Filipe escreveu: ↑04 Dez 2022 13:08
Pelo que eu já li e ouvi sobre IA, acho que ela n tem capacidade criativa.
Chuto que agora esteja fazendo muito sucesso por se tratar de um algoritmo novo, mas Jajá cai no ostracismo quando o povo começar a identificar padrões.
Já tem gente reclamando disso no twitter com esses apps de criação de fotos que viraram moda
Representações artísticas necessitam da interpretação subjetiva do indivíduo.
Mas aí definir criatividade é um bagulho complicado até pra gente. Em um teste de uma versão já passada do gpt (acho que foi o 4), foi pedido pra ele tentar burlar um captcha. Ele não conseguiu. Mas aí ele teve a ideia de contratar alguém em um fórum de freelancers (eu não sei até que ponto foi "guiado" até isso, mas pelo que soube não foi uma instrução direta tipo "contrate alguém via o fórum x se vc não conseguir")
Acontece que o usuário do fórum ficou bolado por estar sendo contratado pra responder um captcha e perguntou se o contratante não era um robô. Então mandaram um prompt para o GPT não se deixar descobrir. O GPT então
criou um estória que era cego, e que por isso estava contratando alguém para responder o captcha.
Em qual limite a gente pode definir isso como foda da capacidade criativa? A instrução não foi explicitamente para mentir, muito menos dizer que era cego. Ele simplesmente tirou isso como saída
A versão atual (o1) é foda (ganhou a capacidade de refletir sobre as próprias respostas antes de enviá-las). Eu uso ela via github copilot para programar, e ele deixou de ser o coipiloto faz tempo kkk. Hoje eu que fico apenas apontando a direção e ele fazendo boa parte do trabalho difícil