Entre 2002 e 2014, o lutador russo Konstantin Gluhov foi obrigado a dar 100% de seus cachês para o seu treinador Yuriy Ryjikov. Após 28 vitórias em 43 combates, o russo escreveu uma carta aberta a imprensa explicando o caso bizarro.
“Deixei meu treinador porque ele estava me roubando durante 12 anos com o argumento de que esse era o ‘código do guerreiro’, que ele pregava. Ele mentiu para mim, me humilhou e ameaçou minha família e amigos”, disse o russo, que revelou fazer parte de uma seita com o treinador.
“Ele me convenceu de que eu deveria dar todo o dinheiro das minhas lutas, já que ele não era o meu treinador, mas meu mentor. E por isso eu deveria ter total submissão a ele”.
Gluhov sofreu várias ameaças do seu treinador e de seus capangas toda vez que tentava deixar a seita. Finalmente, no último ano, o russo conseguiu deixar a seita, mas não foi nada fácil, já que o lutador temia que Ryjikov se vingasse contra sua família.
“Deixei ele e passei a ser ameaçado por ele e pelo seu pessoal. Estou com medo agora, porque ele é capaz de tudo, incluindo métodos criminais. Tenho medo pela minha família”, lamentou.
Após 12 anos de ‘escravidão’, o lutador conseguiu retomar a sua carreira, porém teve que se mudar para não sofrer represálias. “Finalmente escapei da ditadura e agora me sinto como uma pessoa normal. Minha esposa me ajudou a escapar da seita e nos mudamos. Cheguei a pensar que não lutaria mais”, revelou.
Em sua primeira luta fora da seita, em novembro do ano passado, Gluhov acabou finalizado por Damian Grabowski, mas a derrota teve sabor de liberdade. “Estou orgulhoso pela vitória sobre aquele treinador maluco”, concluiu.
Konstantin Gluhov retorna ao cage do M1-Global diante de Ante Delija, no dia 10 de abril, em Moscou, na Rússia.