Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
E. Benes
Mensagens: 119
Registrado em: 04 Jul 2014 16:48
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por E. Benes » 10 Out 2014 12:21

armlock escreveu: Heh... a principio eu tambem pensei que voce fosse o Bene do topico de mercado imobiliario :lol:


No Brasil ha duas duvidas no meu pensamento:

1) E necessario ser capaz de rastrear toda a "arvore" de contatos e subcontatos que uma pessoa que seja provada infectada durante pelo menos as ultimas 2 semanas antes dos sintomas surgirem. Isso precisa disciplina investigativa. Coisa que nao costumo ver nem na policia.

2) A tendencia no Brasil eh achar que tudo eh paranoia excessiva. Mas num caso onde a sobrevivencia eh apenas 10% dos casos, tem-se que comecar qualquer avaliacao onde os sintomas comuns estejam presentes como um caso potencial. Por isso ate os responsaveis pelas avaliacoes nos aeroportos, que sao ultimamente inuteis, estao meio que em paranoicos. Eh um caso onde se por um lado excesso de zelo eh caro e estressante , a alternativa pode ser ainda pior.

Em localidades menores, onde os empregados do posto de saude tenham tido contato inapropriado com um paciente que venha a ser confirmado, praticamente todos esses funcionarios terao que ser isolados e monitorados, o que pode comprometer seriamente a capacidade de funcionamento desses postos. E outros medicos enfermeiros teriam que substitui-los enquanto toda a arvore de contatos do paciente E funcionarios teriam que ser isolados.... ja viu ne?

Quanto a cancelar-se voos vindo de certos paises, eh mais uma questao diplomatica que qualquer outra coisa mas ha outras complicacoes. Existe pressao para isso, mas em pratica, pessoas simplesmente voariam para ca com escala em outros paises. Teria-se que guiar por passaportes, mas ate agora, boa parte dos infectados foram ocidentais que viajaram ate a Africa.

A rigor, quem deveria restringir a entrada e saida sao os proprios paises afetados, mas isso tambem complicaria as transacoes economicas/comerciais dos quais esses paises dependem. Nao pode-se obriga-los.

Complicado.
Pois é, já me confundiram com o Bene do outro fórum antes. Acho que escolhi mal esse nick.. =/

Quanto as dúvidas que você tem, acho que são as de todos nós. Eu penso que o Brasil não tem competência pra rastrear a árvore de contatos dos eventuais infectados que começarem a pipocar por aqui e que se essa doença entrar no país vai ser um Deus nos acuda. Aqui as coisas são bem bagunçadas em todos os aspectos, com relação a contenção desse vírus eu acho que não ia ser diferente.

Também creio que o governo descarte procedimentos mais rigorosos por entender que é paranoia excessiva. Agora mesmo eles estavam dando a coletiva e o secretário dizia que a doença é muito difícil de ser transmitida. Informaram que todo o pessoal que esteve em contato com o doente vai ficar somente medindo a temperatura. Vão esperar o que pra isolar essa gente?? Que os sintomas da doença se manifestem e ela passe a ser transmitida?? Eu tenho a impressão de que eles estão meio que descartando a hipótese de ebola nesse caso, mesmo antes de sair o resultado.
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life

Avatar do usuário
Vinicius SC
Mensagens: 4581
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Vinicius SC » 10 Out 2014 13:10

E. Benes escreveu:Eu não tô entendendo uma coisa. O Secretário de Vigilância em Saúde do Rio tá dizendo que a transmissão da doença é bem difícil: "[O Ebola] É uma doença que tem dificuldade de se transmitir. Doença fácil de se transmitir é aquela que passa pelo ar." Mas se o vírus pode ser transmitido pelo contato com o suor da pessoa, se queimam todas as roupas e lençóis dos pacientes depois do óbito lá nos países africanos, como essa doença é difícil de ser transmitida?? Eu imagino que basta as pessoas terem contato com o mesmo objeto, um corrimão, uma maçaneta de porta, que tá vulnerável à doença...

Daí, as pessoas que tiveram contato com esse paciente que tá no Rio (que já apresentava os sinais do ebola em casa) vão ficar somente medindo a temperatura uma vez por dia. Eu acho que elas deviam ficar em quarentena até que saísse o resultado do exame do cara que tá internado. O isolamento não deveria acontecer antes da manifestação da doença, por segurança??
Pelo que sei não é assim o contato não.

