Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 14 Abr 2015 21:14

Bom, vou tentar fazer um resumo da minha vida concurseira:

Desde o meio da faculdade que vi que queria ser Delegado então chutei o pau da barraca: só estudava o que interessa desde o 6º período: CF, ADM, CP, CPP, Med Legal e Leis Penais! As outras cadeiras eu apenas dava um jeito de ser aprovado e foda-se! Era foco total!

O resultado? No 10º período fui aprovado em 2 concursos de delegado, um dentro das vagas e outro como excedente. O dentro das vagas eu rodei na prova física, o outro excedente só após 4 anos estão chamando para o curso de formação (inicia dia 01/06) e consequente nomeação. Como nesse que ainda sou excedente, à época, criou-se uma falsa expectativa de rápida nomeação (ainda antes do curso de formação do pessoal das vagas o Governador Criou mais 100 vagas no quadro legal e botou no orçamento previsão de novo curso), e era o concurso dos meus sonhos, acabei relaxando por quase um ano, praticamente sem estudar. Quando entendi que iria demorar a ser chamado, voltei firme e fui aprovado nesse que fui nomeado hoje.

Enfim, isso tudo resume um acerto (foco, sabia que só queria ser delegado e estudei o conteúdo específico desde sempre!) e um grande erro (parar de estudar pensando que estava garantido como excedente).


Sobre método de estudo, é complicado falar, entendo que cada um deve buscar o que funciona para si. Eu simplesmente detesto assistir aula, então não fiz qualquer curso! Apostei em boa bibliografia e comi os livros. Lia uma disciplina por vez, até acabar o conteúdo ou livro e passava para a seguinte! Por exemplo, lia um livro de CP do começo ao fim, passava para um de CPP, depois CF, Adm, Med legal, Leis Penais e voltava a repetir o ciclo, muitas vezes com livros diferentes. Apostei em uma literatura mais sólida e estritamente doutrinária na fase mais afastada do concurso e nos últimos meses pequei esses "esquematizados" e "simplificados" da vida.

Comprei esse livro da Editora Foco de questões para concursos jurídicos, acho que 10 mil questões... Uma ótima ferramenta! Demorei um pouco a entender a importância da resolução de questões!

Meu principal erro: quase não estudar jurisprudência (odeio!!), o que me custou muito caro, tanto no concurso que ainda sou excedente (teria passado nas vagas com mais 2 ou 3 questões) e no que hoje fui nomeado (teria sido nomeado há um ano com mais 2 pontos na subjetiva, que valia 100 e caiu muita jurisprudência).

Basicamente é isso. Só fiz 3 concursos na vida, todos para delegado, consegui aprovação nos 3 (um rodei no TAF), e em um deles também fiz para nível médio, acho que era papiloscopista, nem lembro o cargo, fiquei em primeiro lugar mas era o que reprovei no TAF, que valia para ambos os cargos (delegado e nível médio).

Sobre bibliografia, falo no post seguinte!


Abs.
Buda escreveu: Opa parabéns
Se vc puder compartilhar seus erros e acertos na preparação seria de grande valia
Como estudou, fazia resumos, curso, bibliografia....?
Editado pela última vez por Delta.40 em 14 Abr 2015 22:08, em um total de 2 vezes.

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 14 Abr 2015 21:41

Complementando o post anterior:

-Não fazia resumos!! Acho uma ENORME perda de tempo e concurseiro tem que otimizar o tempo! Então fazia assim: na primeira leitura do livro lia todo o conteúdo e grifava aquilo que achava realmente importante. Em geral, um livro de direito tem uns 70% de abrobrinha e enrolação. Na segunda leitura do livro, lia só o que estava grifado! Dessa forma, na revisão, conseguia ler o dobro ou triplo de páginas na mesma quantidade de tempo.

