Filipe escreveu:
Cara quando a pessoa entende de música é que não gosta do trabalho dele, pro ouvinte que nunca estudou música realmente parece um trabalho diferenciado. Mas está longe de ser diferenciado, ele apenas pegou um monte de artista de blues que ele gosta estilo Professor Longhair e colocou uma pitada de João Bosco. Igual o Djavan que musicalmente copia o Stevie Wonder.
A voz dele realmente é boa pro que ele propõe a fazer, mas um exemplo rápido de cantor brasileiro que é infinitamente melhor que ele é o Seu Jorge. Que além de ser melhor cantor possui uma originalidade no seu repertório.
Ao meu ver dos vivos temos o Lenine, Jorge Ben, João Bosco até o Chico Buarque como melhores músicos e muito mais reconhecidos mundialmente do que esse gordo. Ele n tem fama pra sustentar essa arrogância toda.
Você acompanha a carreira dele, já ouviu a maioria dos CDs e tal, ou fica com as músicas que tocavam na rádio? Pergunto pq dizer que ele copia blues e adiciona João Bosco é meio estranho se ouvir Aystelum, Dwitza ou Um Contrato com Deus...
Eu acho sim que ele imprime um toque de qualidade na hora da gravação, usa uns elementos interessantes na música. Até o CD novo, que é um dos mais fracos (senão o mais fraco) de toda a carreira, é muito bem gravado. Não tem virtuosismo, não tem nada de excepcional, mas é muito bem gravado. Atinge o objetivo que tentou, reproduzir o tal do AOR... ele pode tentar copiar o Steely Dan, mas não vejo um demérito muito grande nisso...
É sério que Lenine, Jorge Ben e Chico Buarque cantam melhor que o Ed Motta? Estou falando de canto, timbre e técnica vocal. O João Bosco até que tudo bem... não sei se está no mesmo nível, mas é um excelente cantor, ninguém canta como ele. Mas os outros... são competentes, mas acho que não chegam perto do Ed. O Chico Buarque é tão ruim como cantor que ele mesmo não se considera cantor, se considera um compositor que canta...
E o Seu Jorge, ok. Tem um timbre muito bom, realmente. Não gosto das músicas dele, mas não dá pra dizer que canta mal...