[FOI MALDADE?] BJJ Stars 10: Mica Galvao vs Kaynan Duarte

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Kabeça Grande BJJ
Contato:

Re: [FOI MALDADE?] BJJ Stars 10: Mica Galvao vs Kaynan Duarte

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 26 Abr 2023 13:39

Tartaruga escreveu:
26 Abr 2023 10:56
Lutas com 3 árbitros tem esse problema! O árbitro central não pode desclassificar sozinho, ele faz o gesto de desclassificação e espera que pelo menos um dos árbitros laterais confirme a decisão dele, para que aí sim possa prosseguir com a desclassificação.
Sabia não…
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 26 Abr 2023 14:00

Kabeça Grande BJJ escreveu:
26 Abr 2023 13:39
Sabia não…
Eles vão ter que sentar no final do ano e discutir casos específicos como esse e dar autoridade pro arbitro central intervir sem precisar de confirmação dos laterais.

O problema é que em caso de erro do árbitro, vai fazer o quê? Botar os dois de pé e dar dois pontos pra quem tava encaixando o golpe, em um golpe que estava encaixado e poderia levar a finalização?

Luta de jiu-jitsu é difícil de arbitrar! Eu sempre contei os pontos assistindo pessoalmente ou por vídeo, e fui árbitro de campeonatos menores, que não tinha muita pressão. Quando eu fui apitar campeonato oficial da FPJJ/CBJJ, eu percebi o B.O que era.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

matheusbarbosa
Contato:

Mensagem por matheusbarbosa » 26 Abr 2023 14:18

Andy escreveu:
26 Abr 2023 09:18
Ele tinha acabado de ser raspado....acho que aí rolou ego, adrenalina, e tenha embaçado o raciocínio ( afinal ele era favorito para ser campeão )....não acho maldade, acho uma mistura que acabou em tipo acidente mesmo....e Mica se fudeu, mais de 2 meses de molho as vésperas do mundial.
Mestre o Mica não vai lutar o Mundial pois está suspenso devido o Dopping da USADA.
:offtopic2:

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 26 Abr 2023 14:19

Dillan Grau escreveu:
26 Abr 2023 14:16
pensei em fazer o curso de arbritagem para judô e jiu-jitsu, aqui no RS, MAS a falta de educação do pessoal é muito grande, e em especial no jiu-jitsu, os caras voltam a ter dez anos, viram crianças mimadas, e ficam com raivinha quando o atleta deles perdem...

o pessoal do judô até reclama, mas tem uma certa ética e levam penalização em caso de bagunça, e infelizmente, temos um longo caminho pela frente até os atletas e mestres terem um mínimo de educação e controle emocional nas competições.

fico impressionado com o sangue frio de alguns árbritos frente aos mimados que vejo por aqui, e gente conhecida no meio...
Os piores são os pais de adolescentes mimados que acreditam ser o futuro Buchecha, os pais não entendem a regra, não lêem o livro de regras e juram que tão certos e você é o culpado, porque o filho dele perdeu.

Tinha um tiozinho "vendedor de pipoca" querendo vir pra cima. Eu nem sou do Nordeste, mas juro que veio na minha cabeça "Ooxxxi!" =))
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Andy

Mensagem por Andy » 26 Abr 2023 15:06

matheusbarbosa escreveu:
26 Abr 2023 14:18
Mestre o Mica não vai lutar o Mundial pois está suspenso devido o Dopping da USADA.
É mesmo? Então me enganei, tinha visto algo como que o término da suspensão ocorreria antes do mundial, ou seja, ele ja teria cumprido.

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 26 Abr 2023 15:53

Tartaruga escreveu:
26 Abr 2023 14:00
Eles vão ter que sentar no final do ano e discutir casos específicos como esse e dar autoridade pro arbitro central intervir sem precisar de confirmação dos laterais.

O problema é que em caso de erro do árbitro, vai fazer o quê? Botar os dois de pé e dar dois pontos pra quem tava encaixando o golpe, em um golpe que estava encaixado e poderia levar a finalização?

Luta de jiu-jitsu é difícil de arbitrar! Eu sempre contei os pontos assistindo pessoalmente ou por vídeo, e fui árbitro de campeonatos menores, que não tinha muita pressão. Quando eu fui apitar campeonato oficial da FPJJ/CBJJ, eu percebi o B.O que era.
Sim, é tenso mesmo arbitrar. Reconheço que é complicadíssimo e parabenizo quem faz, porque aguenta cada coisa que pqp.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 26 Abr 2023 17:01

Não sei se teve maldade para lesionar o Mica, pelo que vi no vídeo se o Kaynan quisesse ferrar de vez era só fazer bem mais força, e não percebi aquela força para quebrar. Mas o Kaynan é um vacilão, dá a impressão que fez premeditado, levou a raspagem, sabia que não ia dar conta do Mica, e fez o movimento proibido puramente por ego.

