Pô, G15, não tem ninguém defendendo uma lei pra isso. Talvez, eu disse talvez, uma lei que PERMITA a escolas que queiram expor a Bíblia, que façam. Mais uma vez: estamos falando do livro que 'moldou' os valores atuais de nossa sociedade. É um livro riquíssimo para a História mundial, por exemplo. Muito do que se sabe hoje sobre civilizações antigas, como egípcia, mesopotâmica, persa etc tem relação com relatos bíblicos, justamente porque tais relatos são, em muitos casos, corroborados pela arqueologia. Além de História, há também o aspecto da Lei. Quando fiz Direito, estudei a Lei de Moisés, assim como estudei o Código de Hamurabi, entre outros. Ou seja, a Bíblia está presente independentemente dos que a consideram um livro sagrado. Ela só é um livro religioso para quem crê e venera o Deus que é mencionado ali. Há quem crie dogmas em torno de outros livros, que pra nós são seculares, e nem por isso tal livro passa a ser religioso.gkizi escreveu: E por que diabos tem de haver uma lei que obrigue as escolas a fazer isso?
E viva o pais laico
Re: E viva o pais laico
Mas é óbvio que isso é errado. Ao ler a lei, fica evidente o caráter proselitista. O cara sugere até que exemplares sejam distribuídos. Isso não é função de uma escola e de seus professores/diretores, mas de uma igreja e seus membros. E sou a favor de que as bibliotecas adotem livros 'religiosos', todos, mas sem nenhuma obrigação. Somos um país com mais de 95% de pessoas religiosas. Mas essa é minha opinião.hfc escreveu:
A questão é OBRIGAR as escolas a por em destaque o livro que rege UMA religião, se for assim tem que por os livros que regem TODAS as religiões
Essa lei seria igualmente asquerosa se obrigasse as escolas, tanto públicas e privadas, a exibir qualquer livro de cunho religioso, ou outro livro qualquer que tivesse alguma inclinação política e/ou filosófica. Na minha visão, é claro.Celão escreveu:
Pô, G15, não tem ninguém defendendo uma lei pra isso. Talvez, eu disse talvez, uma lei que PERMITA a escolas que queiram expor a Bíblia, que façam. Mais uma vez: estamos falando do livro que 'moldou' os valores atuais de nossa sociedade. É um livro riquíssimo para a História mundial, por exemplo. Muito do que se sabe hoje sobre civilizações antigas, como egípcia, mesopotâmica, persa etc tem relação com relatos bíblicos, justamente porque tais relatos são, em muitos casos, corroborados pela arqueologia. Além de História, há também o aspecto da Lei. Quando fiz Direito, estudei a Lei de Moisés, assim como estudei o Código de Hamurabi, entre outros. Ou seja, a Bíblia está presente independentemente dos que a consideram um livro sagrado. Ela só é um livro religioso para quem crê e venera o Deus que é mencionado ali. Há quem crie dogmas em torno de outros livros, que pra nós são seculares, e nem por isso tal livro passa a ser religioso.
Existem outros livros riquíssimos em história, civilizações antigas, valores morais... Mas ambos sabemos que não é esse o motivo por de trás dessa lei.
PS: Eu teria vergonha de falar que a bíblia ajudou a moldar os valores da nossa sociedade, principalmente vivendo nesse país de merda e "ladrãos" chamado Bananistão. rs
Ah, cara... é a realidade, infelizmente! Os EUA também foram 'moldados' por valores cristãos e não há a roubalheira que há aqui. O problema não está nos valores, mas na deturpação destes.DarkFallz escreveu:
Essa lei seria igualmente asquerosa se obrigasse as escolas, tanto públicas e privadas, a exibir qualquer livro de cunho religioso, ou outro livro qualquer que tivesse alguma inclinação política e/ou filosófica. Na minha visão, é claro.
Existem outros livros riquíssimos em história, civilizações antigas, valores morais... Mas ambos sabemos que não é esse o motivo por de trás dessa lei.
PS: Eu teria vergonha de falar que a bíblia ajudou a moldar os valores da nossa sociedade, principalmente vivendo nesse país de merda e "ladrãos" chamado Bananistão. rs
Celão escreveu:
Ah, cara... é a realidade, infelizmente! Os EUA também foram 'moldados' por valores cristãos e não há a roubalheira que há aqui. O problema não está nos valores, mas na deturpação destes.
Realmente os valores da biblia são otimos e fazem uma sociedade sensacional, qual parte ajuda mais na formação de uma sociedade perfeita? Escravidão, machismo, segregação, intolerancia religiosa?
Auto estima na rima, não é só a roupa!
Não vejo problemas quanto à Bíblia ser disponibilizada na biblioteca.
