Eu tô segurando e aguardando. Obrigado pelo retorno.
INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades
Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!
Uma dúvida: O que é Taxa Selic?
Esse negócio de Tesouro Direto, tem vantagem sobre poupança?
A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Como é o investimento nisso?Dutch escreveu: ↑16 Mar 2023 17:19A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
- relâmpagomcqueen
- Contato:
Fala Dutch.. me intrometendo na conversa.
As taxas de juros implícitos de curto prazo americano caíram muito forte com o episódio do SVB. Até quarta feira feira passada era unânime um aumento do FED de 50bps, e agora a aposta maior é de 25bps e cortes futuros.. Isso dá um alívio aqui sem dúvidas, ainda mais que os dados do varejo americano de fevereiro demonstraram retração da atividade. Apesar disso o core do CPI veio um pouco acima do projetado na terça feira. A inflação geral veio um pouco abaixo, mas o mercado não está levando muito em conta em razão do peso dos combustíveis e energia elétrica, que estão em queda forte. O que realmente importa pros americanos são os dados de emprego.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"
- relâmpagomcqueen
- Contato:
Complementando um pouco..
O tesouro direto tem basicamente 3 tipos de investimento: pré, pós e ipca. O pré tem juros pré-definidos. O pós (que é chamado de SELIC) segue a SELIC basicamente, enquanto o IPCA é a inflação + juros pré. No site https://www.tesourodireto.com.br/titulo ... -taxas.htm voce vê todos os títulos disponíveis.
Nesse contexto, a projeção da SELIC é fundamental pra voce escolher o título que vai comprar. De forma bem simplista: Se vc acredita que a SELIC vai subir, voce dá preferência pra pós. Se vc acha que vai cair, preferência pelo Pré. O IPCA é mais pra fins de aposentadoria, pois voce estará protegido da inflação, sendo uma boa escolha pra cenários bem nebulosos.
Além disso, é importante saber o seguinte: o pós-fixado te dá boa liquidez, pois vc não precisa carregar até o vencimento, podendo vender no mercado secundário a qualquer momento sem grandes perdas. Já o pré-fixado, voce pode incorrer em grande perda se vender antes do vencimento, caso a SELIC se mantenha no mesmo patamar de quando vc comprou, ou caso continue subindo. Já se a SELIC cair, o seu título pré se valoriza, pois voce travou o juros em patamar mais elevado.
Isso acontece pois os títulos são precificados a todo momento. Então, por exemplo, o título pré de 2026 está rendendo 12,39% a.a, sendo que a SELIC atual está em 13,75%. Se no final do ano a SELIC cair pra 8%, este mesmo título pré-fixado vai estar sendo emitido pelo governo com juros menores. O que isso significa? que voce comprou em situação muito vantajosa, e seu título se valorizou. Logo, no mercado secundário voce vai conseguir vender antes do vencimento com bom lucro, conforme precificação do mercado.
"Eu arreguei (...)"
Brabíssimo, Mestre McQueer, brabíssimo!relâmpagomcqueen escreveu: ↑16 Mar 2023 21:52Complementando um pouco..
O tesouro direto tem basicamente 3 tipos de investimento: pré, pós e ipca. O pré tem juros pré-definidos. O pós (que é chamado de SELIC) segue a SELIC basicamente, enquanto o IPCA é a inflação + juros pré. No site https://www.tesourodireto.com.br/titulo ... -taxas.htm voce vê todos os títulos disponíveis.
Nesse contexto, a projeção da SELIC é fundamental pra voce escolher o título que vai comprar. De forma bem simplista: Se vc acredita que a SELIC vai subir, voce dá preferência pra pós. Se vc acha que vai cair, preferência pelo Pré. O IPCA é mais pra fins de aposentadoria, pois voce estará protegido da inflação, sendo uma boa escolha pra cenários bem nebulosos.
Além disso, é importante saber o seguinte: o pós-fixado te dá boa liquidez, pois vc não precisa carregar até o vencimento, podendo vender no mercado secundário a qualquer momento sem grandes perdas. Já o pré-fixado, voce pode incorrer em grande perda se vender antes do vencimento, caso a SELIC se mantenha no mesmo patamar de quando vc comprou, ou caso continue subindo. Já se a SELIC cair, o seu título pré se valoriza, pois voce travou o juros em patamar mais elevado.