É tipo AIDS, tu é contaminado se entrar em contato com o sangue da vítima por exemplo. Tanto que na África, a principal forma de contágio era em hospitais missionários que funcionavam da pior forma possível, não existiam materiais descartáveis, uma mesma seringa era utilizada em vários pacientes. E quando o paciente morria, a própria família tinha que ir embalsamar o cadáver, dessa forma ia ocorrendo as contaminações.

Avatar do usuário
tiagoandradef
Mensagens: 432
Registrado em: 01 Out 2014 09:31
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por tiagoandradef » 10 Out 2014 13:41

Vinicius SC escreveu: Pelo que sei não é assim o contato não.

É tipo AIDS, tu é contaminado se entrar em contato com o sangue da vítima por exemplo. Tanto que na África, a principal forma de contágio era em hospitais missionários que funcionavam da pior forma possível, não existiam materiais descartáveis, uma mesma seringa era utilizada em vários pacientes. E quando o paciente morria, a própria família tinha que ir embalsamar o cadáver, dessa forma ia ocorrendo as contaminações.
Na verdade a contaminação é através do contato com as secreções da pessoa contaminada: como saliva, lágrima, fezes, urina, vômito e sangue, por exemplo.

Também é contagiosa através do sexo (secreções...).

Na África, muitas pessoas eram contaminadas durante o embalsamento das vitimas, já que os cadáveres liberam algumas secreções tb.
“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”
Dilma Rousseff, presidente da República

Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Victor Silva » 10 Out 2014 14:49

E. Benes escreveu:Eu não tô entendendo uma coisa. O Secretário de Vigilância em Saúde do Rio tá dizendo que a transmissão da doença é bem difícil: "[O Ebola] É uma doença que tem dificuldade de se transmitir. Doença fácil de se transmitir é aquela que passa pelo ar." Mas se o vírus pode ser transmitido pelo contato com o suor da pessoa, se queimam todas as roupas e lençóis dos pacientes depois do óbito lá nos países africanos, como essa doença é difícil de ser transmitida?? Eu imagino que basta as pessoas terem contato com o mesmo objeto, um corrimão, uma maçaneta de porta, que tá vulnerável à doença...

Daí, as pessoas que tiveram contato com esse paciente que tá no Rio (que já apresentava os sinais do ebola em casa) vão ficar somente medindo a temperatura uma vez por dia. Eu acho que elas deviam ficar em quarentena até que saísse o resultado do exame do cara que tá internado. O isolamento não deveria acontecer antes da manifestação da doença, por segurança??
Fala Bones, o suor é o que menos preucupa na hora de transmitir a doença, pois carega baixa quantidade de virus, claro, numa cama com o paciente caindo de febre a cama e os lençois estariam encharcados de suor, mas ainda assim é baixo.

O problema maior são os fluidos corporais, lagrimas, saliva, semen, sangue, urina, fezes.

Essas pessoas que tiveram contato com o paciente, podem ficar em casa apenas medindo a temperatura, pois o.periodo de transmissao da.doença e apenas quando aparecem os sintomas ( e o.primeiro e a febre).

Ao meu.modo de ver deveria sim fazer quarentena, em lugar reservado clmo um hospital, pois sabemos que em casa alguns podem nao aferir a teperatura, porem a pessoa deve.ter sido aconselhada a ficar em casa aferindo a temperstura 2 x ao dia e caso apareça algum sintoma( no caso a febre) deve avisar ao setor responsavel.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Avatar do usuário
Old Logan
Mensagens: 7719
Registrado em: 14 Jun 2014 15:12
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Old Logan » 11 Out 2014 14:16

Primeiro exame de africano internado no Rio descarta ebola
Souleymane Bah segue em isolamento na Fiocruz e fará novo teste neste domingo
POR JAILTON DE CARVALHO
11/10/2014 8:29 / ATUALIZADO 11/10/2014 13:46

Imagem
Homem com suspeita de ebola chega à Fiocruz, no Rio de Janeiro - STRINGER/BRAZIL / REUTERS - STRINGER/BRAZIL / REUTERS

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde informou que o resultado do primeiro exame do paciente Souleymane Bah, recém chegado da Guiné, deu negativo para o vírus do ebola. As análises foram feitas pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, referência número um no assunto no país. Um novo teste será realizado neste domingo, 48 horas após a coleta da primeira amostra de sangue, como determina o protocolo médico nesse caso. Na coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado em Brasília, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que as chances de um resultado diferente são consideradas remotas.

- Do ponto de vista prático, ter um primeiro resultado negativo não pode desarticular o conjunto de ações de vigilância e de isolamento do paciente, todo protocolo continua sendo seguido até que tenhamos o segundo resultado do exame - afirmou Chioro.

