Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Mr. Madruga
Mensagens: 1935
Registrado em: 10 Out 2014 13:23
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Mr. Madruga » 08 Abr 2015 11:21

Vou formar engenharia esse ano, como a situação tá feia devido a crise, devo estudar pros concursos que tiverem pra engenheiro na área militar, mas essa crise afeta a área dos concursos tbm né? Acho que quem está de saco cheio vai segurar a onda antes de sair...

Avatar do usuário
Prime
Mensagens: 4934
Registrado em: 11 Out 2014 08:54
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Prime » 08 Abr 2015 11:26

Oficial temporário da aeronáutica QOCON procura ai , é uma boa

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por AEGIS » 08 Abr 2015 11:51

Po, bacana eim?

Nem sabia qe existia isso
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Aquaman » 08 Abr 2015 16:14

Tem um site legal chamado rumo esfcex... Da um googlada...
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Crono_M
Mensagens: 2744
Registrado em: 22 Fev 2015 20:19
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Crono_M » 08 Abr 2015 17:46

Se você já foi recrutão durante 1 ano, nada mais te abala, é um carreira sólida e pro rumo que nosso merdil varonil está tomando é uma excelente opção.
Geralmente quadro auxiliar/complementar é bem mais tranquilo com muito menos caxiagem.
Antes de entrar no CFO/PM eu tinha feito pra administração, mas acabei não passando.
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

Avatar do usuário
MalabiSabe
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jul 2014 17:34
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por MalabiSabe » 08 Abr 2015 20:13

Aeronáutica abre 75 vagas para nível superior

A Força Aérea Brasileira lançou quatro editais de concursos que contemplam 21 profissões de nível superior. Ao todo, foram abertas 75 vagas. As inscrições para os processos seletivos podem ser realizadas do dia 6 de abril até as 15h do dia 5 de maio de 2015 (horário de Brasília-DF) neste site.
A taxa é de R$ 120,00.
Para participar dos exames de admissão de Dentistas, Engenheiros e Farmacêuticos, os candidatos não podem completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os profissionais que participarem do exame de admissão para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio deverão ter no máximo 32 anos em 31 de dezembro de 2016.
O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, conhecimentos especializados e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral (somente para dentistas e farmacêuticos) e validação documental.
As provas escritas ocorrerão no dia 14 de junho de 2015 nas seguintes cidades: Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM).
Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 17 semanas. Após a conclusão, o aluno será nomeado Primeiro-Tenente e receberá um salário inicial bruto de R$ 8.877,60.

Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica - CADAR - 13 vagas
Endodontia - 3
Implantodontia - 3
Odontologia de Necessidades Especiais - 1
Odontopediatria - 1
Periodontia - 2
Prótese dentária - 2
Radiologia Odontológica e Imaginologia - 1

Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica - CAFAR - 5 vagas
Farmácia Bioquímica - 3
Farmácia Industrial - 2

Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica - EAOEAR - 40 vagas
Eng. Agrimensura -3
Eng. Civil - 11
Eng. Cartográfica - 1
Eng. de Computação - 2
Eng. Elétrica - 7
Eng. Eletrônica - 5
Eng. Mecânica - 4
Eng. Metalúrgica - 1
Eng. Química - 2
Eng. Telecomunicações - 4

Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio - EAOAP - 17 vagas
Administração - 3
Análise de Sistemas - 1
Enfermagem - 1
Pedagogia - 2
Psicologia - 1
Serviços Jurídicos - 5
Serviço Social - 2
Fisioterapia - 1
Biblioteconomia - 1

Fonte: http://www.ciaar.com.br/noticias.php?cod=397
Imagem

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:11

Então galera,

Seguinte. Levantei algumas informações sobre o concurso.

1- As 3 forças armadas possuem esse quadro complementar DE CARREIRA. Exercito Marinha e Aeronautica. A aeronáutica implantou a pouco tempo. Acho q 2 anos. Todas também tem esse quadro complementar temporário, que, salvo engano, é de até 8 anos.

Na marinha e exército, pode fazer ate 35 anos e na Aeronáutica até os 32, salvo engano.

2- Vc passa e faz um curso que dura em média 10 meses. Ao terminar o curso, vc recebe a patente de 1° tenente, que é o segundo posto na hierarquia dos oficiais. Essa é uma vantagem em relação a AMAM etc, pq eles saem 2° tenente - um posto abaixo, depis de uns 4 anos de um curso doido.

