CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Pessoal, tudo bem?
Aqui temos entendidos de todos os assuntos, acham que vale a pena chipar/reprogramar camionete? Se sim, qual das duas opçòes acham melhor? Chip ou Remap.
Se alguem tiver experiencia no assunto e quiser compartilhar pros e contras.
Aqui temos entendidos de todos os assuntos, acham que vale a pena chipar/reprogramar camionete? Se sim, qual das duas opçòes acham melhor? Chip ou Remap.
Se alguem tiver experiencia no assunto e quiser compartilhar pros e contras.
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Essa resposta vai depender do veículo e motor equipados, a maioria dos veículos atuais estão operando no limite mecânico pra entregar toda essa performance atual sacou… aquela “margem” que tinhamos nos motores antigos para upgrade já está sendo aproveitada de fábrica
-Você disse pipocas?
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Hilux 2.8 177cv, vale a pena?Jubileu escreveu: ↑06 Nov 2023 19:37Essa resposta vai depender do veículo e motor equipados, a maioria dos veículos atuais estão operando no limite mecânico pra entregar toda essa performance atual sacou… aquela “margem” que tinhamos nos motores antigos para upgrade já está sendo aproveitada de fábrica
Vejo a Strike fazer remaps em diversos carros, inclusive alguns novos.
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Queria um carro que saísse fogo do escapamento
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Há tempos que o outrora famoso "chip" passou a ser chamado de "remap", pois não se tem mais a necessidade de substituir, fisicamente, o chip na central eletrônica do carro por um outro com os parâmetros alterados. Agora, basta conectar um notebook diretamente na central do veículo e literalmente remapear o funcionamento de todo o sistema eletrônico do motor. Antigamente, a principal razão de ser de um carro "chipado" era a conversão do combustível utilizado, ou seja, de gasolina para etanol, até porque não se tinha os carros flex. Claro que, com tal modificação, se ganhava um pouco mais de potência e torque, algo que o pessoal também visava muito ao optar pela troca do chip.
Hoje em dia, embora o "remap" tenha se tornado muito mais popular, é algo que passou a fazer pouco sentido na prática, pois a maioria dos carros já possuem a tecnologia flex, e, como outro forista já comentou, os motores já vêm meio que no limite, por assim dizer, justamente para oferecerem uma eficiência muito maior do que a dos motores anteriores: o que se tornou padrão atualmente são os motores 3 cilindros, ante os antigos 4 cilindros, e mesmo os 1.0 (turbo) de agora rendem mais do que os antigos 1.8, 2.0 e até maiores (aspirados) de pouco tempo atrás, e, claro, consumindo bem menos combustível.
Sendo bem direto, o "remap", na grande maioria dos casos, só vai valer a pena caso o seu intuito seja exclusivamente o de ganhar mais performance, e, vale dizer, em veículos sobrealimentados (quase sempre, turbo), pois se o carro/pick up for aspirado, os ganhos são irrisórios ou inexistentes. Isto ocorre porque nos motores turbo, no remapeamento da central também se altera a pressão de trabalho do turbocompressor, que passa a "soprar mais forte", todavia, ao custo da redução da vida útil do motor e de diversos outros componentes mecânicos como o da própria "turbina", fora os riscos de quebra "inesperada".
Enfim, recomendo que você tome a decisão consciente dos prós e contras; em engenharia sempre se perde algo ao se ganhar outro. Obviamente que os "tuners", os profissionais que trabalham com isto, vão fazer de tudo para "venderem o peixe" deles, e, inclusive vários falam a real, que o carro vai ficar bem mais forte, contudo, tenderá a consumir mais combustível, desgastará mais mecanicamente e estará mais suscetível a quebras diversas.
PS: opinião de quem teve e tem carro preparado.
Hoje em dia, embora o "remap" tenha se tornado muito mais popular, é algo que passou a fazer pouco sentido na prática, pois a maioria dos carros já possuem a tecnologia flex, e, como outro forista já comentou, os motores já vêm meio que no limite, por assim dizer, justamente para oferecerem uma eficiência muito maior do que a dos motores anteriores: o que se tornou padrão atualmente são os motores 3 cilindros, ante os antigos 4 cilindros, e mesmo os 1.0 (turbo) de agora rendem mais do que os antigos 1.8, 2.0 e até maiores (aspirados) de pouco tempo atrás, e, claro, consumindo bem menos combustível.
Sendo bem direto, o "remap", na grande maioria dos casos, só vai valer a pena caso o seu intuito seja exclusivamente o de ganhar mais performance, e, vale dizer, em veículos sobrealimentados (quase sempre, turbo), pois se o carro/pick up for aspirado, os ganhos são irrisórios ou inexistentes. Isto ocorre porque nos motores turbo, no remapeamento da central também se altera a pressão de trabalho do turbocompressor, que passa a "soprar mais forte", todavia, ao custo da redução da vida útil do motor e de diversos outros componentes mecânicos como o da própria "turbina", fora os riscos de quebra "inesperada".