Segundo a pasta, o paciente está sem febre desde ontem e não apresentou nenhum outro sintoma que poderiam sugerir a doença, mas seguirá internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, até que o resultado do segundo exame seja divulgado. Caso este também seja negativo, as 64 pessoas que tiveram contato com Bah em Cascavel (PR), de onde ele foi transferido na manhã de sexta-feira para o Rio, e estavam sob observação, deixarão de ser acompanhadas.

A segunda amostra de sangue também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, e o resultado ficará pronto na segunda-feira.

De acordo com Chioro, o Brasil continua sendo um país com pouco risco de transmissão, mas não significa que está imune ao surgimento de algum caso confirmado. Por isso, novos encontros do Ministério da Saúde com a Secretaria de Aviação Civil e o Ministério do Turismo devem ocorrer na próxima semana. Ainda não há previsão para ações em aeroportos e portos brasileiros, como a medição de temperatura por escâner.

- Se tivesse um voo direto da Guiné (ou outros países afetados pela epidemia) para cá, claro que valeria a pena essas pessoas serem monitoradas (por escâner de temperatura). Mas não temos - disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O guineano de 47 anos chegou ao Brasil via Marrocos e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em 19 de setembro. Ele foi atendido na última quinta-feira na UPA de Cascavel, às 17h45m, relatando febre, tosse e dor de garganta iniciadas dois dias antes, portanto no limite do período de incubação do ebola.

Em coletiva, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o ministério adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus, e que os procedimentos adotados até o momento estão previstos no Regulamento Sanitário Internacional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ebola já matou mais de 4 mil pessoas. Os países mais afetados são Libéria e Serra Leoa. A Guiné é o terceiro país com mais número de casos, com mais de 600 pessoas infectadas pelo vírus e 400 mortes. Segundo a organização Médicos sem Fronteiras, desde o final de agosto a epidemia se intensificou no país, com mais de 120 casos detectados, sendo 85 deles confirmados.

A Guiné é o único país africano com registro de epidemia da febre hemorrágica que ainda concede visto para estrangeiros que querem vir ao Brasil. A embaixada brasileira no país emite cerca de 40 vistos mensais, afirmou o diplomata Alírio Ramos, único representante do ministério das Relações Exteriores no país, à “BBC Brasil”. De acordo com o diplomata, o Brasil instituiu uma “rigorosa” avaliação para qualquer pessoa que solicite um visto na Guiné, com obrigatoriedade para exames clínicos e laboratoriais de temperatura.

As representações diplomáticas brasileiras em Monróvia, capital da Libéria, e em Freetown, Serra Leoa, deixaram de emitir vistos para o Brasil por determinação do Itamaraty.

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude ... z3FrEdIQf5" onclick="window.open(this.href);return false;
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Avatar do usuário
ronin
Mensagens: 537
Registrado em: 07 Out 2014 00:25
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por ronin » 11 Out 2014 16:05

Que eu saiba, atualmente não chega a ser um grande problema pelo método de transmissão, não é um método muito eficaz. O grande problema é que por ser uma doença viral. Os vírus já tem uma taxa de mutação alta, e o ebola por ser um vírus de RNA tem a taxa de mutação ainda mais alta. E nessas mutações podem surgir um vírus que se espalha pelo ar, aí sim a porra ficaria séria.
Imagem

2015 2017 - O ano do Tigre
Frank Mir herói nacional

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Hall » 11 Out 2014 17:54

Negocio eh q qto mais pessoas infectadas maior a chance de vírus sofrer uma.mutação e virar airborn. Ai fodeu.
Imagem

Avatar do usuário
ronin
Mensagens: 537
Registrado em: 07 Out 2014 00:25
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por ronin » 11 Out 2014 18:56

Hall escreveu:Negocio eh q qto mais pessoas infectadas maior a chance de vírus sofrer uma.mutação e virar airborn. Ai fodeu.
E o ebola não contamina só humanos, ele também contamina macacos e morcegos na África, e é daí que vem os surtos. Acabam os humanos contaminados, mas os macacos e morcegos continuam, até que algum maluco resolve comer um morcego ou macaco e se contamina com ebola e volta a ter um surto. Então acho que mesmo sem humanos contaminados, existe esse risco do vírus sofrer mutação estando em um animal. Ou seja, acho que alguma hora vai chegar esse momento que o ebola vai ser transmitido pelo ar, até lá temos que torcer pra esse soro que os Estados Unidos estão usando já não seja mais experimental e esteja disponível para todos.
Imagem

2015 2017 - O ano do Tigre
Frank Mir herói nacional

Avatar do usuário
E. Benes
Mensagens: 119
Registrado em: 04 Jul 2014 16:48
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por E. Benes » 11 Out 2014 19:31

Victor Silva escreveu: Fala Bones, o suor é o que menos preucupa na hora de transmitir a doença, pois carega baixa quantidade de virus, claro, numa cama com o paciente caindo de febre a cama e os lençois estariam encharcados de suor, mas ainda assim é baixo.