3- Durante o curso vc recebe o soldo integral correspondente à patente - 1° tenente.

4- Vc pode chegar até Coronel e é militar de carreira como todos.

5- O curso da Marinha é realizado no RJ. O da Aeronáutica, em BH e o do Exercito é na Bahia.

Sites:

Exercito http://www.esfcex.ensino.eb.br/

Marinha https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html

Aeronáutica http://www.fab.mil.br/concursos

A dúvida repousa sobre algumas questoes

1- Vc tem que ficar na força por pelo menos 5 anos. Se se desligar vc tem que pagar uma multa, que deve ser bem cara. Chuto que uns 100k, por ai. Ou seja, passou para um concurso maior, senta e chora, ou paga a multa.

2- O país esta atravessando uma crise, será que a vida dos concurseiros, como ficará? Em que pese isso, o que mais me atrai no momento é que quero me casar, tocar minha vida. Estou com 29 anos e esse salário me conferiria um pouco de conforto.

Como o amigo acima postou, o da aeronáutica esta aberto.

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:14

macet escreveu:To interessado, qual banca elabora esse concurso?
Acho que não tem banca. Cada força faz o seu concurso.

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:18

belico escreveu:"não curto hierarquia"....

Se fosse tu só entraria se não tivesse opção mesmo. Foca em concurso civil que vai ser mais tranquilo, até pra tu continuar estudando..
Valeu pela dica. Acho que sendo especializado, no dia a dia não deve ter a hierarquia mt forçada. Eu acho..rsrsrrsr...estou pensando seriamente. Farei os concursos.

Estou com 4 pessoas na frente no último concurso de papiloscopista da Policia civil aqui do RJ. Ainda vai rolar a prova física. De 24, eu preciso que 4 caiam. Estou torcendo. Pq se Deus quiser, serei chamado e não precisarei ir para as forças armadas. Mas farei a prova.

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:22

MalabiSabe escreveu:Aeronáutica abre 75 vagas para nível superior

A Força Aérea Brasileira lançou quatro editais de concursos que contemplam 21 profissões de nível superior. Ao todo, foram abertas 75 vagas. As inscrições para os processos seletivos podem ser realizadas do dia 6 de abril até as 15h do dia 5 de maio de 2015 (horário de Brasília-DF) neste site.
A taxa é de R$ 120,00.
Para participar dos exames de admissão de Dentistas, Engenheiros e Farmacêuticos, os candidatos não podem completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os profissionais que participarem do exame de admissão para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio deverão ter no máximo 32 anos em 31 de dezembro de 2016.
O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, conhecimentos especializados e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral (somente para dentistas e farmacêuticos) e validação documental.
As provas escritas ocorrerão no dia 14 de junho de 2015 nas seguintes cidades: Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM).
Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 17 semanas. Após a conclusão, o aluno será nomeado Primeiro-Tenente e receberá um salário inicial bruto de R$ 8.877,60.

Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica - CADAR - 13 vagas
Endodontia - 3
Implantodontia - 3
Odontologia de Necessidades Especiais - 1
Odontopediatria - 1
Periodontia - 2
Prótese dentária - 2
Radiologia Odontológica e Imaginologia - 1

Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica - CAFAR - 5 vagas
Farmácia Bioquímica - 3
Farmácia Industrial - 2

Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica - EAOEAR - 40 vagas
Eng. Agrimensura -3
Eng. Civil - 11
Eng. Cartográfica - 1
Eng. de Computação - 2
Eng. Elétrica - 7
Eng. Eletrônica - 5
Eng. Mecânica - 4
Eng. Metalúrgica - 1
Eng. Química - 2
Eng. Telecomunicações - 4

Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio - EAOAP - 17 vagas
Administração - 3
Análise de Sistemas - 1
Enfermagem - 1
Pedagogia - 2
Psicologia - 1
Serviços Jurídicos - 5
Serviço Social - 2
Fisioterapia - 1
Biblioteconomia - 1

Fonte: http://www.ciaar.com.br/noticias.php?cod=397
Acredito que tenha havido algum erro nessa informação, pq a tabela dos soldos que encontrei mostra outros valores

Imagem

http://www.naval.com.br/blog/2015/01/04 ... adas-2015/

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:24

Crono_M escreveu:Se você já foi recrutão durante 1 ano, nada mais te abala, é um carreira sólida e pro rumo que nosso merdil varonil está tomando é uma excelente opção.
Geralmente quadro auxiliar/complementar é bem mais tranquilo com muito menos caxiagem.
Antes de entrar no CFO/PM eu tinha feito pra administração, mas acabei não passando.
Valeu pela dica. Curiosidade, Vc é PM aonde?

