Densidade óssea x Massa muscular: O que tem mais influência na força bruta?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sensui Shinoba
Contato:

Densidade óssea x Massa muscular: O que tem mais influência na força bruta?

Mensagem por Sensui Shinoba » 14 Abr 2023 20:57

Tava vendo um dia desses um vídeo do Tyson Fury absorvendo uns golpes como se não fossem nada, o cara parecia uma parede... Mas, apesar do peso, não é um cara particularmente musuloso. Mas tenho certeza que ele é mais forte que muitos caras um pouco menores mas com mais volume e definição muscular

Uma caminhoneira de 1.80, mais de 90 kg e ossatura densa que nunca puxou um ferro provavelmente será mais forte, ao menos na parte superior, que uma rata de academia estilo Gracyane que é puro musculo.

Da pra traçar uma relação em que podemos apontar até que ponto o biotipo ósseo pode rivalizar e até superar a força construída a base de treino, mas numa estrutura muito menor?

Tartaruga
Contato:

Re: Densidade óssea x Massa muscular: O que tem mais influência na força bruta?

Mensagem por Tartaruga » 15 Abr 2023 22:21

Acredito ser um conjunto de fatores, um deles é a quantidade de fibras musculares. Pessoas distintas podem ter membros, como braços, com as mesmas medidas, mas com uma disparidade muito grande no quesito força.

Essa quantidade de fibras tem uma incidência que depende de fatores genéticos, mas pode ser estimulada com exercícios de força.

Obs: outros primatas como chimpanzés tem uma quantidade bem maior de fibras musculares. É surreal pensar na facilidade com a qual eles se penduraram e escalaram alguns lugares. Eles levantam facilmente o peso do corpo com um único braço, por exemplo. Vai tentar fazer barra com um único braço, se sair uma já tá ótimo...
Editado pela última vez por Tartaruga em 16 Abr 2023 02:24, em um total de 1 vez.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 15 Abr 2023 23:20

Li uma vez sobre a relação da circunferência do pulso com a ossatura da pessoa, meu pulso tem 19cm de circunferência. Tenho 1,80 de altura.

Braziliano
Contato:

Mensagem por Braziliano » 16 Abr 2023 06:13

Tartaruga escreveu:
15 Abr 2023 22:21
Acredito ser um conjunto de fatores, um deles é a quantidade de fibras musculares. Pessoas distintas podem ter membros, como braços, com as mesmas medidas, mas com uma disparidade muito grande no quesito força.

Essa quantidade de fibras tem uma incidência que depende de fatores genéticos, mas pode ser estimulada com exercícios de força.

Obs: outros primatas como chimpanzés tem uma quantidade bem maior de fibras musculares. É surreal pensar na facilidade com a qual eles se penduraram e escalaram alguns lugares. Eles levantam facilmente o peso do corpo com um único braço, por exemplo. Vai tentar fazer barra com um único braço, se sair uma já tá ótimo...
Aqui o rapaz explica a diferença de fibras entre humanos e chimpanzé.

https://youtube.com/shorts/i3RnauG48mc?feature=share

Aqui mostra que o ser humano pode recuperar muito de sua capacidade física voltando a ter os hábitos de seus ancestrais, o cérebro se adapta e as fibras mais explosivas se tornam predominantes. Uma prova disso são os ginastas que levantam o peso do corpo como se fosse pluma.

https://youtube.com/shorts/JSChFbjMWyI?feature=share

matheusbarbosa
Contato:

Mensagem por matheusbarbosa » 18 Abr 2023 22:46

RedSkin escreveu:
15 Abr 2023 23:20
Li uma vez sobre a relação da circunferência do pulso com a ossatura da pessoa, meu pulso tem 19cm de circunferência. Tenho 1,80 de altura.
Cara, tenho 1,83 de altura e estou acima do peso, peso 104kg no momento

E acho meu pulso muito fino, qual relação que você viu referente isso?

Preciso medir a circunferência do meu pulso, mas com certeza, é menor.
:offtopic2:

Braziliano
Contato:

Mensagem por Braziliano » 18 Abr 2023 23:09

matheusbarbosa escreveu:
18 Abr 2023 22:46

Densidade óssea na minha visão não tem muito a ver com largura dos ossos, o cara pode ter o pulso largo mas com pouca densidade, consequentemente não será um cara muito pesado, por outro lado, um cara pode ter ossos e pulso visualmente finos mas densos, este será pesadão.

Poatan por exemplo, que muitos dizem ser um titã, cabecudo, gigante etc - na verdade tem ossos finos, porém densos, o que faz com que ele ganhe peso fácil mesmo sendo magrelo. Vc vê ele de camiseta ao lado do Glover e percebe como o pulso e os ombros dele são bem mais finos do que os do Glover.

Anderson Silva é outro exemplo, Jon Jones, e até o Ngannou, se vc comparar o pulso do Ngannou com o pulso do Miocic, o Miocic ganha em largura, mas o Ngannou tem mais facilidade pra ganhar peso e virar um monstro.

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 19 Abr 2023 00:27

Falando em "tamanho do pulso", uns tempos atrás postaram uma foto do Igor no fórum do sherdog. Um murrão bem dado do Vovchanchyn ainda manda muita gente pra terra do pé junto fácil.
Igor, na luta com o Overeem, entrou seco pra caramba só com 1,73m de altura (na 93kg)... bicho deve ser a definição de densidade óssea.

