Arte marcial do jeito antigo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Arte marcial do jeito antigo

Mensagem por kyo_spirit » 13 Mar 2025 13:42

Relacionados do youtube trouxe esse

phpBB [video]
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Carrapeta
Contato:

Re: Arte marcial do jeito antigo

Mensagem por Carrapeta » 13 Mar 2025 14:03

Nessa pegada aí, aqui no Brasil, acho q só o Kyokushin

nimbus
Contato:

Mensagem por nimbus » 14 Mar 2025 14:42

Curioso que na essência, isso também de forma genérica é Kung Fu. Okinawa era independente do Japão e tinha muita influência chinesa, tanto que outra leitura da palavra Karate, que era algo como "mãos chinesas" ou "mãos da dinastia tang". Algumas posturas ali parecem demais Wing Chun. E aqui vou generalizar mais uma vez, mas enquanto do lado chinês as artes marciais viraram mais uma dança, e do lado pós Okinawa muita coisa também perdeu a raiz e se focou mais em kata e parte esportiva, a galera aí de Okinawa manteve as tradições. Interessante ver como a cultura de um lugar molda qualquer assunto.

El Cid
Contato:

Mensagem por El Cid » 14 Mar 2025 17:03

karatÊ significava mãos chinesas. Aí os mestres, querendo ficar bem com o Japão (okinawa foi anexado apenas no seculo XIX e nunca se integrou completamente ao japão) mudaram os ideogramas para mãos vazias.
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Garfield
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Garfield » 14 Mar 2025 17:57

Só eu acho isso uma babaquice sem tamanho?

Calejamento é importante no sentido de se acostumar a tomar porrada etc...

Mas essas coisas do video é mais para estabelecer uma relação de submissão do que qualquer outra coisa, tipo 80% dos mestres br que quando fazem sparring espancam o aluno para mostrar como são fodões.

Enfim, fortalece o espirito, o mestre sabe até onde ir com cada aluno, não é um completo sem noção, mas hoje em dia os lutadores são muito melhores e muito mais longevos justamente por dar mais enfase a parte técnica do que em aguentar dor.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 14 Mar 2025 19:18

É... Treinei assim também, achava bacana, mas se ver a molecada boa de porrada hoje, não precisa disso não. Só aumento risco de lesão, da para fazer sparring de leve, saco, etc E pegar uma boa movimentação, ter sequências, memorizar counters, etc

É gostoso falar que na minha época e tal, mas a verdade é que cada geração o pessoal fica mais habilidoso, o que era excepcional vira o básico para futuras gerações

Sumofan69
Contato:

Mensagem por Sumofan69 » 16 Mar 2025 14:47

KYO escreveu:
14 Mar 2025 19:18
É... Treinei assim também, achava bacana, mas se ver a molecada boa de porrada hoje, não precisa disso não. Só aumento risco de lesão, da para fazer sparring de leve, saco, etc E pegar uma boa movimentação, ter sequências, memorizar counters, etc

É gostoso falar que na minha época e tal, mas a verdade é que cada geração o pessoal fica mais habilidoso, o que era excepcional vira o básico para futuras gerações
Nas outras marcias talvez, mas no Karate nao.

Eu tava vendo um video dos campeonatos de karate dos anos 80-90, tipo o Sabaki Challenge que o Pat Smith venceu antes de enfrentar o Royce no UFC 2. Mermao, a porradaria ali comia solta, era karate de altissimo nivel, tempo ruim o tempo todo.

O que as olimpiadas fizeram com o karate foi um crime. O mesmo crime que cometeram contra o TKD e o judo

phpBB [video]

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 16 Mar 2025 15:19

Tem o Karate Combat, que é uma liga esportiva de trocação.

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 16 Mar 2025 15:32

Acho que é imprescindível usar proteção nos treinos de luta de karate kyokushin (kumite), caneleira, protetor de boca e luva de mma. Se vc luta sem nenhum tipo de proteção o risco de lesão é praticamente de 100%, risco alto de quebrar uma costela, um dedo do pé, dedo da mão, lesionar canela e por aí vai. Um chute sem caneleira ou soco sem luva podem ter um efeito de navalha no corpo de quem toma o golpe. Nem atleta ranqueado do ufc treina Sparring sem alguma proteção.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 16 Mar 2025 17:18

Já fui de romantizar esses treinos 'brabos' antigamente. Mas hoje, vendo melhor que a maioria dos praticantes não tá a fim de virar um guerreiro dos filmes de luta ou um famoso do UFC, acho a maior bobagem. Se com o tempo de prática, o professor percebe o potencial, e que o preá quer algo mais da arte marcial, aí acho beleza tocar o terror no treino.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 16 Mar 2025 18:24

Bem interessante, mas eu não treinaria sem proteção.

Chegar quebrado para trabalhar no escritório depois de um treino não da bom.

Lembro quando eu tomei uma queda mal aplicada no treino e meu ombro ficou zoado por muito tempo.
Tapirus terrestris

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 16 Mar 2025 19:00

Ainda mais que a popularidade caiu d+

Antigamente tinha essa onda massiva de filmes, hoje a molecada vai buscar musculação. Imagina ser pouco popular, cobrar caro e ainda se arrebentar. Acho que nem seria viável comercialmente...

E outra, se nem quem vive disso treina todo dia dessa maneira, para que raios alguém que faz por hobby vai fazer isso?

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 16 Mar 2025 21:13

Fiz Karatê Kyokushin por dois anos, sai com vários hematomas. Era de lei. Amanda Nunes tbm fazia, já treinei com ela. Era a época das vacas magérrimas dela, ela não tinha capim nenhum no bolso. Hoje é milionária. Teve um dia q ela usou um colete pros seios, uma proteção, já q no sparring do Kyokushin soco só abaixo do pescoço.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 17 Mar 2025 10:45

Sumofan69 escreveu:
16 Mar 2025 14:47

O que as olimpiadas fizeram com o karate foi um crime. O mesmo crime que cometeram contra o TKD e o judo

As competições de kyokushin ainda são de karate "de verdade", e não o karate pontinhos rsss.

O problema é q hj em dia elas são dominadas pelo estilo do leste europeu, que é andar pra frente incessantemente com socos no tronco e chute na coxa. Esse estilo é feio pra kct (apesar de eficiente) e acaba não atraindo nem público nem mídia
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Sambo
Contato:

Mensagem por Sambo » 17 Mar 2025 10:51

Já assisti esse Sabaki Challenge, muito interesse a luta entre os estilos, tinha muitos caras bons, mas os top mesmos do Kyokushin não lutavam, hoje em dia vi que é bem fraca essa competição.
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Responder