Interestelar - novo filme do Nolan

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Hall
Contato:

Re: Interestelar - novo filme do Nolan

Mensagem por Hall » 12 Mar 2015 01:26

Li a discussão dos paradoxos.

Muitos são resolvidos q o viajante do tempo tem a sua própria linha temporal e ele afetar a linha do tempo não altera a sua própria no "presente".

Dessa forma já resolvem a do avo, da genética, do ancestral, das duplicatas e outras.

Tirando essa do continuum q para mim não faz o minimo de sentido a não ser q seja combinando com a de realidades paralelas, q cada viajem faz com q se abra novas linhas do tempo sem extinguir as demais.

A porquera da maquina do tempo tem de ser inventada para nego voltar, não faz nenhum sentido q voltem para impedir a extinçao da especie a não ser q a tecnologia de voltar no tempo estivesse disponível antes do cataclisma final.

Morto não volta no tempo.
Imagem

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 12 Mar 2015 10:04

Hall escreveu:Li a discussão dos paradoxos.

Muitos são resolvidos q o viajante do tempo tem a sua própria linha temporal e ele afetar a linha do tempo não altera a sua própria no "presente".

Dessa forma já resolvem a do avo, da genética, do ancestral, das duplicatas e outras.

Tirando essa do continuum q para mim não faz o minimo de sentido a não ser q seja combinando com a de realidades paralelas, q cada viajem faz com q se abra novas linhas do tempo sem extinguir as demais.

A porquera da maquina do tempo tem de ser inventada para nego voltar, não faz nenhum sentido q voltem para impedir a extinçao da especie a não ser q a tecnologia de voltar no tempo estivesse disponível antes do cataclisma final.

Morto não volta no tempo.
Esse é o ponto crucial do filme. É o que provavelmente vai fazer a discussão correr durante anos.

Tem algumas possibilidades que podemos levantar... E se não foram os humanos do futuro que proporcionaram tudo isso? (tesseract e wormhole).

Eles presumem que são os humanos, mas pelo que eu me lembre no filme, não fica confirmado quem são "eles".

Outro ponto que levantaram aqui no tópico mesmo, pode ser que os humanos tenham prosseguido apenas com o plano "B", de colonizar um dos planetas de gargantua e esses humanos colonizadores são os humanos do futuro... Porém essa hipótese cairia novamente no paradoxo, pois para isso eles necessitariam do worm hole para chegar até lá. A não ser que o worm hole seja causado naturalmente e não por alguma tecnologia futurística, ai nesse caso seria plausível.

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 12 Mar 2015 10:15

DarkFallz escreveu:
Esse é o ponto crucial do filme. É o que provavelmente vai fazer a discussão correr durante anos.

Tem algumas possibilidades que podemos levantar... E se não foram os humanos do futuro que proporcionaram tudo isso? (tesseract e wormhole).

Eles presumem que são os humanos, mas pelo que eu me lembre no filme, não fica confirmado quem são "eles".

Outro ponto que levantaram aqui no tópico mesmo, pode ser que os humanos tenham prosseguido apenas com o plano "B", de colonizar um dos planetas de gargantua e esses humanos colonizadores são os humanos do futuro... Porém essa hipótese cairia novamente no paradoxo, pois para isso eles necessitariam do worm hole para chegar até lá. A não ser que o worm hole seja causado naturalmente e não por alguma tecnologia futurística, ai nesse caso seria plausível.
Vejo três opções:

1. Aliens (George ovula)
2. Alguns sobreviveram ao cataclisma universal e no futuro muito longínquo voltaram e ajudaram a humanidade a evoluir mais rápido
3. Murph quebra a fórmula sozinha mas grande parte da humanidade já tinha ido pro saco, dai voltam para tentar ajudar.