Imagem
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Pavão
Contato:

Mensagem por Pavão » 19 Abr 2023 02:01

Pegetto escreveu:
19 Abr 2023 00:27
Falando em "tamanho do pulso", uns tempos atrás postaram uma foto do Igor no fórum do sherdog. Um murrão bem dado do Vovchanchyn ainda manda muita gente pra terra do pé junto fácil.
Igor, na luta com o Overeem, entrou seco pra caramba só com 1,73m de altura (na 93kg)... bicho deve ser a definição de densidade óssea.

Imagem
Porra, o Igor é gigante…. Ossatura pesada pra porra!!!

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 19 Abr 2023 06:38

matheusbarbosa escreveu:
18 Abr 2023 22:46

Blz, então, eu digitei no Google "circunferência do pulso" ou "ossatura grande", daí vem vários links, segue esse como exemplo ( link com slides, não sei pôr imagens aqui )

https://slideplayer.com.br/amp/17462423/

Nesse link, a relação seria dividir sua altura pela circunferência do pulso, aí, conforme o valor, a ossatura é classificada em pequena, média e grande.

Já pesei 105 kg, no auge da bebida, comia muito, resolvi melhorar a alimentação, apesar de ter ficado mais magro na aparência, hoje estou com 98 kg ( me sinto pesado ainda ), por conta disso, fui pesquisar sobre peso dos ossos etc., pretendo chegar aos 90 kg

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 19 Abr 2023 08:35

Eu acho que o pessoal ainda tá confundindo biotipo (ecotomorfo, mesomorfo, endomorfo) com densidade. Densidade é se o seu osso é poroso ou sólido, é uma medida que visa verificar a rigidez por cm3. A canela do Anderson Silva hoje é densa pra caralho, é feita em boa parte de titânio kkkk.

Embora uma característica seja complemento da outra, lógico que uma ossatura grande e densa é uma armadura interna, pra sustentar o restante do corpo e possíveis impactos.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 19 Abr 2023 08:55

Tartaruga escreveu:
19 Abr 2023 08:35
Eu acho que o pessoal ainda tá confundindo biotipo (ecotomorfo, mesomorfo, endomorfo) com densidade. Densidade é se o seu osso é poroso ou sólido, é uma medida que visa verificar a rigidez por cm3. A canela do Anderson Silva hoje é densa pra caralho, é feita em boa parte de titânio kkkk.

Embora uma característica seja complemento da outra, lógico que uma ossatura grande e densa é uma armadura interna, pra sustentar o restante do corpo e possíveis impactos.
Eu odeio gente velha

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 19 Abr 2023 09:06

Pegetto escreveu:
19 Abr 2023 00:27

Imagem
A clássica:

Imagem

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 19 Abr 2023 09:10

Monsoon escreveu:
19 Abr 2023 08:55
Eu odeio gente velha
Eu sei que foi piada, mas todo osso tem um grau de porosidade. Só que idosos, principalmente do sexo feminino (testosterona ajuda na calcificação), costumam ter uma porosidade ainda maior, até o ponto que o osso esfarela.

Tirando isso, os ossos são tecidos vivos e ocorrem dois processos importantes no controle da homeostase do organismo, osteoblasto e osteoclasto, um absorve minerais existentes no organismo para os ossos, e o outro retira minerais dos ossos para suprir uma demanda do restante do organismo. Então, pra ter uma ossatura densa, a pessoa precisa que todo o metabolismo dela contribua, esteja equilibrado pra isso.

A saúde óssea depende de fatores genéticos, químicos (quantidade adequada de minerais, vitaminas, hormônios, etc) e sociais (exercícios de força e peso ajudam na calcificação).

Resumindo, o corpo humano é um circuito fechado, quando ferra uma coisa, é uma reação em cadeia, ferra um monte!

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 19 Abr 2023 09:22

Tartaruga escreveu:
19 Abr 2023 09:10
Eu sei que foi piada, mas todo osso tem um grau de porosidade. Só que idosos, principalmente do sexo feminino (testosterona ajuda na calcificação), costumam ter uma porosidade ainda maior, até o ponto que o osso esfarela.

Tirando isso, os ossos são tecidos vivos e ocorrem dois processos importantes no controle da homeostase do organismo, osteoblasto e osteoclasto, um absorve minerais existentes no organismo para os ossos, e o outro retira minerais dos ossos para suprir uma demanda do restante do organismo. Então, pra ter uma ossatura densa, a pessoa precisa que todo o metabolismo dela contribua esteja equilibrado pra isso.

A saúde óssea depende de fatores genéticos, químicos (quantidade adequada de minerais, hormônios, etc), e sociais (exercícios de força e peso ajudam na calcificação).

Resumindo, o corpo humano é um circuito fechado, quando ferra uma coisa, é uma reação em cadeia, ferra um monte!
Kkkk, não foi piada não, eu não gosto mesmo. Não da pessoa idosa em si (tem muita gente velha legal), mas da condição, que é um negócio lamentável. Se um dia eu chegar ao ponto de fraqueza extrema pela velhice eu pretendo me matar, acho que já até comentei com alguns aqui, é o meu plano de aposentadoria. Mas ignore minhas abobrinhas (desvirtuei o tópico, entrei sem nem ler sobre o que era), eu estou um pouco fora do ar ultimamente...

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 19 Abr 2023 09:44

Agora, eu acredito que a ossatura te proteja de impactos e de sustentação pro organismo, você fica mais forte, no sentido resistente.

Já a força pra realizar exercícios, saltar, levantar pesos, fazer movimentos que requerem uma quantidade de considerável de energia, já é mais com as fibras musculares mesmo. (lógico que tem uma questão de oxigenação, respiração celular, produção e estoque de ATP, etc)

Responder