Treta sobre racismo e cotas na USP

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
zico
Contato:

Re: Treta sobre racismo e cotas na USP

Mensagem por zico » 21 Mar 2015 00:43

uju escreveu: Se não tivesse a escravidão talvez nem teria negros por aqui.

No mais eu não vejo essa obrigação.
Acho que eles tem que ter oportunidade igual a todo mundo.
Como tem mais oportunidade quem tem mais $$$, então se for pra ter cota, a mais justa, na minha opinião, é a social.
Escreveu exatamente o que eu iria escrever, dá maneira que o Buda escreveu ficou parecendo que os negras já estavam aqui no Brasil e os brancos chegaram e o escravizaram, pior é que foi justamente o contrário, quem escravizava os negros eram os próprios negros.

No mais, ratificando que cota racial é palhaçada ao extremos, medida eleitoreira com a cara de PT, PSOL e outros partidos populistas.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 21 Mar 2015 01:40

Urso_Verde escreveu:

Kkkkk

Mitou agora...

Será que os negros estariam mais felizes na África toda zuada como está ?

Ou o Huezil ?

Sei não, to achando que vai ter negra agradecendo esta exportação compulsória que sofreram dos próprios irmãos
pq n aplica o seu raciocinio p os descedentes de europeus?

ai nao ne... devolve so os preto

afffff e cada um
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 21 Mar 2015 01:52

uju escreveu: Cota pra quem veio do ensino publico e que comprove baixa renda.

O problema não é a diferença na qualidade do ensino particular em relação ao público, o único que geralmente os pobres (negros, pardos, brancos, amarelos..etc) tem acesso?

Então, enquanto nossos governantes (de todas as instancias e de todos os partidos) não criam vergonha na cara e fortalecem o ensino publico, as cotas suprem essa diferença, Dentro da facul o aluno tem que dar seus pulos pra manter o nivel. Porem, nem todos alunos de escola publica precisa de cota, muitos entram na raça e mandam bem nos cursos. Mas, se tratando de cotas acho que essa é mais cabível.

Já pra concurso publico sou a favor apenas para deficientes.
é uma soluçao
mas perceba que o parametro ja muda e vc nao garante que a vaga será preenchida por negro

voce e os demais nao reconhecem que existe essa relação direta entre escravidao e a situaçaõ atual dos negros?
se voces acham que nao,entao nem entramos na ponderação
mas se sim, tem que argumentar na base dos subprincipios utlizados na ponderação
adequação,necessidade e proporcionalidade em sentido estrito

adequação - a medida tem potencial para resolver a questao?sim
necessidade- existe outro meio igualmente eficaz e que provoque restrição menos a outros principios? eu nao sei,estou esperando alguma ideia de voces até agora, a cota social nao é igualmente eficaz para os negros
proporcionalidade em sentido estrito: as vantagens superam as desvantagens? sim

entao qual é o problema?

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 21 Mar 2015 02:02

Buda escreveu: é uma soluçao
mas perceba que o parametro ja muda e vc nao garante que a vaga será preenchida por negro

voce e os demais nao reconhecem que existe essa relação direta entre escravidao e a situaçaõ atual dos negros?
se voces acham que nao,entao nem entramos na ponderação
mas se sim, tem que argumentar na base dos subprincipios utlizados na ponderação
adequação,necessidade e proporcionalidade em sentido estrito

adequação - a medida tem potencial para resolver a questao?sim
necessidade- existe outro meio igualmente eficaz e que provoque restrição menos a outros principios? eu nao sei,estou esperando alguma ideia de voces até agora, a cota social nao é igualmente eficaz para os negros
proporcionalidade em sentido estrito: as vantagens superam as desvantagens? sim

entao qual é o problema?
pq não seria igualmente eficaz? justo pelo contrário, seria MAIS eficaz, pois os negros que competiriam pela vaga seriam apenas os de baixa renda do ensino público. já em uma cota racista, negros com melhor estudo tb entram, e pegam o lugar que poderia ser dos mais pobres. então muito mais justo o negro pobre competir pela vaga da cota com um "branco" pobre do que competir com um compatriota de cor mas que teve um ensino melhor.

Cesare Borgia

Mensagem por Cesare Borgia » 21 Mar 2015 08:43

Só tenho uma coisa a dizer:

Art 5º da CRFB/88

Esse negócio de cota é babaquice pura.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 21 Mar 2015 10:24

Urso_Verde escreveu:
Quem falou em devolver ?
Pergunta pra qualquer africano se está melhor lá ou aqui ...

Eu já perguntei, conheci pessoas da Angola e Ruanda, os dois grupos preferem o Brasil .

Quanto aos descendentes de Europeu não precisa nem perguntar é só ver o tanto de passaporte de brasileiro com ascendência européia que é expedita todo ano kkkkk

Vitimização!

Só os índios podem pedir cota nesta bagaça se olhar o contexto histórico como parâmetro...
mas ainda assim tem uma galera que fica.. esmagadora maioria.. seu argumento n tem nada haver
.. é a favor de cotas e se for negro volte pra africa.. ou agradeça por ter sido importado... ta serto parssa

e cara... existe cota pra indio, eita!... kkkkk...
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Rodripe
Contato:

Mensagem por Rodripe » 21 Mar 2015 11:08

Pensando no futuro, temos a seguindo situação atual,

Milhares de imigrantes negros vindos da África e Haiti estão vindo para o Brasil, esses terão filhos aqui, que serão brasileiros e estes quando crescer poderão entrar na faculdade usando a cota racial.

