Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Dejavu
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3888
Registrado em: 14 Jun 2014 15:14
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dejavu » 15 Abr 2015 12:33

Buda, tenho uma dica para você, já que você faz resumo, se você estudar por livros em formato ePub ou pdf pelo tablet ou Pc, você pode usar a técnica do delta, só que ao invés de você grifar, você copia a parte que queria grifar e faz seu resumo, isso gera uma economia de tempo gigante ao fazer o resumo e quando você for ler o que você copiou é só organizar, daí nos assuntos você pode acrescentar informativos, qualquer tipo de jurisprudência, ou entendimento da banca sobre o assunto.

Eu já tentei estudar pela parte grifada e para mim não deu certo, eu prefiro fazer o resumo, porque as informações ficam mais conexas do que quando grifadas, além disso eu posso incluir várias outras informações.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 15 Abr 2015 14:21

Valeu dejavu obrigado pela dica
Mas a maioria do material que eu tenho e em livro físico mesmo
Também acho que no resumo as informações ficam mais conexas
Mas vou testar pra ver o resultado
Abraço

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 15 Abr 2015 14:48

Buda escreveu:Já sou formado há alguns anos
Comecei estudando para a área federal
Um ano depois larguei para focar em tribunais
Mas fui estudando de ultima hora, tipo logo depois que saiu o edital, estudo letra de lei, português , informática e etc, não passei e fui emendando um tribunal atrás do outro mas migrei pro trt
Na reta final do concurso que eu estava bem preparado minha avo que morava comigo ficou internada 50 dias no cti e morreu
Passei por um período confuso e me enrolei na reta final
Na semana anterior por exemplo eu sabia bem aqueles prazos de prescrição e decadência mas na semana da prova não fiz uma revisão, resultado, só nisso perdi 2 questões

Sai disso desiludido com a vida e com os estudos
Principalmente pq via gente estudando menos e passando
Voltei a estudar doutrina
2 meses depois fiz uma prova do Trt e mesmo ess tempo sem pegar no código e nessas matérias fiz a melhor prova, mesmo assim não passei
No ano seguinte fiz 1 ano de EMERJ e larguei, achei muito caro e muitas aulas ruins
Esse ano optei por magistratura federal que era o meu foco inicial e agora não mudo mais
Pode cair o mundo
Então estudo para a magistratura federal e de tabela faço MPF e tribunais federais
Diante desse histórico sinto a angústia de quem jogou fora anos preciosos da vida e esforço árduo
Bem como toda a carga emocional qu envolve e a cobrança familiar , de amigos, da namorada e família e da sociedade que tEm como valor único o poder aquisitivo

Nesse contexto eu tento me concentrar e busco aperfeiçoar meu método de estudo para encurtar de alguma forma o caminho que para uns demora uma par de anos e para outros meia dúzia

Nesse mês uma conhecida foi aprovada na magistratura de minas
Foram 3 anos de EMERJ + pelo menos uns 4 anos estudando 8 hs por dia , sem trabalhar
Outros 2 amigos passaram recentemente na magistratura federal,também mais ou menos 7 anos de estudo mas esses 2 er analistas judiciários
Desvantagem pq tinham menos tempo de estudo, vantagem pq faziam diariamente sentenças no trabalho, já como uma forma de praticar a prova de sentença




Uma pergunta delta:
Quando vc estudava ou fazia revisão, vc só lia 1x cada página ou no final do estudo relia o que grifou?
Pergunto isso pq a impressão que eu tenho e que no final do dia, após ler 100 págs., creio que já me esqueci de uma boa parte do que ja li
Imaginando que só farei revisão alguns meses depois, e provável que quando da revisão eu só tenha uma vaga idéia do que estudei