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 26 Abr 2023 21:57

Não sou jiu-jiteiro, mas considerando...
1) O tal "conhecido" histórico do Kaynan não ser cuzão;
2) O fato dele não ter pressionado com força;
Porém
3) Considerando o fato dele ser faixa preta e saber que tava fazendo cagada (não é nem questão de saber que é proibido desde a faixa branca, mas ele já ter participado de campeonatos desde sempre, sei lá, o cara já devia "estar calejado" nesse vacilo)
... a resposta é: não tenho opinião formada. Pode ser que sim, pode ser que não (by Bustamante).
Editado pela última vez por Pegetto em 27 Abr 2023 11:49, em um total de 1 vez.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Chander
Contato:

Mensagem por Chander » 27 Abr 2023 09:15

Tartaruga escreveu:
26 Abr 2023 10:56
Lutas com 3 árbitros tem esse problema! O árbitro central não pode desclassificar sozinho, ele faz o gesto de desclassificação e espera que pelo menos um dos árbitros laterais confirme a decisão dele, para que aí sim possa prosseguir com a desclassificação.

Só que nesse intervalo de apontar e aguardar confirmação, para só então poder verbalizar a parada da luta, o joelho já arrebentou.

Sobre o mundial, o Micael está de gancho da USADA, em junho ele ainda não poderia lutar.
Vc tem razão... inclusive quando o Kaynan cruza a perna parece que o árbitro se afasta e faz o gesto de desclassificação, porém, tem que aguardar os outros dois se manifestarem.
Eu tbm já arbitrei muito campeonato, inclusive com 3 árbitros, e vou te ser sincero, sentado na cadeira lá no canto, nem sempre dá pra ver uma situação de cruzada de perna, devido à posição dos lutadores e até do árbitro central.
A IBJJF vai ter que rever isso mesmo, creio que o árbitro central deva ter mais autonomia nesses casos... ah, mas se ele errar, aí errou, paciência.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 27 Abr 2023 09:23

Chander escreveu:
27 Abr 2023 09:15
Vc tem razão... inclusive quando o Kaynan cruza a perna parece que o árbitro se afasta e faz o gesto de desclassificação, porém, tem que aguardar os outros dois se manifestarem.
Eu tbm já arbitrei muito campeonato, inclusive com 3 árbitros, e vou te ser sincero, sentado na cadeira lá no canto, nem sempre dá pra ver uma situação de cruzada de perna, devido à posição dos lutadores e até do árbitro central.
A IBJJF vai ter que rever isso mesmo, creio que o árbitro central deva ter mais autonomia nesses casos... ah, mas se ele errar, aí errou, paciência.
Se o juiz visse que tá errado na hora e que ia dar merda, ele não podia, sei lá, meter uma bicuda no Kaynan? Ele podia se meter no meio e separar eles ali de alguma forma?

Chander
Contato:

Mensagem por Chander » 27 Abr 2023 11:38

Monsoon escreveu:
27 Abr 2023 09:23
Se o juiz visse que tá errado na hora e que ia dar merda, ele não podia, sei lá, meter uma bicuda no Kaynan? Ele podia se meter no meio e separar eles ali de alguma forma?
Uma bicuda no Kaynan, com certeza não kkkkkkkkk...

No JJ o comando para parar a luta é feito com o árbitro em pé, com os braços abertos e falando a palavra "parou".

Não há intervenção como no MMA, quando o árbitro se joga no meio... até pq com uma chave encaixada, dependendo da intervenção o árbitro pode machucar ainda mais o lutador que está sofrendo o golpe.

A questão ali era só dar a ordem verbal mesmo e tudo estaria resolvido, a questão é que quando são 3 árbitros precisa da confirmação de pelo menos dois dos três e, como as vezes fica longe, não dá para os árbitros laterais terem certeza, por isso demoram um pouco para se manifestarem.

Creio que um novo artigo no livro de regras possibilitando ao árbitro central tomar uma decisão sozinho nas lutas com 3 árbitros, em caso de golpes ilegais, já resolveria o pblma.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 27 Abr 2023 11:50

Monsoon escreveu:
27 Abr 2023 09:23
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk seria engraçado porque, além de tudo, iria gerar um quebra pau generalizado no evento.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 27 Abr 2023 12:31

Ainda bem que não foi o Toquinho :fear: :fear:

matheusbarbosa
Contato:

Mensagem por matheusbarbosa » 27 Abr 2023 13:50

O Toquinho depois de ver que seria desclassificado, ele já ia querer levar embora o joelho do Mica
:offtopic2:

FernandoFS
Contato:

Mensagem por FernandoFS » 27 Abr 2023 15:21

Tartaruga escreveu:
27 Abr 2023 12:31
Ainda bem que não foi o Toquinho :fear: :fear:
Faria um rola com o Toquinho, mestre?

Responder