Acho que vc "quotou" a pessoa errada... não fiz pergunta alguma.msfazer escreveu:
Cara, não sei se tua pergunta foi irônica, rsss.... mas vou responder o pouco que já vi....
Primeiro que existe um escopo... depende do que você precisa fazer, uma linguagem de programação acaba sendo mais adequada que outra. Não é muito minha praia, mas fica aqui algumas dicas:
Pra armazenamento e processamento de informações, os bancos de dados têm suas próprias linguagens, que possibilitam a manipulação de dados. São mais produtivas nesse contexto.
Para criação de aplicações, com botões, telinhas, etc., existem linguagens mais adequadas, como C++, C#, Java... depende muito do escopo de aplicação que se deseja criar.
Disso tudo aí, tive contato com Java e banco de dados. Java é muito poderoso, dá pra fazer basicamente qualquer coisa com java. Mas é igualmente complexo.
A programação de banco de dados é mais fácil de aprender, pois tem um contexto bastante reduzido, que é a manipulação de dados estruturados e armazenados dentro do banco.
Abs!
Sites para inicialização de programação básica
Re: Sites para inicialização de programação básica
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
E pq o desanimo com prog? Salário ou algo parecido?LEV escreveu: Conto os dias pra ganhar uma bolada na mega sena e largar essa vida...
Eu sou relativamente iniciante , mas trabalho diariamente com isso e curto. Não sei se com o passar dos anos eu vou mudar de ideia rs.
"O segundo lugar fede"
Não posso reclamar do meu salário hoje não, apesar do mercado ter dado uma desacelerada nos últimos tempos. Excesso de trabalho e prazos apertados são uma realidade do mercado, mas por sorte eu também não enfrento esse problema atualmente.Arbiter escreveu:
E pq o desanimo com prog? Salário ou algo parecido?
Eu sou relativamente iniciante , mas trabalho diariamente com isso e curto. Não sei se com o passar dos anos eu vou mudar de ideia rs.
Mas o que pega mesmo é que trata-se de uma atividade que você tem que ter tesão (coisa que eu nunca tive). As tecnologias, linguagens, frameworks, padrões de arquitetura, padrões de projeto, etc, estão sempre evoluindo rapidamente e você tem que tentar acompanhar, senão fica pra trás. E quase todas as entrevistas de emprego hoje em dia têm prova, então não dá pra achar que vai dar migué na entrevista e correr atrás do prejuízo quando precisar.
É claro que existem as suas exceções, como os dinossauros do COBOL que estão aí até hoje, mas no geral a mensagem é: ou você se mantém estudando (e aplicando) pro resto da vida, ou vai ficar pra trás.
Trabalho nessa área a 10 anos e sinto a mesma coisa cara. No meu emprego anterior eu trabalhava de analista de sistemas, só usava o word pra trabalhar e isso era muito bom. Nesse que eu to agora, to programando com o Visual Studio 2008 Windows Forms ainda, é foda isso campeão! Sinto que vou ficando a cada dia mais desatualizado.LEV escreveu:
Não posso reclamar do meu salário hoje não, apesar do mercado ter dado uma desacelerada nos últimos tempos. Excesso de trabalho e prazos apertados são uma realidade do mercado, mas por sorte eu também não enfrento esse problema atualmente.
Mas o que pega mesmo é que trata-se de uma atividade que você tem que ter tesão (coisa que eu nunca tive). As tecnologias, linguagens, frameworks, padrões de arquitetura, padrões de projeto, etc, estão sempre evoluindo rapidamente e você tem que tentar acompanhar, senão fica pra trás. E quase todas as entrevistas de emprego hoje em dia têm prova, então não dá pra achar que vai dar migué na entrevista e correr atrás do prejuízo quando precisar.
É claro que existem as suas exceções, como os dinossauros do COBOL que estão aí até hoje, mas no geral a mensagem é: ou você se mantém estudando (e aplicando) pro resto da vida, ou vai ficar pra trás.
Já que tem bastante cientista da computação e analista de sistemas aqui no tópico me ajudem.
Trabalho na área de software (um software customizável de engenharia, que trabalha com banco de dados), mas sou engenheiro de controle e automação. Trabalhamos com metade da empresa engenheiros e metade analistas de sistemas e cientistas da computação.
O trabalho "original" do engenheiro seria levantar requisitos para customização junto ao cliente, mas na verdade temos que botar a mão na massa e programar muito, além disso tive que aprender a ter alguma noção de banco de dados pra realizar algumas consultas no SQL e VBScript para a própria customização do software.
Eu acho muito pesado ter que correr sempre atrás do stack overflow ou do msdn pra conseguir fazer minhas gambiarras mas gosto pra caramba quando vc vê sua customização funcionando. Mas sempre que vejo a customização de um cientista da computação ou de um analista dá até desânimo de estar na área visto a melhor estruturação das customizações deles...