Problema de fato eu vejo em dois aspectos do tal projeto:
1) É só a Bíblia. Deveria haver, penso eu, uma seção na biblioteca com exemplares representativos do máximo número de linhas que se denominassem religiosas indo de Jesus a Belial passando também por obras "no religion". Assim o estudante poderia ter o livre arbítrio acerca do que escolher. Aí a biblioteca estaria de fato exercendo seu papel, repito, penso eu. Do contrário o objetivo acaba recebendo essa distorção que causou essa primeira revolta na população;
2) Eu li uma das matérias, não sei se foi essa que o colega postou aqui, onde está prevista a versão em braile, a qual desdobrasse em 38 volumes - para cada Bíblia. Como já dizia o FHC: "assim não dá, assim não pode ser".
1) É só a Bíblia. Deveria haver, penso eu, uma seção na biblioteca com exemplares representativos do máximo número de linhas que se denominassem religiosas indo de Jesus a Belial passando também por obras "no religion". Assim o estudante poderia ter o livre arbítrio acerca do que escolher. Aí a biblioteca estaria de fato exercendo seu papel, repito, penso eu. Do contrário o objetivo acaba recebendo essa distorção que causou essa primeira revolta na população;
2) Eu li uma das matérias, não sei se foi essa que o colega postou aqui, onde está prevista a versão em braile, a qual desdobrasse em 38 volumes - para cada Bíblia. Como já dizia o FHC: "assim não dá, assim não pode ser".
Se for para dar destaque a livros religiosos, deve ser dada igual oportunidade a todas as religiões. Beneficiar um pensamento religioso em detrimento a outros, para mim, é pior do que quebrar a laicicidade do Estado em si.
Lei que obriga a pôr em local destacado...Celão escreveu:Só uma dúvida, sem criar discussão em torno do assunto, religião... nada disso!
Se o livro mais lido no mundo em todos os tempos (isso é fato, queiram alguns ou não) e que contribuiu de forma significativa para a formação dos valores ocidentais (isso também é fato, queiram alguns ou não) não pode estar exposto em uma simples biblioteca, que livro pode? Alguém aqui sabe que outros livros estão expostos pra poder meter o malho ou o problema é por ser a Bíblia? Livro de doutrinação marxista pode, por exemplo?
Reforçando: não vamos enveredar para o caminho de religião, Universal e blá, blá, blá. Procurei ser objetivo na minha colocação!
e contibuiu roubando a contribuição da maçonaria, por si só ela tava fodendo os rolê da moral
n vi ngm falar isso ein, apenas gente reclamando da lei mesmoCelão escreveu:
Mas eu não tô defendendo a lei. Acho, inclusive, uma aberração. Ela obriga não só públicas, mas particulares também a expor a Bíblia. O ponto não é esse, já que o frenesi causado não é pela lei em si, mas pela possibilidade da Bíblia estar em evidência numa biblioteca. O ponto que levantei é sobre ser a Bíblia, apenas isso. Tem gente que vai se deparar com um livro de receita em uma biblioteca escolar e não vai fazer tanto barulho, mas enfim... segue o barco.
carai manoJaraqui escreveu:Não vejo problemas quanto à Bíblia ser disponibilizada na biblioteca.
imagina a merda que daria se uma escola botasse um livro de belial ou qualquer outro demo topzera
além do fuzuê inicial, assim que primeiro aluno ralasse o joelho no futebol já iria chover de nego falando q foi culpa de algum demo ahuauua
A reação inicial iria ser interessante. rs...Batman escreveu:
carai mano
imagina a merda que daria se uma escola botasse um livro de belial ou qualquer outro demo topzera
além do fuzuê inicial, assim que primeiro aluno ralasse o joelho no futebol já iria chover de nego falando q foi culpa de algum demo ahuauua
Mas repare: não seria essa uma atitude isenta? Não seria isso que o estado precisaria ser responsável por garantir? O respeito à liberdade de crença seja ela qual for? Incluindo o livre direito a não crer em algo de natureza religiosa? Em uma instância que eu não sei se é a última precisaríamos tomar ações junto à sociedade nesses termos. Isso seria assegurar um estado laico, ao meu ver.
Assim como os feriados de páscoa, natal e outros eventos judaico-cristãos que, se o estado é laico, deve banir. Se a religião é toda essa fonte de mal que se comenta hoje em dia, que permaneça em seus grupos e não imponha à nação a obrigação do país parar em nome de sua fé. Do contrário não seria uma atitude hipócrita por parte de grupos que não sigam a tais rituais também pararem? Eu nunca vi um movimento no facebook do tipo "não vá pescar na Páscoa! Junte-se a nós, vamos todos trabalhar nesse dia e mostrar o quanto queremos que nosso estado seja laico na prática". Nunca vi. Acho que aqui, no Brasil, demorarei pra ver.
Eu eu me aventurando nesses temas lembrando agora que o joão já se foi...
Mas você está confundindo as coisas. O frenesi não é pela possibilidade da bíblia estar ou não exposta, e sim pela obrigatoriedade por lei de que esteja. Se tivesse uma lei que obrigasse bibliotecas a terem um livro exposto, não me importaria se fosse uma bíblia, um corão ou Crônicas de gelo e fogo.Celão escreveu:
Mas eu não tô defendendo a lei. Acho, inclusive, uma aberração. Ela obriga não só públicas, mas particulares também a expor a Bíblia. O ponto não é esse, já que o frenesi causado não é pela lei em si, mas pela possibilidade da Bíblia estar em evidência numa biblioteca. O ponto que levantei é sobre ser a Bíblia, apenas isso. Tem gente que vai se deparar com um livro de receita em uma biblioteca escolar e não vai fazer tanto barulho, mas enfim... segue o barco.
