Ex-desafiante dos médios (84kg) do UFC, Demian Maia é o atual número sete no ranking dos meio-médios (77kg), categoria onde fez seis lutas e venceu quatro. O próximo desafio do paulista será diante do invicto Ryan LaFlare, na luta principal do UFC Rio 6, que acontece em 21 de março, no Maracanãzinho.
Head Coach da equipe de Demian Maia, Eduardo Alonso sofre muito preconceito por nunca ter sido um competidor em nenhuma arte marcial e chegou a exercer a função de treinador sem que ninguém soubesse, no começo de sua carreira à frente da equipe.
Para Demian Maia, a falta de experiência dentro do cage não influencia em nada a qualidade do trabalho de seu treinador.
“Existem muitos treinadores que nunca entraram num cage e para quem não sabe, o Eduardo Alonso treinou kickboxing em São Paulo quando era mais novo e também fez um pouquinho de jiu-jitsu. Ele é um cara que tem uma experiência muito grande no meio. Não vejo diferença nenhuma, já tive outros treinadores que nunca entraram em um cage, como o próprio Josuel Distak, que é um excelente treinador”, garantiu Demian, em entrevista à Ag. Fight.
Apesar de não poder ir muito a fundo nas questões técnicas do treinamento de Demian Maia, o lutador considera Alonso um excelente treinador de MMA.
“Para mim, isso não faz diferença alguma, existe preconceito das pessoas que sentem a necessidade de rotular os outros. As pessoas tem dificuldade de separar que uma coisa é ser treinador e a outra é ser lutador. Eu acho o Alonso um excelente Head Coach, caso contrário não estaria com ele”, disse Demian, revelando que o MMA ainda é um meio preconceituoso.
“Quando ele começa a não ter tantos resultados positivos, todos falam que ele não tem experiência como competidor, que é o ponto fácil de atacar dele, para aqueles que não tem argumento. Mas quem conhece o trabalho dele, sabe que toda semana tem uma planilha com a intensidade de cada treino, ele se reúne com todos os treinadores para discutir a intensidade dos treinamentos, não a parte técnica. Ele é um autodidata, conversa com muitos cientistas e eu me dou muito bem fazendo meus camps com ele”, concluiu.