Isso acontece pois os títulos são precificados a todo momento. Então, por exemplo, o título pré de 2026 está rendendo 12,39% a.a, sendo que a SELIC atual está em 13,75%. Se no final do ano a SELIC cair pra 8%, este mesmo título pré-fixado vai estar sendo emitido pelo governo com juros menores. O que isso significa? que voce comprou em situação muito vantajosa, e seu título se valorizou. Logo, no mercado secundário voce vai conseguir vender antes do vencimento com bom lucro, conforme precificação do mercado.

1. O Tesouro IPCA+ também sofre marcação a mercado e pode causar perdas significativas.relâmpagomcqueen escreveu: ↑16 Mar 2023 21:52Complementando um pouco..
2. Todo título público tem boa liquidez. Ninguém fica sem conseguir vender um título caso queira. Pode perder dinheiro com a marcação a mercado, mas a liquidez não é problema.
3. Não é o governo quem precifica os títulos; é o mercado. O governo não define a taxa nem emite títulos com taxas pré-definidas. O governo paga um cupom fixo em termos nominais apenas. É esse valor fixo do cupom que define a taxa e o preço do título no mercado.
Um rule of thumb simples é a seguinte: dinheiro que pode ser demandado no futuro próximo só Tesouro Selic, porque praticamente não sofre marcação a mercado. Tesouro Pré invista apenas se achar que a Selic vai estar no patamar atual ou abaixo na data do vencimento do título. Do contrário você terá perdas. Já o IPCA+ só é um bom negócio quando o componente real da taxa, por si só, já é atrativo. Se estiver muito baixo, não vale a pena porque o custo de oportunidade é alto.
Outra coisa: a bolsa brasileira está barata apenas do ponto de vista do histórico. Tome muito cuidado com essas afirmações simplistas. Se levarmos em consideração a Selic e o prêmio de risco, somado ao diferencial de juros das economias desenvolvidas, o panorama muda bastante.
Não quer dizer que não seja um bom momento pra investir na bolsa. É precisamente nos momentos mais difíceis que os maiores ganhos futuros são plantados. A questão é que ainda não se sabe se esse é o fundo do poço. O que está barato agora ainda pode cair muito mais. E, no momento, existem fortes indícios de que podemos ter uma recessão mundial ainda esse ano. O investimento em bolsa é ótimo pra quem entende esse risco, infelizmente a minoria da minoria.
Não quer dizer que não seja um bom momento pra investir na bolsa. É precisamente nos momentos mais difíceis que os maiores ganhos futuros são plantados. A questão é que ainda não se sabe se esse é o fundo do poço. O que está barato agora ainda pode cair muito mais. E, no momento, existem fortes indícios de que podemos ter uma recessão mundial ainda esse ano. O investimento em bolsa é ótimo pra quem entende esse risco, infelizmente a minoria da minoria.
Shin escreveu: ↑17 Mar 2023 01:51Outra coisa: a bolsa brasileira está barata apenas do ponto de vista do histórico. Tome muito cuidado com essas afirmações simplistas. Se levarmos em consideração a Selic e o prêmio de risco, somado ao diferencial de juros das economias desenvolvidas, o panorama muda bastante.
Tava com umas idéias de tirar da poupança e jogar tudo em outras modalidades de "aposta" – tu sabe, eu não sou um dragão pra ficar empilhando dinheiro. A única coisa que tá me impedindo de fazer essa maluquice é o fato de eu não entender muito bem como funciona.
Spoiler:
A melhor estrategia, por tudo que tenho visto ja a algum tempo estudado isso, é investir uma pequena parcela do seu capital e SEMPRE ter caixa pra fazer o dca/preço médio..
E ter paciência.. pois a coisa a longo prazo normalmente da bons retornos…
Em bolsa a estrategia q mais faz sentido pra mim eh o metodo barsi
Empresas boas, perenes, pagadoras de dividendos… e ir comprando aos poucos.. mas SEMPRE, com diciplina, e reinvestindo os dividendos…
E EU pessoalmente nao tenho tanto apetite pra risco.. e com essa taxa selic ainda.. entao 70% do meu capital eh renda fixa.. os outros 30 ta fundo imobiliario, cripto e acoes…
Como a galera ai investe? Gostaria de ouvir…
E ter paciência.. pois a coisa a longo prazo normalmente da bons retornos…
Em bolsa a estrategia q mais faz sentido pra mim eh o metodo barsi
Empresas boas, perenes, pagadoras de dividendos… e ir comprando aos poucos.. mas SEMPRE, com diciplina, e reinvestindo os dividendos…
E EU pessoalmente nao tenho tanto apetite pra risco.. e com essa taxa selic ainda.. entao 70% do meu capital eh renda fixa.. os outros 30 ta fundo imobiliario, cripto e acoes…
Como a galera ai investe? Gostaria de ouvir…