Porém no final das contas gosto dessa área.
Tenho muito medo de ser demitido, pois não conseguiria emprego facilmente como engenheiro visto que estou meio que em "outra" área, então estou tentando uma oportunidade de gerenciar algum tipo de projeto lá dentro, para que eu possa ter uma vida mais longa nesse meio.
Eu estou certo no meu raciocínio?
Trabalho na área de software (um software customizável de engenharia, que trabalha com banco de dados), mas sou engenheiro de controle e automação. Trabalhamos com metade da empresa engenheiros e metade analistas de sistemas e cientistas da computação.
O trabalho "original" do engenheiro seria levantar requisitos para customização junto ao cliente, mas na verdade temos que botar a mão na massa e programar muito, além disso tive que aprender a ter alguma noção de banco de dados pra realizar algumas consultas no SQL e VBScript para a própria customização do software.
Eu acho muito pesado ter que correr sempre atrás do stack overflow ou do msdn pra conseguir fazer minhas gambiarras mas gosto pra caramba quando vc vê sua customização funcionando. Mas sempre que vejo a customização de um cientista da computação ou de um analista dá até desânimo de estar na área visto a melhor estruturação das customizações deles...
Tenho muito medo de ser demitido, pois não conseguiria emprego facilmente como engenheiro visto que estou meio que em "outra" área, então estou tentando uma oportunidade de gerenciar algum tipo de projeto lá dentro, para que eu possa ter uma vida mais longa nesse meio.
Não conheço nada da área de automação, desconheço o mercado e tals..... Isso é um mundo completamente a parte. Talvez como engenheiro você iria disputar oportunidades com gente mais cascuda que você, com mais vivência na área. Mas você não acha que poderia se realocar nessa área de software de automação? Considerando sua experiência na área....moses escreveu:Já que tem bastante cientista da computação e analista de sistemas aqui no tópico me ajudem.
Abs!
Bom eu gosto muito do que faço.. Trabalho com desenvolvimento Web .NET a alguns anos, atualmente com Visual Studio 2013. No momento estou trabalhando em um projeto usando a arquitetura Single Page Application, usando AngularJS (Framework Javascript).. Muito usado hoje em dia para sistemas web e mobile. Esse projeto ampliou muito meus horizontes.
Como o pessoal disse, essa é uma profissão onde todos os dias (sem exagero) você tem algo novo pra aprender independente do seu nível (júnior,pleno ou sênior), e se você não estiver disposto, fica complicado.
Como o pessoal disse, essa é uma profissão onde todos os dias (sem exagero) você tem algo novo pra aprender independente do seu nível (júnior,pleno ou sênior), e se você não estiver disposto, fica complicado.
-
- Contato:
Minha contribuição:
https://www.khanacademy.org/computing/c ... rogramming - Pra quem quer começar a aprender a programar.
http://www.html5rocks.com/en/ - Tudo sobre HTML5(HTML,Javascript,Css3)
http://ocw.mit.edu/courses/electrical-e ... r-science/ - Cursos grátis do MIT, pra quem quiser se aprofundar bastante em diversos conceitos.
http://www.microsoftvirtualacademy.com/?lang=pt-br - Cursos grátis para tecnologias Microsoft, Cloud Computing, HTML5 e etc.
https://www.khanacademy.org/computing/c ... rogramming - Pra quem quer começar a aprender a programar.
http://ocw.mit.edu/courses/electrical-e ... r-science/ - Cursos grátis do MIT, pra quem quiser se aprofundar bastante em diversos conceitos.
http://www.microsoftvirtualacademy.com/?lang=pt-br - Cursos grátis para tecnologias Microsoft, Cloud Computing, HTML5 e etc.
é um melhor do que o outro. Aprendi muitas coisas ;)bacana escreveu:Boa.
Não conhecia alguns, depois vou dar uma olhada.
é um melhor do que o outro. Aprendi muitas coisas ;)bacana escreveu:Boa.
obrigadoooooooooRodripe escreveu:Minha contribuição:

Velho, eu fiz eng mecatronica tb e programação e uma das três coisas que vc tem que saber . Minha dica e corre atrás e aprende essa porra. Não tem porque cientista da computação ficar te dando no . Pega o código dos caras, estuda e vai melhorando aos poucos.moses escreveu:Já que tem bastante cientista da computação e analista de sistemas aqui no tópico me ajudem.
Don't stop until you are proud.
TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016

Vale a pena kk ;)bacana escreveu:Boa.
Fiz duas disciplinas de programação na minha graduação de engenharia, e foi o suficiente para querer passar longe disso.