Acho q eh por ai.
Imagem

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 12 Mar 2015 11:18

Mas galera vcs estão com essa dúvida pq estao pensando de uma forma linear, q qdo se está na 5° dimensão o tempo não eh mais linear eh apenas uma dimensão espacial.
Como o Cooper disse qdo se estava no tesseract foi os humanos do futuro q conseguiram dominar tal dimensão, lógico q cria um paradoxo, mas eh isso.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

shiryu
Contato:

Mensagem por shiryu » 17 Mar 2015 06:12

gostei muito do filme,tinha algumas duvidas mas q foram respondidas aqui no topico a maioria pelo Shin valeu ai pela respostas.

umas coisinhas só,q n gostei muito e q me irritou bastante foram algumas imagens muito computadorizadas,sério não sei se to sendo muito exigente,até pq n vi ninguém reclamando disso aqui.

mas tirando isso,muito foda o filme.

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 18 Mar 2015 10:00

Shin escreveu: Na verdade o final cai num dos maiores limbos da Física atual. Não é impossível mas também não há nada que dê um mínimo de substância à possibilidade que eles exploram lá. O que importa pra mim nesse caso específico é que a licença poética para o desenrolar da história não feriu de morte nenhuma lei da física; apenas se valeu da ausência delas.

Não é inconsistente. Pra mim já está excelente.
Shin escreveu:
Spoiler:
Pois é, Carrapeta. O negócio é que, por mais maluco que seja, existem teorias físicas compatíveis com tudo isso.

Quanto ao McGonaughey morrer ao cair em um buraco negro, acho que você se refere ao efeito comumente chamado de "espaguetização" causado pela monstruosa gravidade de um buraco negro comum, de massa estelar. Esse fenômeno aconteceria porque a gravidade do buraco negro é tão intensa que ele puxaria a parte de baixo do objeto mais próxima da superfície, ou seja, os pés do McGonaughey, mais rapidamente que a cabeça, esticando-o assim de forma mortal. O porém dessa questão é que no caso de um buraco negro supermassivo, como é o caso do do filme, a gravidade é tão intensa e o campo gravitacional tão maior que ele acaba puxando-o de forma isonomica sem nenhuma distorção, o que, em teoria, permitiria que ele se mantivesse vivo até o choque com o que quer que exista dentro do buraco negro.

Sobre a radiação emitida, na região onde ele se encontraria, até onde eu sei, ela seria muito fraca. Essa radiação foi descoberta pelo Stephen Hawking, por isso tem o nome dele. A radiação Hawking se bem lembro não é emitida pelo buraco negro, vez que ele não deixa escapar absolutamente nada, sendo, portanto, impossível emitir qualquer coisa. A radiação, muito fraca, surge do disco de acreção ao cair no horizonte de evento. Os efeitos dessa radiação no McGonaughey eu desconheço mas imagino que não seriam, a princípio, fortes o suficiente para que ele morresse instantaneamente, dada a natureza da radiação Hawking.

E sobre o final, o que aconteceu, segundo eu entendi, foi que ele caiu num espaço quintodimensional onde seria possível navegar pelo tempo tal como percorremos o espaço. Se você pensar no espaço-tempo que temos hoje como o ambiente quadridimensional que é, verá que podemos andar para trás ou para frente, para cima ou para baixo e para ambos os lados no espaço mas não podemos nunca pular para o futuro ou voltar ao passado. Na nossa realidade estamos presos no presente, impossibilitados de caminhar na quarta dimensão que é o tempo. Num espaço quintodimensional como aquele em que o McGonaughey caiu seria provável que, podendo então transitar pelo tempo linear, toda a vida do ser quadridimensional se estendesse diante dele, como acontece no filme. No final o McGonaughey se encontra num ambiente teórico matemático chamado Tesseract (não aquele do filme do Thor), onde as quatro dimensões (incluindo o tempo) se estendem ad infinitum em todas as direções.

Assim, não é que ele tenha caído coincidentemente na biblioteca no meio de todo o universo. Ele caiu dentro de um Tesseract, ou tesserato, e o tempo que se estende é o dele, da vida dele. Quando ele flutua nas três dimensões espaciais dentro do hipercubo está também flutuando pelo tempo da própria vida dele. A maneira como ele interage com o passado retratado no filme é que eu achei curioso, já que ele fica "preso" atrás da estante.