-Eu evitei, por livre e espontânea vontade, não trabalhar (tenho a sorte de meu pai poder me bancar, mas só com o essencial, passei um bom aperto esses anos todo, luxo zero!) para sobrar tempo para estudos. Logo, como tinha tempo livre de sobra, não ficava nessa paranoia de ler tantas páginas por hora, estudar tantas horas de doutrina, outras tantas questões etc. Quem trabalha tem que ralar dobrado, se organizar muito e otimizar o tempo como for possível.
Nunca marquei a quantidade de horas diárias de estudo: traçava metas por quantidade de páginas. Na primeira leitura tentava bater de 60 (se o livro fosse de leitura mais travada) a 100 páginas diárias. Na revisão, tentava no mínimo dobrar, às vezes triplicar esses índices. Então, para não ficar muito cansativo, lia de uma vez umas 30 páginas e dava um intervalo razoável, até bater a meta. No intervalo, antes de voltar à leitura, pegava o livro de questões e matava umas 20 a 30 por vez, sempre da matéria anterior (lembrando que estudava uma matéria por vez, até acabar o assunto. Logo, se estudava penal e depois processo penal, no intervalo do estudo de CPP, fazia questões de CP e assim sucessivamente). Dessa forma lia uma média de 80 páginas/dia (em primeira leitura, 2 a 3x isso nas revisões) e fazia umas 80 questões/dia. Estudava da segunda ao sábado, até sair para tomar a cerveja religiosa dos sábados e curtir a ressaca aos domingos de puro ócio!

-Sobre cursos, já falei anteriormente: nunca fiz! Não tenho concentração para assistir aula, rendo mais com leitura.

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 14 Abr 2015 21:59

Biliografia (lembrando que estudei desde sempre apenas para Delegado, e, pior, mais focado ainda, delegado CIVIL! Por mais estranho que possa parecer para alguns, a PF nunca me atraiu, prefiro os crimes de atribuição da PC. Alguns estados pagam tanto quanto ou até mais que PF, como o que fui nomeado hoje.)

Penal:
- os 4 volumes de Rogério Greco. A Parte Geral recomendo fortemente a quem está começando, já que tem ótima didática e de fácil leitura. A Parte Especial é razoável, mas desnecessariamente extensa. Não recomendo a PE. Não é ruim, mas pelo que tenho na memória (li lá para 2007/2008...) se extende de forma desnecessária. Bitencourt é mais extenso mas mais proveitoso.

- o CP Comentado de Rogério Greco. A PG achei meio resumida, talvez sirva para uma mera revisão. a PE achei excelente, fala o que interessa e traz muita jurisprudência. Um bom combo: PG do livro texto e PE do CP Comentado de Greco!

- os 5 Volumes de Bitencourt. Leitura obritatória e ponto final.

- o CP Comentado de Nucci. Razoável, mas muito extenso e com posições isoladas.

- Curso de Direito Penal de Paulo Queiroz. Li a PG, livro muito bom, mas de viés doutrinário e nada concurseiro. Recomendo para quem quer levar Penal mais a sério ou pretende criar lastro para uma boa subjetiva ou oral em concursos mais pesados. A PG de Bitencourt é melhor, mas esse traz boas e diferentes visões.

- Da coleção Sinopse Para Concursos da Juspovidum, Penal em 3 volumes (só li os dois primeiros), de Marcelo André Azevedo! Recomendo muito fortemente para uma revisão. Livro excelente, completo e aborda teorias novas da moda que os concursos adoram.

-PG de Cleber Masson: uma decepção. Até erros conceituais achei no livro. Não sei como caiu nas graças dos concurseiros. Não recomendo a ninguém.

-PG de Capez: LIXO!

Em resumo, sobre CP: Recomendo muito a PG de Greco + CP comentado para PE. A obra completa de Bitencourt e a sinopse! Passem longe de Capez e Masson. Nucci fica por sua conta e risco. Não é ruim nem compromete, mas os que recomendo achei bem melhores.

Depois falo sobre as outras matérias.

Abs.

Avatar do usuário
Pitbulldog
Mensagens: 3159
Registrado em: 04 Jul 2014 02:38
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Pitbulldog » 15 Abr 2015 00:04

Parabéns irmão!

Em qual estado vc vai trabalhar?

Em Sp, o governo autorizou mais de 200 vagas para delegado nesse próximo concurso.
O espírito Samurai nunca morre!!!

