abalar, não. disse apagar, largar fedendo. só o carwin fazia isso. óbvio que todos trabalham esse golpe, é um golpe muito comum e decente, mas ter poder de apagar SÓ com ele, não tem nenhum outro não. esse golpe que o carwin acertou no cigano, não sei se vc sabe, mas teve uma entrevista na época (acho que foi na rede tv ainda) onde ele disse que apagou naquele momento, aquela semi-apagada, mas em seguida voltou. os golpes do velasquez não se comparam, ele surpreendia o cigano com a ameaça de queda e, com suas mãos hiper rápidas, acertava com o cigano nem esperar. isso influi muito. enfim, ainda no aguardo de algum exemplo onde o cara larga o cara fedendo com um golpe reto, como o carwin fazia.nobremaia escreveu:
Do jeito que tu fala parece que o Carwin era o único lutador no MMA a conseguir abalar alguém com um golpe reto. rs Não só tem comparação, como eu acho que essa galerinha batia mais forte que ele. Muitos desses machucaram/nocautearam seus oponents com golpes retos, quem tem a característica de cruzar muito é o Cigano, todos os outros trabalham golpes abertos e retos. Pra ficar no exemplo que tu quer, o Carwin acertou um gancho limpo no queixo do Cigano e o brasileiro nem balançou, o Velasquez quando conectou limpo (e com um direto, diga-se de passagem) fez o Cigano ver estrelas e virar um zumbi. Cada golpe é uma história, mas só este exemplo serve para desmentir o teu ponto. Aposto que o direto do Velasquez, do Hunt, etc, é mais forte que o do Carwin.
e foi mal aí, mas vc dizer que o direto de algum desses outros é mais forte que o do carwin só mostra como vc tá de birra rsrs
óbvio que o exemplo do foreman serve. podia ser muito mais técnico de maneira geral (isso é tão óbvio que simplesmente não precisa falar), mas no que tange a dar um soco, o que fazia dele esse monstro todo era a pura ogrice dele. nunca foi um primor tecnicamente, isso é consenso geral. foreman é um dos grandes menos técnicos de todos os tempos. alguns socos ele puxava lá de baixo, se expondo totalmente (confiava demais no queixo absurdo que tinha). na primeira parte de sua carreira buscava o nocaute o tempo inteiro (o que é um erro, mas um ogro como ele podia se dar esse luxo). mesmo lento e pouco técnico, tinha um punch absurdo.nobremaia escreveu: Quanto a segunda parte, tu se contradisse totalmente, mas tudo bem. Sim, velocidade tem a ver. Não é tudo, pegada natural e técnica influenciam bem mais, mas velocidade também conta. O exemplo do Foreman não serve, ele era infinitamente mais técnico que o Carwin, sabia socar e conseguia jogar bastante peso nos golpes. Pode ter certeza que ele batia infinitamente mais forte que o Carwin.
se técnica em botar força no soco importasse tanto, pode ter certeza que muito mais gente ia ter punch fodido. em nível top, o que faz a diferença é a ogrice mesmo.
entendi desde o início. pra vc que deve tar difícil quando disse que o golpe reto do velasquez é mais forte que o do carwinnobremaia escreveu: Por fim, é óbvio que é muito mais surpreendente um cara bem mais lento ter tanto punch. Afinal, é exatamente isso que eu tô dizendo. Vou repetir pela terceira vez, o Carwin tinha uma pegada natural absurda, porém por ser muito lento e não ser nada técnico, ele não colocava tanta força nos golpes quanto poderia e por isso acho que ele batia mais fraco que os caras que citei, embora provavelmente tenha mais pegada natural que eles. Entendeu agora ou ainda tá difícil? rsrs
não colocava tanta força nos golpes? "tá difícil" hein? olha o que ele fazia com os caras pelamordedeus. largava podre. ele não parecia se esforçar pra isso, e isso não é demérito NENHUM. imagina se se esforçasse.
não acho nem que seja pq ele não consegue. ele simplesmente não precisava disso, tinha ko power em golpes simples. sem contar que era muito lento e pouco técnico, se procurasse utilizar socos de potência máxima (mata cobras), ia acabar ficando previsível e se expondo. sem contar o gas de meio round (bater com tudo cansa). ele simplesmente não podia se dar esse luxo.nobremaia escreveu: Mas isso é óbvio, pô. Como eu disse, ele tem mais pegada mas não consegue colocar tanta força nos golpes quanto um Hunt da vida, que também tem pegada e de quebra tem muito mais técnica e velocidade para jogar seus golpes. Juntando todos esses fatores no fim das contas ele acaba batendo mais forte que o Carwin.