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:27

MNA escreveu:Hans,

Em minha época de concurseiro já prestei EsFCEx, antiga ESAEX.

Quanto ao salário, em uma googleada, vi que em 2011 estava em mais de 7 mil.

Tenho um amigo que lá trabalhava na área de economia - hoje ingressou em outro concurso, Analista do Tesouro Nacional - e realmente trabalhava em área correlata (o propósito do Quadro Complementar é realmente esse). A propósito, ele queria fazer o CIGS (curso de selva) e nunca conseguiu por ser do Quadro Complementar.

Hierarquia, disciplina e cotidiano militar, contudo, sempre haverá.

Em resumo, se tiver o perfil, cai dentro que é uma boa! Caso contrário, continue estudando para as carreiras civis e boa sorte... É apenas questão de disciplina e tempo para a aprovação!

* não é temporário, é definitivo.
Vlw brother. To avaliando essas parada.

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 11:31

Sky escreveu:Meu pai é QCO há 22 anos. Entrou pelo curso de Adm.

Militar do QCO acho que nunca é remanejado pra outra função, está sempre locado na sua área. Pega pouca transferência também, ao contrário da galera de AMAN, que dificilmente fica mais de 3 anos na mesma cidade.

Tudo tem suas vantagens e desvantagens. Eu não quis seguir carreira pois não tem absolutamente nada a ver com o meu perfil. Hierarquia no Exército é uma coisa muito óbvia e, principalmente, respeitada. Os coroas ainda são de uma geração passada, então são muito caretas.

Carreira é bacana, seu salário não será grande coisa, em compensação existem as vantagens de plano de saúde, aposentadoria etc, como vc mesmo citou. Dependendo da cidade há até a possibilidade de morar num PNR, mas nem sempre tem disponibilidade. A única cidade que vc quase certamente consegue uma residência é Brasília, pois algumas quadras são exclusivas para militares, fora o SMU (Setor Militar Urbano) que tem casas.

Se tu é novo, chega até Coronel. Salário de uns 9/10k líquido.

Se mudar de ideia, pode ficar um tempo e começar a pensar em outro concurso. Mas tem que avisar os chefes, tipo pedindo "autorização", senão pode dar errado e resolverem empatar teu lado dentro da Força.
Valeu pelas informações. Tem como passar umas perguntas ao seu pai?

1- Quanto a lotação. É mt dificil de escolher o local? Por exemplo. Sou do RJ e quero ficar aqui.

2- Quanto é a multa p quem sai antes dos 5 anos?

Crono_M
Mensagens: 2744
Registrado em: 22 Fev 2015 20:19
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Crono_M » 09 Abr 2015 17:16

Hans de Sulivan escreveu:
Valeu pela dica. Curiosidade, Vc é PM aonde?
Sou da PM/MS, mas estou fazendo o curso em Salvador na PMBA.
CFO/PM é uma boa pra você se tu curtir a carreira policial, principalmente formando em direito.
MG,SC,DF são todos CFO's de 2 anos com exigência de formação em direito, com excelentes salários.
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Abr 2015 17:21

Crono_M escreveu:
Sou da PM/MS, mas estou fazendo o curso em Salvador na PMBA.
CFO/PM é uma boa pra você se tu curtir a carreira policial, principalmente formando em direito.
MG,SC,DF são todos CFO's de 2 anos com exigência de formação em direito, com excelentes salários.
E uma a pensar. Boa sorte na carreira. Mt interessante oficial formado em direito. Tem que conhecer a lei mesmo, p n fazer merda e nem baixar a cabeça atoa.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: abnerjj, Clay, El Cid, Hags, jigsaw.silva, NOBRU, ralf scarface, Sagramor, Thecker e 149 visitantes