Eu não discordo de você, do jeito que está não tem como todos as pessoas terem os confortos que norte americanos e europeus médios conseguem ter.Garfield escreveu:
De imposto eu não manjo esta informação foi repetida.
Mas com relação ao consumo de recursos naturais esta certo sim, mesmo que não tivesse, e eles com 1/20 da população consumiria 1/4 seria impossivel. E o rumo que a tendencia mundial esta tomando é maquiar os impactos com pseudomedidas que não tem effeito nenhum. O que vai garantir a sustentabilidade é a redução drástica de consumo.
Alias vender reciclagem como solução é uma das maiores mentiras que estão circulando por ai.
Alias só completando, não entendi o ponto de seu argumento, pode me esclarecer?
Agora redução de consumo é complicado, quem controla o consumo é o mercado através da oferta e demanda. O meu argumento é que é vacilo falar para um pobre seja brasileiro, chines, indianno, que agora que ele juntou um dinheiro suficiente para comprar alguma coisa que ele não pode consumir. É inevitável que ele consuma alguma coisa.
Para mim não existe uma solução única, é a soma de várias medidas que podem conciliar um aumento do consumo geral com sustentabilidade. O consumo per capita pode até reduzir, mas o geral vai aumentar. Não acho que reciclagem seja uma mentira, não é uma única solução mágica que vai salvar tudo, mas ajuda um pouco em vez de ter que extrair um recurso novo usar um que já existe e adpatar para um novo propósito. Não é a única medida, eu citei algumas outras como redução do desperdício. A educação pode ajudar para reduzir o consumo de certas coisas através da mudança de prioridades individuais, incentivos.
Também não entendi o seu argumento, como você propõe a redução de consumo? Uma coisa voluntária ou uma intervenção do governo?