Enfim, recomendo que você tome a decisão consciente dos prós e contras; em engenharia sempre se perde algo ao se ganhar outro. Obviamente que os "tuners", os profissionais que trabalham com isto, vão fazer de tudo para "venderem o peixe" deles, e, inclusive vários falam a real, que o carro vai ficar bem mais forte, contudo, tenderá a consumir mais combustível, desgastará mais mecanicamente e estará mais suscetível a quebras diversas.
PS: opinião de quem teve e tem carro preparado.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
e carro a diesel? pegar uma camionete tipo a dakar ou a triton e deixar mais forte ainda? vale?
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Um remap bem feito não vai chegar a estourar o motor não, só se o cara der um azar muuuuuito grande. Via de regra, não precisa abrir motor e nem reforçar nada não. O desgaste mais acentuado que sempre se comenta é a médio/longo prazo e costuma envolver mais periféricos e principalmente o turbocompressor, por conta de trabalhar realmente no limite. Para estourar tudo, o preparador teria que errar muita coisa, especialmente em termos de ponto de ignição, mas daí até o funcionamento na lenta já denunciaria. O que de fato tem acontecido muito é "estourar" a "turbina", principalmente nesses motores menores, pois o pessoal já está forçando "duas casas acima do limite", e quando a "turbina abre o bico", começa a fumacear, pois passa a queimar óleo. Ainda assim, não "estoura" o motor não, apenas vai perdendo desempenho e cada vez "fumando" mais, as vezes até baixando um pouco de óleo além do normal.
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
O pessoal faz bastante, principalmente para retirar limitadores, alterar a faixa onde se tem mais torque e/ou potência e por aí vai. Em alguns casos, dependendo do ajuste, até melhora o consumo. Porém, volto a frisar que, regra geral, sempre tem uma ou outra contrapartida.Kabeça Grande BJJ escreveu: ↑07 Nov 2023 13:56e carro a diesel? pegar uma camionete tipo a dakar ou a triton e deixar mais forte ainda? vale?
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Fazer sair fogo do escapamento estraga alguma coisa? Dá pra fazer sair fogo do escapamento de moto também?Sharivan escreveu: ↑07 Nov 2023 14:22O pessoal faz bastante, principalmente para retirar limitadores, alterar a faixa onde se tem mais torque e/ou potência e por aí vai. Em alguns casos, dependendo do ajuste, até melhora o consumo. Porém, volto a frisar que, regra geral, sempre tem uma ou outra contrapartida.
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Tinha te mandado por MP tempos atrás... Veja lá.
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Meu pai tem um renegade diesel, 2021. Quando eu comprar dele penso em reprogramar. Dizem que melhora o consumo e ganha uns 20cv..Sharivan escreveu: ↑07 Nov 2023 14:22O pessoal faz bastante, principalmente para retirar limitadores, alterar a faixa onde se tem mais torque e/ou potência e por aí vai. Em alguns casos, dependendo do ajuste, até melhora o consumo. Porém, volto a frisar que, regra geral, sempre tem uma ou outra contrapartida.
Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Se quiser, dá para aumentar até mais, no entanto, vale mais um ganho menor em praticamente todas as faixas de giro do motor (ganho linear e constante) do que um ganho enorme mas apenas numa faixa curta de rotação (apenas aquele breve pico de potência).
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
entao...Sharivan escreveu: ↑07 Nov 2023 14:22O pessoal faz bastante, principalmente para retirar limitadores, alterar a faixa onde se tem mais torque e/ou potência e por aí vai. Em alguns casos, dependendo do ajuste, até melhora o consumo. Porém, volto a frisar que, regra geral, sempre tem uma ou outra contrapartida.
cara, com tanta desvantagem que o diesel ta levando, começo a imaginar que é melhor mexer numa Dakar V6 pra entregar mais torque em baixa do que mexer numa diesel.
seguro, qualidade do diesel, mecanica que nao é qq um que mexe em diesel, a camionete diesel custa mais no mercado do que a gasolina, diesel nao ta mais tao barato quanto a gasolha...
o jogo ta virando ou é impressao minha?
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete
Fazer só o remap em motores aspirados, quase sempre, não traz ganhos reais. Não compensa! Sobre essa questão diesel-gasolina, pelo menos para veículos mais pesados, até onde eu sei, ainda vale bem mais a pena as versões a diesel, pois costumam entregar mais torque em baixa e média rotações e oferecem um consumo muito melhor, principalmente para quem gosta de andar mais "chutado".Kabeça Grande BJJ escreveu: ↑08 Nov 2023 17:43entao...
cara, com tanta desvantagem que o diesel ta levando, começo a imaginar que é melhor mexer numa Dakar V6 pra entregar mais torque em baixa do que mexer numa diesel.
seguro, qualidade do diesel, mecanica que nao é qq um que mexe em diesel, a camionete diesel custa mais no mercado do que a gasolina, diesel nao ta mais tao barato quanto a gasolha...
o jogo ta virando ou é impressao minha?
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