De qq forma vou escolher alguma matéria para testar isso
Abraço
Buda, parceiro levanta a porra dessa cabeça!!! :2handed: :2handed: :assassin:
A vida é foda mesmo meu irmão. Vamooooooo.....
Acabei de me formar em direito com 32 anos (tentando pagar a faculdade desde os 18 anos).
Mas consegui.
Hoje as coisas estão bem melhor. :D
Vivendo só para estudar (meu pais e minhas irmãs dão uma força muito grande).
Estudando a 8 a 9 horas diárias para concurso de tribunais (depois defensoria).
Se você me permite, acredito pelo seu depoimento, falta traçar uma rota, um rumo, um alvo (ex: Delta, desde de moleque focou em delegado). Escolha um, mas lembra-se: MIRA DO CÉU, SE ERRAR ESTÁ ENTRE AS ESTRELAS. :rolleyes:
Não desanima velho, vai aparecer pessoas, situações (ex: da certidão), para tirar você do seu objetivo, mas temos enfrentar de cabeça erguida e com humildade (FOCO, FORÇA, AÇÃO).
José Afonso da Silva, uns dos maiores constitucionalizas do Brasil, se formou com 32 anos, depois de ser garimpeiro, roceiro, padeiro e sei lá mais o que. Atualmente o cara é considerado um cara fora de série.

Quanto ao estudo e revisão:

1- Vejo a aula e já faço o mapa mental ou quadro comparativo (o grifo não funciona comigo. Para revisar é foda).
2- E sempre que vou estudar a matéria da grade, primeiramente já faço a revisão da matéria toda (como os mapa mentais a revisão fica muito rápida e fácil de memorizar).
3- Exercícios específico do tema estudado.
4- Sábado simulado e revisões gerais.

Ah, ver a vida para o lado positivo, pelo menos você tem mulher, eu que estou desempregado, careca e sem dinheiro...kkkkkkk (sempre tem um pior que você.....kkkk) :-J :-J :-J
Tenho que passar no concurso para casar...kkkkk

No mais, desejo tudo de bom.
Vamoooooo.... :2handed: :2handed:
Abraço.

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 15 Abr 2015 14:52

Então, cara, um erro primordial você já deve ter entendido que cometeu: estudar de última hora, só após sair o edital e nada é quase a mesma coisa.

Longe de mim querer ser guru em concursos, sempre bato na tecla de que há vários métodos de estudo e o ideal é você encontrar o melhor para si. Mas uma coisa é certa, é um axioma: passar em concurso é um exercício de paciência e persistência. Paciência porque não adianta traçar metas a curto prazo, é preciso ser realista e humilde para reconhecer que é um investimento de médio ou longo prazo. Persistência porque é preciso persistir no estudo de forma contínua SEMPRE, até passar! Se você estuda três meses e para outros três, é dar dois passos pra frente e dois para trás! Concurso é uma competição, você precisa ficar num nível suficiente para brigar com quem vai passar. A não ser que você tenha um QI de 140 e memória fotográfica...

Pela minha experiência nos concursos que fiz e outros que acompanhei como curioso, uma ínfima minoria está em nível competitivo. Os que fiz deram de 8 a 12 mil inscritos e sempre apenas uns 200 a 300 brigavam (a julgar pelas notas!), o resto fazia apenas figuração e enchia o bolso das bancas. Acredito que são desses que estudam apenas quando saem os editais.

Bom, você escolheu os concursos mais caceteiros do mercado, precisa ter consciência que é um nível altíssimo e tem um conteúdo programático gigantesco! Leia novamente o segundo parágrafo que valerá ainda mais nesse caso!

Revisões:

Bom, isso é normal, quando se está começando você lê, lê, lê e pensa que não absorveu nada! Por isso falei que li cada assunto DEZENAS de vezes! REPETIÇÃO E REPETIÇÃO! Na primeira leitura eu lia com muita concentração, tentando absorver o máximo possível, entender os conceitos etc, às vezes ficava preso num parágrafo, tendo que ler mais de uma vez até achar que entendi mesmo. Nas revisões era mais corrido... E tem aquele detalhe lá que te falei: quando terminava uma disciplina, passava para a seguinte mas fazia exercícios da disciplina anterior. Isso também serve de revisão, assim como ler lei seca e jurisprudência deve servir.