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 15 Abr 2015 00:17

Valeu delta
Excelente depoimento
Eu faço resumos
Tenho a impressão que só reler os grifos não são suficientes para memorizar
O resumo me ajuda a ter uma noção do todo e parece organizar o pensamento
Além disso a revisão fica muito mais rápida e também tenho a memória visual

Mas de fato não se compara num aspecto
Enquanto resumo 50 pags de livro por dia e as vezes nem isso quando tenho outros afazeres
Vc grifa 100 pags
No sei ritimo eu fecharia o edital em 1 ano
No meu ritimo em 2 ou mais do jeito que as coisas vão
Vou pegar alguma matéria para testar o seu método
O meu grande problema além da lentidão em fazer resumos e que eu programo revisões durante essa fase já que ela e muito longa
Dai me enrolo todo nessas revisões e ainda atraso o meu edital



Mudando de assunto
Caralho to muito puto
Pedi uma certidão de prática jurídica pra comprovar os 3 anos ....
Fui buscar hj
O servidor me falou que estava arquivado o proc e eu teria que pagar o desarquivamento
Eu retruquei, peticionei dentro do prazo de 90 dias após o fim do proc....
Mandou eu falar com a pessoa responsável
Quase meia hora depois ela diz que está pronta a certidão
Li com pressa na hora - erro meu também
Chegando em casa eu reparei que a certidão apenas falava que eu atuei em patrocínio da parte
Pqp isso pode dar problema depois
Fica o alerta pra galera
Eu pedi expressamente para que constasse o ato que pratiquei a peça que assinei e a data
Só falar que atuei em patrocínio da parte provavelmente não será aceito pela organizadora do concurso
Pq essa certidão seria dada se eu tivesse uma mera procuração nos autos, não preenchendo o requisito de praticar ato privativo de advogado ex: assinar uma inicial, recursos e etc

O pior e que amanhã vou lá só pra isso
Vou gastar tempo, dinheiro de passagem e corro o risco deles quererem me cobrar outra grerj de 16 reais
E no caso seriam 2 pq e uma certidão minha e outra da minha mulher
Caralho
Esse negócio de assinar petição, pedir certidão, ta me consumindo
E tudo muito difícil
Semana passada perdi uma tarde a toa no trf
Eu não sabia a referência paa pagar a gru
No cartório eles não sabiam informar, disseram que quem sabe informar e o caixa do banco que recebe
Fui ao banco, fila, chego no caixa e ele fala que quem informa isso e o cartório
Ligo pro trf, passo por vários ramais, esperando minutos, a ligação vai...
Vontade de chorar de desespero...
Única forma de resolver, ligar pra um amigo que tem um amigo que trabalha lá

Semana que vem tenho que ir a mage so pra pedir uma certidão
Depois terei que voltar lá pra buscar
E a trilha sonora disso tudo e a minha namorada que coloca a culpa em mim em tudo que da errado
Pq vc não viu isso antes?eu arrumei pra assinar a petição o resto e com vc...
Maluco eu to com muito credito para pecar na próxima vida
Editado pela última vez por Buda em 15 Abr 2015 00:18, em um total de 1 vez.

macet
Mensagens: 550
Registrado em: 10 Out 2014 13:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por macet » 15 Abr 2015 00:18

Mestres, quem recomenda um bom livro de criminologia?

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 15 Abr 2015 01:04

MP!
Pitbulldog escreveu:Parabéns irmão!

Em qual estado vc vai trabalhar?

Em Sp, o governo autorizou mais de 200 vagas para delegado nesse próximo concurso.

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 15 Abr 2015 01:07

Foi como disse: cada um precisa descobrir um método que lhe atenda melhor.

Nunca tentei fazer resumos porque o fato de me sentir perdendo tempo me deixa com uma sensação de prejuízo em relação aos concorrentes. E concurso é uma competição. Grifar é muito mais rápido, para mim funcionou. Otimizar o tempo é importante, não adianta bater o edital uma única vez a não ser que você tenha memória fotográfica! Não tenho receio de cometer um erro ao afirmar que bati os editais dezenas de vezes em cada assunto. Basta fazer as contas: para cada disciplina eu li tranquilamente uns 5 livros, muitos li várias edições (3 de Nestor Távora, 3 de Mazza, 2 de Alexandrino & Vicente Paulo, por ex. Tenho paranoia em ler livro desatualizado, então a cada ano comprava novas edições.), e todos li por mais de uma vez. Minha técnica de memorização foi essa: REPETIÇÃO! E para bater o edital várias e várias vezes, colega, é preciso fazer boa administração do tempo!

