Fenômeno baiano escreveu:
Existe uma diferença abismal entre o Minotauro do Pride e o Mir dos últimos tempos, não teria grade para se precionar, e jogo de clinch praticamente não existia na época, o Cormier não põe 1/10 da pressão do Fedor no auge, é muito mais metódico, isso não é ruim, são características diferentes, mas que impossibilitam que façam qualquer coisa similar, o jogo em pé do brasileiro nos tempos do pride era sim superiores ao do Cormier, que troca o mínimo possível pra clinchar, repito isso não existe em ringue, eu vejo essa luta na maior parte em pé, com o Cormier comendo jab/direto por um bom tempo, e isso frustaria o americano que iria querer bota o Minotauro pro solo, e lá quase ninguém sobrevivia, o brasileiro repito era o maior guardeiro do esporte, levando vantagem no solo até conta o Werdum
realmente aquele minotauro do pride tinha um boxe bem superior ao atual. mas mais por físico melhor do que outra coisa. tinha as mãos bem mais rápidas e conseguia se movimentar melhor. trabalhava bem os golpes retos. acho que o maior exemplo disso foi aquela luta com o kharitonov, lutador com background de boxe, e minotauro incrivelmente mostrou jab pra trocar. acontece que uma coisa é enfrentar um cara que tb quer lutar na longa, que era o caso do kharitonov. ali os jabs rápidos do minotauro realmente foram eficientes. outra coisa diferente é enfrentar um cara menor que vai querer encurtar toda hora, e com habilidade de sobra pra isso, que definitivamente é o caso do cormier: muito boa movimentação de cabeça, sabe encurtar, bom timing, noção de espaço etc. passa batido por causa di wrestling monstro, mas cormier tem talento natural pra trocação tb. vejam se o jones conseguiu usar a envergadura contra ele. venceu pq foi (incrivelmente) melhor no wrestling.
resumindo: uma coisa é trocar jab contra outro cara que tb quer ficar na longa; isso o minotauro do auge mostrou ter qualidade pra fazer. outra bem diferente é usar o jab pra manter um adversário que quer encurtar a todo custo longe. não lembro do minotauro mostrando qualidade pra isso.
pra exemplicar essa diferença aqui, dou o exemplo do boxeador carl williams, um dos melhores jabs já vistos no boxe, simplesmente "outjabeou" o larry holmes (para muitos o melhor jab de todos os tempos)
mas quando pegou o tyson, lutador que, assim como o cormier, tentava encurtar a luta inteira, falhou em manter o tyson longe. mesmo com seu excelente jab, não teve qualidade especificamente pra isso:
(emblematicamente, tomou o ko exatamente quando tentou um de seus jabs)
sem querer comparar, óbvio, são níveis completamente diferentes. mas pra exemplificar serve. e cormier além de ter qualidades pra encurtar, estaria EXTREMAMENTE confortável em um suposto clinch. não teria medo algum de encurtar, o que facilitaria mais ainda essa tarefa. e cormier encurtando, adeus boxe do minotauro, que só era eficiente na longa distância. minotauro pra conseguir usar seu jab nessa luta, ia ter que bater e recuar, circular muito, coisa que eu não lembro de ver ele fazendo. e/ou ter socos na curta distância decentes, o que não era o caso, como eu disse, ele só tinha qualidade mesmo na longa.
enfim, só vejo duas situações pra essa luta: cormier dominando a distãncia em pé, com facilidade pra encurtar, sem medo algum do clinch; cormier quedando, usando gnp e defendendo as tentativas do minotauro, como fez com o barnett. essa última situação seria a única que o minotauro teria alguma chance. em pé eu realmente não consigo ver o minotauro levando.