Música Erudita - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Molecula
Contato:

Re: Música Erudita - Tópico Oficial

Mensagem por Molecula » 10 Out 2014 17:56

xRam escreveu:Todo mundo fala da n.º 9, mas não tem coisa melhor que isso:

phpBB [video]
Beethoven foi o cara , Xram hahaha

Aliás, por falta de conhecimento meu, acho que seria legal essa pergunta..

Quem foi o MAIOR/MELHOR compositor na opinião de vcs na música erudita?

Na minha opinião os maiores foram: Mozart e Beethoven, e o melhor foi Tchaikovsky.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 10 Out 2014 18:01

Falando em Beethoven..

Lembro que meu professor de História na época de colégio já dissera sobre isso.

"Todo mundo sabe que Ludwig van Beethoven foi um dos maiores compositores de todos os tempos. Também não é novidade que ele tenha superado problemas como a surdez e a depressão para deixar um legado impressionante. Mas o que deve soar como uma nova sinfonia é a admiração que o compositor nutria por Napoleão Bonaparte – a ponto de dedicar a ele uma de suas principais obras.
Provavelmente em 1802, ao terminar a Terceira Sinfonia, conhecida hoje como Eroica, Beethoven colocou-lhe o título de Buonaparte, seguido do subtítulo “para celebrar a memória de um grande homem”. O nome permaneceu até 1804, quando Napoleão coroou a si mesmo diante do papa provocando um acesso de fúria em Beethoven, que achou aquilo um ato de tirania. O músico arrancou o nome de Napoleão do topo da partitura, rasgou o papel em dois e o jogou no chão. Depois, rasurou o título da folha de rosto da obra.
Como mostra a biografia Beethoven: a Música e a Vida, do musicólogo americano Lewis Lockwood, recém-lançada em português, o compositor nutria uma admiração por Napoleão Bonaparte mais por sua vida que por suas conquistas. “Assim como ele próprio, Napoleão tinha origens humildes e conseguira ascender graças ao talento”, afirma Lockwood."

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/ave ... 4004.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Aliás essa auto coroação foi representada até em um quadro(não sei de quem), onde Napoleão tirou a coroa das mãos do Papa da época, e pôs ele mesmo a coroa em sua cabeça.

Imagem

Abraço!
Editado pela última vez por Molecula em 10 Out 2014 18:06, em um total de 1 vez.
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 10 Out 2014 18:05

Mais uma conexão com o post anterior aqui hahaha.

Como falei de Napoleão, vai aqui a parte final da orquestra 1812(acho que é esse o nome completo) do Tchaikosvky, onde há a comemoração da fracassada invasão da França à Russia da epóca.

A parte final da orquestra - a que mais gosto:

phpBB [video]

Abraço!

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 10 Out 2014 18:10

Alemartins escreveu:Cara, seria legal a gente separar as coisas por período, e aí discutir as estéticas separadas. Tudo muda.

E aconselho se a gente for fazer isso, fazer em ordem cronológica, porque faz mais sentido. Se acharem melhor a gente começa por tópicos específicos de período. Posso organizar essa tralha, ainda tenho bastante material da faculdade aqui e ainda não tô maluco de queimar meus livros hehehehe.
Po , daria um material monstruoso, Ale hahaha ainda mais chegando na parte de Wagner, e explicar da relação com Dionísio/Apolo.

O foda é que, como já disse, não tenho muito conhecimento a ponto de fazer isso. Mas qqer coisa me passa a ordem cronológica certinha(Clássica etc.) que me comprometo a dar uma pesquisada e estudada no assunto e vir postando aqui.

Abraço!

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 10 Out 2014 18:17

Pra mim o mais sobrenatural deles é de longe o Bach. Além do volume de obras, a complexidade do material é impressionante.

Quanto a orquestração, eu acho o Stravinsky o cara.

Punisher
Contato:

Mensagem por Punisher » 10 Out 2014 18:42

Acho que as primeiras musicas classicas que ouvi na minha vida!!

Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de FDPs que se reúnem pra roubar!
"What We Do In Life Echoes In Eternity"
6-3-3

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 20:48

Molecula escreveu: Aliás essa auto coroação foi representada até em um quadro(não sei de quem), onde Napoleão tirou a coroa das mãos do Papa da época, e pôs ele mesmo a coroa em sua cabeça.
Imagem
Abraço!
Cara, eu acabei de ler dois livros de história da arte e estou um pouco afiado. hehehe

Esse quadro é do neoclássico francês Jacques-Louis David. O quadro mais famoso dele está presente em muitos daqueles livros de história do colégio (na parte que fala da revolução francesa, que ele mesmo participou ativamente) retratou o assassinato do revolucionário Marat. O nome da tela é "A morte de Marat".
É esse aqui:
Imagem

Dos neoclássicos eu prefiro o Ingres, mas o Jacques-Louis David também tem obras bonitas, como a própria "A coroação de Napoleão".

