É bem por aí! Quando ouvimos uma notícia no Jornal Nacional tipo: "fulano que matou x e y foi condenado a 30 anos de prisão"... eu não sei vcs, mas eu automaticamente já calculo que o tempo 'real' do cara na prisão vai se de aproximadamente 6 anos. É uma praga isso.Sharivan escreveu:É evidente que isto, por si só, não resolve o problema, todavia, não dá mais para aturar marmanjo de 16, 17 anos que mesmo após crimes brutais, do alto da certeza de impunidade, ainda dá risada na cara de toda a sociedade, pois sabe que logo estará na rua de novo. Quer dizer, é um mínimo que o Estado poderia fazer com vistas a um efeito não tão demorado. Agora, pior que a maioridade penal ainda nos 18 anos é o regime de progressão de pena: graças a ela, mesmo criminosos da pior espécie não cumprem efetivamente a sua pena. Fora isto, temos indultos, visita íntima, delação premiada, dentre outras verdadeiras prerrogativas que deixam bem claro que o sistema brasileiro é realmente feito por bandido para bandido.
Quanto ao por quê disso não ter sido aprovado ainda, acho que não há mobilização/pressão da sociedade para que isso seja implementado. Esses dias estava tendo uma discussão sobre esse assunto na câmara dos deputados, acho. Parece que o pessoalzinho vermelho (PSOL, PCdoB) tava lá em peso pra tumultuar a discussão. Eles são contrários e estão fazendo a parte deles, mas e quem é favorável, tá fazendo o que?
Esse tipo de lei só muda se houver intensa pressão da sociedade sobre os políticos. Caso contrário, isso não será prioridade nas pautas de votação.