Estou parado nos estudos (em nível concurseiro) há mais de ano, me aposentei dessa vida, e tenho plena consciência que se resolver fazer um concurso de delegado no mês que vem, passo vergonha! Se me classificar fora das vagas já seria um enorme milagre. Estudo apenas o que interessa para o exercício da profissão e num ritmo bem light. Mais uma vez, concurso é competição!
Fazendo um paralelo com lutas, já que estamos no BJJforum, não adianta você ser um faixa preta pica das galáxias e querer competir um mundial se passou um ano parado. Ou você chega nos cascos, afiado, ou vai ser mero figurante.

Abs.


Buda escreveu:Já sou formado há alguns anos
Comecei estudando para a área federal
Um ano depois larguei para focar em tribunais
Mas fui estudando de ultima hora, tipo logo depois que saiu o edital, estudo letra de lei, português , informática e etc, não passei e fui emendando um tribunal atrás do outro mas migrei pro trt

[...]

Uma pergunta delta:
Quando vc estudava ou fazia revisão, vc só lia 1x cada página ou no final do estudo relia o que grifou?
Pergunto isso pq a impressão que eu tenho e que no final do dia, após ler 100 págs., creio que já me esqueci de uma boa parte do que ja li
Imaginando que só farei revisão alguns meses depois, e provável que quando da revisão eu só tenha uma vaga idéia do que estudei

De qq forma vou escolher alguma matéria para testar isso
Abraço

peudoria
Mensagens: 10027
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por peudoria » 16 Abr 2015 09:10

Muito bom seu relato delta


Valeu por compartilhar um pouco de sua trajetória parabens pela vitória!

jesusbft
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mar 2015 22:01
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por jesusbft » 16 Abr 2015 10:58

Olá,

Alguém tem o link do curso para Procuradorias do Damásio, vi bastante recomendações deste curso.

Obrigado!

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Carrapeta » 16 Abr 2015 11:54

jesusbft escreveu:Olá,

Alguém tem o link do curso para Procuradorias do Damásio, vi bastante recomendações deste curso.

Obrigado!
Esse link ta na 1ª pagina deste topico, dá uma olha lá.

jesusbft
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mar 2015 22:01
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por jesusbft » 16 Abr 2015 16:24

Carrapeta escreveu:
Esse link ta na 1ª pagina deste topico, dá uma olha lá.
Infelizmente aqueles links estão desativados...

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 16 Abr 2015 16:40

Boa delta
Continua com o relato

elmadan
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Fev 2015 22:22
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por elmadan » 17 Abr 2015 09:22

Delta.40 escreveu:Então, cara, um erro primordial você já deve ter entendido que cometeu: estudar de última hora, só após sair o edital e nada é quase a mesma coisa.

Longe de mim querer ser guru em concursos, sempre bato na tecla de que há vários métodos de estudo e o ideal é você encontrar o melhor para si. Mas uma coisa é certa, é um axioma: passar em concurso é um exercício de paciência e persistência. Paciência porque não adianta traçar metas a curto prazo, é preciso ser realista e humilde para reconhecer que é um investimento de médio ou longo prazo. Persistência porque é preciso persistir no estudo de forma contínua SEMPRE, até passar! Se você estuda três meses e para outros três, é dar dois passos pra frente e dois para trás! Concurso é uma competição, você precisa ficar num nível suficiente para brigar com quem vai passar. A não ser que você tenha um QI de 140 e memória fotográfica...

Pela minha experiência nos concursos que fiz e outros que acompanhei como curioso, uma ínfima minoria está em nível competitivo. Os que fiz deram de 8 a 12 mil inscritos e sempre apenas uns 200 a 300 brigavam (a julgar pelas notas!), o resto fazia apenas figuração e enchia o bolso das bancas. Acredito que são desses que estudam apenas quando saem os editais.