Acho que sua analogia não cabe, nesse caso.
Abs.
“Go then, there are other worlds than these.”
Criar uma lei que obriga escolas, tanto públicas como privadas, a colocar o livro de uma religião em específico em lugar de destaque, é qualquer coisa menos assegurar um estado laico... muito pelo contrário.Jaraqui escreveu: A reação inicial iria ser interessante. rs...
Mas repare: não seria essa uma atitude isenta? Não seria isso que o estado precisaria ser responsável por garantir? O respeito à liberdade de crença seja ela qual for? Incluindo o livre direito a não crer em algo de natureza religiosa? Em uma instância que eu não sei se é a última precisaríamos tomar ações junto à sociedade nesses termos. Isso seria assegurar um estado laico, ao meu ver.
O post que originou a minha participação foi este cotado aqui:DarkFallz escreveu:
Criar uma lei que obriga escolas, tanto públicas como privadas, a colocar o livro de uma religião em específico em lugar de destaque, é qualquer coisa menos assegurar um estado laico... muito pelo contrário.
viewtopic.php?f=6&t=5645&start=15#p254229" onclick="window.open(this.href);return false;
Talvez você não o tenha lido pra ter tido a ideia de utilizar este argumento.
Mas bíblias já são disponibilizadas em bibliotecas.Jaraqui escreveu:Não vejo problemas quanto à Bíblia ser disponibilizada na biblioteca.
Provavelmente muitos desses livros também já são disponibilizados em bibliotecas.Jaraqui escreveu: 1) É só a Bíblia. Deveria haver, penso eu, uma seção na biblioteca com exemplares representativos do máximo número de linhas que se denominassem religiosas indo de Jesus a Belial passando também por obras "no religion". Assim o estudante poderia ter o livre arbítrio acerca do que escolher. Aí a biblioteca estaria de fato exercendo seu papel, repito, penso eu. Do contrário o objetivo acaba recebendo essa distorção que causou essa primeira revolta na população;
O projeto basicamente consiste em pegar uma bíblia e colocar em um púlpito no meio da biblioteca, só isso. Não existe outro aspecto do projeto.
Se for possível convido o colega a cotar integralmente, pelo menos as minhas mensagens, pois do contrário elas acabam por gerar um risco de interpretações diversas.
Em nenhum momento eu concordei com o projeto.
Os motivos a partir dos quais eu discordei de tal projeto constam nos itens (1) - a necessidade de haver pluralidade representativa religiosa incluindo-se aí obras que preguem a prática do ateísmo - e (2) - o indigno politico desconhecer que um único exemplar em braile da Bíblia demandam 38 volumes impressos.
E, quanto à obrigação de haver este ou aquele tipo de obra dentro de bibliotecas de escolas de ensino fundamental e médio, acredito que tal decisão necessite ser regulada por mecanismos de esfera nacional, pois infelizmente se cada canto do país querer regular o que se deva ter em tal local, rapidamente é possível chegar-se a absurdos como essa iniciativa desse político. E olha que sou cristão.
Não foi uma nem duas vezes que precisei mostrar o estilo "old school" de buscar informações para alguns calouros e me vi surpreendido com a falta de livros de matemática básica. O calouro de engenharia chegava sem saber o que eram as fórmulas de prostaférese, sem saber regras de limites fundamentais e diversos aspectos que precisava tê-los trazido consigo pra assentar as nádegas em uma cadeira de um curso superior. Recuso-me entretanto a relatar o que havia *** de sobra *** em termos de acervo ali dentro.
Em nenhum momento eu concordei com o projeto.
Os motivos a partir dos quais eu discordei de tal projeto constam nos itens (1) - a necessidade de haver pluralidade representativa religiosa incluindo-se aí obras que preguem a prática do ateísmo - e (2) - o indigno politico desconhecer que um único exemplar em braile da Bíblia demandam 38 volumes impressos.
E, quanto à obrigação de haver este ou aquele tipo de obra dentro de bibliotecas de escolas de ensino fundamental e médio, acredito que tal decisão necessite ser regulada por mecanismos de esfera nacional, pois infelizmente se cada canto do país querer regular o que se deva ter em tal local, rapidamente é possível chegar-se a absurdos como essa iniciativa desse político. E olha que sou cristão.
Não foi uma nem duas vezes que precisei mostrar o estilo "old school" de buscar informações para alguns calouros e me vi surpreendido com a falta de livros de matemática básica. O calouro de engenharia chegava sem saber o que eram as fórmulas de prostaférese, sem saber regras de limites fundamentais e diversos aspectos que precisava tê-los trazido consigo pra assentar as nádegas em uma cadeira de um curso superior. Recuso-me entretanto a relatar o que havia *** de sobra *** em termos de acervo ali dentro.