Abs.
Buda escreveu:Valeu delta
Excelente depoimento
Eu faço resumos
Tenho a impressão que só reler os grifos não são suficientes para memorizar
O resumo me ajuda a ter uma noção do todo e parece organizar o pensamento
Além disso a revisão fica muito mais rápida e também tenho a memória visual

Mas de fato não se compara num aspecto
Enquanto resumo 50 pags de livro por dia e as vezes nem isso quando tenho outros afazeres
Vc grifa 100 pags
No sei ritimo eu fecharia o edital em 1 ano
No meu ritimo em 2 ou mais do jeito que as coisas vão
Vou pegar alguma matéria para testar o seu método
O meu grande problema além da lentidão em fazer resumos e que eu programo revisões durante essa fase já que ela e muito longa
Dai me enrolo todo nessas revisões e ainda atraso o meu edital



Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 15 Abr 2015 02:11

Processo Penal:

- Eugênio Pacelli, Curso de PP. Livro excelente, crítico, mas incompleto e nem tão didático quanto um concurseiro precisa. Não recomendo para ser um livro único, mas ótimo livro complementar (bom para subjetivas e orais). A minha edição é antiga, acho que 2008 ou 2007. Não sei se com as novas edições o livro cresceu e mudou para melhor, mais completo... Pretendo comprar uma atualizada, mas esse ano tem muito livro na frente e ainda tenho outro curso de formação por fazer. Talvez 2016!

- Pacelli, CPP comentado. Li depois de aprovado, bem recentemente, então só fui até o que interessa para o cargo de Delegado. Gostei, recomendo!

- CPP comentado de Nucci. Assim como o CP, nem cheira nem fede, mas bastante extenso e também com umas posições isoladas.

- Nestor Távora: nota 10! Completíssímo, didático, livro concurseiro sem ser superficial. Li 3 edições! Se tivesse que escolher só um, ficaria entre ele e o de Renato Brasileiro.

- Renato Brasilero. Tudo o que falei sobre Nestor, mas mais extenso e ainda menos superficial. Li a edição 2013 e acabei de comprar a 2015!

-Denílson Feitoza. Livro excelente mas parou de ser atualizado em 2010, não sei o motivo! Adoraria comprar um atualizado. Inclusive foi procurando um 2015 que descobri ter parado em 2010.

-Capez. Para variar, LIXO.

-Comprei o de Aury Lopes 2014, muito bem recomendado, mas foi um ano muito atribulado, foi o ano do meu curso de formação e passei o resto do ano lutando pela nomeação. Ainda não li. Está na lista dos próximos livros.

Devo ter esquecido algum. Amanhã dou uma olhada na minha biblioteca e confirmo.

Abs.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 15 Abr 2015 09:36

Delta.40 escreveu:Bom, vou tentar fazer um resumo da minha vida concurseira:

Desde o meio da faculdade que vi que queria ser Delegado então chutei o pau da barraca: só estudava o que interessa desde o 6º período: CF, ADM, CP, CPP, Med Legal e Leis Penais! As outras cadeiras eu apenas dava um jeito de ser aprovado e foda-se! Era foco total!

O resultado? No 10º período fui aprovado em 2 concursos de delegado, um dentro das vagas e outro como excedente. O dentro das vagas eu rodei na prova física, o outro excedente só após 4 anos estão chamando para o curso de formação (inicia dia 01/06) e consequente nomeação. Como nesse que ainda sou excedente, à época, criou-se uma falsa expectativa de rápida nomeação (ainda antes do curso de formação do pessoal das vagas o Governador Criou mais 100 vagas no quadro legal e botou no orçamento previsão de novo curso), e era o concurso dos meus sonhos, acabei relaxando por quase um ano, praticamente sem estudar. Quando entendi que iria demorar a ser chamado, voltei firme e fui aprovado nesse que fui nomeado hoje.

Enfim, isso tudo resume um acerto (foco, sabia que só queria ser delegado e estudei o conteúdo específico desde sempre!) e um grande erro (parar de estudar pensando que estava garantido como excedente).