Aliás, é curioso que até o paradoxo do avô foi bem explorado no final do filme. O paradoxo do avô impõe que não seja possível, numa eventual viagem no tempo, alterar as condições que levaram àquela própria viagem. Ou seja: não seria possível ao personagem do McGonaughey, por conta do paradoxo do avô, alterar o passado dele, que o levou até aquele momento dentro do tesserato. Ele tentou mas não conseguiu fazer com que a filha dele o impedisse de sair. Ele só teve sucesso em influenciar o futuro quando se comunicou com ela no mesmo momento em que ele estaria lá dentro da quinta dimensão e ela na biblioteca procurando a resposta que ele deu.

Enfim, pelo meu pouco conhecimento em física, achei o filme excelente e, embora ele explore os limites da física, principalmente no final, não vejo nenhuma inconsistência grave na história. Houveram algumas licenças poéticas para o bem do drama mas nada que fugisse do "bom-senso" na física.

Na minha humilde opinião o filme é absolutamente excelente.
Mestre Shin = gênio hehe

Filme brilhante, e mais uma vez além de concordar 100% contigo até aprendo com seus comentários. :punk:
Imagem

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 18 Mar 2015 10:26

Shin escreveu:
Spoiler:
Pois é, Carrapeta. O negócio é que, por mais maluco que seja, existem teorias físicas compatíveis com tudo isso.

Quanto ao McGonaughey morrer ao cair em um buraco negro, acho que você se refere ao efeito comumente chamado de "espaguetização" causado pela monstruosa gravidade de um buraco negro comum, de massa estelar. Esse fenômeno aconteceria porque a gravidade do buraco negro é tão intensa que ele puxaria a parte de baixo do objeto mais próxima da superfície, ou seja, os pés do McGonaughey, mais rapidamente que a cabeça, esticando-o assim de forma mortal. O porém dessa questão é que no caso de um buraco negro supermassivo, como é o caso do do filme, a gravidade é tão intensa e o campo gravitacional tão maior que ele acaba puxando-o de forma isonomica sem nenhuma distorção, o que, em teoria, permitiria que ele se mantivesse vivo até o choque com o que quer que exista dentro do buraco negro.
Spoiler:
Pode ser que o que você tenha falado em relação ao Matthew não morrer no buraco negro faça sentido na física (eu não tenho ideia, para falar a verdade) mas se os mais céticos quiserem, eu tenho uma explicação mais simples.

Ninguém se questionou por que o Matthew caiu exatamente na linha temporal do quarto da filha dele? Seria muita coincidência. No meu ponto de vista, o tesseract criado pelos "outros" foi calibrado para que ele caísse exatamente naquele ponto e por fim, cumprisse o destino como deveria ser.

Por essa linha de raciocínio, faz sentido pensar também que os "outros" tinham tecnologia e conhecimento suficiente para levar o Matthew para dentro do buraco negro de forma segura.

Barão

Mensagem por Barão » 18 Mar 2015 10:35

Esperei tanto por esse filme e achei overrated...é bom mas não é essa maravilha que falavam não.

Barão

Mensagem por Barão » 18 Mar 2015 10:42

Agora esse lance de ir para o passado e futuro eu creio que seja verdade sim. Acho até que nosso destino já está traçado desde nosso nascimento.

Varias vezes me via numa situação e na hora eu lembrava que havia sonhado aquela cena que estava acontecendo, mas eu só lembrava que tinha sonhado com aquela cena no momento que acontecia(cenas rápidas de no máximo 3 segundos).

Mas como hoje em dia eu to fumando uma cannabis do cacete nem sonho mais :))
Editado pela última vez por Barão em 18 Mar 2015 12:05, em um total de 1 vez.

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 18 Mar 2015 10:47

DarkFallz escreveu:
Spoiler:
Pode ser que o que você tenha falado em relação ao Matthew não morrer no buraco negro faça sentido na física (eu não tenho ideia, para falar a verdade) mas se os mais céticos quiserem, eu tenho uma explicação mais simples.

Ninguém se questionou por que o Matthew caiu exatamente na linha temporal do quarto da filha dele? Seria muita coincidência. No meu ponto de vista, o tesseract criado pelos "outros" foi calibrado para que ele caísse exatamente naquele ponto e por fim, cumprisse o destino como deveria ser.