Foi mal a desvirtuada, mas é que tô empolgado. heheheheh
BÓ VOVÔ!!!!

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 10 Out 2014 20:51

Punisher escreveu:Meu gênero preferido é o heavy metal e só conhecço o minimo do básico, mas eu curto musica clássica quando tem um estilo pesado, o que eu acho bem chato é aquelas paradas de varios minutos qdo a musica ta numa pegada forte e vem aquela brisa que da um puta sono. Pra mim essa é foda!!!

^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 10 Out 2014 20:52

Quando eu lembrar, vou postar umas musicas aqui. Comecando por essa, que tem uma energia foda! Vejam, metaleiros que gostam de uma coisa mais hard e fãs de MMA que curtem uma musica com mais energia, principalmente a partir dos 3:20. Foda! De deixar muita banda de Heavy Metal no chinelo, heh!

Editado pela última vez por Rinoceronte em 10 Out 2014 20:55, em um total de 1 vez.
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 20:54

Quem puder assistir o filme "Immortal Beloved" (minha amada imortal), vale muito à pena. O disco do filme foi primorosamente gravado (acho que é a orquestra de Berlin).
BÓ VOVÔ!!!!

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 20:55

phpBB [video]
BÓ VOVÔ!!!!

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 10 Out 2014 21:25

phpBB [video]
BÓ VOVÔ!!!!

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 10 Out 2014 23:03

Mais uma musica "metal".

Villa Lobos, com seu Preludio n. 2. Villa foi, para o violao, o que Chopin foi para o Piano!

Saquem (principalmente os metaleiros), a porrada visceral a partir dos 0:54! Villa é foda!!!

Eu aprendi quase todos os preludios dele! Quem mais aqui toca Villa? É muito comum guitarrista que estuda erudito tocar obras do Villa...

abracos!
Rino!

Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Kozak
Contato:

Mensagem por Kozak » 11 Out 2014 01:24

Rhinoceros escreveu:Quando eu lembrar, vou postar umas musicas aqui. Comecando por essa, que tem uma energia foda! Vejam, metaleiros que gostam de uma coisa mais hard e fãs de MMA que curtem uma musica com mais energia, principalmente a partir dos 3:20. Foda! De deixar muita banda de Heavy Metal no chinelo, heh!

Isso é foda demais! Borodin foda.

Eu gosto muito de dois contemporâneos, Prokofiev e Liadov. Coisa fina.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 11 Out 2014 03:27

SALINHO escreveu:Cara, eu acabei de ler dois livros de história da arte e estou um pouco afiado. hehehe

Esse quadro é do neoclássico francês Jacques-Louis David. O quadro mais famoso dele está presente em muitos daqueles livros de história do colégio (na parte que fala da revolução francesa, que ele mesmo participou ativamente) retratou o assassinato do revolucionário Marat. O nome da tela é "A morte de Marat".
É esse aqui:
Imagem

Dos neoclássicos eu prefiro o Ingres, mas o Jacques-Louis David também tem obras bonitas, como a própria "A coroação de Napoleão".

Foi mal a desvirtuada, mas é que tô empolgado. heheheheh
Boa, Salinho. Sabe se há mais alguma associação famosa de pintura com a música?

Forçando muito a barra(para postar pintura depois hahaha) , pode-se dizer da relação da música de Richard Wagner com Dionísio e Apolo, onde a música dele focava-se, segundo o próprio, na essência da vida, que é o caos inesperado. Por isso suas músicas tinham melodias uniformes e do nada vinha o "caos", remetendo a Dionísio, trazendo notas totalmente desconexas com as anteriores.

Um exemplo de quadro que retratava Dionísio:

Imagem

E outro que retratava a Apolo, seu oposto:

Imagem

A música de Richard Wagner era a vida para ele, esse constante contraste da harmonia e do caos.

Um exemplo do Próprio com "Tristão e Isolda"(Essa música tocou no filme Melancolia do Lars Von Trier):

phpBB [video]

**Se falei alguma besteira, por favor digam aí hahaha

Abraço!
Editado pela última vez por Molecula em 11 Out 2014 03:36, em um total de 1 vez.

Responder