negãonu.

Jones consegue controlar a distância de forma incrível quando tem mais de 20cm de envergadura e é notóriamente maior que os oponentes, quando pegou caras com o físico/idade mais similar teve problemas, principalmente com o Reyes. Gane sendo um legítimo peso-pesado e mais jovem vai encontrar essas brechas e encher de jabs e cruzados, mas tem que cuidar o TDD.
NegãoNu com o joelho quebrado, hein...

Na realidade, eu queria até aproveitar a oportunidade para invocar o Mestre @Masteron para descrever a gravidade dessa lesão, se não for incômodo. Eu sei que ele lutou com o "joelho quebrado", mas queria um profissional da área – o Mestre Masteron – pra explicar a extensão real da parada. Não faço idéia do que seja MCL ou ACL (provavelmente pecinhas importantes do joelho):

UFC heavyweight champion Ngannou tore his MCL and damaged his ACL just weeks before his title defense against Ciryl Gane in January

tore his MCL não soa muito agradável de qualquer maneira... :fear:

Fila
Contato:

Mensagem por Fila » 02 Mar 2023 20:55

Monsoon escreveu:
02 Mar 2023 20:35
NegãoNu com o joelho quebrado, hein...

Na realidade, eu queria até aproveitar a oportunidade para invocar o Mestre @Masteron para descrever a gravidade dessa lesão, se não for incômodo. Eu sei que ele lutou com o "joelho quebrado", mas queria um profissional da área – o Mestre Masteron – pra explicar a extensão real da parada. Não faço idéia do que seja MCL ou ACL (provavelmente pecinhas importantes do joelho):

UFC heavyweight champion Ngannou tore his MCL and damaged his ACL just weeks before his title defense against Ciryl Gane in January

tore his MCL não soa muito agradável de qualquer maneira... :fear:
tem razão o Negãonu não estava cem porcento, tinha um problema no joelho. Não sei dizer até onde isso pode ter interferido, acho o Gane mais técnico mas menos perigoso por causa do poder de KO do Negãonu.

Masteron
Contato:

Mensagem por Masteron » 02 Mar 2023 21:40

Eu entendo de ortopedia o mesmo tanto que vc. 😑
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Responder