Por essa linha de raciocínio, faz sentido pensar também que os "outros" tinham tecnologia e conhecimento suficiente para levar o Matthew para dentro do buraco negro de forma segura.
Spoiler:
Boa Darkfallz, minha interpretação também foi nesse sentido que você citou: existe correlação do aparecimento do wormhole com o fato do Cooper ter parado onde parou ao cair no buraco negro (quarto da filha com distorção de tempo e espaço), sendo que "os outros" provavelmente intermediaram a situação. É uma viajada do caramba, mas ficou ótimo. Afinal estamos falando de FICÇÃO CIENTÍFICA.
Imagem

Foguinho
Contato:

Mensagem por Foguinho » 18 Mar 2015 11:47

Shin escreveu: Na verdade o final cai num dos maiores limbos da Física atual. Não é impossível mas também não há nada que dê um mínimo de substância à possibilidade que eles exploram lá. O que importa pra mim nesse caso específico é que a licença poética para o desenrolar da história não feriu de morte nenhuma lei da física; apenas se valeu da ausência delas.

Não é inconsistente. Pra mim já está excelente.
Concordo com o que disse acima!!!

Gostei bastante do filme
Imagem

shiryu
Contato:

Mensagem por shiryu » 21 Mar 2015 17:59

A nave com o negro estava numa zona segura do poder da gravidade. Pode parecer absurdo o fato de a nave ficar segura a apenas a uma distância não tão longe do planeta ( não é dita a distancia, mas acredito que deve ser de alguns dias apenas). Aí que entra o fator fantasia. Se o filme fosse 100% científico, seria impossível aquelas ondas existirem, seria impossível haver o planeta com nuvens congeladas e a relatividade não age assim com o tempo na distancia que eles estavam, seria nescessário estar muito mais próximo, mas seria tão próximo que eles seriam puxados pelo buraco negro, um caminho sem volta. Isso foi o que eu escutei em um podcast de físicos discutindo o filme. Sobre eles usarem o lander nos planetas e foguete na terra, acho que eles estavam querendo poupar o combustível do lander o máximo possível.
O filme precisou dar algumas viagens porque se ele fosse 100% científico seria absurdamente chato. Não teria metade das coisas legais que vimos. Por isso acho que não deveria tentar pensar tãaaaao cientificamente assim no filme.

sobre seu último parágrafo, eles falaram recentemente sobre isso:

Em entrevista (via Nerdist) para promover o Blu-ray de ‘Interestelar’, o roteiristaJonathan Nolan disse que o irmãoChristopher Nolan, diretor do filme, vetou o final original escrito por ele.
Segundo Jonathan, tal desfecho seria menos complexo e mais “científico”, já que ele pretendia destruir a Ponte de Einstein-Rosen (o buraco de minhoca) enquanto Cooper (Matthew McConaughey) tentava enviar os dados de volta. Ou seja, Jonathan planejou uma conclusão sombria para a ficção científica, possivelmente com Cooper cumprindo sua missão mas morrendo no processo.
Questionado sobre os motivos que levaram seu irmão a rejeitar este final, o roteirista respondeu:
“Seria um final muito próximo [da teoria de ondas gravitacionais de Kip Thorne] e mais estimado por mim, mas Chris achou que seria muita ciência para o público digerir de uma vez só”, justificou.
Recentemente, a Paramount e o Google Play reuniram forças para produzir uma espécie de filme complementar de ‘Interestelar’.
Tentando responder à questão de como a Terra será lembrada, uma vez que a humanidade foi deixada para trás, o curta-metragem ‘EMIC: An Interstellar Time Capsule Film‘ funciona como uma espécie de cápsula do tempo para os humanos, trazendo seus melhores momentos na Terra.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 02 Abr 2015 23:04

Heh... Acreditem ou nao, ainda nao vi esse filme.

Tenho me mantido afastado do topico para evitar muitos spoilers... mas tendo visto alguns dos posts concluo que tenho que arrumar um tempo qualquer dia destes para assistir.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Víbora Vermelha

Mensagem por Víbora Vermelha » 02 Abr 2015 23:33

Spoiler:
Só eu que achei a cena que ele vê a Murph com a idade dele a melhor do filme? O choro do McConaughey nesta cena foi um dos melhores choros que já vi em um filme.
Violou-a. Assassinou-a. Matou os filhos dela.

Responder