Snickt escreveu:Bem, já que a galera desvirtuou o tópico, deixa eu dar meu relato sobre a violência urbana na cidade do Rio de Janeiro.
Antes de mais nada é bom ressaltar que toda cidade grande do mundo, até de países desenvolvidos, tem suas quebradas que devem ser evitadas, ainda mais em determinados horários e principalmente por pessoas que são de fora.
Moro em Bonsucesso, típico bairro da Zona Norte, que tem uma localização "privilegiada": Pra quem não conhece meu bairro, ele fica localizado entre o Complexo do Alemão, Favelas da Maré (Praia de Ramos, Parque União e Nova Holanda) e as favelas do Manguinhos e do Jacaré.
Apesar disso, meu bairro é bem aprazível, pois se trata de um centro comercial da região, tendo muitas lojas, escritórios, bancos, consultórios médicos, restaurantes, bares, etc. Durante o dia o movimento de pessoas é grande e o único inconveniente é a imensa quantidade de camelos nas calçadas e de vans atrapalhando o trânsito.
O grande perigo é à noite, quando as ruas ficam desertas e infelizmente, ao contrário da Zona Sul, a força policial some das ruas. Dae, se você for circular pelos cantos mais obscuros do bairro, geralmente perto das favelas, o perigo de ser assaltado cresce e muito principalmente por conta dos viciados em drogas. Não dá pra passear como você faria no calçadão de Ipanema ou de Copacabana, tem que estar atento e procurar não ostentar.
Mas apesar disso, não é nenhum "faroeste urbano"! Dá pra se viver tranquilamente sem correr riscos. Só obviamente não é uma cidadezinha do interior aonde se vai aonde quer, a hora que quer e se dorme com janela/porta aberta.
Dentro das favelas, o perigo é maior, mas principalmente por conta do confronto bandido x polícia. A bandidagem, quase sempre neurótica com medo de X9 ou P2 vai sempre te dar uma "enquadrada" se perceber algum comportamento estranho da sua parte e durante essa "abordagem", se você tremer, tá arriscado ficar sem nada, inclusive sua vida. E a polícia é aquilo né, quando chega, algumas vezes sai largando bala, deixando pra saber quem é inocente ou culpado só depois do estrago feito.
Enfim, sabendo onde andar e quando, não é esse quadro de caos que alguns veículos da imprensa fazem questão de pintar. Não vivemos em um paraíso, mas também está longe de ser um inferno. Se vc for de outro estado e não conhecer ninguém por aqui, aconselho que fique no trecho Zona Sul/Barra, se é daqui, evite circular à noite em locais da periferia que não conhece.
MAs uma vez repito: Aqui é igual a qualquer grande metrópole do mundo, seja ela NY, Paris, Londres ou SP.
Amigo, respeito sua opinião, mas comparar Rio de Janeiro com metrópoles do primeiro mundo, acho uma piada de mau gosto!
RJ é muito bom pra quem vem a passeio e com dinheiro. Pra morar é complicado.