Sobre método de estudo, é complicado falar, entendo que cada um deve buscar o que funciona para si. Eu simplesmente detesto assistir aula, então não fiz qualquer curso! Apostei em boa bibliografia e comi os livros. Lia uma disciplina por vez, até acabar o conteúdo ou livro e passava para a seguinte! Por exemplo, lia um livro de CP do começo ao fim, passava para um de CPP, depois CF, Adm, Med legal, Leis Penais e voltava a repetir o ciclo, muitas vezes com livros diferentes. Apostei em uma literatura mais sólida e estritamente doutrinária na fase mais afastada do concurso e nos últimos meses pequei esses "esquematizados" e "simplificados" da vida.

Comprei esse livro da Editora Foco de questões para concursos jurídicos, acho que 10 mil questões... Uma ótima ferramenta! Demorei um pouco a entender a importância da resolução de questões!

Meu principal erro: quase não estudar jurisprudência (odeio!!), o que me custou muito caro, tanto no concurso que ainda sou excedente (teria passado nas vagas com mais 2 ou 3 questões) e no que hoje fui nomeado (teria sido nomeado há um ano com mais 2 pontos na subjetiva, que valia 100 e caiu muita jurisprudência).

Basicamente é isso. Só fiz 3 concursos na vida, todos para delegado, consegui aprovação nos 3 (um rodei no TAF), e em um deles também fiz para nível médio, acho que era papiloscopista, nem lembro o cargo, fiquei em primeiro lugar mas era o que reprovei no TAF, que valia para ambos os cargos (delegado e nível médio).

Sobre bibliografia, falo no post seguinte!


Abs.
Delta valeu por compartilhar.
Sucesso sempre!!!
Abs.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 15 Abr 2015 09:46

Delta.40 escreveu:Processo Penal:

- Eugênio Pacelli, Curso de PP. Livro excelente, crítico, mas incompleto e nem tão didático quanto um concurseiro precisa. Não recomendo para ser um livro único, mas ótimo livro complementar (bom para subjetivas e orais). A minha edição é antiga, acho que 2008 ou 2007. Não sei se com as novas edições o livro cresceu e mudou para melhor, mais completo... Pretendo comprar uma atualizada, mas esse ano tem muito livro na frente e ainda tenho outro curso de formação por fazer. Talvez 2016!

- Pacelli, CPP comentado. Li depois de aprovado, bem recentemente, então só fui até o que interessa para o cargo de Delegado. Gostei, recomendo!

- CPP comentado de Nucci. Assim como o CP, nem cheira nem fede, mas bastante extenso e também com umas posições isoladas.

- Nestor Távora: nota 10! Completíssímo, didático, livro concurseiro sem ser superficial. Li 3 edições! Se tivesse que escolher só um, ficaria entre ele e o de Renato Brasileiro.

- Renato Brasilero. Tudo o que falei sobre Nestor, mas mais extenso e ainda menos superficial. Li a edição 2013 e acabei de comprar a 2015!

-Denílson Feitoza. Livro excelente mas parou de ser atualizado em 2010, não sei o motivo! Adoraria comprar um atualizado. Inclusive foi procurando um 2015 que descobri ter parado em 2010.

-Capez. Para variar, LIXO.

-Comprei o de Aury Lopes 2014, muito bem recomendado, mas foi um ano muito atribulado, foi o ano do meu curso de formação e passei o resto do ano lutando pela nomeação. Ainda não li. Está na lista dos próximos livros.

Devo ter esquecido algum. Amanhã dou uma olhada na minha biblioteca e confirmo.

Abs.
Delta,

Li todos os posts.
Obrigado por ter compartilhado métodos, bibliografia, dicas, motivação, etc.
Abs.

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 15 Abr 2015 09:59

Para ilustrar como cada um tem seu método, um colega meu passou para delegado em 3 estados e na PF sem ler um único livro! Estudou apenas pelas anotações das aulas do LFG que conseguiu com alguém, lei seca, informativos, jurisprudência e questões!