O problema maior são os fluidos corporais, lagrimas, saliva, semen, sangue, urina, fezes.

Essas pessoas que tiveram contato com o paciente, podem ficar em casa apenas medindo a temperatura, pois o.periodo de transmissao da.doença e apenas quando aparecem os sintomas ( e o.primeiro e a febre).

Ao meu.modo de ver deveria sim fazer quarentena, em lugar reservado clmo um hospital, pois sabemos que em casa alguns podem nao aferir a teperatura, porem a pessoa deve.ter sido aconselhada a ficar em casa aferindo a temperstura 2 x ao dia e caso apareça algum sintoma( no caso a febre) deve avisar ao setor responsavel.
Gente, eu to confundindo todo mundo com esse nick! =/

Eu não sou o Bones, mas valeu pelo esclarecimento, Victor Silva!! Eu sempre lia que o vírus se transmite pelos fluidos corporais e os exemplos vinham normalmente sem ressalvas. Daí pra mim, o risco seria o mesmo se a pessoa entrasse em contato com a saliva ou o suor do doente. De qualquer forma, se o infectado tossir na mão e pegar num objeto, esse objeto fica contaminado pelo vírus e pode transmiti-lo a outras pessoas? É fácil assim?

O que me preocupa acerca das pessoas que são mandadas pra casa em quarentena é a possibilidade de elas não ficarem de fato em casa, mas circulando por aí. Vai que começam a apresentar os sintomas da doença na rua, já se tornam disseminadores em potencial do vírus, né?
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life

Avatar do usuário
Raphael Shaka
Mensagens: 3761
Registrado em: 09 Out 2014 13:20
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Raphael Shaka » 11 Out 2014 19:35

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/201 ... -acre.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Viciado não é doente :hi:

Avatar do usuário
BarbaSuja
Mensagens: 31
Registrado em: 11 Out 2014 13:10
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por BarbaSuja » 11 Out 2014 19:53

Puta merda.. se o Ebola ainda não chegou, é só questão de tempo.

Avatar do usuário
Templo Jiu Jitsu
Mensagens: 7684
Registrado em: 15 Jun 2014 12:53
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 11 Out 2014 21:10

Falaram que só contaminava através de contato com sangue e secreções, se for somente por isso o contagio pode ser menor, agora se for por suor tbm, ai ja complica um pouco...

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Lenilson » 11 Out 2014 23:22

A gente tem que falar a verdade, a UPS (é o básico dos básicos) de Maringá agiu de forma muito satisfatória colocando o paciente em isolamento, alertando autoridades, etc..., ao contrário do cara em Dallas que foi liberado e depois voltou e acabou morrendo (casos semelhantes em relação a sintomas e países em que estiveram).

Acredito que um melhor controle será feito realmente no primeiro contato com o paciente, isso me deixa um pouco cabreiro, assim como devemos parabenizar o pessoal de Maringá, o que vai passar de gente sendo liberada erroneamente em caso de surto, vai ser uma enormidade (sabemos como é a saúde no Brasil).

Apesar do erro os USA nesse primeiro caso acredito que por lá (em caso de uma pandemia) os casos seriam barrados prontamente e por aqui não, ao contrário do que aconteceu.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Marduk
Mensagens: 478
Registrado em: 04 Out 2014 01:56
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Marduk » 12 Out 2014 03:09

Se eu mandasse em algo ja tinha colocado esse africano nun avião e devolvia ele a africa , pode parecer errado mais , é preferivel sacrificar 1 a milhões de pessoas e botava o exercito pra vigiar as fronteiras e se necessario a usar de força letal se preciso.

Avatar do usuário
Punisher
Mensagens: 482
Registrado em: 03 Out 2014 14:36
Contato:

Re: Ebola - Pandemic a vista? Alguma preparacao no Brasil?

Mensagem por Punisher » 12 Out 2014 06:34

Tem que fechar fronteira com esses países infectados e foda-se o resto!!!
Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de FDPs que se reúnem pra roubar!
"What We Do In Life Echoes In Eternity"
6-3-3

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, JackmAtAll, Kabeça Grande BJJ, Krusher, Padão e 471 visitantes