Bom, você escolheu os concursos mais caceteiros do mercado, precisa ter consciência que é um nível altíssimo e tem um conteúdo programático gigantesco! Leia novamente o segundo parágrafo que valerá ainda mais nesse caso!

Revisões:

Bom, isso é normal, quando se está começando você lê, lê, lê e pensa que não absorveu nada! Por isso falei que li cada assunto DEZENAS de vezes! REPETIÇÃO E REPETIÇÃO! Na primeira leitura eu lia com muita concentração, tentando absorver o máximo possível, entender os conceitos etc, às vezes ficava preso num parágrafo, tendo que ler mais de uma vez até achar que entendi mesmo. Nas revisões era mais corrido... E tem aquele detalhe lá que te falei: quando terminava uma disciplina, passava para a seguinte mas fazia exercícios da disciplina anterior. Isso também serve de revisão, assim como ler lei seca e jurisprudência deve servir.

Estou parado nos estudos (em nível concurseiro) há mais de ano, me aposentei dessa vida, e tenho plena consciência que se resolver fazer um concurso de delegado no mês que vem, passo vergonha! Se me classificar fora das vagas já seria um enorme milagre. Estudo apenas o que interessa para o exercício da profissão e num ritmo bem light. Mais uma vez, concurso é competição!
Fazendo um paralelo com lutas, já que estamos no BJJforum, não adianta você ser um faixa preta pica das galáxias e querer competir um mundial se passou um ano parado. Ou você chega nos cascos, afiado, ou vai ser mero figurante.

Abs.



Delta em média tu demorava quanto tempo por livro ? Só por parâmetro quero que tu cite o do Renato Brasileiro que é enorme. Sei que esse fator não é o mais importante, mas quero uma comparação para saber se estou demorando muito em um livro só.

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 17 Abr 2015 10:35

elmadan escreveu:

Delta em média tu demorava quanto tempo por livro ? Só por parâmetro quero que tu cite o do Renato Brasileiro que é enorme. Sei que esse fator não é o mais importante, mas quero uma comparação para saber se estou demorando muito em um livro só.
Eu li uma reportagem com uma juíza do trabalho e ela disse que na época em que tava se preparando pro concurso tinha uma meta de ler 15 páginas por hora, isso na primeira leitura do livro.

elmadan
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Fev 2015 22:22
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por elmadan » 17 Abr 2015 10:51

TA FODA--- eu leio 30-40 por dia! muita coisa para digerir! Eu leio essa quantidade se eu tiver conhecimento prévio do conteúdo!

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 17 Abr 2015 11:01

Blz! Depois continuo sobre o resto da bibliografia!
Desde terça (dia da nomeação), que estou correndo feito louco atrás de exames e documentação pra posse! Temos 30 dias pra tomar posse mas a escolha da lotação deve ser muito antes disso e não quero pegar as piores cidades!

Abs.

Buda escreveu:Boa delta
Continua com o relato

Delta.40
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Nov 2014 12:00
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Delta.40 » 17 Abr 2015 11:05

Colega, como falei antes, eu traçava uma meta pra bater entre 60 a 100 páginas diárias na primeira leitura, a depender da densidade do livro e sua fluidez.

O de Brasileiro eu li em 2013, após o concurso em que fui nomeado essa semana (a prova foi em dezembro de 2012!), então já sabia que seria nomeado e parei de estudar para concurso. Além de diminuir o ritmo, só li nesse livro o que interessa ao exercício da profissão, aproximadamente metade do livro.

Abs.
elmadan escreveu: Delta em média tu demorava quanto tempo por livro ? Só por parâmetro quero que tu cite o do Renato Brasileiro que é enorme. Sei que esse fator não é o mais importante, mas quero uma comparação para saber se estou demorando muito em um livro só.

macet
Mensagens: 550
Registrado em: 10 Out 2014 13:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por macet » 17 Abr 2015 11:06

Delta, criminologia caiu no teu concurso?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Atibaia, chispadelgado, Krusher, Sarruf 84 e 241 visitantes