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 15 Abr 2015 10:19

Um dos meus problemas e ler jurisprudência
Aquele dizer o direito e enorme
Mais de 30 folhas por informativo e não e completo
Além disso, não sei como fazer para memorizar e entender um informativo de uma matéria que ainda não estudei
Ex: sai uma decisão sobre previdenciário, nunca estudei essa matéria....
Então a minha tática até o momento é: continuar o meu estudo até fechar o edital e acompanhar os informativos que os livros e os professores comentam
Quando eu fechar o edital eu pego os informativos do ano anterior em diante

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 15 Abr 2015 11:05

Informativo é um saco mas garanto que faz toda a diferença!! Em concurso, 2 ou 3 questões podem ser a diferença entre você ganhar 15 mil por mês e ser um desempregado!

Ler informativo de um assunto que você não estudou não faz sentido!! Tem sites por aí que organizam os infos por matérias, então vá lendo o que você já domina.

Você começou a estudar agora? Já é formado? Quais os concursos que tem por meta?

Abs.

Buda escreveu:Um dos meus problemas e ler jurisprudência
Aquele dizer o direito e enorme
Mais de 30 folhas por informativo e não e completo
Além disso, não sei como fazer para memorizar e entender um informativo de uma matéria que ainda não estudei
Ex: sai uma decisão sobre previdenciário, nunca estudei essa matéria....
Então a minha tática até o momento é: continuar o meu estudo até fechar o edital e acompanhar os informativos que os livros e os professores comentam
Quando eu fechar o edital eu pego os informativos do ano anterior em diante

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 15 Abr 2015 12:11

Já sou formado há alguns anos
Comecei estudando para a área federal
Um ano depois larguei para focar em tribunais
Mas fui estudando de ultima hora, tipo logo depois que saiu o edital, estudo letra de lei, português , informática e etc, não passei e fui emendando um tribunal atrás do outro mas migrei pro trt
Na reta final do concurso que eu estava bem preparado minha avo que morava comigo ficou internada 50 dias no cti e morreu
Passei por um período confuso e me enrolei na reta final
Na semana anterior por exemplo eu sabia bem aqueles prazos de prescrição e decadência mas na semana da prova não fiz uma revisão, resultado, só nisso perdi 2 questões

Sai disso desiludido com a vida e com os estudos
Principalmente pq via gente estudando menos e passando
Voltei a estudar doutrina
2 meses depois fiz uma prova do Trt e mesmo ess tempo sem pegar no código e nessas matérias fiz a melhor prova, mesmo assim não passei
No ano seguinte fiz 1 ano de EMERJ e larguei, achei muito caro e muitas aulas ruins
Esse ano optei por magistratura federal que era o meu foco inicial e agora não mudo mais
Pode cair o mundo
Então estudo para a magistratura federal e de tabela faço MPF e tribunais federais
Diante desse histórico sinto a angústia de quem jogou fora anos preciosos da vida e esforço árduo
Bem como toda a carga emocional qu envolve e a cobrança familiar , de amigos, da namorada e família e da sociedade que tEm como valor único o poder aquisitivo

Nesse contexto eu tento me concentrar e busco aperfeiçoar meu método de estudo para encurtar de alguma forma o caminho que para uns demora uma par de anos e para outros meia dúzia

Nesse mês uma conhecida foi aprovada na magistratura de minas
Foram 3 anos de EMERJ + pelo menos uns 4 anos estudando 8 hs por dia , sem trabalhar
Outros 2 amigos passaram recentemente na magistratura federal,também mais ou menos 7 anos de estudo mas esses 2 er analistas judiciários
Desvantagem pq tinham menos tempo de estudo, vantagem pq faziam diariamente sentenças no trabalho, já como uma forma de praticar a prova de sentença




Uma pergunta delta:
Quando vc estudava ou fazia revisão, vc só lia 1x cada página ou no final do estudo relia o que grifou?
Pergunto isso pq a impressão que eu tenho e que no final do dia, após ler 100 págs., creio que já me esqueci de uma boa parte do que ja li
Imaginando que só farei revisão alguns meses depois, e provável que quando da revisão eu só tenha uma vaga idéia do que estudei

De qq forma vou escolher alguma matéria para testar isso
Abraço

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Atibaia, chispadelgado, Krusher, Sarruf 84 e 218 visitantes