Ou seja, no futuro teremos negros que não estavam aqui no momento da escravidão entrando na universidade usando cotas raciais. Cotas que foram criadas usando o argumento do sofrimento na escravidão e anos de exclusão na sociedade brasileira.

Isso é justo ?

Azulzinho
Contato:

Mensagem por Azulzinho » 21 Mar 2015 11:37

As cotas sociais já existem no Brasil. cada estado e universidade tem seu próprio sistema de cotas, mas em geral destinam uma porcentagem de suas vagas para alunos egressos do ensino público (cota social), e dentro desta, parte para afrodescendentes. Inclusive algumas tem apenas cotas sociais.

O Terra tem um mapa interativo bem legal sobre como é o sistema em cada estado.

http://www.terra.com.br/noticias/educac ... no-brasil/" onclick="window.open(this.href);return false;

Paraguas
Contato:

Mensagem por Paraguas » 21 Mar 2015 11:38

Nada justifica interromper a aula e ainda ficar berrando na sala de aula.

Dizem que lutam pelo seu direito e não sabem respeitar os outros ?

VSF

Obs: Sou negro.
CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, UMA VEZ ATÉ MORRER !!!

Rodripe
Contato:

Mensagem por Rodripe » 21 Mar 2015 12:19

Urso_Verde escreveu:
Qual destes matusalém com 200 anos está entrando na faculdade por ter sido escravo no Hue Hue do passado ?

Hahahaha.. Eu quis dizer que não seriam os descendentes dos negros do tempo da escravidão

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 21 Mar 2015 13:43

Urso_Verde escreveu:
Quem falou em devolver ?
Pergunta pra qualquer africano se está melhor lá ou aqui ...

Eu já perguntei, conheci pessoas da Angola e Ruanda, os dois grupos preferem o Brasil .

Quanto aos descendentes de Europeu não precisa nem perguntar é só ver o tanto de passaporte de brasileiro com ascendência européia que é expedita todo ano kkkkk

Vitimização!

Só os índios podem pedir cota nesta bagaça se olhar o contexto histórico como parâmetro...
Informe-se melhor antes de escrever. Olha aqui o vestibular especifico para indígenas:

http://www.ufrgs.br/coperse/processos-s ... genas-2015" onclick="window.open(this.href);return false;
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

right

Mensagem por right » 21 Mar 2015 16:05

Parei quando uma das negonas perguntou pra prof se a aula dela seria mais importante que a questão racial. Pra mim essa negada é muito folgada, tenho asco desses negros que se inferiorizam a tal ponto, quer entrar na faculdade, vai estudar pro vestibular e deixa de vagabundagem, e não vem com esse papinho de divida histórica, pois quem caçou e vendeu negros como escravos foram os proprios negros africanos, que naquela época consideravam a escravidão algo normal.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 21 Mar 2015 21:04

Cota pra negro é algo escroto demais, véi. Tenho vários amigos negros, que estudaram a vida inteira nos melhores colégios da cidade. Essas cotas vão servir é pra gente como eles. E os pobres (brancos, pretos, amarelos) vão continuar na merda, com o mesmo ensino bosta de sempre.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 21 Mar 2015 21:13

Na boa?

Por alguns comentários q eu to lendo, da pra entender perfeitamente o perfil q predomina aki no bjjf.

Durante 4/5 da história do Brasil os negros foram escravos, por causa de uma minoria bem sucedida falar q eles nao estao em desvantagem e ridículo, seu bisavô fazia oq? o de muitos negros brasileiros era escravo.

O preconceito existe pra kct, tem um brother aki do forum, q n irei citar o nome, q e negro e bem sucedido profissionalmente, perguntem ql foi a reação de um vendedor qd ele foi nuna concessionária de moto procurando comprar uma.....

Negar o preconceito contra os negros, é negar o obvio....

right

Mensagem por right » 22 Mar 2015 11:15

Meu tataravô por parte de mãe era português e trabalhava para Dom Pedro como escrivão e tesoureiro nas rotas Vila rica(Ouro Preto) São Paulo. numa de suas andanças por ouro Preto, ficou gamado numa india, largou uma branquinha filha de um duque de São paulo e literalmente laçou minha tataravó india e casou-se com ela, comprou terras em Ouro preto e como era de praxe naquela época adquiriu uns escravos negros, que por sinal, segundo minha bisavó, eram muito bem tratados. Meu avô por parte de pai era filho de escravos, e começou a trabalhar na cidade como varredor de rua, e como era um sujeito muito ativo e esperto, rapidamente prosperou, depois de muita labuta, tornou-se um dos grandes empresários na area de transportes pesados( caminhoes, onibus e tratores) mesmo sendo dono de uma frota de médio porte, nunca deixou de ser motorista e um sujeito humilde. Meu tataravo e bisavô brancos por parte materna eram muito generosos e ajudaram muita gente, assim como meu avô negão. Passadas algumas décadas, a riqueza de ambos lados esvaiu-se, e quando nasci já não pude aproveitar quase nada. Nasci fudido, descendente de elite branca, indio brabo e negro escravo. entrei na faculdade por mérito, formei e ganho parte de meu sustento com a profissão em que formei, sou branco, mas meu sangue é todo misturado, em vez de ficar clamando por assistência de uns bostas de colarinho branco e de mente vermelha, prefiro fazer o que meus antepassados brancos, negros e indios fizeram, lutar por minha dignidade com minhas próprias forças.

Responder