Jimmy Luckless escreveu:
O Weidman não é o melhor lutador que eu já vi, cara. Nos médios sim, mas no geral o melhor que eu já vi lutar foi o GSP.
Quanto a defender o cinturão mais vezes, não faz diferença nenhum. Quando se fala em "maior" você considera esse tipo de coisa, mas quando se fala simplesmente em habilidades não é necessario nem que o lutador em questão dispute o cinturão, porque isso você pode atestar simplesmente analisando o mesmo. É o que eu sempre falo sobre o Askren.
Eu sinceramente acho o Weidman melhor (por enquanto apenas no sentido de ser mais habilidoso/ter mais qualidade enquanto lutador) que o GSP, ou pelo menos tão bom quanto. Tirando o fato óbvio de que ele ainda precisa se testar, e o gás inferior, ele faz tudo potencialmente igual ou melhor que o canadense. Também é estrategista porém ao mesmo tempo mais decisivo/contundente (logicamente digo isso de acordo com o momento, não sabemos se assim como o GSP e Aldo ele vai ou não se tornar mais conservador com o passar do tempo), tem mais punch (acredito que mesmo proporcionalmente), GNP bem mais contundente, trocação semelhante (certeza que mais contundente), wrestling adaptado ao MMA potencialmente do mesmo nível (potencialmente; apesar de ser mais credenciado ele ainda precisa "provar" mais esse fundamento no MMA) e JJ potencialmente parelho, talvez melhor.
Mas cabe muita discussão pois tem subjetividade pra caramba aí.
Sobre seu segundo paragrafo, discordo e acho que é possível elencar mais uma "categoria" um pouco diferente de "melhor lutador", que seria lutador mais habilidoso ou potencialmente mais habilidoso. Isso porque quando falamos de esporte, de profissionalismo, competitividade, considero de fundamental importância o lutador se testar e obter êxito, ou seja, não apenas ser habilidoso como ser capaz de colocar suas habilidades em pratica da melhor forma possível de modo a de fato provar que é o melhor. Isso envolve entre outras coisas inteligência e capacidade psicológica, qualidades que junto a capacidades de superação, persistência, raça (tudo psicológico) ao meu ver também são importantes ao julgar qual lutador é o melhor. Em outras palavras o cara pode demostrar uma habilidade absurda em todos os fundamentos, porém se ele não conseguir fazer jus a essas habilidades ao derrotar adversários teoricamente inferiores ele nunca vai poder ser considerado o melhor. Será considerado apenas o mais habilidoso, ou potencialmente mais habilidoso visto que o ato de conseguir colocar em pratica suas qualidades também pode ser considerado uma habilidade em si (mas em outro âmbito).
Resumindo;
Mais habilidoso: Não necessariamente melhor.
Melhor: Não necessariamente mais habilidoso.
Maior: Não necessariamente mais habilidoso e/ou melhor.
Anderson é um cara que apesar de não ser completo sabia driblar algumas limitações com outras habilidades, entre elas inteligência de luta (ou esperteza, sagacidade, chamem como quiser) e capacidade psicológica. Foi longe assim, mas pelo caminho encontrou um cara que também tem essas duas qualidades e é mais completo, bom ou ótimo em todos os fundamentos. Fosse o Weidman um sujeito que apesar de suas habilidades pipocasse na hora H, não conseguindo colocar o que sabe em pratica, eu certamente não o consideraria melhor que o Anderson. Porém tem provado ser completo em todos os sentidos, sendo assim, no momento (ou imaginando que continue assim), melhor que o negão. Agora, não se sabe o que vai acontecer com ele, se vai continuar competindo em alto nível por tempo considerável, se vai continuar conseguindo colocar em pratica suas habilidades, etc. E, de certa forma, ser melhor no esporte, no âmbito competitivo, é sim sinônimo de ser vencedor, de prevalecer. Com isso não digo que Weidman tem que ter mais conquistas que o Anderson pra ser definitivamente melhor, mas tem que se provar mais, bem mais.
Por outro lado pode-se considerar melhor apenas aquele que tem mais habilidades, mesmo que pra isso se ignore outras habilidades que não apenas as físicas.
Enfim, no fim das contas o assunto é muito mais complicado e subjetivo do que se pensa.
Penso, logo bustamanteio.